Como Montar Uma Delicatessen

Como Montar Uma DelicatessenMontar uma delicatessen representa  um exemplo de ideia de negócio que surge a partir de um amadurecimento da ideia de oportunidade, pois para o sucesso do empreendimento é necessário a avaliação de vários fatores.

Como o mercado, o nicho de mercado a ser atendido e outros fatores econômicos a serem levados em consideração, como a estrutura real para o desenvolvimento das atividades e capacidade produtiva diante dos possíveis investimentos.

Mercado de uma delicatessen

O estudo de mercado para determinação de um público-alvo ou nicho de mercado de uma delicatessen passa pelo estudo do mercado consumidor com suas preferências, gostos, hábitos e também referências socioeconômicas como idade e classe social.

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Portanto, para realizar uma pesquisa completa é necessário conhecer o público-alvo da delicatessen, segmentar um nicho de mercado e ainda as tendências de mercado para o ramo.

Comece a pesquisa avaliando a viabilidade local para implantação do negócio.

Localização de uma delicatessen

A viabilidade para a localização é de extrema importância para a instalação da delicatessen. Uma localização ideal é aquela em que existe um público potencial e que irá frequentar a  loja.

Portanto, nessa fase de  pesquisa prévia, realize testes de conceito com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o estabelecimento, informar sobre produtos oferecidos e avaliar o potencial consumidor e disposição em frequentar uma delicatessen.

Liste os locais com maior possibilidade e potencial consumidor quando foram realizadas as pesquisas sobre  gostos e hábitos dos consumidores locais.

Se a população se interessar por uma opção refinada de alimentação (que é a delicatessen) darão início às outras etapas da pesquisa como qual melhor formato e cardápio para agradar o público-alvo.

Concorrência de uma delicatessen

Mesmo que não haja outra delicatessen no local, o estabelecimento deve investir em pesquisa, pois a concorrência poderá oferecer um estilo de lanches mais aceito pelos consumidores locais.

É preciso, portanto, um estudo que decidirá se a delicatessen será um diferencial que atrairá clientes ou se o gosto popular fará com que ela encontre desafios.

Se houver delicatessens concorrentes no local, pesquise se há possibilidade de atrair a clientela diversificando e diferenciando no atendimento e oferta de produtos.

Tendências de mercado em uma delicatessen

Sempre que existe a possibilidade da abertura de uma nova delicatessen há também o gosto por culinária. Muitos empresários só iniciam a atividade por possuir um dom para identificar sabores e saber o que oferecer para os clientes.

Como oportunidade de negócio, é bom alinhar o gosto e conhecimentos culinários ao que  deve ser devidamente oferecido sem esquecer as tendências de mercado.

Atualmente, as delicatessens estão oferecendo diversos sabores de chás. O hábito de tomar chá com acompanhamento está cada vez mais popular e existe uma possibilidade nesse hábito para um um nicho a mais de mercado.

A tarefa dos empresários diante dessa tendência de mercado é pesquisar novos sabores, saber suas propriedades e características dos chás e ainda saber informar e comunicar de forma eficiente para os clientes a Cultura do Chá. Invista nesta ideia.

A escolha do cardápio acompanha a pesquisa de mercado: é uma consequência para o atendimento eficiente dos clientes e é muito importante, pois reflete na  decisão do que oferecer e comprar para obter sucesso na região.

Portanto, verifique quais pratos saem mais, a preferência por novos lançamentos e anote tudo que tem a ver com o cardápio oferecido sem descartar a ideia de inovar.

Plano financeiro de uma delicatessen

O plano financeiro terá a descrição de todos os investimentos, custos e despesas. Para isso, é necessário para organizar um orçamento inicial.

O investimento inicial de uma delicatessen será com a montagem da loja que exigirá investimentos com a arquitetura e adequação do local, compra ou locação de imóveis, compra de mobiliário e de até dois veículos necessários.

A delicatessen terá investimentos com montagem da cozinha com equipamentos para confecção dos lanches.

As despesas iniciais serão com divulgação que torne conhecida a delicatessen, e ainda despesas administrativas com obrigação contábeis e abertura de empresa. Não esqueça ainda das despesas com automatização considerando o sistema contábil, caixa e estoque.

A delicatessen pode optar por um sistema de automatização que integre um software para todos os requisitos: caixa, estoques e até folha de pagamentos. Portanto, informe-se sobre o que o mercado de software pode oferecer e analise custos e benefícios.

