Como Montar Uma Autoescola

Como Montar Uma Autoescola

Para quem pretende montar uma autoescola, ou centro de formação de condutores (CFC),  e não sabe por onde começar,  um dos primeiros passos é fazer uma consulta ao Departamento Nacional de Trânsito, ou no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua cidade. Lá, o interessado vai se inteirar das exigências com relação às instalações, veículos necessários, espaço físico requerido etc.

Hoje em dia, muita gente tem carro devido às facilidades de crédito oferecidas pelo setor automobilístico. As pessoas saem da agência ou concessionária com um carro zero sem ter quase nada no bolso, pagando o bem recém-adquirido em suaves prestações a perder de vista. Mas o que isso significa dizer? Simplesmente que existe mercado para abertura de autoescola, já que a demanda por automóveis inclui, consequentemente, pessoas que precisam tirar carteira de habilitação. Além disso, com a legislação de trânsito mais rigorosa, muita gente está voltando à autoescola por diversos motivos.

Não sabe o que é empreendedorismo? Então veja aqui.

Mercado Para Montar Uma Autoescola

Infelizmente, o ramo de autoescolas é bem concorrido nas grandes capitais brasileiras, por isso, é  preciso ter um diferencial para chamar atenção dos possíveis clientes. Mas como então marcar o seu espaço em um mercado que tem bastante empresas do ramo? Por meio de instrutores competentes, que saibam orientar muito bem os alunos, que tenham bastante conhecimento sobre o próprio trabalho, além de uma frota em perfeitas condições de uso.

Mesmo que você, empreendedor, esteja presente no ramo de atividade, muito provavelmente não tem todas as informações do ramo em mãos. Assim, é interessante visitar o maior número de autoescolas possível.

Essa é a melhor forma de aprender um pouco mais sobre este empreendimento e saber as diversas nuances sobre o setor e as dificuldades existentes. É preciso pesquisar profundamente e o resultado disso será um composto de ideias sobre como será a sua futura nova autoescola.

Fazendo o plano de negócio da autoescola

Pense na localização dela; na obtenção de clientes; na colocação no mercado em plena concorrência ou não, dependendo do lugar onde abrirá; na operacionalidade da empresa; na equipe; no formato de gestão; se existem potenciais clientes em vista; se você possui dinheiro em caixa para investir; e se essa atividade tem a ver com a personalidade de quem vai empreender.

Respondendo a essas perguntas, será possível ter uma visão das condições reais de tirar os planos do papel e colocá-los em prática. Com essas respostas, será possível fazer um planejamento prévio do negócio.

O plano de negócio é o projeto do empreendimento em que cada uma das respostas obtidas deve ser trabalhada da forma mais detalhada possível. Por exemplo, o formato da empresa, a localização dela, quais serviços serão oferecidos, como eles serão prestados, quais serão os diferenciais e benefícios dela, quem será a clientela e onde ela está, qual será a função dos responsáveis pela empresa, como será o empreendimento, qual o preço será cobrado, qual resultado desejado, qual o investimento será feito e se haverá sócios dividindo os valores iniciais a serem gastos devem ser colocados no papel e respondidos sistematicamente.

Leia mais sobre sociedade empresarial.

Como Montar Uma Autoescola

Você pode já ter sido aluno de uma autoescola, mas dificilmente sabe como é  ser o dono de uma. O nome usado nos dias de hoje para as autoescolas é Centro de Formação de Condutores (CFCs). O  registro para que ele possa funcionar é expedido pelo órgão de trânsito que jurisdiciona a área onde o empreendimento será instalado

Existe uma classificação dos centros, que poderão oferecer aulas teórico técnicas ou somente práticas ou ambas, porém, é preciso definir a área de atuação e registrá-la conforme a atividade que exercerá. As categorias para as autoescolas são “A” , para as que oferecem ensino teórico técnico,  “B”  para aulas práticas de direção e “A/B” para ensino teórico técnico e de prática de direção.

Requisitos necessários

Os interessados em registrar a autoescola deverão redigir e levar ao diretor da unidade circunscricional, (Detran do estado pretendido) uma carta de intenção de registro indicando a categoria escolhida e localização do empreendimento. Assim, haverá uma vistoria para ver se o empreendedor tem requisitos para poder ter uma autoescola.

