Como Montar Uma Lan House

Como Montar Uma Lan House

Pode parecer estranho falarmos em como montar uma lan house. Afinal, a maioria dos brasileiros tem acesso à internet em casa, não é mesmo? Quem precisaria de uma loja para isso? Simples: cerca de um terço da população do Brasil!

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2017, realizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), 39% dos domicílios brasileiros não contam com nenhuma forma de acesso à internet. Logo, abrir uma lan house e disponibilizar o acesso ao virtual pode ser, sim, uma boa alternativa de negócio. Inclusive porque, de acordo com uma pesquisa do Ibope/NET Ratings, o Brasil possui mais de 4,4 milhões de usuários de lan houses e cibercafés.

O negócio de lan house ou Internet Café começou a surgir em meados dos anos 90, praticamente como casas de jogos em rede. Hoje, elas atendem toda uma gama de clientes: desde universitários, pesquisando sobre temas acadêmicos, a jovens se entretendo.

Antes de investir em uma empresa deste tipo, porém, preocupe-se em fazer uma análise de mercado na região em que você pretende montar uma lan house. Isso é fundamental. Fatores como localização, serviços agregados e público-alvo precisam ser estudados.

Também é importante definir um diferencial. Dificilmente um negócio que ofereça apenas acesso à internet irá gerar altos lucros. Afinal, o custo pela hora de uso do computador não costuma ser alto. Veja a seguir como montar uma lan house!

Veja como abrir uma empresa MEI.

Serviços Que Podem Ser Agregados ao Montar Uma Lan House

Montar uma lan house nos dias atuais é um pouco diferente do que há anos, quando o espaço era o principal local de acesso da internet. A concorrência aumentou, os preços dos equipamentos de informática diminuíram e aumentaram as ofertas de conexão banda larga à internet. Assim, oferecer guloseimas, sucos, salgados e bebidas no espaço pode ajudar no faturamento. A estratégia também mantém os clientes por mais tempo no estabelecimento. No entanto, não costuma suficiente.

Com o objetivo de aumentar o faturamento, é essencial oferecer mais serviços aos clientes e se diferenciar da concorrência. Montar uma lan house exige agregar os mais diversos produtos e serviços no mesmo estabelecimento, respeitando uma análise prévia da microrregião atendida pelo negócio.

Dentre os Serviços / Produtos Que Podem Ser Oferecidos ao Montar Uma Lan House Estão:

  • Pagamentos de contas de água, luz, telefone e boletos;
  • Venda e recarga de cartuchos;
  • Manutenção em impressoras;
  • Manutenção em computadores;
  • Serviços de cópia e impressão de documentos;
  • Recebimento de fax;
  • Gravação de CDs e DVDs;
  • Digitalização de documentos e imagens;
  • Criação de arquivos escolares (como apresentações de PowerPoint);
  • Descarregamento de fotos de máquinas digitais e celulares;
  • Pesquisas e digitação de trabalhos, documentos e currículos;

Outras ideias de diferenciais

Caso escolha oferecer alimentação no espaço, lembre-se de manter regras rígidas. É importante que o consumidor tenha cuidado com os computadores e outros equipamentos do espaço.

Além disso, determine um conceito atraente. Você pode, por exemplo, investir em um local semelhante a um cybercafé, muito comum nos Estados Unidos. Ofereça, por exemplo, Wi-Fi gratuito, para os consumidores que desejarem utilizar seu próprio computador. Garanta também uma decoração que remeta a cafeterias, e coloque no cardápio produtos que se encaixem na proposta.

Outra ideia interessante é adotar uma decoração mais geek do ambiente. Ou seja, com itens que remetam a games, séries de TV, filmes e outros. Criar um espaço agradável e atrativo à permanência dos clientes poderá render lucros maiores.

Enfim, não há restrições para diferenciais. Tudo depende de análise de viabilidade e da região onde você pretende montar uma lan house.

Investimento Para Montar Uma Lan House

O investimento necessário para abrir uma lan house é muito relativo, e está diretamente ligado a quantidade de computadores, à região escolhida e aos diferenciais do espaço.

