Cinco passos para começar um negócio de sucesso

Cinco passos para começar um negócio de sucessoSer o dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos novos empresários, mas como fazer? Os mais destemidos mergulham de cabeça, como diz o ditado popular sem medo.

Entretanto, os mais precavidos sabem que a estrada não é simples e fácil para começar um negócio de sucesso. Todavia, se você está lendo este artigo, significa que há um interesse em começar um negócio com o pé direito, investindo corretamente.

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso no meio empresarial.

Espere o Momento Certo

Você sempre sonhou em ter uma pastelaria, mas não havia público ou espaço para alugar no local ideal. Abrir em qualquer lugar? Não, saiba esperar o momento certo.

Às vezes, a inspiração para iniciativas empresariais vem do que está à sua volta, mas pode não ser o momento ideal para isso. O mercado ainda não está preparado para o seu produto ou o bairro ainda tem muito a evoluir para gerar um público favorável.

Sua ideia pode ser ótima, mas pode não ser o momento certo e para isso é preciso ter felling empresarial mesmo, esperar o momento e planejar com cuidado. Às vezes, aguardar alguns meses pode ser a melhor saída para começar um negócio de sucesso.

Saiba Planejar Com Antecedência

Você tem a inspiração certa para abrir um negócio, já achou um ponto comercial bacana para alugar, então fecha acordo e começa a investir? Bom, melhor planejar primeiro.

Todo mundo já passou por uma reforma mal planejada em casa que demorou o dobro do tempo com o empreiteiro, porque simplesmente ele encontrou novidades na caminhada que não haviam ou não tinha olhado antes.

O mesmo ocorre com uma empresa. Dê um tempo, amadureça a ideia e depois parta para a ação.

Empreendedorismo não se aprende do dia para noite e não é simplesmente lendo um artigo que você vai poder no dia seguinte montar uma marca de sucesso mundial.

Pesquise, sente, leia ao menos dez textos sobre o assunto, coloque a sua ideia no papel, planeje e só depois parta para a ação.

Você está duas vezes à frente de seu concorrente quando planeja suas ações e as estuda com cuidado. Sente, leia sobre o assunto e veja se há mesmo uma afinidade de sua parte em montar um empreendimento do segmento desejado.

Quem sabe no meio do seu estudo descobre algo bem mais lucrativo e barato que sua ideia? Não é incomum acontecer e pode ser a salvação do seu negócio se for descoberto antes de qualquer gasto do capital inicial investido.

Vai dar lucro?

Valorize Seu Negócio

A menos que seu capital inicial de investimento venha do seu próprio bolso, alguém tem que valorizar o seu negócio.

Esteja preparado para uma verificação da realidade: se os seus investidores dizem que o seu empreendimento vale mais de um milhão de reais, então vale à pena. Mas como saber isso? Com um estudo e a elaboração de um plano de negócios.

Com o estudo do seu empreendimento antes de abrir as portas, você vai saber o quanto ele vale e se vale mesmo a pena começar o negócio.

Se sua meta é ganhar um milhão de reais ao ano e sua ideia rende menos de 10% deste valor, não tenha medo de partir para outro caminho.

Isso é um exemplo de como avaliar um negócio e saber se vale à pena mesmo entrar neste ramo ou aguardar o momento certo.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Encontre a Localização Ideal

Atrase a abertura de seu restaurante se for necessário, mas aguarde o surgimento de um local perfeito. Existe uma semelhança com o setor imobiliário quando se trata de abrir um novo negócio: localização equivale a dinheiro.

E se é uma loja, isso se torna muito mais importante. No universo comercial, costuma-se dizer que há três decisões importantes a serem tomadas: localização, localização e localização.

Vai dar lucro?

Sem um local para ser visto e encontrado, você não terá vendas e não vai conseguir manter as suas portas abertas.

Pontos a serem observados no ponto comercial ideal a ser escolhido: de tráfego de bairro, concorrência que vai te ajudar a atrair transeuntes na área, escritórios, escolas, faculdades e complexos hospitalares como vizinhos, segurança, mobilidade, estacionamento e público alvo como passantes no seu endereço.

Uma dica: que tal observar os concorrentes? Se uma empresa do mesmo segmento escolheu um determinado endereço para se instalar, algum motivo teve, não é mesmo?

Analise os pontos acima e você pode chegar a uma localização próxima tão boa quanto a de seu principal rival ou até melhor. O melhor lugar para se estar localizado pode ser perto de seu maior concorrente, pois é lá que o público alvo da sua empresa vai estar.

Encontre Seus Clientes Em Primeiro Lugar

Seus primeiros clientes são a chave para abrir literalmente a sua porta para o lucro. Não é apenas porque eles vão lhe dar lucro, mas também são eles que vão legitimar a sua ideia, mostrar que sua empresa possui uma razão de ser.

Os clientes é que vão demonstrar que realmente existe um mercado para seus produtos e serviços. Por isso, foque em seus clientes e tente os encontrar com divulgação online, uma boa festa de abertura ou simplesmente um coquetel convidando a todos.

Seus clientes também são uma fonte de informações valiosas que ajudarão a melhorar o seu negócio. Se eles encontram defeitos e você for um empresário aberto ao diálogo, ouça, aprenda e faça alterações antes que outros novos clientes percebam.

O Que Achou Dos Cinco Passos Para Começar um Negócio de Sucesso?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de montar um laboratorio de pequeno porte de analises clinicas mas nao sei por onde começar , sendo que ja tenho o ponto.

    Obrigada!!

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