Como Abrir uma Loja de Artigos para Turistas na sua cidade

2
1498

Como Abrir Uma Loja de Artigos Para TuristasHoje em dia não existe um único turista que não queira levar um presentinho para seus parentes e amigos e por isso, uma loja de artigos para turistas pode ser uma ótima ideia.

Em muitas cidades elas são os principais atrativos e estão localizadas em um bairro apenas para isso. Na cidade de Olinda, por exemplo, o bairro conhecido como Alto da Sé é repleto de lojas desse tipo, com muito sucesso em vendas e com a alta do verão é quando as lojas mais faturam. Em cada cidade, se o empresário fizer uma boa avaliação, verá que são comuns lojas do gênero.

Lojas de artigos para turistas precisam ser um atrativo pelo produto que comercializam. Em primeiro lugar, é preciso vender produtos típicos, que não sejam encontrados em outras cidades. O ideal é vender algo que lembre a sua cidade. No Nordeste, por exemplo, garrafinhas de areia com paisagem com coqueiro são um dos produtos que mais vende como souvenir de viagem, em formato de chaveiro e como decoração de ambiente.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


O Que Vender em Uma Loja de Artigos Para Turistas

Os produtos a serem vendidos com certeza é o mais importante deste empreendimento. Afinal, o que vender? Bom, tudo o que o turista possa levar para casa como uma bela lembrança da região ou da cidade em questão.

Se for uma cidade história, postais ainda são bem importantes para a venda, mas o que chama mesmo a atenção são camisetas e vendem bastante. Camisetas com bordados em silhueta de pontos turísticos são bem vendidas e em muitos casos, é possível conseguir 200% de lucro com cada peça ou até mais em épocas de alta temporada de turistas.

Chaveiros também são uma boa pedida, bem como bolsas e necessaires com a mesma temática na estampa. Itens femininos sempre vendem mais, então vale investir em carteiras, porta moedas, chaveiros de bolsa, blusas e biquínis, saídas de praia e tudo o mais. Canecas também vendem bastante, bem como copos temáticos.

A ideia aqui é vender tudo que estimule a estampa regionalista, pois o turista está levando para casa um artigo para lembrar a sua região. Leia também nosso artigo sobre dicas para ganhar dinheiro.

Estrutura de Uma Loja de Artigos Para Turistas

A estrutura é a mesma que de uma loja comum: prateleiras, araras para roupas, balcão de atendimento e caixa. Esse tipo de empreendimento quase nunca possui estoque, uma vez que a maioria dos produtos vendidos nestas lojas é artensanal e não há mesmo um estoque em loja. Aqui a simplicidade em algumas regiões é a melhor pedida, principalmente em lojas localizadas perto da praia, onde os banhistas tendem a vir do mar e contam com algo mais despojado. Veja também sobre roupas para vender.

Localização de Uma Loja de Artigos Para Turistas

A localização é bem óbvia neste ramo de empreendimento: onde os turistas estão. Próximos a pontos turísticos é o ideal, mas deve-se ter em mente que quanto mais próximo a um local bem visitado, mais caro será o aluguel ou o valor do imóvel para compra. O ideal é partir para locais próximos, mas que lhe deem liberdade para conseguir um preço mais camarada.

Em algumas cidades, existem bairros específicos para lojas de produtos artesanais e você pode tentar se localizar próximo a elas. Sabendo, contudo, que a concorrência em tais pontos será bem maior, mas vale à pena o investimento.

Dependendo do produto a ser vendido, sua concorrência será zero. Funciona assim: se você for vender apenas camisa, avalie se ao seu redor haverá um grande número de lojas com o mesmo tipo de empreendimento. Se você for vender de tudo um pouco, veja lojas ao redor com artigos variados.

O grande lance mesmo é tentar oferecer um produto com valor em conta, mas ao mesmo tempo, com boa margem de lucro e para isso, apenas uma boa pesquisa do mercado local.

Capital Inicial a Ser Investido

Tudo varia conforme, o tamanho, modelo (layout) da loja e localização. Com cerca de R$ 15 mil é possível montar uma loja de artigos para turistas com uma boa variedade de produtos.

Gostou do no Passo a Passo Para Montar Uma Loja de Artigos Para Turistas? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorCinco passos para começar um negócio de sucesso
Próximo artigoComo Abrir uma Loja de Artigos para Cozinha: Dicas, Investimento e mais
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Novo Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

2 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas. Ainda estou decidindo sobre o tipo de negócio que estou pretendendo investir no próximo ano, por isso estou avaliando tudo e me informando o máximo possível para entrar com firmeza e segurança numa nova e tão esperada fase da minha vida. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here