Essas exigências são as seguintes: ter uma diretoria de ensino com instrutores capacitados pelas Controladorias Regionais de Trânsito; estar subordinado a uma razão social; atender os requisitos didáticas, de higiene, segurança e conforto; ter aparelhagem técnica para que as aulas teórico técnicas ocorram e ter meios complementares de ensino, ter automóveis com o máximo de oito anos de fabricação e os veículos deverão ter duplo comando de freios.

No caso do ensino para a categoria A de veículos (motocicletas), a empresa deve contar com ao menos dois veículos com, no mínimo 120cc (cento e vinte centímetros cúbicos). As motos também devem possuir câmbio mecânico e, no máximo, cinco anos de uso.

Da mesma maneira que existe uma concorrência acirrada no setor, existe também muita demanda. Faça uma análise detalhada do mercado concorrente, localização, preços, serviços oferecidos, etc. Analisar seu público-alvo é muito importante para começar a traçar estratégias de marketing e atuação de mercado, fatores como idade, renda, condição financeira, contarão bastante.

Tal qualquer empresa, uma autoescola também precisa fazer registro nos seguintes órgãos:

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Entidade Sindical Patronal;
  • Prefeitura do Município (para obtenção do alvará de funcionamento);
  • Caixa Econômica Federal (no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”);
  • Junta Comercial;
  • Vigilância Sanitária (para obtenção do alvará de funcionamento);
  • Corpo de Bombeiros Militar.

Localização Ideal da Autoescola

Para alugar um imóvel que vá servir para a autoescola, é preciso verificar se ele atende as pretensões do micro empreendedor, se existe espaço para uma instalação que ofereça bem-estar, se a vizinhança é compatível com o tipo de público pretendido a ser cliente, se conta com serviços como esgoto, telefone, internet a cabo ou wireless, luz e água. É importante levar em conta também se é de fácil acesso tanto para os que andam em transporte público como aqueles que possuem carro.

Esteja em locais de grande trânsito e fácil acesso, bem como próximo a ruas tranquilas para que os alunos possam chegar nelas de forma prática para os testes mais avançados, como de estacionamento.

Tenha uma boa sinalização na rua para ser encontrado, que pode ser por meio de outdoor, banners ou faixas na sua fachada. Afinal, é preciso informar que seu empreendimento já está em funcionamento. Estar em avenidas principais é o ideal, mas nem sempre é possível encontrar um imóvel tão bem localizado. A dica, então, é optar por vias paralelas, mas que também possua grande número de transeuntes.

Ainda é fundamental fazer a verificação se o local sofre com enchentes ou se está em uma zona de risco. Para isso, pergunte a quem mora perto.

Atenção à regularidade do imóvel!

Assim como os aspectos anteriores, é fundamental verificar se  o imóvel está com a documentação em dia com a prefeitura. Também analise a planta da edificação  e confira se foi feita alguma obra posterior, que tenha modificado a planta inicial. Ainda com a prefeitura, veja:

  • Se o imóvel possui o Habite-se;
  • Se a atividade a ser realizada ali é permitida pelo governo municipal;
  • Se o IPTU está em dia;
  • Como o poder executivo lida com as placas de identificação do lugar.

A localização da autoescola deve estar de acordo com a legislação do município. Seguindo todas as regras, o empreendedor vai precisar de uma área com cerca de 60 m².

Equipamentos e Estrutura Para o Funcionamento da Autoescola

O ambiente de uma autoescola precisa contar com certa harmonia interna. Isso inclui associar com cuidado a decoração, iluminação e espaços para movimentação, além de vitrines, letreiros e estacionamento. Isso tudo compõe uma maneira de os clientes verem a empresa. Afinal,o visual é a primeira imagem que os interessados terão do empreendimento.

Os materiais necessários para a autoescola são os de escritório, computador, telefone, fax e pelo menos dois carros. Os veículos em bom estado, as instalações em perfeitas condições (com sala de instrução teórica de 12 m², no mínimo) e banheiros devem estar presentes.

