Como montar uma fábrica de temperos – Guia Passo a Passo 2023

Como Montar Uma Fábrica de TemperosA fábrica de temperos tem a possibilidade de trabalhar com uma diversidade de aromas, sabores, cores e com criatividade que faz com que os temperos tornem a cozinha mais bonita e criativa.

Há espaço no mercado para explorar diversas possibilidades de temperos, que já são tradicionais e temperos novos.

Para entrar no negócio e se dar bem no ramo de temperos é necessário que a fábrica de temperos receba fornecimento constante de matéria-prima para transformação em temperos e outros insumos.

Mercado da fábrica de temperos

O mercado da fábrica de temperos é relativamente a metade do comércio, pois o ele é formado por empresas médias, grandes e pequenas e não possui altas barreiras de entrada, uma vez que a produção não é cara. O que diferencia o sucesso das empresas é a capacidade gerencial, capacidade de distribuição e de marketing.

É necessário que os novos empresários, que estão entrando no ramo de temperos, pesquisem quais as possibilidades reais de realização de  negócios e de se fechar contratos com  diferentes segmentos.

Localização da fábrica de temperos

A fábrica de temperos deve se localizar próxima a redes de fornecimento, se localize próxima a supermercados grandes e pequenos,quitandas e outros comércios.

A localização deve garantir também que as fábricas recebam matéria-prima constante e, portanto, deve estabelecer uma eficiência logística tanto para recebimento de matéria-prima e insumos quanto para a expedição de produtos.

Estrutura da  fábrica de temperos

A estrutura básica de uma fábrica de temperos tem um espaço entre 100 a 160 m² com departamentos divididos em espaços para recepção da matéria-prima, planta para fabricação, outros espaços que são reservados para montagem de escritório, depósito, expedição e vendas dos produtos.

Organização do processo produtivo na fábrica de temperos

A fabricação de temperos é bem simples e existem métodos específicos para tratamento e conservação de temperos que não requer muito trabalho, para que sejam processados e conservados os temperos.

As etapas de produção na fábrica de temperos seguem o processo produtivo: secar os temperos – reduzir a matéria-prima a pó – com o volume reduzido de temperos, logo após os temperos serão embalados.

Os custos de fabricação dos temperos são bem reduzidos, pois a matéria-prima é reduzida de volume para só então ficar pronta para o consumo, o que representa que se terão baixos custos com a matéria-prima.

Este é um fator que é vantagem na produção de temperos é que os produtos à base de temperos representam uma economia de escala, pois a fábrica de temperos possibilita que sejam produzidos saquinhos em grande escala para um determinado volume de matéria-prima.

A conservação é realizada em estufas com baixa temperatura, o que promoverá uma melhor conservação dos produtos.

Vai dar lucro?

O processo de conservação é realizado de forma a preservar as vitaminas, sais minerais e outros produtos a serem conservados, inclusive os aromas.

Dominando todas essas técnicas de produção, os temperos conservarão suas propriedades e substâncias, mantendo um bom prazo de validade padronizado.

Concorrência de uma fábrica de temperos

Para produzir temperos não são necessários altos custos com fabricação e empacotamento, por isso para que haja concorrência na produção e venda, a fábrica de temperos concorrerá com a qualidade e eficiência na produção, pois não existirá concorrência por custos, sendo que os temperos possuem um preço baixo no mercado.

Portanto, para concorrer no mercado de temperos, é necessário que o empresário encontre uma forma de concorrer com diferenciação do produto, seja na embalagem, na escolha de aromas, etc.

Os riscos do empreendimento em uma fábrica de temperos

O maior risco do empreendimento é quanto ao fornecimento de matéria-prima, que de acordo com as sazonalidades de colheita e economia poderão sofrer oscilações, o que proporcionará desníveis na produção, armazenamento e vendas da fábrica de temperos.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Equipamentos da fábrica de temperos

Os equipamentos necessários para a fabricação de temperos são: moinhos, balanças de precisão, utensílios, seladoras automáticas, rotuladoras, datadoras e outros equipamentos.

