Fábrica de iogurte: Aprenda Passo a Passo como Montar a sua

Fábrica de IogurteQue tal ter uma fábrica de iogurte? Desde que o iogurte se popularizou no mundo, o consumo pelo produto vem crescendo assim também como as variantes e as novas formas de se produzir iogurte que agora admitem novos sabores, consistências, misturas e outras variações.

Dessa forma, a fábrica de iogurte pode encontrar oportunidades no mercado para ampliação de vendas, modernização da fabricação e outras oportunidades que crescem juntamente com o mercado de iogurtes.

Mercado de uma fábrica de iogurte

O iogurte é fabricado de forma artesanal e distribuído em pequena escala ou então fabricado em grande escala com métodos industriais mais modernos para uma produção em série.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Quando o assunto é mercado sabe-se que o consumo de iogurte é certo e que o produto não falta na geladeira do brasileiro, sendo que é consumido por pessoas de todas as idades por possuir um valor nutricional que cumpre o papel de complemento alimentar, pois é um produto enriquecido com vitaminas e minerais.

Para empresas que estão iniciando uma fábrica de iogurte é necessário a realização de uma pesquisa que avalie quais as possibilidades de distribuição, como se comporta o mercado, como a concorrência fabrica e vende seus produtos.

Ela é bastante útil também para que a fábrica de iogurte tome decisões como: localização, fornecimento, canais de vendas, distribuição e outros.

Estrutura da  fábrica de iogurte

O espaço para a fábrica de iogurte deve dispor de pelo menos 100 m² para planta industrial, depósito, escritório, sala de reuniões, copa , banheiro, vestiário e outros.

Nomas da Anvisa em uma  fábrica de iogurte

A Anvisa tem normas específicas para uma fábrica de iogurte, como normas para higienização, rotulagem e outros procedimentos.

Por isso é importante que os empresários acesse o site da Anvisa e consulte as formas de tornar a produção aceitável e como a fábrica deve organizar o Manual de boas práticas que é exigido pela Anvisa.

Localização da  fábrica de iogurte

A localização é fator estratégico também para a fábrica de iogurte, pois ela deve se localizar onde o fornecimento de matéria-prima é abundante, o que diminui os custos logísticos.

Antes de escolher uma localização, é necessário que haja uma pesquisa sobre a mão de obra da região, se é abundante e qualificada.

Fornecedores da  fábrica de iogurte

A fábrica de iogurte têm a necessidade de fornecimento de matéria-prima, grande quantidade de leite e outros componentes complementares na fabricação.

Por isso é importante que a fábrica de iogurte seja servida por fornecedores próximos que possam abastecer a produção com grande quantidade de matéria-prima e por um custo baixo.

E além dos fornecedores de matéria-prima, o fornecimento de embalagem deve ser também estudado, pois o fornecedor deve ser capaz de fornecer embalagem de acordo com os requisitos de qualidade e de marketing da fábrica.

Canais de distribuição da  fábrica de iogurte

Os canais de distribuição devem ser desenvolvidos de acordo com a estratégia de custos, velocidade e qualidade.

Outra observação a ser considerada é o sistema de logística,o nível de terceirização e o nível de profissionalização do departamento logístico.

O fluxo de distribuição é outro fator importante para a fábrica de iogurte, pois a indústria deve analisar se vender diretamente para o varejo ou diminuir etapas e intermediários será mais vantajoso para a empresa.

Todas essas considerações sobre o sistema de distribuição dos produtos deve ser pesada para que os custos e qualidade nas entregas ao varejista e ao consumidor final seja preservada.

Para isso é necessário observar: a variedade de produtos, o volume de produção e capacidade produtiva, tempo de entrega, informações suficientes e eficiência do canal de distribuição.

Informatização e comunicação na fábrica de iogurte

Para estabelecer um canal de distribuição eficiente, como também de produção, é importante contar com uma capacidade de informatização e comunicação com processos informatizados, o que agiliza, organiza e possibilita maior capacidade de análise de estoques, clientes, relacionamento comercial e outros fatores que tornam a gestão mais hábil.

Por isso invista em informatização e comunicação para tornar o relacionamento com o cliente mais eficiente, criando confiabilidade e credibilidade.

Os rótulos de produtos como iogurtes devem cumprir as funções de informar a validade, o valor nutricional do produto, as calorias, os ingredientes e todas as informações que são exigidas pela Anvisa.

Sendo que têm também a função de marketing, por isso a fábrica de iogurte deve investir em uma rotulagem que tenha embalagem que agrade ao cliente sendo atrativa, principalmente quando o iogurte tem como público-alvo o público infantil.

Tendências de mercado em uma  fábrica de iogurte

Para ser competitiva no mercado, a fábrica de iogurte deve investir na variedade de produtos. oferecendo diversos sabores e consistências.

Outra forma de diversificação para a fábrica de iogurte bem competitiva no mercado é o oferecimento de iogurtes diet e light e ainda a linha funcional que consiste em iogurtes com fibras, iogurtes reguladores, preparados com leite desnatado e outras variações de iogurte que possuem potencial consumidor.

Pronto para abrir uma fábrica de iogurte? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here