Logo, o  investimento ao montar uma lan house pode variar entre 15 e 80 mil reais. Isso para uma lan house com 6 máquinas.

O prazo de retorno do capital investido ao montar uma lan house  também depende de cada caso. Assim, montar uma lan house também exige uma boa análise financeira. Caso você não tenha experiência no assunto, visite nossa pagina principal e veja nosso kit “Como Abrir Um  Negócio.

 É igualmente interessante contar com especialistas no assunto, como um contador e um administrador de empresas. Os profissionais podem facilitar, bastante, o processo de abertura da empresa.

Na hora de calcular os custos do negócio, não se esqueça de calcular a depreciação dos equipamentos de informática. Ou seja, seu desgaste natural, pelo uso, e a necessidade de manutenção. Este é um erro comum cometido pelos empreendedores deste segmento.

Em todo o caso, conte com um software especializado para o gerenciamento de um lan house. Ele facilitará o dia a dia da empresa, registrando corretamente gastos e ganhos, necessidades de manutenção e outros. No mercado, é possível encontrar alguns programas gratuitos, como o NexCafe e o VsCyber.

Equipamentos Necessários Para Montar a Lan House

Os gastos com a abertura da lan house também se referem à compra de equipamentos para o espaço. Isso inclui:

  • Computadores com capacidade para os jogos em rede mais modernos;
  • Softwares específicos;
  • Webcam, fones de ouvido;
  • Impressoras;
  • Telefone, moveis, cadeiras, mesas, balcão;
  • Cabeamento para rede.

É essencial que a lan house se mantenha atualizada, com o que há de mais moderno, jogos, maquinas etc.

A escolha de fornecedores dos equipamentos ao montar uma lan house deve ser minuciosa. Procure por empresas de credibilidade e que ofereçam garantia, o que evitará eventuais transtornos.

Estrutura ao Montar Uma Lan House

Para montar uma lan house de porte médio, o empreendedor vai precisar de um espaço de cerca de 40m². A medida mínima, contudo, pode variar de acordo com os produtos/serviços agregados ao estabelecimento.

A organização das mesas e o ambiente em geral devem ser harmônicos e estratégicos, de forma que possibilite conforto e praticidade para funcionários e clientes.

Pessoal Necessário

Operar uma lan house pequena requer poucos colaboradores: o dono do negócio (ou um gerente) e outro funcionário, revezando os horários. Porém, isso pode variar de acordo com a proposta de ambiente e produtos agregados ao diferencial da empresa. Um cybercafé, por exemplo, também vai necessitar contratar garçom, balconista, cozinheiro e caixa.

Localização Para Montar Uma Lan House

Assim como em vários pequenos negócios, a localização é um dos principais fatores de sucesso ao montar uma lan house. Normalmente, os melhores locais são aqueles que possuem tráfego intenso de pedestres. Ou então os próximos de escolas (verifique na legislação municipal se isso é permitido).

Aspectos legais de abrir uma lan house

Quando decide montar uma lan house, é importante que o empreendedor procure se inteirar sobre as normas legais em relação ao negócio. Em certas cidades, por exemplo, há proibições em relação à permanência de menores de idade no espaço após as 22 horas, assim como a venda de bebidas alcoólicas e cigarros.

Em outros municípios, ainda é exigida uma distância mínima entre a lan house e das escolas. Neste caso, também é proibido a permanência de crianças e adolescentes com uniformes escolares no estabelecimento.

Para legalizar a empresa, é necessário ainda:

  • Escolher imóvel regularizado para instalação do estabelecimento;
  • Registrar-se na Junta Comercial;
  • Obter CNPJ;
  • Obter Inscrição Estadual na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Realizar inscrição municipal;
  • Obter alvará de funcionamento na Prefeitura do Município;
  • Enquadrar-se na Entidade Sindical Patronal;
  • Fazer cadastro no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”, na Caixa Econômica Federal;
  • Solicitar a vistoria e liberação de funcionamento do estabelecimento pelo Corpo de Bombeiros Militar;
  • Solicitar vistoria das instalações e equipamentos pelo DFA/SIV

Ademais, avalie o tipo de tributação ao qual o negócio será incluído. Normalmente, uma lan house será de grande ou médio porte, podendo ser incluída no Simples Nacional. O Simples é um sistema facilitado de pagamento de impostos, em que, por uma única DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) o empresário consegue colocar vários dos seus tributos em dia.

