Como ser decoradora de sucesso – Dicas e Cursos Aprovados MEC

como ser decoradorDecorar ambientes e deixá-los mais aconchegantes, modernos, tradicionais ou rústicos, tudo de acordo com as exigências feitas pelo cliente, isso é trabalho de um profissional um tanto quanto especial: o decorador. Não basta simplesmente abrir as revistas especializadas ou os sites que tratam do assunto, copiar e tentar aplicar à sua realidade. Está certo que algumas dicas são válidas e realmente ajudam no dia-a-dia, mas um conjunto inteiro, uma residência na sua totalidade, por exemplo, é dedicação exclusiva de quem trabalha com isso.

A magia em torno dessa atividade é tão grande que muita gente tem vontade de fazer uma faculdade e se graduar nessa área de atuação. Mas como isso é possível? Hoje trouxemos dicas de como ser decorador, uma profissão que vem ganhando cada vez mais o mercado brasileiro.

O decorador é um profissional que atua em projetos de decoração de ambientes, podendo estes serem para um escritório, uma casa, apartamento, loft ou até uma festa. O profissional pode escolher um segmento para atuar, como apenas residências, ou apenas ambientes de trabalho, ou apenas festas ou ainda apenas casamentos, fica à disposição dele.

A maioria dos decoradores atua acompanhando a obra, ao lado de empreiteiros e arquitetos se for o caso. Ele acompanha a compra dos itens para decoração com o dono e dá suas sugestões, bem como indica locais com preços baixos. Por isso, é importante que o decorador tenha uma carta de contatos de fornecedores, que não precisa ser elaborada antes de começar a atuação no mercado, já que com o decorrer dos projetos, os contatos são conseguidos.

Como trabalhar como decorador

De acordo com a ABD, Associação Brasileira dos Designers de Interiores, os profissionais são pagos por criarem e administrarem os projetos. O valor envolve o tamanho da obra em metros quadrados, se o projeto é comercial ou residencial e quantos desenhos terão de ser feitos. Além disso, também há uma taxa de administração de 10% a 15% sobre tudo o que foi gasto para a realização da obra, assim como a hora da visita técnica no local a ser decorado. Também recebem a chamada reserva técnica pelo uso de produtos e serviços de certos fornecedores.

Querendo fazer uma decoração, o cliente procura o decorador de interiores e se reúne com ele para fazer um estudo preliminar, que é a fase em que os desejos do cliente serão mostrados. O profissional vai falar de cores, texturas, móveis e muito mais e deverá ter bastante sensibilidade para saber exatamente o que propor ao cliente. No caso de trabalhos feitos para o interior de residências, isso envolve muita intimidade e ainda outros membros da família e por isso, é importante que todos estejam presentes nessa reunião. Após esse primeiro encontro, há um orçamento geral para executar o serviço.

Pagamento de um decorador

O decorador recebe por projeto. A cada projeto é preciso assinar um contrato para proteger ambas as partes, dessa forma você garante o pagamento e a outra parte a entrega do projeto. O ideal é um contrato proporcional: você como prestador de serviços recebe um percentual no começo e no final o restante em depósito ou dinheiro mesmo.

O valor do serviço prestado varia bastante, podendo chegar a R$ 5 mil com muita facilidade e você trabalhar em casa mesmo, pois sempre terá que ir ao local do cliente para avaliar e a reunião pode ser onde será feita a entrega e avaliação do projeto.

Como estudar para ser um decorador

O primeiro passo é procurar instituições que ofereçam o curso e tenham estruturas pedagógicas adequadas e um ensino de qualidade. Há aquelas que oferecem cursos tecnológicos e de graduação que são de nível superior, assim como existem também os técnicos de decoração, de ensino médio. Escolha aquele que realmente vá te dar um suporte para encarar o mercado de trabalho.

Em ambos os casos, a maior parte conta com professores que atuam na área, que são renomados e ainda que possuem bagagem de pesquisa, com mestrado e doutorado. Isso significa que o conhecimento adquirido nas salas de aula pode ir muito além do básico, sendo também incentivada a pesquisa.

Antes de se matricular, busque informações para saber se a instituição segue alguns pontos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Estruturas como salas de aula adequadas, laboratórios em plenas condições de funcionamento e livros atuais são extremamente cobrados pelo órgão do Governo Federal e devem estar presentes nessas instituições.

Veja de perto se realmente o curso é tudo aquilo que está sendo divulgado na publicidade ou na internet. Confira a biblioteca, as salas de aula, os laboratórios, o nome dos docentes, o currículo deles (a maioria dos professores têm currículo Lattes, uma plataforma em que é possível colocar o nome do docente e ver o seu histórico profissional), envolvimento com eventos importantes da área e muito mais.

O computador também é forte aliado. Para isso, as redes sociais devem ser usadas, procure saber o que falam sobre a formação de decorador de interiores na instituição escolhida por você. O ponto positivo é que, muitas vezes, as críticas e elogios são feitos espontaneamente, o que dá mais valor ao curso.

Vai dar lucro?

Cursos de design autorizados pelo MEC

Para não errar, escolha uma instituição que seja credenciada do MEC. Veja as de ensino técnico: Uninilton Lins (AM), Ebade (BA), Senac-DF, Senac-ES, Contec (ES), Uniceuma (MA), Inap e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Centro de Educação Profissional Campo Grande (MS), Senac-PR, Cepdap (PR), Senac-RJ, Clube dos Decoradores do Rio de Janeiro, E.T.E Ernesto Dornelles (RS), IBDI (SC), Senac-SC, Escola Técnica Geração e Centro de Artes e Design (SC), Unit (SE), Arquitec Escola de Arte e Design, Bauhaus – Centro de Formação Técnica e Artística, Escola de Educação Profissional Galeria Santista, Escola Pró-Arte, Senac-SP, Escola de Educação Profissional Galeria Santista, E.T.E Polivalente de Americana, E.T.E. Fernando Prestes, E.T.E. Presidente Vargas, E.T.E. Vasco Antônio Venchiaruchi, Global – Centro Multicursos, Unisantos e Universidade de Guarulhos, essas últimas todas em São Paulo.

