Como Abrir Uma Creche

Como Abrir Uma Creche

Está pensando em abrir uma creche, mas não faz ideia por onde começar? Não se preocupe, pois neste artigo você encontrará todas as informações necessárias para iniciar seu novo negócio.

Com o corre-corre de hoje, muitos pais têm que deixar seus filhos locais seguros e confiáveis. E, inevitavelmente, a primeira ideia que eles têm sempre é uma creche. Isso faz com que a possibilidade de abrir uma creche seja um negócio rentável e prazeroso.

Abrir uma creche não é muito diferente do que abrir qualquer outro tipo de negócio. De modo geral, você deve verificar o mercado para descobrir se há clientes suficientes para o tipo de serviço oferecido.

Toda vez que houver clientes em abundância, acima da capacidade de atendimento da concorrência, já é um bom sinal de que o negócio pode dar certo.

Segundo a Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação), do Ministério da Educação do Brasil, uma creche é aquela que atende crianças de até três anos de idade.

Neste texto, há dicas e regras específicas para este negócio. Acompanhe os passos mais importantes para abrir uma creche de sucesso.

Avaliação da clientela ao abrir uma creche

Normalmente, o perfil do consumidor que deseja colocar seus filhos em uma creche é  um cliente que deseja exercer outras atividades, como trabalhar, mas tem dificuldade para encontrar uma funcionária doméstica confiável.

Com o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, e como chefes de famílias, o serviço de creche se torna cada vez mais necessário para atender estas pessoas.

Este é um mercado que vem se tornando mais e mais promissor com o passar dos anos. Portanto, o primeiro passo que você deve tomar é analisar a região onde imagina iniciar seu negócio e qual a demanda de clientes existente.

Trata-se de uma área onde existem muitas famílias com crianças pequenas? Então, ótimo!

Análise da concorrência para abrir uma creche

Depois de avaliar a demanda da sua futura clientela, é preciso analisar a quantidade de concorrentes para o serviço de creche.

Consiga um mapa da sua região de atuação e marque os locais de cada creche, com o objetivo de ter uma visão geral.

Ao analisar o perfil da concorrência, não se esqueça de considerar as escolas infantis e as creches disponibilizadas pelos governos estaduais e municipais como concorrentes também.

É muito importante que um futuro empresário pesquise o funcionamento do mercado concorrente de modo a descobrir o maior número de informações necessárias para abrir e fazer funcionar a creche.

Algumas informações são imprescindíveis para conhecer o perfil dos concorrentes, tais como:

  • Qualidade do atendimento,
  • Preços e,
  • Qualidade dos serviços.

Não desista apenas ao analisar a concorrência ou algum outro fator externo. Abrir uma creche é um excelente negócio. Basta prestar atenção em quantas pessoas reclamam todos os dias sobre não ter vagas para seus filhos.

Compile todas as informações e projete um cenário do mercado concorrente atual. Avalie se terá condições de competir e como deverá se posicionar para ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Basicamente, responda às seguintes perguntas:

  • O que posso fazer melhor do que a concorrência?
  • Quais serviços posso oferecer para o público infantil?

Escolha do local para abrir uma creche

No momento da escolha de um bom local para abrir uma creche, é preciso se colocar no lugar de seus clientes.

O responsável  sempre considera fatores como a proximidade do estabelecimento ao seu trabalho ou residência e também a facilidade de acesso.

Para fazer isso, é preciso que pesquise a vizinhança local, seu perfil e poder de consumo. Tenha em mente que você precisa tomar todos esses cuidados ao comprar um ponto comercial, caso contrário, poderá estar fadado ao fracasso.

Outros aspectos para avaliar o local de instalação para abrir a creche são:

  • Estacionamento,
  • Segurança,
  • Proximidade e vias de fácil acesso.

O que o imóvel deve proporcionar?