Podem utilizar o Simples Microempreendedores Individuais (MEI), que possuem renda máxima anual de R$ 60 mil, e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com lucro anual de até R$ 3.600.000,00. É interessante solicitar o auxílio de um contador para avaliação da legislação tributária da empresa.

Dicas Para Montar Uma Lan House

Uma boa conexão para acesso à internet é um ponto-chave à abertura de uma lan house. Portante, contrate um bom pacote de velocidade de internet – de, no mínimo, 10 megas.

Se você tiver os melhores computadores e a melhor conexão, naturalmente o marketing boca a boca será um ponto forte do seu negócio, atraindo mais clientes. Contudo, também é interessante investir no marketing do seu negócio. Caso possa despender alguns valores, produza panfletos e faça publicidades. Se não, intensifique sua atuação nas redes sociais – elas tem sido ótimas aliadas na hora de atrair o público.

Investir em propagandas, sites de divulgação, marcar campeonatos e criar ideias vale a pena para captar a clientela. Saiba como ganhar dinheiro com blog.

Lembre-se ainda de investir em um bom aspecto externo da sua lan house. A fachada precisa ser atraente, e deixar claro que ali funciona um espaço para acesso à internet. Assim, as pessoas terão facilidade em reconhecer o ambiente.

Ao definir o preço dos seus serviços, é igualmente importante levar em conta os valores cobrados pela concorrência. Visite outras lan houses e pesquise sobre na internet. Só cobre um pouco a mais se você possuir diferencial, um serviço agregado que te destaque.

Veja mais opções de pequenos negócios:

E Você, o Que Acha? Chegou a Hora de Montar Uma Lan House. Deixe um Comentário ou Indique Este Artigo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

22 COMENTÁRIOS

  1. ola tenho uma lan que funciona alguns meses e é localizado em frente a uma escola mas o movimento num é tão bom quanto eu esperava, eu gostaria de saber se voces tem alguma dica pra mim dar algo que possa sugerir pra mim ficaria imensamente grato!!

    • Olá Ubira;

      O ideal para aumentar o faturamento seria aumentar os serviços e produtos oferecidos, conforme acima descrito no artigo. Faça uma análise do que você poderia adcionar de produtos e serviços na lan house e que venderia bem. Veja na lista abaixo se há algo que você poderia acrescentar na sua lan house e que sairia bem.

      * Pagamentos de contas de água, luz, telefone e boletos;
      * Produtos de papelaria;
      * Venda e recarga de cartuchos;
      * Manutenção em impressoras;
      * Manutenção em computadores;
      * Serviços de cópia e impressão de documentos;
      * Recebimento de fax;
      * Gravação de CDs e DVDs;
      * Digitalização de imagens e documentos;
      * Descarregamento de fotos de máquinas digitais e celulares;
      * Pesquisas e digitação de trabalhos, documentos e currículos;

      Enfim não há regras, tudo depende de análise de viabilidade e da região onde você pretende montar sua lan house especificamente.

      Acho que é bem possível crescer o faturamento e obter melhores resultados com sua lan house.

  2. Local aonde tenho salao é uma area residencial e não pago aluguel. Pra poder montar a lan, a rua onde fica o salão dá acesso ao sesc da cidade e sempre passa jovens em frente e proximo ao salão tambem existe uma industria multinacional onde estacionamento da empresa fica bem na frente onde todos os dias tem circulação dos funcionario. Como manter uma lan não esta sendo facil hj em dia aqui na cidade pelo fato da facilidade de ter net em casa o fato de não págar aluguel compensaria a tentativa de investimento no ramo?

  3. Olá, estou interessada em montar uma lan house, e assim como vi nas suas idéias queria fazer uma coisa diferenciada, oferecer aos clientes ao invés apenas de internet e jogos, esses diversos serviços ao qual vc cita, mas quero começar o negócio com apenas uns 2 computadores, pra ver se compensa, vc pode me falar desses computadores q está vendendo?