As salas de aula para as aulas teóricas de direção devem oferecer o mínimo de conforto possível, com cadeiras confortáveis e ambiente climatizado e não se esqueça bebedouros para os alunos.

Além disso, a autoescola precisa contar com leitor biométrico. Isso porque, segundo a resolução 287 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 29 de julho de 2008, a identificação dos alunos é obrigatória por esse meio, de modo que seja possível comprovar a presença do indivíduo em todas as aulas mínimas necessárias para a habilitação.

Já segundo a resolução nº 543/2015, a autoescola também c=precisa contar com simulador de direção para a categoria B de habilitação (veículos de quatro rodas e de pequeno porte). Segundo as regras, o simulador poderá ser utilizado de modo compartilhado com outra empresa, mas é necessário apresentar ao Detran o contrato de parceria com outro Centro de Formação de Condutores.

Documentos Necessários Para Abrir Uma Autoescola

O processo de registro da empresa é feito depois da escolha do imóvel adequado e da feitura da contratação do aluguel. Assim, é possível escolher duas modalidades básicas para que o empreendimento seja legalizado: como empresário, em que não há sócio, ou como sociedade empresária, nas situações em que haja um ou mais sócios.

O processo de regulamentação da empresa é trabalhoso e, muitas vezes, realmente complexo. Por isso, a indicação que fazemos é que o empreendedor busque um contabilista ou empresa de contabilidade para fazer esse trabalho. São muitas as documentações e trâmites burocráticos , com custo total que gira em torno de R$ 2.000,00.

Tributação do Centro de Condutores

Finalmente, é importante ressaltar que a empresa precisa arcar com uma série de impostos. São eles:

  • IRPJ (Imposto De Renda Da Pessoa Jurídica);
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação De Mercadorias E Serviços);
  • PIS (Programa De Integração Social);
  • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • INSS (contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social);
  • ISS (Imposto sobre Serviços).

Caso o empreendimento seja uma Microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), é possível encaixá-la no Simples Nacional. Ou seja, no sistema que permite o pagamento de diversos impostos por meio de uma única guia. Um ME pode ter faturamento máximo de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) por ano. Enquanto isso, uma EPP pode lucrar até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) anualmente.

Capital Inicial a Ser Investido Para Montar Uma Autoescola

De acordo com a estrutura da autoescola a ser montada, o valor estimado para começar é de R$ 65.000,00, contando com dois carros pequenos. Contudo, é preciso saber que isso é um valor genérico, básico, que muda de estado para estado conforme os preços dos carros envolvidos. Contudo, antes de investir, pesquise e coloque no papel todos os gastos que terá com imóvel onde funcionará a autoescola, as instalações necessárias, tais como sala de atendimento e de aulas teóricas, banheiro, área administrativa, contratações de funcionários, de serviços, legalização da empresa e documentação.

Mesmo colocando na ponta do lápis tudo o que será gasto, saiba que ainda é preciso ter um fundo para possíveis imprevistos. É interessante  ter em caixa cerca de R$ 5.000,00, ao menos para funcionar como capital de giro. O capital de giro é o dinheiro necessário para manter o dia a da da empresa, destinado então a pagar os funcionários, contas de luz, de telefone e água. Além disso, é preciso também ter um dinheiro para suportar aqueles períodos em que há pouco movimento.

Pessoal de Uma Autoescola

A quantidade de pessoal também varia de acordo com a estrutura da autoescola. Essencialmente, é preciso contar com instrutores, recepcionista e administração. Atenção: o pessoal deve ser qualificado e treinado para o serviço. Este fator faz toda a diferença!

Todos os funcionários devem atender bem as pessoas, precisam ter facilidade de entendimento, paciência e poder de negociação. É preciso também que saiba identificar exatamente o que o cliente quer, pois esse, muitas vezes, não sabe expressar muito bem o que deseja.

Além dos funcionários já citados, talvez outras funções sejam necessários, tais como vigilantes, Office boy, faxineiras. Todos devem estar dentro das leis trabalhistas, registrados com salário a ser combinado, mas nunca abaixo do piso salarial referente à categoria.