O de ensino tecnológico é aquele realizado em uma média de dois anos e é visto pelo MEC como superiores. Neste estilo, é oferecido pela Universidade Tuiuti do Paraná.

No ensino superior, há a UFBA, Unifacs (BA), Unesb e Unieuro (DF), Faculdades Associadas do Espírito Santo, UFGO, Faculdade Cambury e Senac-GO, UEMG, Uniessa, Universidade Federal de Uberlândia, CES/JF, Unicerp, Metodista, Centro Universitário Una, FAT Inap, Fumec, Unieub (todas em MG), Universidade de Cuiabá, Unama (PA), Novafapi (PI), Centro Universitário Curitiba, Cesumar, Facnopar, Unopar, UEL, UFPR, PUC-PR, Uniandrade, Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Positivo (todas no PR), Cândido Mendes, Estácio de Sá, UFRJ, Veiga de Almeida (todas no RJ), Universidade Luterana do Brasil, Faculdade América Latina (ambas no RS), Cesusc, Univali, Utesc (SC), Ceunsp, Faal, Univem, Unoeste (interior de SP), Centro Universitário Módulo, Centro Universitário Santo André, Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Fiam, Unicid, Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Brás Cubas.

Cursos de decoração de interiores a distância também são um caminho

Mas se o tempo para frequentar os bancos escolares é escasso, a opção é fazer um curso de decoração de interiores à distância. O único credenciado à Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) é o Instituto Brasileiro Design de Interiores, com sede em Joinville e Balneário Camburiú, ambos localizados em Santa Catarina.

Ele funciona todo pela internet. O interessado deve fazer a matrícula e nesse momento adquire uma senha que é a chave para entrar no ambiente virtual de aprendizagem, o equivalente a uma sala de aula. Nela, todo o material está a um clique de distância do aluno. Quem não puder ficar conectado, pode fazer o download de tudo e estudar offline. Também há encontros com os tutores e os outros alunos. Exercícios também são aplicados aos estudantes.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Cursos livres também reforçam a qualificação

Para ser decorador, não basta somente fazer um curso técnico ou superior e nunca mais estudar. Ao contrário: participar de congressos, simpósios e ainda fazer cursos livres é muito bom para adquirir mais conhecimento e se destacar no mercado de trabalho. Cursos de iluminação de interiores, projetos, paisagismo e muitos outros são indicados para quem pretende enriquecer o currículo e ter sucesso na profissão.

Gostou das nossas dicas de como ser decorador? Deixe seu comentário:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo ganhar dinheiro fazendo convites em casa: Festas e Casamentos
Próximo artigoFábrica de polpa de frutas congeladas – Dicas e Passos para Abrir
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Caso o interesse seja em cursar design de interiores a distância, o IBDI oferece cursos para atuação profissional – 1 ano de estudos e ao final do curso você pode se credenciar ao CREA e ABD.

  2. Oi, eu fiz o curso a distância do Portal Educação para Executiva em Design de Interiores e Paisagismo. O curso foi bom, aqui no estado(RO) em que eu moro não é comum as pessoas pagarem por alguém que decore a casa, ainda tenho poucos cliente, mas tenho oferecido o trabalho não só de decorar mas o de deixar a casa adaptada as necessidades dos moradores e está dando certo. Penso em fazer o de curso a distância do Instituto Brasileiro de Design de Interiores. Mas também vejo muiiitoooss arquitetos lutando para conseguir projetos. O que manda é o diferencial.

  3. Boa noite, muito boa as dicas, pra quem se interessa em decoração verifica esse curso de decoração de interiores, vale muito apena, bastante interessante, segue o bit.ly/23AGT0h.
    Obrigado.

  4. Trabalho em uma loja de móveis de decoração. Moro em Balneário Camboriú-SC e vou fazer o curso que a IBDI oferece!
    Gostei muito das dicas, e só reforçou a minha vontade de ser uma Decoradora de Interiores. 🙂

  5. Gostei muito das informações, estou de olho nesse novo mercado, pois ele está em plena ascensão. Porém estou tendo problemas para encontrar bons cursos na minha região. Mas de qualquer forma valeu…abração.

  6. Nossa eu passei na faculdade CAMBURY GO em Design de Interiores vou começar dia 18 de fevereiro…Estou muiito empolgada pois amo mecher com tudo que envolve decoracao.E queria saber se depois de formada consigo arrumar emprego facil?
    Abraços e parabens pelo site ajudou muiiito.

  7. Ótimas essas dicas! Pretendo ser uma decoradora ,fico super animada quando o assunto é ” Decorar interiores “… Mais tenho que aprender muita coisa .

  8. Eu sempre quis ser arquiteta mas eu achei muito complicado mas sempre gostei de Decoração ai resolvi conhecer mais a Decoração e agora estou interessada na decoração, e agora com esta pagina na internet mim ajudou bastante, Obrigada.

    • Caso o interesse seja em cursar design de interiores a distância, o IBDI oferece cursos para atuação profissional – 1 ano de estudos e ao final do curso você pode se credenciar ao CREA e ABD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here