O espaço para instalação de uma creche precisa ser suficiente para a instalação de uma série de cômodos básicos ao estabelecimento, a começar pelo hall de recepção, um espaço externo que permita a “entrega” segura das crianças todos os dias.

Esse local também deve ser suficiente para atender visitantes ou deixar expostos avisos e trabalhos das crianças. É interessante, assim, que ele possua algumas cadeiras e sofás para acomodação.

Na hora da instalação de um berçário, é importante saber que este espaço é formado por sete áreas integradas. São elas: a recepção, dormitório, sala de estimulação, local para higiene do bebê, local para amamentação, solário e lactário.

Aqui, apenas o local para a amamentação é opcional. A interligação dos espaços é essencial porque facilita o trabalho do dia a dia.

Já a sala de atividades deve ser equipada com brinquedos, jogos, papéis, tintas e outros produtos.

Os itens devem ser adequados a cada idade, e é indicado evitar peças muito pequenas ou que se soltem. Nestes casos, elas poderiam ser engolidas, provocando acidentes.

Ao mesmo tempo, os pequenos devem sempre ter supervisão ao visitar o cômodo.

Se a creche possuir área externa, é necessário que ela seja coberta. O ideal é que ela também possua chão emborrachado, uma vez que o material pode evitar acidentes.

Os administradores da escola ainda precisam de salas específicas, assim como os funcionários, que devem contar com vestiário e sanitários próprios.

Ademais, a instituição deve possuir sanitários para as crianças, cozinha e despensa.

Regras importantes para o espaço de uma creche

Todos os ambientes de uma escola para crianças devem possuir boas condições de ventilação e iluminação, assim como piso de fácil limpeza e paredes revestidas com material lavável.

Simultaneamente, os móveis devem proporcionar segurança às crianças. Isso significa, por exemplo, que é necessário investir em quinas arredondadas e/ou emborrachadas, em travas de gavetas e portas, e na proteção das tomadas.

Geralmente, os órgãos responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos ainda determinam uma área mínima necessária para abrir uma creche.

Ela corresponde a, pelo menos, um metro quadrado por aluno, sendo que a ocupação máxima deve ser de 80% da área física do imóvel.

Uma creche deve obter autorização para atuar, pelo menos, 120 antes do início de suas atividades. Para isso, deve apresentar à Secretaria de Estado de Educação documentos como propostas pedagógicas, alvará de funcionamento da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, e plano de educação.

Licenças e aspectos físicos para abrir uma creche

Além da boa localização, é preciso que o estabelecimento escolhido atenda todas as necessidades físicas para que uma creche funcione com segurança e eficiência.

Isso significa atender às normas exigidas pela vigilância sanitária do seu município, respeitando especificações relacionadas a:

  • Instalações adequadas,
  • Banheiros,
  • Salubridade,
  • Saneamento e,
  • Condições de higienização.

Ao mesmo tempo, é fundamental ter a certeza de que o espaço não possui problemas de ventilação ou umidade.

Quando fatores assim existem, podem favorecer o surgimento de alergias, especialmente nas crianças, que possuem imunidade mais baixa.

É igualmente importante evitar abrir o seu negócio em uma zona de risco, ou constantemente sujeita a inundações. Afinal de contas, essas condições podem trazer dificuldades no funcionamento, além de prejuízos financeiros.

Nestes casos, é interessante conversar com os vizinhos do imóvel para saber mais sobre os riscos.

Crianças também demandam um espaço adaptado. Pode ser necessário, por exemplo, realizar a instalação de rampas ou elevadores, ou mesmo fazer o rebaixamento de degraus.

Estes aspectos devem ser incluídos na avaliação financeira da empresa, que explicaremos logo mais.