Os instrutores serão formados pelo Detran de cada Estado e as autoescolas deverão ter aqueles que sejam capazes de orientar aqueles que não sabem dirigir, bem como os que pretendem renovar carteira e reciclar conhecimentos sobre direção. O empreendimento que contrata esses profissionais deve dar curso de direção defensiva a eles e primeiros socorros.

Um instrutor de direção também precisa:

  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade;
  • Comprovar sua capacidade material necessária a instrução teórico técnica;
  • Não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;
  • Ter, no mínimo, 2 anos de habilitação;
  • Não ter tido a sua habilitação cassada em nenhum momento.

Como fazer o marketing da autoescola?

Existem três modos de divulgar o seu Centro de Formação de Condutores: pelo seu site, redes sociais e folhetos. No caso das redes sociais, é possível investir em canais como o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outros que fizerem sentido para a sua estratégia de divulgação. Sempre que possível, busque auxílio de um especialista na área de Marketing, pois ele terá maior facilidade em colocar as ações em prática.

Já no caso da distribuição de folhetos, é necessário ter atenção às regras do inciso I do artigo 31 da RESOLUÇÃO Nº. 358 do Contran. Na norma, fica determinada a proibição do aliciamento de alunos por meio de corretores, representantes ou similares. Também é proibida a realização da publicidade em jornais ou outros meios de comunicação.

Conheça nosso Kit “Como Abrir Um Negocio” essencial para quem deseja iniciar qualquer empresa, inclusive montar autoescola.

Veja também outras opções de bons negócios:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

103 COMENTÁRIOS

  1. QUERO INVESTIR NOS MEUS PRÓPRIOS NEGÓCIOS, QUERO COMPRAR IMÓVEIS, VEÍCULOS, PONTOS COMERCIAIS,FRANQUIAS E EMPRESAS.
    QUERO FAZER PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES INVESTIMENTOS. EU GANHO SALÁRIO.

    • Olá tudo bem tenho empresa formatada franquia treinamento para habilitados.Estou a procura de investidores para espançao,já tenho 6franqueados.Enteressados entra em contato 1144110861 ou Facebook treinamentoatosatibaia

  2. O investimento é de R$65 mil para compra de dois carros para hablitar o candidato a motorista na categoria B. E quanto às motos, caminhão, ônibus, carreta e o imóvel, qual seria o investimento?

  3. ESTOU VENDENDO AUTO ESCOLANO NORTE DO PARANÁ. OFERECE CURSOS PRÁTICO E TEÓRICO, CREDENCIADA PELO DETRAN PR. COM ÓTIMA CARTEIRA DE CLIENTES.ESTOU PEDINDO SETEnTA MIL REAIS.

  4. ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO, ESTOU VENDENDO UMA AUTO ESCOLA LICENCIADA PELO DETRAN PRONTA PARA COMEÇAR A TRABALHAR.
    INTERESSADOS ENTREM EM CONTATO.

  5. Tenho uma autoescola para vender,com 4 carros, 4 motos a maior clientela da cidade,interior de sao paulo. Minha autoescola tem 20 anos no mercado estou vendendo por motivos de mudança, a maior clientela da cidade.

  6. Boa tarde!

    Estou com o intuito de abrir uma autoescola, porém gostaria de saber de quantos carros e motos precisam, ou melhor, são obrigados pelo dentran, vocês sabem responder?

  7. Gostaria de localizar a informação “oficial” (portaria ou lei) que especifica as discriminações das autoescolas:
    A- legislação
    B – Direção ( até que categoria posso atender?)
    Como faço para obter essa informação?
    Aguardo resposta!

  8. O investimento para ter uma auto escola completa, com 02 carros, caminhão, ônibus e carreta, ultrapassa os R$ 350.000,00, dependendo dos tipos de veiculos escolhidos e do anos de fabricação de cada um, lembrando que para os carros somente pode-se utiliza-los pelo período de 8 anos, as motos são 5 anos, e os caminhões pelo período de 15 anos, de acordo com a resolução 358 do denatran

  9. Estou vendendo uma auto escola no norte do Paraná, pronta para começar a trabalhar licenciada pelo detran, e com ótima carteira de clientes.
    Interessados ligue (43) 96129683 ou (43)84027019

  10. Quero saber como é que faço para abrir uma Auto Escola. Quais as documentações necessárias o que prescisa? Já possuo 1 carro 1 moto e sou instrutor prático e teorico.

