Fábrica de peças de porcelana vale a pena? Dicas para Montar

Fábrica de Peças de PorcelanaA porcelana é um material altamente delicado e com esse seu aspecto traz muita beleza a todos os produtos feitos com ela, tendo alta procura. Sendo assim, uma orientação para quem deseja ter um negócio é abrir uma fábrica de peças de porcelana.

A porcelana é um produto artesanal e para que seja preparada é preciso ter alguns minerais, tais como substâncias argilosas (caulim e argila), feldspato e quartzo.

Assim, chega-se a uma massa, também conhecida como barbotina e é por meio dessa, que as futuras peças são feitas e colocadas no forno a uma dada temperatura para que sejam queimadas. Depois de sofrerem o alto calor, acontece então o acabamento nas peças como pintura ou a aplicação de decalque.

São tantos produtos que podem resultar desse processo e todos eles são muito bonitos e podem ser vendidos por preços até considerados altos, dependendo do público que se queira atingir.

Por exemplo, algumas peças muito disputadas são aparelhos de chá, de jantar, adornos para salas e quartos e muitos outros itens.

Quem são os clientes de uma fábrica de peças de porcelana

Os clientes de uma fábrica de peças de porcelana são basicamente lojistas. Por conta disso, o fabricante deverá ter em seu planejamento de negócio a quantidade e a logística necessárias para atender esses intermediários.

Com o advento e sucesso de vendas online, é possível também fabricar peças de porcelana e comercializá-las pela rede mundial de computadores.

Muitos microempresários estão optando por esse meio, porque ainda não têm investimento suficiente para alugar um imóvel e tocar o seu negócio fora de casa. Dessa maneira, os clientes podem ser o consumidor final, ou seja, aquele que compraria nas lojas.

Seja qual for o cliente, o empresário precisa definir quem é o seu público-alvo para poder investir pesado em estudos e maneiras de como atendê-lo da melhor forma possível.

Como divulgar a fábrica de peças de porcelana

A divulgação da fábrica de porcelana deve ser feita mediante um esforço conjunto pessoal e de mídia. O primeiro fica restrito às reuniões que devem ser feitas com os clientes e os lojistas, por exemplo.

É preciso levar amostras do produto, do material explicativo e estar aberto a fechar contratos por preços que, muitas vezes, não são aqueles tão desejados, mas que servem bastante para quem está começando.

Além disso, publicar em mídias especializadas é uma outra alternativa bem interessante, pois assim o público-alvo será atingido imediatamente.

A internet não pode ser esquecida. Seja quem for o cliente, a rotina virtual está muito presente na vida dos brasileiros e ela deve ser usada a favor do empreendedor.

Vai dar lucro?

Dessa maneira, faça um site com informações que sejam encontradas facilmente, apenas em até três cliques, invista em fotos bem feitas das peças (não coloque as muito pesadas, somente até 50K pois assim elas abrem facilmente em qualquer tela de computador ou celular) e ainda abra canais para tirar dúvidas com os possíveis clientes, seja por e-mail ou por telefone.

Use também as redes sociais, elas são muito utilizadas no Brasil, especialmente o Facebook. Fazer uma página ali é uma nova opção para tornar o negócio conhecido.

Para se ter uma ideia da força de vendas e de propagação delas, grandes teóricos de marketing, como Phillip Kotler, por exemplo, afirmam que as tendências apontam para essas redes, que as pessoas confiam muito mais no que é divulgado nelas pelos seus amigos do que pelas tradicionais propagandas.

Sendo assim, não deixe essa grande oportunidade de disseminar o seu negócio na rede e o melhor de tudo: sem gastar quase nada por isso.

Veja detalhes técnicos da porcelana

A porcelana branca é uma mercadoria já pronta para ser utilizada. Essa cor obtida é simplesmente um verniz bem resistente queimado a cerca de 1400°C.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Por cima dele, colocam-se decorações feitas em tintas das mais diversas cores e para ficar mais bonito ainda, muitos fabricantes colocam ouro ou prata e decalques, fechando com alta beleza.

Qualquer aplicação feita em cima do verniz branco é vista como uma decoração que deve ser levada ao forno mais uma vez.

Vai dar lucro?

Existem dois tipos de queima para a fixação desse verniz branco: o fogo forte ou baixo esmalte, muito indicado para produtos que serão constantemente lavados, pois assim conserva-se bastante o material; e ainda a queima sobre o esmalte, que não é muito resistente à máquina de lavar.

Nos dois procedimentos, as decorações são realizadas usando adesivos, filetes ou aerógrafos, tudo feito com as mãos. É perfeitamente possível criar decorações simples ou bem elaboradas, isso vai depender do profissional que estiver trabalhando na peça.

Como já foi citado, a porcelana é um conjunto de materiais e cada um desses têm uma função determinada. A argila está presente, porque ela garante a plasticidade e resistência; o caulim ajuda a atuação da cor branca, a translucidez das peças e ainda auxilia na colagem.

O quartzo ajuda na secagem das peças, no controle da dilatação e no ajuste da viscosidade da fase líquida estabelecida no momento da queima. Ele também ajuda na cor branca, na translucidez e na resistência mecânica dos produtos ao saírem do forno.

O feldspato desencadeia a soldagem dos grãos, permite a elaboração de produtos mais densos e de baixa porosidade aparente.

Dicas de negócio

Artesãos que desejam vender suas peças de porcelana pela internet, ou seja, aqueles microempresários que têm seu ateliê e que pretendem ganhar mais dinheiro com isso devem ficar atentos para não caírem na tentação de ao mesmo tempo serem fornecedores de grandes lojas.

Isso, porque uma produção caseira pode não atender suficientemente esses grandes intermediários, correndo o risco de a produção feita diretamente para o consumidor final ser afetada, a fabricação de peças para as lojas maiores pode não ser eficiente e isso tudo contribui para formar uma imagem negativa do seu negócio.

Portanto, o crescimento ocorre paulatinamente e não de repente, podendo até mesmo ser prejudicial a todo esforço e conquistas já feitas.

Ficou interessado em ter sua própria fábrica de peças de porcelana? Conte para a gente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComprar e Vender Sapatilhas Atacado [Dicas e Fornecedores]
Próximo artigoComo saber quando começar seu próprio negócio
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde , eu gostaria de abrir uma pequena fabrica de porcelana aqui no ceará , porem sou leigo no assunto , presciso de um pequeno forno e o que mais? tipoonde arrumo a materia prima? onde faço o curso para aprender a fazer pratos de uso domestico , bules e etc? e principalmente onde consigo os moldes para fazer as peças? quais maquinarios necessarios a uma pequena fabrica? enfim gostaria que me ajudassem , abraço

  2. Adorei a matéria. Gostaria de saber se vocês sabem onde posso fazer o curso para conhecer mais as técnicas na fabricação das peças em porcelna e os materiais necessários para isso.
    Att

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here