Além disso, você precisará dispor inicialmente de duas licenças obrigatórias e uma vistoria inicial, para poder abrir uma creche e colocá-la para funcionar. Essas são:

  • Licença de construção: deve ser requerida junto à Câmara Municipal da sua cidade;
  • Licença de funcionamento: fornecida pelo Instituto de Segurança Social, de acordo com o atendimento das exigências necessárias;
  • Fiscalização da I.P.: o Instituto de Segurança Social deverá realizar uma fiscalização em seu estabelecimento a fim de constatar que todas as normas obrigatórias para a concessão das licenças estão realmente sendo atendidas.

Ao mesmo tempo, é necessário contratar um contador especializado. O profissional deverá regularizar a empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual de Fazenda, Entidade Sindical Patronal e Caixa Econômica Federal (no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”).

Todos esses registros garantem a regularidade de funcionamento de qualquer negócio.

Avaliação financeira ao montar uma creche

Como Abrir Uma Creche Avaliação FinanceiraDe posse de uma pré-avaliação do mercado, é hora de partir para a análise financeira para abrir a creche.

Você deverá levantar o valor do investimento inicial (levante todos os materiais, equipamentos, capital de giro necessário), os custos fixos mensais e a previsão de faturamento após abrir a creche.

Lembre-se de ter uma boa avaliação financeira ao abrir uma creche. Você precisará manter uma reserva de fundos.

De acordo com a previsão de quantas crianças que se matricularão na creche, seus custos e preço dos serviços oferecidos, você terá condições de descobrir qual será a sua margem de lucro mensal.

A partir daí poderá saber em quanto tempo seu investimento total terá retorno.

Caso o imóvel seja alugado, ainda é importante avaliar o custo do aluguel, prazo de locação, cláusulas do contrato e data de pagamento. Todas as informações precisam ser adequadas à realidade do negócio.

Não adianta, por exemplo, que o prazo para pagamento seja o dia 10 de cada mês, se os pais quitarão as mensalidades da creche até o dia 15.

Em situações deste tipo, não haverá dinheiro no caixa para quitação dos débitos, o que poderá trazer problemas ao negócio.

Equipamentos necessários para montar uma creche

Para que você possa ter uma ideia de investimento necessário na montagem da sua creche, considere a compra de equipamentos, em número suficiente para atender sua demanda esperada de clientes.

Considere equipamentos como:

  • Balcão de atendimento e móveis para um pequeno escritório;
  • Mobiliário e equipamentos apropriados para um refeitório;
  • Mesas, cadeiras, estantes e armários;
  • Materiais escolares, livros, softwares, brinquedos e jogos educativos;
  • Televisores, computadores e demais equipamentos eletrônicos necessários;
  • Colchões, berços e colchonetes;
  • Equipamentos como umidificadores e estabilizadores de ar, e para a higienização de mamadeiras;
  • Telas de proteção para janelas e travas especiais para armários e portas;
  • Entre outros.

Calcule os custos fixos e variáveis da abertura de uma creche

Depois de calcular o custo da estrutura necessária e de todos os materiais e equipamentos, é preciso partir para o cálculo dos custos fixos e variáveis.

Para chegar em um valor total dos custos fixos e variáveis, é preciso juntar valores relacionados ao:

  • Pagamento do salário de funcionários;
  • Gastos com contas de energia elétrica, água, internet, telefone e outras contas referentes ao estabelecimento;
  • Custos com alimentação.

Os gastos com a reposição de materiais e possíveis reparos podem entrar como custos variáveis.

O espaço aqui não é suficiente para detalhar como realizar estes cálculos e previsões, assim. Caso queira esclarecimento adicional, você pode contar com o Kit Como Abrir Um Negócio.

Profissionais aliados na abertura de uma creche

Existem alguns profissionais que podem e devem ser seus aliados nesse novo negócio. Por isso, é interessante que você tenha acesso e/ou comunicação fácil e direta com eles.

Estes profissionais são:

  • Médico pediatra;
  • Nutricionista;
  • Enfermeira de nível auxiliar ou técnico.