A fábrica de temperos investirá também em móveis para o escritório, material de expediente, veículos utilitários, etc.

Vai dar lucro?

Rótulos e embalagens na fábrica de temperos

Após serem produzidos, os temperos serão conservados em vidro ou recipientes de porcelana para depois serem embalados.

De forma resumida, eles são fabricados da seguinte forma: os temperos são secos e depois moídos, são acondicionados em saquinhos fechados com seladoras automáticas para melhor conservação e logo após, embalados e rotulados. 

Os rótulos e embalagens, segundo normas expedidas pela Vigilância Sanitária, devem descrever o peso, valor nutricional, validade, data de fabricação, ingredientes e outros.

Os tipos de temperos que poderão ser produzidos serão: pimenta em pó, cheiro verde, cravo da Índia, canela e outros.

Marketing da fábrica de temperos

A divulgação da fábrica de temperos é algo que deve ser planejado quanto aos custos e benefícios e quanto ao poder de fortalecimento da marca, imagem, comunicação com o público e outras providências como vídeo institucional, folhetos, catálogos e outros materiais.

Para abrir uma fábrica de temperos é necessária a análise dos pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades.

Os pontos fracos para fabricação de temperos é quanto ao sistema logístico, que se não for eficiente, o abastecimento não será constante, não terá redução de custos ou a qualidade da matéria-prima e insumos será insatisfatória, sendo que a logística deve também ser eficiente para  o escoamento da produção.

Os pontos fortes na produção de temperos são quanto à comunicação com diferentes segmentos como: atacadistas, varejistas, distribuidores em geral.

A forma eficiente de comunicar um novo produto pode ser considerada um ponto forte, já que os produtos são produzidos e comercializados com barreiras de entrada para posicionamento e participação no mercado.

As ameaças encontradas para comercializar os produtos são as barreiras de entradas para a participação e posicionamento dos produtos.

As oportunidades encontradas serão para o diferencial de produtos, como salsas desidratadas e outras possibilidades de diferenciação como a mistura de temperos, a forma de embalar e outros.

Pessoal da fábrica de temperos

A fábrica de temperos pode empregar operadores para fabricação dos temperos em si. Os outros colaboradores trabalharão com administração, compras de matéria-prima e insumos, representantes comerciais e outros.

Exigências legais da fábrica de temperos

Para produzir de acordo com as normas expedidas pela Anvisa, a fábrica de temperos deve organizar a sua produção de acordo com a divisão de Vigilância Sanitária para Alimentos – DINAL.

A Lei nº 7.967/89 institui normas sanitárias e multas para o desacordo das normas. O Decreto-Lei- nº 986/69 fala sobre Normas Básicas sobre alimentos em geral e é útil em sua fábrica de temperos.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorYes cosmetics: Franquia Lucrativa e Boa Opção na Crise
Próximo artigoComo Abrir Uma Loja de Camping
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia!
    Gostei das ideias de montar uma loja de produtos fabricando tempeiros.
    Preciso saber quem são os fornecedores e os investimentos são menores.

  2. boa noite . estamos estudando com cautela e muito cuidado eu e minha esposa para entrarmos no ramo fabricar tempero principalmente de alheo , já fabricamos em casa , porem tudo manual e em pequena quantidade . obs: gostaria de receber orçamento de um fabriqueta montada com todos equipamentos necessários para iniciarmos nossa fabriqueta . no aguardo grato.

  3. Sem duvida, as dicas sao fantasticas, pois estou nessa atividade ha 5 anos, realmente, o caminho traçado com muita humildade, respeito aos concorrentes a tudo e a todos, o sucesso eh certo.
    Muito obrigado, com as dicas devo melhorar cada vez mais meu empreendimento.

    Grato,

    Abraçao

    • queria montar uma pequena fabrica de condimentos principalmente coloral caseiro como eu faço e o que eu vou precisar fazer para que o pessoal da vigilancia aprove.

  4. gostei muito das dicas p. ganhar dinhiero facil.Mas quero abrir, comprando de uma distribuidora. ex. bala. pirulito. ou franco assado. etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here