  11. Tenho a intenção de montar uma auto escola.
    Qual seria o investimento mínimo que eu teria?
    o que seria preciso de imediato?
    Quais os documentos?

  12. Se você quer montar um cfc veja as exigencias :

    Ter dois diretores e dois instrutores no mínimo
    Dir. de ensino e dir. geral nível superior completo categoria D mínimo dois anos com curso de instrutor e diretor para obter credenciamento junto ao DETRAN
    Instrutor mínimo 2º grau completo com cat D dois anos e curso de instrutor para obter credenciamento junto ao DETRAN
    alvará municipal
    espaço físico mínimo de 90 m² com no mínimo cinco salas mais a recepção
    banheiros masc/femin e para def. físico
    mínimo de dois veículos por categoria pretendida
    Acessibilidade para d.físico conforme normas ANT
    sistema biometrico de ultima geração com internet de alta velocidade
    todos os funcionários com CTPS e salários da categoria
    Após tudo isso o DETRAN lhe dará o seu alvará em dois meses sem contar o prazo do alvara municipal que poderá levar até dois anos se o imovél não haver restrições para isso
    Montar um buteco ou um comercio simples vc bota o negócio p funcionar antes dos alvarás e consegue bancar o aluguel e outras despesas mas auto escola ou CFC vc tem que ter muito capital de giro até iniciar o trabalho então é melhor comprar uma já pronta e funcionando mas veja se esta enquadrado na portaria do DETRAN e na resolução 358 denatran pois vc poderá comprar uma dor de cabeça em vez de uma auto escola
    Boa sorte

    • Olá Sergio… sou do parana e como vc tem bastante informaçao sobre abrir uma auto escola … gostaria de saber se eu consigo abrir uma auto escola somente com o curso teorico? Pois nao me interesso em curso pratico.
      Obrigado

  13. eu estou investindo dinherio na poupança da caixa econômica federal pretendo compra uma casa,depois um carro,depois e pretendo estuda direito,administração e economia e pretendo viaja há negocios para o brasil e para outros paises do mundo depois pretendo compra uma moto,ônibus,caminhão e carreta

  14. Ola gostaria de montar, uma auto-escola, qual é o investimento e quanto vou gastar em documentação? e eu preciso fazer augum curso?

    preciso de respostas, urgente.

  15. ola boa tarde moro em sp tehno vontade de montar uma auto escola no nordeste,as burocraçias finamçeiras seria maiores ou averia, grandes e pequenas diferenças finamçeiras, obrigado agusrdo respostas….

  16. ATENÇAO INTERESSADOS EM ABRIR CFC NO ESTADO DA BAHIA, PRESTO CONSULTORIA EM ABERTURAS, INTERESSADOS ENCAMINHAR EMAIL. ATENÇAO! NAO TENTE ABRIR ANTES DE CONHECER AS NORMAS E PROCEDIMENTOS.

  17. É um bom ramo, mas de muita responsabilidade e muito cansativo, alem de muita paciência. Eu tenho uma, estou ha quatorze anos no mercado, ja me aposentei, e estou na eminencia de vende-la.

  18. como faço para abrir um cfc?
    qual o primeiro passo que devo dar?
    eu ja tenho os 2 carros e 2 motos e sala comercial!
    diretor de ensino e diretor geral precisam ter CNH ‘D’?

  19. Qual as regras para abrir uma CFC numa Comarca pequena onde ja possui uma,qual a população minima que o Detran exige uma não existe essa regra? Por favor me responda.

  20. Gostaria de saber se tem alguém que trabalhe na área de consultoria focado em montar CFCs auto escola ou se tem alguém que poderia me ajuda em questão de quanto gastaria mas ou menos em documentação qual seria o tamanho médio da loja que tenho que providenciar para abrir tipo, tamanho da sala de aula teórica, recepção, sala de diretor de ensino e geral, secretaria agradeço desde já.

