Como Abrir uma Agência de Conteúdo: investimento, vantagens e dicas

Como Abrir Uma Agência de ConteúdoA informação é hoje a base do sucesso de qualquer empreendimento. Se antes o conhecimento do homem servia à melhoria e aperfeiçoamento de equipamentos, hoje em dia as próprias ideias são os negócios, elas é que são vendidas e os lucros surgem devido a esse movimento.

Por conta disso, em meio a esse cenário extremamente atual, muitos empreendedores podem investir em abrir alguma empresa relativa a essa realidade. Uma delas é agência de conteúdo na internet. Mas como ela pode ser aberta? O que ela oferece?

O que a agência de conteúdo oferece e quem são os seus clientes

A agência de conteúdo oferece produção, edição e planejamento de conteúdo exclusivo para os fins jornalísticos e corporativos. Negócios que necessitam de textos bem feitos, apurados com tamanha rigidez e rigor de jornalistas profissionais podem contratar uma empresa como essa.

Os produtos oferecidos em uma agência de conteúdo são os mais diversos: reportagens para a imprensa, trabalho freelancer em geral, como apuração dos fatos, procura de fontes adequadas, alimentação de sites ou blogs de empresas ou de público segmentado, textos para house organs, projetos de mídia impressa em todas as fases (planejamento da publicação, planejamento gráfico, editorial, matérias, fotos, ilustrações e diagramações), pesquisas para publicações, ghost writing para artigos on line, textos para material publicitário, roteiros para vídeos documentais e empresariais e atualização das redes sociais usadas pelas empresas.

Além desses materiais clássicos, as agências podem ainda oferecer outros serviços, como ações promocionais de conteúdo e usar técnicas de SEO para que os textos sejam encontrados com facilidade na internet.

Como é composta a agência de conteúdo

Os interessados em empreender nesse sentido devem ser jornalistas ou precisam contratar jornalistas para tal. São diversos os produtos oferecidos, mas a base da produção é feita exatamente por tais profissionais da comunicação.

Eles é que vão apurar os fatos, procurar saber os pontos que devem ressaltados, ter a capacidade de produzir os textos com os ideais de objetividade e imparcialidade (conforme as exigências do cliente) inerentes à atividade jornalística e publicarão de acordo com regras de diagramação que permitem a leitura e entendimento das mensagens da melhor maneira possível.

Por isso, uma equipe será contratada pela agência de conteúdo de acordo com o porte de clientes que a empresa atende. Por exemplo, se a agência de conteúdo se propõe a produzir para empresas de médio porte e a demanda não for muito grande, uma equipe de três profissionais já é o suficiente.

O número deles é fundamental para a qualidade das matérias. Não adianta colocar muito trabalho para cada um porque é uma espécie de trabalho intelectual, que necessita de pesquisas, de tempo para apuração, de tempo para escrever e para criar a publicação. Por isso, conforme for aumentando a demanda, também será preciso contratar mais profissionais.

Também será preciso ter profissionais que trabalham com diagramação, pois eles dominam os programas de editoração e poderão executar todos os serviços de maneira profissional. Não é recomendável que use o jornalista para apurar, produzir textos e ainda cuidar da montagem das páginas.

O máximo que esse pode fazer é dar indicações de localização das matérias, das fotos e colocar títulos e legendas, mas o trabalho final de diagramação deve ser feito pelos especialistas.

Vantagens do negócio de uma agência de conteúdo

Aqueles que desejam abrir uma agência de conteúdo devem ter em mente que o negócio é rentável porque os clientes podem adquirir conteúdo de qualidade por um custo acessível, bem diferente do que manter uma redação para produzir textos e fotos próprias, tornando tal atividade algo bem caro.

A agência de conteúdo também trabalha com prazos estipulados e qualidade, pelo fato de ser algo tratado com rigor de profissionais da área.

Vai dar lucro?

Os clientes poderiam pensar em contratar freelancers no lugar da agência de conteúdo. Existe uma diferença fundamental nesse sentido: aqueles que trabalham por conta própria, muitas vezes, não reservam um tempo específico para fazerem os textos e produzirem o que for necessário, refletindo então na qualidade do material.

Já na agência de conteúdo, a equipe é própria, a dedicação é exclusiva e assim todo o material a ser comercializado é bem mais interessante para quem contrata o serviço.

Como os produtos de uma agência de conteúdo tornam-se conhecidos

Os materiais fornecidos pela agência de conteúdo na internet podem tornar-se conhecidos por fazerem parte de sites com posicionamento digital (SEO). Desse jeito, tudo o que é escrito ali pode ser facilmente encontrado pelas buscas feitas na internet e isso só traz rentabilidade para quem contratou o serviço.

Localização da agência de conteúdo

Como se trata de uma agência que produzirá conteúdo para a internet, a localização da empresa não é tão importante assim, já que a negociação poderá ser feita pela rede. Mas é claro que é preciso pensar em uma localidade em que os possíveis clientes possam fazer reuniões, explicar o que exatamente querem e fechar contratos.

Locais com boa iluminação pública, estacionamento, bairros de fácil acesso, coleta de lixo adequada, segurança pública eficiente e aluguel que não seja tão dispendioso são importantes para uma agência de conteúdo.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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