Além deles, você precisará contar com a mão de obra de profissionais como:

  • Professores e auxiliares de pedagogia;
  • Recreadores especializados;
  • Funcionários para a área administrativa e financeira;
  • Cozinheiros e auxiliares responsáveis pelas refeições dos pequenos;
  • Jardineiro e funcionários responsáveis pela limpeza do ambiente.

No caso da contratação de médicos e nutricionistas, você pode contar com os profissionais apenas em uma jornada reduzida. Ou seja, não é necessário que eles permaneçam durante todo o dia na creche.

Os especialistas podem ser contratados como autônomos, mas nunca por meio da intermediação empresarial.

À primeira vista pode parecer um pouco complicado, mas ao dar o primeiro passo, ficará muito mais simples continuar a caminhada necessária para um planejamento de negócio bem feito e a abertura de uma creche de sucesso.

Prepare-se para diversos cenários ao abrir a creche. Faça uma previsão normal, outra pessimista e uma previsão otimista.

E você, o que acha de abrir uma creche?

5.00 avg. rating (95% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

87 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas de como abrir uma creche, mas ainda tenho uma duvida: preciso ter formação em magisterio para abrir e começar o negoco? Como faço para conseguir legalizar o local?

    • Ótimas sua dicas de como abrir uma creche gostei muito, mas ainda tenho algumas duvidas: Qual formação que é habilitado para abrir uma creche? Como faço para conseguir legalizar creche? Qual seria o capital inicial?

  2. Acompanho todos os dias as informações e dicas do Novo Negócio e acho todas elas muito interessantes. A propósito, adorei esta sobre a creche e gostaria de maiores informações sobre o assunto em questão.
    Um abraço.

    • Ola sidinei tudo bom? uma coisa estou com unos progetos em abrir uma creche tmb,estava procurando por la net e olhando…vi ke tenemos lo mesmo sobre nome… tenho familias que nao conheço… eu sou de Belo horizonte atualmente moro na españa estou voltando para o brasil mes que venhe… bom um abrazao sorte com o novo negorcio!

    • adorei preciso dos detalhes desse negocio,poisé interessante ´mas é de enorme responssabilidade cuidar de crianças,tudo terá que ser bem avaliado e seguro para ambos pais e crianças e a própria creche ser uma referençia de amor e trabalho junto a educação.

  3. Gostaria de saber quanto eu gastaria mais ou menos para abrir uma creche,e se precisa ter alguem com alguma formação fico no aguardo,
    obrigado
    Valéria

  4. Eu gostaria muito de abrir uma creche e uma escola de educação infantil. É necessário apenas ter um curso superior ou tem que ter algum curso específico? Eu tenho formação de professores, mas é nível médio e tenho curso superior em ciências contábeis.

  5. Oi, gostaria de saber tudo sobre creche infantil o q eu vou precisar e qual profissional tenho q ter p creche, eu tenho experiencia com criança desde os meus oito anos de idade, estou desempregada a mais de 2 anos e preciso trabalhar, ai veio esta ideia, me ajudem o horario seria manha tarde ate o horario q os pais precisassem, vou aguardar resposta.

  6. Gostaria de abrir um berçario ou creche, se possivel enviar todas informações necessarias para efetivação da mesma.

    Aguardo resposta.

    Att

    Mariana

  7. Não há necessidade de ter formação para ter a Creche. Porém vc deverá ter Um Diretor formado em Pedagogia assim como um Coordenadora Pedagogica, Professores formados na área Magisterio e/ou Pedagogia, Deverá ter autorização da Prefeitura: hauvará de autorização, Plano Pedagógico,outros documento necessarios, deverá ter autorização da Vigilância Sanitária e outros documento como por exemplo autorização dos Bombeiro etc.

  8. Tenho formação em Pedagogia e magistério,já fiz um levantamento da necessidade de um berçario no bairro onde moro.tenho pouco recurso financeiro.
    Quanto devo ter no total para abrir um bom berçario?

