Loja de produtos hospitalares e ortopédicos [Guia Como Montar]

Loja de Produtos Hospitalares e OrtopédicosAbrir uma loja de produtos hospitalares e ortopédicos é uma ótima oportunidade de negócios, já que o setor apresenta um ótimo crescimento.

A produção e vendas de produtos hospitalares teve crescimento responsável pela grande demanda nacional e ainda com o crescimento da exportação. É crescente o número de consultórios, clínicas, laboratórios e ampliação nos hospitais.

Alguns fatores que têm relação direta com a demanda de produtos hospitalares são:

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Longevidade – aumento da longevidade e consequente aumento de pacientes de todas as idades.

Estabilidade econômica – fez com que a população investisse mais em saúde, o que contribui de forma indireta para o desenvolvimento do setor de saúde.

Renda – o aumento da renda contribuiu de forma direta para o aumento do gasto com serviços de saúde.

Aspecto demográfico – aumento da população economicamente ativa o que gera maior demanda em planos de saúde.

Aumento da escolaridade – esse fator também aumenta o grau de informação sobre saúde e doenças e assim, o aumento da população em estabelecimentos de saúde.

Quanto mais a população demanda serviços de saúde, mais altos serão os investimentos em produção de equipamentos e insumos hospitalares e mais aquecidos será o mercado de produtos hospitalares.

Quem pretende iniciar um negócio de venda deve entender que existem diversas oportunidades de negócios como a venda, o aluguel e a distribuição do produto.

Dificuldades do setor

Todo setor possui uma necessária análise swot, ou seja, uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor.

Acima nós descrevemos sobre as oportunidades do setor, e entre as dificuldades encontradas pelo setor estão a dificuldade de produtos de qualidade que atendam as necessidades de atualização e de produtos personalizados.

E ainda dificuldades de produtos para limpeza dos equipamentos.

Veja também: Como abrir uma distribuidora de medicamentos.

Como vender bem

Os vendedores de produtos hospitalares devem se preocupar com as necessidades reais de seus clientes e assim oferecer um atendimento que seja personalizado e que funcione como uma consultoria.

Isso não quer dizer que os equipamentos devem estar longe dos clientes, é necessário, porém, que as vendas não usem apenas o balcão. O cliente também deve ser ouvido e devem ser atendidos em suas expectativas para soluções de suas demandas. Encontrar o produto certo para o cliente é a missão de quem vende produtos hospitalares.

Alguns equipamentos são feitos sob encomenda e para que os empreendedores obtenham sucesso em vendas, é necessário também conhecer este mercado que tem crescente demanda para o atendimento de consultórios com necessidades bem específicas, como os consultórios de fisioterapia.

Diversificar os serviços

Além de um atendimento personalizado, os vendedores de loja de produtos hospitalares e ortopédicos podem também diversificar seu atendimento oferecendo assistência técnica, locação de equipamentos, oferecer equipamentos para tratamentos realizados em estilo home care, ou seja, na casa do paciente.

Atualização

Atualizar-se sobre as tendências no mercado de equipamentos hospitalares é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Para isso, o empreendedor deve estar informado sobre os fornecedores existentes e sobre as tendências no mercado.

A atualização será um esforço com pesquisas, com visitas a feiras e exposições do setor para aquisição de maiores conhecimentos sobre os produtos que estão sendo vendidos no mercado.

Outra forma de manter a atualização para acompanhar o mercado de produtos hospitalares e ortopédicos é investir na capacitação dos vendedores

Franquias ou loja própria

Os empreendedores que pretendem investir em loja própria gastarão o total de no mínimo 30 mil reais para iniciar o negócio com um número pequeno de fornecedores e pequeno volume de estoque.

No início do empreendimento, os empresários podem optar por oferecer produtos básicos e assim que a empresa ampliar seus negócios e melhorar seus rendimentos poderá também ampliar produtos e serviços oferecidos.

Confira os principais produtos hospitalares:

  • Aparelho de pressão
  • Aspirador cirúrgico
  • Estetoscópio
  • Oxímetro de Pulso
  • Respirador
  • Autoclave e outros equipamentos.

Os acessórios mais utilizados nos consultórios e clinicas e são:

  • Cabos para Pinça Monopolar e bipolar
  • Cabos para Placa
  • Canetas
  • Pedais
  • Pinça Lina Power Blade
  • Pinças Bipolares e outros acessórios

Os móveis exclusivos para atendimento hospitalar são:

  • Andador
  • Armários
  • Balcão
  • Bancos
  • Berços
  • Biombos
  • Braçadeiras e outros móveis

Fornecedores de produtos hospitalares e ortopédicos

Para escolher um fornecedor eficiente é necessário verificar o tempo de mercado, a tradição e reputação e a variedade de produtos oferecidos.

Logo depois, é importante avaliar se os fornecedores têm a capacidade de entregar com eficácia, ou seja, em tempo hábil e em boas condições físicas.

A fim de aprofundar as pesquisas, os empresários podem também verificar se os fornecedores possuem certificação de qualidade como certificação de boas práticas, tecnologia, credibilidade no mercado e outros. Os principais fornecedores de produtos hospitalares são:

  • Covidien
  • Intramed Indústria Médico Hospitalar Ltda.
  • Giromed Cirúrgica
  • Polar Fix
  • Adef-Rio

Veja também como montar uma farmácia de sucesso.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorMáquina de Costura Industrial
Próximo artigoAbrir Uma Pequena Franquia
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atuou na Algar Telecom, SEBRAE e vários pequenos negócios, aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Como Abrir Um Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito informativo essa sua materia, Vinicius Goncalves.
    Eu sou Brasileiro, moro nos EUA a dois anos e estou bastante interessado em iniciar um business na area de venda/revenda de materiais hospitalares. Porem, eu ainda estou decidindo entre Brasil e U.S. Por favor, caso voce conheca algum “novo negocio” para se iniciar nos Estados Unidos, deixe-me saber.
    Obrigado desde ja.

  2. Tem esse fornecedor que é bem completo, o site tem preço, foto e descritivo para revenda. Muito completo, vale a pena acessar para ver.

    magazinemedica.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here