Os custos devem ser contabilizados de acordo com o atendimento, pois se calculam os custos de produzir e vender. Uma eficiente gestão de custos deve considerar a produção dos lanches, a embalagem, os acompanhamentos e todos os custos envolvidos entre a produção dos quitutes até o pagamento no caixa.

A delicatessen pode, como oportunidade de  economizar, preferir pelo modelo de negócio em que se encomenda os produtos como bolos, doces  e salgados já prontos e ter o trabalho de fazer sucos, cafés e outros.

É necessário colocar na ponta do lápis todos os custos e despesas para tomar as melhores decisões e a opção entre produzir ou encomendar é de suma importância, Considerando que encomendar tem como consequência a avaliação prévia dos quitutes.

Capacidade de produção em uma delicatessen

Quantos pratos por dia é possível formar com a capacidade instalada de acordo com a estrutura do estabelecimento, os recursos e a mão de obra?

A produção é indiretamente ou diretamente afetada pelo espaço físico, pela existência ou não de equipamentos e tecnologia. Por isso, é necessário um estudo da capacidade real do estabelecimento, levando em consideração que o atendimento e lucratividade estão limitados à capacidade instalada.

Portanto, é preciso um estudo e análise das possibilidades da delicatessen e expandir a capacidade, se possível for, para atender mais consumidores.

A capacidade de produção também é marcada pela quantidade de atendimentos que um estabelecimento pode realizar com economia de custos, agregando valor e obtendo maiores resultados.

Outros fatores ligados ao custo benefício vão além da produtividade, como fatores de realizar mais receitas expandindo o cardápio com redução de desperdícios.

Diferencial de uma delicatessen

Organize eventos como saraus de poesia e outros eventos que tornem a delicatessen frequentada pelo público-alvo e muito conhecida.

Outro fator diferencial é a possibilidade de oferecer uma maior gama de produtos como bolos, salgados, produtos de padaria e abrir e fechar em horários diversos, formando assim um diferencial no atendimento.

Estabelecer um diferencial é importante, mas é preciso foco, pois  delicatessen não é padaria. Então lembre-se de que a estrutura da padaria é diferente e o atendimento também. A delicatessen precisa dedicar tempo ao atendimento, manter o local sempre limpo e arrumado para o recebimento dos clientes e investir no estilo do ambiente.

A decoração é fator crítico de sucesso para as delicatessens com um toque de arte, portanto, adquira potes interessantes, quadros, mesas e cadeiras de antiquários. Estabeleça um  local mágico, pois essa é a proposta da delicatessen.

Plano operacional em uma delicatessen

O plano operacional é de suma importância em uma delicatessen, pois objetiva analisar os processos de produção e atendimento e deve constar no plano de negócios descrevendo todas as operações realizadas na produção e atendimento.

A organização dos processos significa arrumar o estabelecimento de forma que as atividades sejam desenvolvidas de forma mais rápida,eficiente e qualidade.

E para implantação de um plano operacional com eficiência  no atendimento deve considerar o tempo em que os clientes ficam aguardando, redução de desperdícios e outros fatores que refletirão  em melhor gestão de custos e lucratividade.

Fornecedores de uma delicatessen

Uma eficiente gestão de fornecedores é, com certeza, fator crítico para o sucesso quando se deseja montar uma delicatessen, pois o setor de alimentação requer uma urgência nas entregas.

Além de entregas, os produtos devem estar de acordo com as normas de segurança e saúde e ainda com qualidade.

É necessário, portanto, uma integração entre fornecedores e a delicatessen para que o produto final esteja de acordo com o gosto dos clientes e atraia mais e mais consumidores para a sua delicatessen.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Novo Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma Padaria de pequeno porte e tenho interesse de passar o ponto para uma empresa tipo a delicatessen pois o ponto precisa de ampliação um pouco mais de investimento na área de atendimento e uma pequena reforma. o ponto aqui é bom não tem concorrência por perto,e o lugar pede algo a altura da clientela, pois tem prédio em volta e muitas casas comerciais.
    Fica localizada na Avenida Conselheiro Carrão 405 equina com a Rua Guaraciaba Vila Carrão Tatuapé o bairro ta evoluindo e eu não to com saúde física e nem financeira para da continuidade com o patamar que a merece….

    atenciosamente
    Nubia Francelino Mariani
    Contato 11 2506 2442 ou 11 94012 2253

  2. Boa Tarde, Preciso de ajuda, pretendo abrir uma delicatessen aqui na minha cidade, mais gostaria de saber qual a média de gasto para uma pequena delicadessen !

    Obrigada!

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