  9. Boa tarde!Gostaria de saber mais sobre creche, estou confiante que vai dar tudo certo no meu trabalho, estou pesquisando em outros sites.
    Grata, Petronilda

  10. Oi, adorei as dicas. Só uma pergunta: Como faço a regularizaçao dessa creche? O MEC tem de aprovar o local? Vi em um desses sites pela Internet que tenho de legaliza-la. Qual seria o caminho? Obrigada

  11. ADOREI AS IDEIAS JA TRABALHEI EM BERÇARIOS POR MAIS DE OITO ANOS E HOJE PENSO EM MONTAR O MEU PROPRIO,NÃO TENHO PEDAGOGIA MAS VOU FAZER TENHO CURSOS DE BERÇARISTA,RECREACIONISTA E PRIMEIROS SOCORROS……..BOA TARDE A TODOS….

  12. olá adorei suas avaliações sobre abrir uma creche.Queria saber se tem posibilidade deu cuidar de crianças na minha casa msm,pois ela é bem grande e espaçosa.E como fasso para essa realização pois não posso trabalhar fora pois justamente tenho dois filhos e é muito dificil encontra baba ou creche aqui na minha cidade.abraço Monica

  13. gostaria de abrir uma creche,tenho o espaço.mas quero informaçoes de: gastos,tamanho espaço, profissionais e como conseguir clientela. obrigado desde ja.

  14. Olá, Gostaria de saber sobre rentabilidade, qto a prefeitura paga por criança para ter uma creche conveniada com a Prefeitura, e se é difícil para aprovação do mesmo. Obrigado.

  15. Gostaria de saber quantos m2 são necessarios para montar uma creche pois tenho uma casa e gostaria de usa´la para tal fim , gostaria de saber se tem que ser formada em pedagogia quais os tipos de licença que eu tenho que conseguir para eu funcionar totalmente na legalidade

  16. Gostaria de saber como faço pra abrir uma creche noturna tenho nível superior em pedagogia com habilitação em gestão e faço outra graduação em Psicologia e gostaria o que será necessário??

  17. pensei em transformar minha casa em uma pequena creche, para no máximo quatro crianças, visando aconchego do lar, mesmo pela minha questão financeira, e por ter que cuidar de minha bebê de 2 meses de vida. Foi uma maneira que achei pra trabalhar estando em casa e ao mesmo tempo cuidando de minhas filhas. É claro que com muita organização, higiene, planejamento e conforto.

  18. bom dia, gostaria de saber melhor, como abrir uma creche, preciso de informações do magistério, de papelada para legalizar a parte educacional, e não financeira. obrigada
    creche de 0 a 5 anos

  19. Gostaria de saber como começar a montar uma creche conveniada, e se posso ganhar alguma coisa em termos de lucro por estar abrindo uma creche conveniada com a Prefeitura e a quem devo procurar?
    Obrigada agurdo sua resposta

  20. ola estou muito grata com essas enformaçoes se posivel quero saber como fazer para abrir um hotel infantil 24hs pois ja trabalho com criança em minha casa mas nao sei se presisa de algum tipo de formaçao aguardo aresposta

  21. Estou montando uma escola integral e periodo normal a partir de 11 meses ate o infantil 4 quero saber quais sao os documentos necessario para o funcionamento.pois estou com muita duvida sobre essa documentacao por favor me responda .obrigado fica com Deus

  22. Bom Dia! Gostaria de esclarecer algumas dúvidas.Já trabalho com crianças a 03 anos, no Recanto em minha casa,acontece que tive a visita da vigilância Sanitária,eu estava fazendo trabalho de atividades com as crianças mas sem entrar na área da educação,mas eles falaram que meu trabalho está muito bom,mas que eu deveria optar somente com o cuidar de criança sem envolver a educação.Eles fizeram algumas modificações e pediram p/ eu ver o mais simples que eu quero p/ trabalhar com as crianças,por esse motivo peço o mais rápido possível uma orientação.Desde já agradeço.

