Franchising: O que é, Tipos, Contratos, Vantagens e Dicas

FranchisingO franchising representa um negócio em que as franquias concedem aos franqueados o direito de utilizar a marca ou patente juntamente com o direito de distribuição de produtos ou serviços.

O sistema de fraqueamento é formalizado com contrato. O contrato formaliza o acordo entre as partes para utilização da marca, conceito de marca, produtos ou serviços.

Além do uso da marca, o franqueado utilizará também o direito de uso de tecnologia, métodos e técnicas ou ainda sistemas administrativos, financeiros e operacionais.

Mercado de Franchising

O mercado de franchising está em alta, porque as franquias além de representar um mercado rentável também possuem poucos riscos e, portanto, tem sido cada vez mais uma opção de negócios.

O setor de franquias tem mercado promissor em diversas regiões do Brasil, não existindo mais a concentração de franquias apenas nas capitais do país.

Um exemplo é Ji-Paraná em Rondônia local em que as franquias de sorvete de iogurte são um sucesso.

Um dos motivos para que as franquias se expandem com tanto sucesso é que para maioria dos negócios franqueados existe não só uma diversidade de possibilidades em fazer negócios como também a qualidade de produtos e serviços oferecidos, além dos investimentos iniciais atenderem a diversas condições financeiras.

Todos esses fatores fazem com que haja maiores oportunidades no setor de franchising.

Investir em franquias está sendo mais vantajoso economicamente falando, pois em alguns estados brasileiros somente 8% das empresas chegam à falência dentro dos difíceis cinco primeiros anos.

O bom momento do setor de franquias é graças ao mercado nacional, pois 90% das empresas franqueadoras são nacionais e 50% das lojas dos shoppings centers são formados por lojas franqueadas.

Mas o sucesso das franquias depende também do incentivo externo que vem do mercado. Isso, porque as empresas que decidem abrir rede de franquias encontram no mercado alguns fatores:

Pequeno empresário – os microempreendedores são os que mais investem em franquias e com isso, o processo de expansão é mais veloz. Descubra aqui franquias baratas de sucesso.

Expansão – no atual mercado de franquias enquanto algumas empresas já têm experiência em franquear, outras empresas inauguram rede de franquias.

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Como as Empresas Podem Abrir um Franchising

Todas as empresas atravessam o mesmo ciclo: nascimento, desenvolvimento e expansão.

O nascimento de uma empresa é sempre difícil. A empresa luta para continuar no mercado, para se desenvolver e se tornar cada vez mais competitiva.

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O desenvolvimento é também um processo de dedicação intensa, pois a empresa deve solidificar seu nome no mercado e construir conhecimento que garanta sucesso, aprendizado e competitividade de mercado.

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Quando a empresa está se desenvolvendo com sucesso já se prepara para o próximo passo que é a expansão. Para expandir seus negócios uma ótima alternativa para as empresas é investir no setor de franquias.

Mas, antes de investir em franchising a empresa precisa adquirir conhecimentos sobre essa nova etapa.

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As empresas que desejam expandir seus negócios e contar com mais unidades são as franqueadoras. Para franquear com sucesso, siga as dicas:

Plataforma de negócios – para franquear, as empresas devem escolher os candidatos a franquias, sabendo quais as necessidades, expectativas, capacidade de recursos, afinidades do candidato com o negócio da empresa.

Sucesso – as empresas devem se dedicar para que os franqueados não quebrem e não desistam do negócio nos primeiros anos de franqueamento. Com isso, as empresas podem financiar a taxa inicial, dentre outros.

Controle – é papel das empresas que abrem franquias oferecer orientação e as ferramentas gerenciais para as franqueadas atinjam resultados e saibam guiar o negócio na direção certa.

Aprenda aqui como abrir uma franquia.

Divulgar a Franquia

As empresas que pretendem conseguir franqueados devem investir em divulgação de franquias. Muitas vezes uma marca é forte no mercado e conhecida, mas isso não quer dizer que será uma franquia desejada pelos empresários.

Para se tornar uma franquia de sucesso uma empresa deve cumprir seu papel:

  • Licenciar marca e sistemas administrativos e gerenciais.
  • Prestar consultoria.
  • Desenvolver tecnologia e métodos próprios do negócio.
  • Lançar sempre novos produtos e serviços.
  • Ser competente ao atender as necessidades do franqueado.

Franquias que oferecem suporte e orientação são franquias que se beneficiarão com o sucesso das unidades franqueadas.

Lembrando que sucesso não é só lucro, é também uma boa imagem no mercado.

Formatos de Franquias

Para atender às diversas necessidades do mercado e dos franqueados, as franquias têm inovado a forma de apresentar o negócio.

Com isso, as lojas tradicionais não atendem mais as expectativas criadas pelo mercado, criando assim as franquias em quiosques. As franquias em quiosques são solução para deixar a concorrência por espaços nos shoppings, pois os quiosques ocupam menos espaço. Veja aqui sobre franquia de esmaltes.

Os quiosques são inovadores, representam um formato mais dinâmico e jovem de apresentar o negócio. Outra vantagem é que as franquias em quiosques possuem um custo menor de investimento inicial.