  4. Tenho uma padaria com espaço de sobra, estou querendo montar uma lan house junto com ela, pois está fazendo falta no bairro, para montar junto por causa da fiscalização eu teria que abrir uma nova empresa ou pode ser agregada juntamente com a empresa da padaria? Teria algum problema?

  5. Quero montar uma lan + minha cidade é muita pequena uns 3.500 abitantes, + ou- 4 computadores, 3 games, 1 maquina impressora e copiadora para xerox emplastificacao e etc… E ao mesmo tempo produtos de papelaria recargas para celulares, conta de agua e luz… Podem me ajudar??? OBRIGADO

  6. Tenho equipamentos usados,20 computadores completos,com baia ,cadeiras,todo equipamento para deixar funcionando.
    qualquer interesse envie um email,odisan@ig.com.br,preços bem abaixo do mercado.

  7. Olá, gostaria de saber….. Se eu montar uma papelaria + Lan house + copiadora , eu teria problemas com fiscalização ?
    Ou poderia ser tudo com apenas um CNPJ ?
    Obrigado

  8. Eu estou querendo montar uma Lan, mais em minha cidade tem 3, mais e o seguinte, a que eu frequento as vezes, e muito fraca, nao tem serviços diversos, é so Net e alguns jogos ruins, mais ela tem um pacote de tempo, por isso tem uma clientela rasuavel. Por isso acho que ela tem um faturamento legal..
    Com quantos computadores devo começar, e que marca vcs me recomendam, essas coisas assim, me ajudem.

  9. Ola amigo gostei muito da dica mas so quero saber uma coisa como instalar o progama que tem as senhas nas maquinas para entrar no servidor mande um email para meu email dizendo como faço isso obg

  10. Olá, eu estou com uma area de 10m² de um parente meu que o aluguel custa 200,00 e eu estou desejando oferecer serviços de internet mas, eu não tenho tanta experiência quanto aos contatos com os sites que poderão me fornecer serviços bem barato para que eu possa oferecer serviços tais: consulta ao spc e serasa, certidão negativas de documentos,recarga de celulares e bilhetes avulsos.
    Seria uma boa idéia?

  11. Estou estudando a possibilidade de abrir uma lan house em minha própria residência mesmo, haja vista que tem um bom espaço e eu não pagaria aluguel. Vc tem alguma restrição à respeito? Detalhe: Meu irmão faz manutenção em pcs e eu sou secretária de uma escola pública do Ensino Médio(repleta de jovens), onde posso divulgá-la para pesquisas, atualização de aplicativos, impressões,enfim… já que moro perto da escola e esses alunos reclamam de não serem bem atendidos nas lans da proximidade. Vc considera viável?

  12. BOM DIA: UBIRA SOU MOTORISTA DE ONIBUS MAIS TENHO UMA FISSURA POR TECNOLOGIA EM PARTICULAR COMPUTADORES E TENHO EM MINHA RESIDÊNCIA UM LOCAL ONDE GOSTARIA DE MONTAR UMA LAN E POR SORTE É ROTA DE UMA ESCOLA ONDE NÃO TEM UMA LAN POR PERTO E A INTERNET É MUITO RUIM NA REGIÃO,TENHO 5Mb MAIS TENHO COMO COLOCAR ESSES 10Mb SÓ QUE NÃO TENHO AS MAQUINAS MAIS TENHO UM CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES,ME DÁ UMA IDEIA DE COMO EU FASO PRA COMEÇAR O NEGÓCIO…

  13. Olá, seria necessário fazer algum curso para ter noção de manutenção, sistemas e serviços fornecidos aos clientes. Estou fazendo uma pesquisa. Gostaria de saber se vocês podem me dar alguma indicação de cursos, pois tenho planos de abrir uma lan house

  14. Boa noite

    Eu estou fazendo um trabalho sobre empreendedorismo e a minha ideia eu escolhei montar uma lan house é uma boa opção pessoal?

    obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here