  23. Hoje descobri este site e quero estar sempre olhando,vou ver melhor depois,mas é que pretendo montar uma creche só estou com muitas dúvidas em relação a documentação,pois já trabalho em creche e entendo muita coisa.Adorei encontrar este site.

  24. já tenho uma escola integrado ao berçário.gostaria de funcionar a noite com diárias, tenho que procurar algum órgão competente já que tenho todas as documentações?
    att
    aguardando resposta!
    Rosi

  25. Boa tarde, gostaria de saber qual valor aproximadamente é necessário para abrir uma creche e se é preciso ser formada em pedagogia ou magistério.

  26. sempre tive uma vocação pra trabalhar com crianças
    atualmente trabalho com animação e decoração de festas
    atualmente tenho pensado em , abrir um espaço para recreaçao
    onde os pais deixarão suas crianças e saiam para resolver seus compromiços com tranguilidade sabendo que tem alguem com seu filho
    gostaria saber mais sobre isto. me mande umas dicas

  27. Olá tentei me cadastrar para receber o guia de negócios mas pelo fato de meu e-mail começar com o numero 1 a pagina não aceita meu cadastro. Vc pode me ajudar ? Obrigado Gostei das dicas refêrente a creches. Abçs

  28. Preciso saber quais sao os orgaos competentes que preciso procurar para legalizar uma creche,o tamanho do espaço,q tipo de moveis,brinquedos,livros e etc…

  29. Neide. Gostaria muito de abrir uma creche, já tenho o lugar, mas gostaria de ver mais imagens ou espaços de uma creche. Mas as orientações de vocês são ótima, parabéns.

  30. tenho experiencia com creche.Trabalhei por 15 anos em uma creche da minha cidade.Hoje faço serviço social e penso em abrir uma creche.Só não tenho capital para isso.”infelizmente”

  31. bom eu gostei muito das informacoes quero abrir meu proprio negocio como ja tenho pratica com crianca sera uma otima ideia para mim montar uma cresche no bairro onde eu moro.

  32. Quero saber como fazer para abrir uma creche?
    o que ela precisa,quais são os tipos de documentos
    que precisa para abrir uma creche.
    Manda contato, telefon e email para falar em detalhes.

  33. Bom dia! Gostaria muitas d abrir uma creche infantil,porém queria mais esclarecimento,quais são os documentos necessários, materiais adequados para as crianças, setores,alimentos que tenho a oferecer, gostaria muitos de ser auxiliadas por um consultor. Aguardo resposta!

  34. Bom dia, estou mim formando em pedagogia agora , dai surgiu um pensamento em abrir uma creche
    gostaria de ajuda como devo começar.

    Obrigada.

  35. Bom dia, tem anos que sonho em montar uma creche, e agora meu sonho está perto de acontecer. Gostaria de obter se possível, informações dessa parte da legalização.

  36. Boa tarde!
    Eu gostaria de abrir uma creche e ainda tenho algumas dúvidas:
    1) Minha formação é em admistraçao e pós em recursos humanos e verei se faço sociedade com uma amiga que é psicologa… Com essas formações, consigo abrirquais
    2) Quais documentações perante a lei são necessárias?

  37. Bom dia. Gostei muito das sua dicas. Tenho uma dúvida: Qual a formação que eu preciso pra abrir uma creche? Sou formado em Administração de Empresas.

  38. Pretendo abrir uma creche em minha casa , tenho espaço .qual material preciso para local estou esperando uma resposta sou graduada em pedagogia e pós graduação em psicopedagogia

  39. Pretendo abrir uma creche em Goiânia no bairro onde moro, sou formada em pedagogia e pós graduada em supervisão escolar tenho experiencia, mas nao tenho recursos financeiro. o que fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here