Como Montar Uma Empresa de Locação de Games

como montar uma empresa de locacao de gamesEm tempos em que o mundo virtual predomina, crianças, adolescentes e até adultos adoram tirar umas horas do dia para se divertir. Uma diversão já antiga, mas bem fortalecida hoje em dia por conta das inovações tecnológicas é jogar videogame. O tal mundo virtual parece invadir as casas de tal forma que muitos empresários percebem esse contexto como uma maneira de ganhar dinheiro e acabam abrindo empresa de locação de games.

Como é o mercado de uma empresa de locação de games

Desde o fim da década de 80, as inovações tecnológicas são sentidas e, se antes os cartuchos eram alugados, hoje em dia são os CD’s. Contudo, é um mercado que merece toda a atenção daqueles que querem investir nesse ramo.

Por conta da falta de incentivos fiscais e, principalmente, da pirataria, ele tende a não crescer muito. As pessoas, infelizmente, muitas vezes preferem comprar no comércio ilegal os jogos a alugarem. Mas ainda assim, existem aqueles que não gostam de comprar os jogos porque acham que é mais interessante aproveitar um por um tempo do que ter vários em casa encalhados depois de finalizados. Então é para essas pessoas que o empreendedor deve voltar o seu olhar.

Clientes da empresa de locação de games

Os clientes da empresa de locação de games são aqueles que costumam se divertir muito com essa realidade, variando então de criança a adultos. Sabe-se que os pais jogam com seus filhos e também fazem até campeonatos entre amigos, portanto engana-se quem pensa que é um mercado só voltado para os pequenos.

Para identificar a clientela e agradá-la é preciso saber muitos detalhes sobre ela e isso é conseguido por meio de pesquisas de mercado. Hábitos de consumo, idade, local onde mora, quantidade de filhos, estado civil, ocupação e muitas outras características devem ser canalizadas e colocadas no papel para que o perfil dos clientes seja traçado e assim haja um trabalho especial para atração, retenção e fidelização deles.

Conheça a concorrência e veja pontos que podem ser cobertos pela sua empresa de locação de games

Um ponto a ser pensado por aqueles que vão abrir uma empresa de locação de games é a pirataria. Será mesmo que ela é uma concorrente forte e imbatível? De acordo com pesquisas, será possível perceber isso. Existem pessoas que simplesmente detestam comprar produtos no mercado informal porque eles são de péssima qualidade. Não pense que só o fato de estar fora da lei é o principal atributo para os consumidores, para muitos, infelizmente, isso não é o determinante de comprar ou não no camelô. Na verdade, o que muitas vezes faz a pessoa comprar CD’s ao invés de alugá-los é o preço atraente, ainda que a qualidade seja bem questionável. Sob esses pontos de vista, a pirataria pode ser vista como concorrência.

Com essa pequena observação, é possível verificar que existem dois pontos aqui que podem ser trabalhados pelos empreendedores: a qualidade do produto e o preço. Se alguém quer alugar, é porque está buscando algo que seja útil a ela, que a deixe feliz por um tempo e também pode até ser pelo fato de ser um produto legal. Por isso, o dono da empresa de locação de games precisa adquirir as licenças e produtos adequados para garantir a atração dos clientes e a permanência deles.

A questão da qualidade é algo muito variável e realmente muda de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. Por conta disso, é muito interessante o dono do empreendimento investir em pesquisas simples daqueles que já são clientes e perguntar a eles o que é qualidade. Para muitos, qualidade de uma empresa é ela estar aberta 24 horas; para outros, é aquela que entrega o produto em casa; para outros ainda, é aquela que cobra preços exorbitantes. Portanto, busque entender a mente do seu cliente para depois trabalhar em cima disso.

Outro aspecto é o preço. Esse deve ser um valor que seja positivo para aquele que vai alugar e isso não significa apenas valores baixos. Existem pessoas que não se importam com isso, na verdade, em tempos em que os jogos podem ser baixados na internet e comprados em qualquer esquina, é importante então lembrar que aquele cliente não está muito preso ao preço, mas ao serviço oferecido. Por conta disso, a empresa de locação de games deve agregar valor, fazer uma espécie de clube de pontos, algo assim, para que a clientela sinta-se realizada e retorne sempre que possível.

Localização da empresa de locação de games

O sucesso ou fracasso de um empreendimento também está ligado a um fator importante: a localização. Como se trata de uma empresa de locação de games, é importante que esteja próxima a condomínios residenciais ou bairros com essa característica. Isso porque as pessoas não jogam videogame em casa, então o melhor é que esse tipo de estabelecimento esteja próximo à moradia dos clientes.

Outra opção também é estar perto de escolas, onde há grande movimento de crianças. Contudo, como elas não respondem por si, em algum momento vão precisar dos pais para que esses façam a inscrição na locadora e, muitas vezes, os pais nunca vão aos colégios, são outras pessoas que levam os pequenos, portanto, a chance de não ter muitos clientes é considerável. Sendo assim, é arriscado colocar uma locadora de games perto de uma escola, apenas. Agora se esse estabelecimento estiver perto de áreas residenciais, o que é o mais comum, então vale o investimento.

Nos grandes centros comerciais, a lógica da localização da empresa de locação de games é outra. Por se tratar de um local onde as pessoas estão somente para o trabalho, pode ser que não haja grande movimentação, contudo, se esses centros forem distantes das áreas residenciais, podem ter locadoras porque dessa forma os pais dos pequenos podem alugar em horário que estejam fora do trabalho, como na hora do almoço, por exemplo, e levar os CD’s para casa.

Para ser mais atrativo nesses locais, faça parcerias com comerciantes já estabelecidos ou faça promoções para chamar atenção.

Vai dar lucro?

Pessoal que irá trabalhar na empresa de locação de games

Essa estrutura do corpo funcional varia conforme o porte da empresa de locação de games, mas a estrutura básica deve contar com o dono e atendentes. Algumas características devem ser comuns a todos, como bom relacionamento com o público, habilidade em tirar dúvidas e esclarecer procedimentos, bom humor, paciência, agilidade, iniciativa e principalmente: perceber o que o cliente quer. Muitas vezes, ele chega ao estabelecimento e não sabe expressar exatamente o que deseja e a identificação da vontade dele deve então ficar por conta daquele que o está atendendo.

Portanto, quando for escolher aqueles que farão parte do quadro funcional da empresa de locação de games, verifique se esses traços estão presentes nas pessoas. É claro que muitas delas não reúnem todas essas qualidades, mas essas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Dicas de negócio em uma empresa de locação de games

Para ter sucesso no ramo de locação de games é preciso seguir alguns caminhos, mas um deles é fundamental: estar antenado com os últimos lançamentos do mercado. Muitos jogos são lançados, mas demoram a chegar às lojas, deixando o cliente frustado. E quanto mais novidades chegarem, melhor para aqueles que querem alugar um jogo, pois assim sentem-se atualizados e com o sentimento de estarem em um novo desafio e também para o dono da empresa de locação de games, pois isso é um verdadeiro chamariz.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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