  21. Bom dia!! Estou pretendendo abrir uma emplacadora de veículos em Pernambuco, e gostaria de algumas dicas, você poderia me ajudar?? Desde já agradeço.

  22. Boa tarde.
    Sou habilitada para dar aulas e trabalho em uma auto escola.
    Você pode me informar se para montar uma auto escola só para aulas teóricas,simulador e para habilitados se as exigências e documentação são as mesmas?

    Att,
    Rosana

  23. Estou vendendo uma Auto Escola em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
    Tem 7 anos no mesmo endereço, aluguel “barato” de R$ 1.520,00. Com 2 vagas de garagem na frente, totalmente aderente a legislação em termos de metragem das salas, banheiros, docs (álvará da prefeitura, bombeiro, Detran, etc), ou seja, funcionando.
    1 VW GOL G6 1.0 2013 / 1 CELTA LT 1.0 2012 / 1 MOTO CG125 FAN KS 2013 / 1 MOTO CG150 FAN ESI 2010
    Frente fechada com portas de vidro de correr, 2 computadores, mesas, cadeiras, armários, 2 telefones sem fio, impressora laser, extintores, cozinha completa, 1 ventilador de parede.
    Contabilidade em perfeita ordem, realizada por contador. Sem qualquer dívida. 2 Instrutores de aulas práticas contratados no regime C.L.T.

  24. Boa tarde, tenho uma auto escola em SJRP e estou vendendo por motivo de mudança, se alguém tiver interesse favor entrar em contato.

  25. Boa noite,

    Gostaria de saber se eu posso comprar uma auto escola em um estado e levar o mesmo para outro estado? Se alguém souber informar fico agradecido.

  26. bom vc está com idéia de comprar ou montar um CFC(autoescola)..ok…em primeiro lugar vc nao pode ser normal…precisa ser louco ou meio louco…digo isso pq tenho CFC devidamente registrado no DETRAN…ja ha muitos anos + de 40…confesso q qdo comecei trabalhar no ramo de autoescola..olha a gente ganhava muito bem..os instrutores eram bem remunerados..com certeza era um bom negocio..mesmo durante o regime militar…nunca tivemos nehum tipo de problemas .mas depois que o DETRAN…tercerizou todas as CIRETRANS…..tudo foi por água abaixo…..hj quem tem autooescola..não consegue sobreviver desse ramo……resumindo…..depois q o DETRAN..criou um sistema de aula com presença digital dos alunos.tbm aulas em simulador com altissimo custo ..juntando com a crise foi o EXTERMINIO das Autoescoolas…..não tem como sobreviver pagar os encargos da empresa…obs: um tal de Celso russulmano(idiota) criou a obrigatoriedade de aulas noturnas…..isso tbm foi um verdadeiro cáos……desculpe —mas essa é a verdadeira realidade….podem acreditar…

  27. olá amigos meu nome é Denildo Hackbardt Plaster a minha família tem auto escola a 30 (trinta) anos AUTOESCOLA IMPERIAL vila velha-es, o problema é que você investe tanto (família, saúde,dinheiro,tempo,dedicação etc…) que você não consegue sair, mudar de ramo? por esse motivo pense muito antes de entrar no negócio aqui nós estamos com alguns funcionários fiéis que estão com a gente a um certo tempo e para você mandar embora eles levarão em média 2 carros para pagar 50% do FGTS para eles, mas se você quiser reter talentos você tem que passar por isso e acaba que eles viram seu sócio sem você perceber ou quando percebe já é tarde, fora o que o amigo sérgio já mencionou antes! ainda tem a depreciação dos veículos que é cerca de 50% então você já está perdendo algum dinheiro, e existem muitas oscilações de mercado você nem sempre está em um ano que ganha dinheiro tem ano que você paga para trabalhar foi o caso de 2016, eu trabalho todos os dias acordo as 5:40 e a autoescola abre as 7:00 e fecha as 21:00 horas. e para sobreviver muitos baixam o preço para se manter respirando pelo canudinho. se eu conseguisse mudar de ramos? com certeza mudaria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here