Portanto, os quiosques são indicados para empreendedores que procuram franquias de baixo investimento e atendem também a necessidades das franquias para não perder essa clientela.

Mas, é necessário ficar atento a isto, pois os espaços movimentados nos shoppings são bem disputados e os quiosques costumam pagar caro para se instalar.

Outra recomendação para empreendedores que pretendem investir em quiosques, é se atentar sobre o rendimento mensal e prazo de retorno, pois mesmo que o investimento inicial seja em uma franquia de baixo custo, o retorno deve ser satisfatório.

As principais franquias de quiosques são:

  • Chilli Beans – para venda de óculos escuros
  • Contém 1 g – venda de cosméticos
  • Chopp Time – cervejas
  • Cacau Show – chocolates e outros

Vantagens e Desvantagens do Franchising

Como em todos os negócios, as franquias apresentam vantagens e riscos para o empreendedor. Por isso, é necessário avaliar se investir em uma franquia realmente atende às expectativas e necessidades do empreendedor.

Portanto, vejamos algumas vantagens e desvantagens do ramo de franquias:

Vantagens

  • Iniciar um negócio que já tenha experiência e sucesso nas operações.
  • Investir em uma marca que já é renomada no mercado.
  • O franqueador é responsável pelo planejamento, pesquisas e responsabilidades.
  • Pesquisas de mercado com apoio de especialistas.
  • Volume de estoques com economia de escala.
  • Facilidade de acesso ao crédito.
  • Resposta mais rápida ao mercado.

Desvantagens

  • A autonomia para gerir o negócio com criatividade é limitada.
  • O controle externo é excessivo, pois o franqueador possui interesse direto no sucesso do negócio. Saiba mais como ser bem sucedido.
  • O custo com investimento inicial e taxas de contratação pode ser alto.

Contrato de Franquias

É necessário frisar que antes de assinar o contrato, existem processos prévios a serem seguidos. O processo de pesquisa por franquias e ainda o processo de candidatura e aceitação do franqueado. Esse processo requer a análise da Circular de franquia que deve avaliar os requisitos nos candidatos:

  • O perfil pessoal e perfil profissional;
  • perfil financeiro e o perfil comportamental.

O contrato de franquia deve conter:

  • Situações em que há restrições na participação dos sócios.
  • Relacionamento de negócios dos sócios e proprietários com concorrentes.
  • Direitos aos seus herdeiros.
  • Necessidade de fiadores.
  • Direitos do franqueado em situação de venda da franquia.

Toda vez que o franqueado tiver dúvidas sobre seus direitos e deveres deve consultar a Lei e assim evitar transtornos. Por isso, é recomendada a leitura da Lei nº 8955 de 1994.

Dicas Para Franqueados

Não basta que o setor de franquias seja promissor, é necessário que o empresário que saiba pesquisar e planejar.

As pesquisas realizadas devem se atentar para os fatores:

  • Renome da marca
  • Suporte gerencial
  • Qualidade dos sistemas: sistema gerencial, de marketing, de licenciamento, sistema comercial e outros.

O franqueado deve entender que o sucesso do negócio depende não só da franqueadora como também do franqueado, portanto:

  • Evite a acomodação – busque a solução de problemas e não fique apenas esperando o suporte da franquia chegar.
  • Torne o desenvolvimento do negócio e os processos cada vez mais profissionais.
  • Ao mesmo tempo não se arrisque a solucionar problemas sem que haja conhecimento ou experiência no assunto, portanto, busque orientação principalmente quando o assunto é de cunho financeiro ou contabilidade.
  • Tenha um foco no cliente e não se esqueça da gestão de marketing que engloba não só um atendimento de qualidade como também foco no marketing e divulgação.
  • Buscar aprendizado contínuo e informações sobre o setor e sobre como se tornar mais competitivo.

Tipos de Franquias

As franquias podem ser classificadas de acordo com a evolução em formatos de negócios e evolução no atendimento ao franqueado.

Os estágios de desenvolvimento das franquias podem ser classificados de acordo com o profissionalismo. Ao pesquisar uma franquia é necessário identificar o grau desses fatores, vejamos:

Franquias de Marca e Produto – são caracterizadas pelo uso da marca, por não oferecer exclusividade para o franqueado, por não oferecer suporte e pouca diversidade de produtos.

Franquias de segunda geração – nestas franquias o fator importante são os produtos oferecidos. Essas franquias oferecem mais suporte do que as franquias de primeira geração e quanto às mercadorias, neste tipo de franquias o franqueado adquire mercadorias com taxas de royalties, taxas de promoções. São oferecidas também certa exclusividade em produtos e serviços que foram licenciados pelo franqueador.

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Franquias de terceira geração – essas franquias possuem um modelo de franquias mais avançado oferecendo não só a licença da marca, como também conhecimento operacional e serviços de assessoria com acompanhamento de mais perto. Essas franquias oferecem métodos, processos e sistemas que já foram testados e oferecem para os franqueados: treinamento e acompanhamento.

Franquias de quarta geração – são franquias do aprendizado contínuo. Essas franquias concedem orientação, treinamento, consultoria e maior acesso a informações.

Saiba mais aqui sobre franquias de sucesso.

O Que Achou do Franchising? Deixe Seu Comentário.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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