Como abrir uma empresa de telemarketing [9 Etapas]

como abrir uma empresa de telemarketingO telemarketing é um recurso bem conhecido e eficaz para vendas e divulgação, por isso tantas empresas recorrem a esse serviço e pode ser uma boa alternativa abrir uma empresa de telemarketing.

O telemarketing é uma das empresas que precisam de gestão em estrutura e em recursos e um dos recursos que necessitam de uma gestão constante e de desenvolvimento é a gestão de pessoas, pois os operadores de telemarketing constituem o recurso crítico para o sucesso das operações.

Outro fator de sucesso para a empresa de telemarketing é a tecnologia utilizada.

Mercado da empresa de telemarketing

A empresa de telemarketing pode vender diversos serviços e produtos, basta que seja realizado um contrato e que se comprometa e ofereça o mesmo nível de serviços para todas as empresas que solicitaram os serviços.

Por isso uma empresa de telemarketing que foi contratada para vender churrasqueiras para varejistas deve fazê-lo com o mesmo entusiasmo para vender plano de saúde.

Ou seja, todos os clientes deverão receber o mesmo serviço, mas antes de conseguir contratos é preciso primeiro que a empresa monte uma estrutura básica para iniciar suas operações e conquistar seu lugar no mercado.

Muitas empresas possuem o seu próprio departamento de vendas com sistema de telemarketing ativo ou o SAC (serviço de atendimento ao consumidor), mas a maioria, por questão de custos e desempenho de serviços, prefere terceirizar essa atividade.

Estrutura da empresa de telemarketing

A estrutura da empresa de telemarketing requer pontos de telefonia, tecnologia telefônica, computadores, mesas com divisórias, aparelhos sonoros para os operadores, softwares voltados para atividades em telemarketing e outros aparelhos para a automação do processo produtivo.

Organização do processo produtivo na empresa de telemarketing

As atividades de telemarketing são voltadas para a comunicação e por isso exige que se realize um plano de comunicação e haja um breve treinamento dos funcionários sobre o que eles irão comunicar, qual produto ou serviço, ou seja, conhecer para vender. É necessário também um conhecimento prévio do público-alvo.

Telemarketing e vendas na empresa de telemarketing

Todas as vendas obedecem a um processo e na área de telemarketing isso não é diferente: o telemarketing ativo tem como objetivo a venda e a prospecção de clientes.

A prospecção de clientes é a fase em que os serviços de telemarketing são solicitados pelas empresas com o objetivo de aumentar a carteira de clientes e o número de contratos.

Diante da necessidade de prospectar clientes para a venda de produtos e serviços, o próximo passo é a ser executado é o estudo do público-alvo, o qual a mensagem irá se dirigir e qual a abordagem que melhor atingirá esse público.

A abordagem é algo fundamental nos serviços e que requer técnicas e dedicação da empresa de telemarketing, que deverá avaliar o desempenho das abordagens e possíveis mudanças.

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Vendas na empresa de telemarketing

O telemarketing ativo e voltado para as vendas deve ter uma preocupação constante com a mensagem, a abordagem, as respostas a informações e objeções passadas nas ligações e ainda o poder de vendas.

Se o serviço de telemarketing contratado pela empresa for aquele que tem como objetivo a venda  de produtos e serviços, então este serviço deverá responder todas as expectativas de vendas, pelo menos no que tange o canal de telemarketing.

Portanto, a abordagem e serviço geral de telemarketing deverão avaliar as necessidades do público-alvo, apresentar o produto da melhor forma possível e ainda realizar o acompanhamento necessário de pós-venda.

Estratégia da empresa de telemarketing

A empresa de telemarketing deve aproveitar todas as oportunidades de crescimento e expansão dos serviços e produtos oferecidos.

Para se estabelecer no mercado e conquistar uma participação de mercado, devem trabalhar com fidelização de clientes e no constante aperfeiçoamento de seus serviços para atender melhor e expandir seus serviços.

