Turismo rural: Características, Tipos e Como Fazer

Turismo ruralOs espaços rurais podem produzir mais que bens e produtos; podem também oferecer serviços de turismo rural, sendo uma boa opção para abrir um negócio.

O turismo rural tem movimentado a economia, gerado empregos e promovido uma solução a mais para que o pequeno produtor complemente sua renda, principalmente, em vistas das oscilações no preço de produtos agrícolas.

O agroturismo, como atividade econômica, não é tão complicado quanto parece e pode ser desenvolvido com os recursos já existentes no meio rural.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Evolução do turismo rural

O turismo rural começou a ser desenvolvido no Brasil na década de 80 e, à medida que foi evoluindo, parte do atrativo existente em cidades litorâneas e centros urbanos foi deslocado para os meios rurais, mudando a identidade turística no país.

Com isso, surgiram hotéis e fazendas para realização de turismo rural, sendo que inicialmente o turismo rural era realizado apenas com objetivos de se fazer um piquenique no campo, pescaria e outros.

Com a nova realidade, a tendência é que o turista permaneça mais tempo no meio rural, pois os hotéis fazenda investem cada vez mais em conforto, passeios em meio à natureza e muita tranquilidade.

Características do negócio: turismo rural

O turismo rural depende da estrutura existente no local ou de uma estrutura que pode ser criada, e por isso, é um negócio que também exige investimentos.

A vantagem em abrir um negócio de turismo rural onde já existe estrutura é que esta diminui as despesas iniciais com busca de local, construção ou reforma, etc.

Para abrir um negócio em turismo rural, é necessário que haja planejamento estratégico e integrado, capacidade gerencial para administrar finanças, recursos humanos e marketing.

De uma forma geral, os negócios voltados para turismo rural se dividem em serviços voltados para lazer, esporte e recreação, como cavalgadas, arvorismo, off-road ou então serviços voltados para hospedagem com tranquilidade e conforto e que além de todos os outros serviços citados, pode oferecer serviços de SPA e gastronomia.

Ou seja, há diversas formas para viabilizar o negócio sem que seja necessário um capital elevado.

E como característica principal, o turismo rural deve conservar a tradição de se hospedar com costumes rurais, ao estilo colonial, com farta alimentação e atividades relacionados ao meio.

O setor de turismo rural

O turismo rural é cada vez mais procurado por constituir a oportunidade de praticar esportes e oferecer lazer e diversão em um local saudável, longe da poluição e estresse da cidade e ainda faz com que as pessoas cuidem mais da saúde.

O setor de turismo rural tem demanda aquecida também por atividades como: caminhadas, cavalgadas, pescaria, trekking, rapel, trilhas ecológicas, acampamentos e outras práticas.

O turismo rural só fica atrás em números de visitantes, do turismo realizado nas praias. Isso quer dizer que existe um grande mercado a ser explorado e os turistas que preferem o turismo rural são pessoas de todas as classes sociais.

Como o turista rural procura um ambiente diferente daquele do dia-a-dia, é possível traçar um perfil desse público:

– moradores de grandes centros urbanos,

– possuem idade acima de 20 anos

– viajam motivados pela culinária e porque receberam informações positivas de amigos ou parentes.

– consomem produtos rurais, dentre outras características deste público.

Serviços oferecidos pelo turismo rural

O turismo rural é diversificado e pode envolver diversos formatos, sendo uma das vantagens para os empreendedores do turismo rural.

O turismo rural pode ser desenvolvido como hospedagem, apenas como recreação, para lazer e entretenimento ou para serviços de refeições com culinária típica.

Diante de todos os serviços e possibilidades no turismo rural é necessário pesar os fatores mais importantes dentro daquilo que o empresário pretende atingir.

Outros atrativos do turismo rural são a disseminação do folclore, gastronomia local, artesanato e crenças locais.

Entenda, o turismo rural é semelhante a uma agência de turismo focada em oferecer programas em meio a natureza.

Há agências que fazem parceria com colonias de férias como forma de turismo rural divertido para as crianças. Pode ser uma boa ideia!

Fatores importantes no turismo rural

Dentre os fatores importantes para o turismo rural está a localização. Este fator é crucial, pois além da propriedade ter que possuir belezas naturais como árvores, pássaros e cachoeiras, é também necessário que a propriedade se localize em lugares de fácil acesso e bem sinalizado e ainda próximos a cidades que tenham toda infraestrutura.

Manter a identidade própria também é um fator importante, pois cada espaço rural tem suas próprias características, como o relevo, o clima, a vegetação e aspectos regionais como gastronomia, arquitetura, hidrografia e entre outros itens que fazem daquele lugar, algo único e original, tornando-se referência para os turistas.

Ser autêntico desde os espaços rurais até a hospedagem é outro fator que deve ser considerado. Tudo deve ser mantido íntegro e sem modificações, com o cunho de apenas modernizar ou oferecer conforto.

A harmonia ambiental é exatamente o que os turistas rurais procuram e depende da preservação do meio ambiente, da biodiversidade existente e das espécies.

A preservação do meio ambiente deve nortear as decisões do turismo rural, para que as modificações realizadas a fim de melhorar a recreação e outros fatores de lazer não comprometam o equilíbrio ambiental.

A preservação da cultura local é um dos maiores motivos para que o turismo rural tenha sucesso. A propriedade em que se desenvolverá o turismo rural deve retratar a cultura e o regionalismo local.

Incentivo governamental

O turismo rural é uma das atividades campestres que mais cresce e contribui para o desenvolvimento do país. Sabendo que o turismo rural é importante para o desenvolvimento regional, o governo incentiva a prática com diversos planos e investimentos.

Para isso, o governo elaborou diversas diretrizes voltadas para o turismo rural, dentre essas diretrizes estão: o estabelecimento de normas, regras e legislação específica, informações e comunicação para divulgação do turismo rural, valorização do turismo rural, incentivo financeiro, capacitação do setor, envolvimento de comunidades locais e estruturação da infraestrutura.

Turismo rural e produção

A produção rural pode ser uma motivação para o turismo rural, isso, porque os turistas rurais são motivados também pelo consumo do que é produzido nas propriedades rurais, principalmente, de produtos orgânicos e produções mais artesanais.

Dessa forma, a agricultura familiar é fortalecida com o turismo rural, o que é uma ótima oportunidade de vender o que se produz, pois nada como consumir direto do produtor.

Outra oportunidade para o turismo rural é produzir e vender vinhos, doces, queijos, morangos ou artesanato e outros produtos que podem ser consumidos na própria propriedade e também vendidos.

Gostou das dicas sobre turismo rural? Deixe seu depoimento:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here