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Para uma estratégia de crescimento, só tem um caminho: a diversificação de serviços e o aumento de clientes, ou seja, têm empresas que se especializam em atender um ramo ou setor da economia, outros diversificam os serviços atendendo vários produtos e serviços de diversos setores; e ainda há a estratégia de diversificar os serviços, atendendo os clientes com o uso de telemarketing ativo, receptivo e serviços de Call Center para resoluções tecnológicas ou outras dúvidas.

Equipe da empresa de telemarketing

O pessoal atuante nos serviços de telemarketing deve ser constantemente treinado e atualizado sobre os requisitos de qualidade dos serviços, como também sobre o uso de novas tecnologias.

Vai dar lucro?

No momento da seleção é bem comum que as empresas prefiram recrutar profissionais que não possuem muita experiência, mas que serão facilmente capacitados para o serviço. Para isso é necessário treinamento e motivação constante.

Por isso a gerência e a supervisão devem deixar bem claro para toda a equipe quais as metas a serem alcançadas e quais os requisitos de qualidade.

O operador de telemarketing deve possuir habilidades como: boa oratória, dicção, capacidade de comunicação, habilidade de negociação, trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade e ainda saber trabalhar sob pressão.

Gestão de pessoas na empresa de telemarketing

O setor de telemarketing é muito estressante, pois existem metas de vendas, de ligações, processos padronizados e muitas vezes repetitivos, cobranças por melhor desempenho e alcance de metas.  Esse ambiente faz com que operadores ou até mesmo supervisores entrem em constante conflito e estejam sempre em situação de estresse.

Para isso, algumas medidas podem ser tomadas para que o ambiente de trabalho não seja tão pesaroso.

Iniciativas como ginástica laboral, ideias de integração da equipe com jogos no fim de semana, festas de aniversários, reuniões de feedback e comemoração por metas alcançadas tornam o ambiente de trabalho mais agradável e a equipe mais produtiva.

A legislação trabalhista estabelece que a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing é de seis horas diárias, o que dá 30 horas semanais, sendo que muitas empresas funcionam no sábado, podendo ter uma jornada organizada para que pelo menos uma vez por mês o operador tenha o sábado livre.

Essa iniciativa da legislação trabalhista busca reduzir doenças laborais e o estresse comum na categoria.

Automação da empresa de telemarketing

A automação é fator crítico de sucesso para a empresa de telemarketing, pois torna o serviço mais dinâmico e livre de erros, o que garante produtividade e ganhos.

Para automatizar os serviços alguns aparelhos são essenciais:

Discador automático – esse sistema seleciona os números e discagem, tornando o serviço do operador mais ágil e sem erros.

Ura (Unidade de Resposta Audível) – esse sistema consiste em transmitir informações que são básicas de acordo com o número que o cliente digita e promove redução de custos de mão de obra na empresa de telemarketing.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Tenho uma pequena empresa de brindes personalizados e estou tentando inovar montando uma linha própria de bolsas para maternidade, também já estou iniciando uma loja virtual somente voltado para este seguimento, porém a questão e a dificuldade maior está nas vendas, por isso estou procurando por auxilio sobre a questão de montar uma equipe de vendas ainda que seja bem pequena.

    Obrigado pelas informações que certamente são muito proveitosas.

    Att,

    Douglas

  2. Bom dia! gostaria muito de saber quanto precisaria pra iniar um negócio no mesmo segmento? levando em consiferação q seria uma micro empresa.

  3. Tenho muitas dúvidas e pouco dinheiro pra investir, mas quero e vou fazer algo que me de uma renda extra. Obrigado, pois estou tendo outra visão. Porém ainda não sei o que fazer.

  4. como possoconseguir clientes claros,oi,tim net…começar uma empresa pequena como eles podem contratar minha empresa para vendas ativas de telemarketing?

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