Como Montar Uma Clínica de Audiometria

Como Montar Uma Clínica de AudiometriaA audiometria é um exame que avalia a audição e possui dois tipos: audiometria tonal e audiometria vagal. Os dois tipos são realizados pelo fonoaudiólogo (profissional formado em graduação em Fonoaudiologia). O paciente fica dentro de uma cabine e o teste de audição é expresso em um audiograma que na verdade é um gráfico que representa a audição do paciente que pode estar com algum comprometimento.

A audiometria tonal avalia a perda auditiva (grau e tipo) e a audiometria vocal está relacionada a capacidade de compreensão da fala. Para fazer uma clínica de audiometria é necessário um equipamento bem estruturado e um espaço montado para receber e avaliar os pacientes, que neste caso estão sujeitos a algum tipo de patologia que afeta o aparelho auditivo e o ambiente deve ser clínico.

O perfil do empreendedor de clínica de audiometria

O empreendedor da clínica de audiometria deve ter como requisito a formação em fonoaudiologia basicamente. Porém, alguns médicos otorrinolaringologistas assim o fazem e podem perfeitamente assumirem um negócio como este por seu grande conhecimento sobre o assunto. A experiência conta muito e é fator importante para que o empreendedor tenha base para resolver os problemas mais comuns que podem ocorrer, e além disso deve ter certo capital em mãos para fazer uso da compra dos equipamentos e montar uma estrutura para a clínica de audiometria.

As parcerias com outras clínicas e fazer convênios podem ser uma estratégia a se pensar para poder aumentar os ganhos e isto pode ser discutido e pensado pelo dono do negócio afim de tornar a clínica de audiometria mais conhecida. Falaremos um pouco mais sobre isso no tópico Divulgação.

Preço do serviços na clínica de audiometria

A consulta pode ter preços completamente variáveis dependendo da localização da clínica de audiometria e de outros aspectos. É bom fazer uma pesquisa para avaliar a qualidade de vida da população, sua situação financeira e a concorrência de clínica de audiometria que podem existir no bairro ou na região. Caso seja positivo, para concentrar o foco das pessoas no novo empreendimento é necessário a concessão de descontos e outras facilidades.

Além da audiometria, o fonoaudiólogo pode aproveitar o espaço para dar consultas rotineiras a pacientes que compreendem sua área de atuação. Estamos falando de crianças com problemas de fala, idosos acometidos por sequelas de lesões cerebrais e outros. Dependendo da quantidade de salas, as que estiverem disponíveis podem ser locadas para serem usadas por outros profissionais da mesma área ou semelhante, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Localização da clínica de audiometria

A localização da clínica de audiometria pode estar muito mais perto da realidade de uma população quando inserida perto do comércio local. Além de ter um acesso conhecido pela maioria, os pontos de ônibus estão próximos e facilitam o acesso dos pacientes. É bom que haja também um estacionamento para os veículos e um serviço de lanches acessível.

Divulgação da clínica de audiometria

A divulgação de uma clínica de audiometria pode ser da mais variada possível. Pela internet é uma excelente sugestão, já que as pessoas estão sempre buscando endereços e serviços. A panfletagem perto de hospitais, postos de saúde e centros de saúde também podem ser uma estratégia para otimizar os ganhos da empresa e a divulgação de boca em boca também se efetuará naturalmente, e o melhor: sem custos.

Na questão dos convênios com planos de saúde, é bom que a pessoa pense muito bem para fazer o que for melhor para sua situação financeira, já que geralmente diminuem os custos pagos por consulta, mas oferecem uma maior quantidade de pessoas para serem atendidas.

Além disso, associações com hospitais também podem ser feitas para o encaminhamento de pacientes para a clínica de audiometria, sendo os otorrinolaringologistas os principais profissionais que mandam pacientes para este tipo de exame, já que tratam de distúrbios do aparelho auditivo dentre outras estruturas.

Clínica de audiometria – Investimento Inicial

Para começar a investir numa clínica de audiometria, a pessoa pode ter em foco a preocupação com equipamentos e instalações que pode ter os gastos a R$59.000,00, em média. Isto inclui a cabine completa com equipamentos audiométricos (devem ser encomendados com antecedência). Além disso, a clínica deve dispor de requisitos básicos para sua formação, como um automóvel para transporte, fax, telefone, computador e escritório.

Na parte administrativa, pode ser necessário que haja um profissional desta área, mas dependendo do tamanho do negócio o próprio empreendedor pode dar conta desta parte. O capital de giro sai por R$13.000,00, em média, e o faturamento médio mensal é de R$15.000,00. É lógico que uma cidade pequena não terá tantas pessoas para fazerem audiometria, por isso é necessário que o local seja bem traçado para abrigar uma grande quantidade de pessoas.

Sem o administrador, o empreendedor terá que ficar também solucionando problemas desta ordem mas precisa de no mínimo um auxiliar administrativo. Com duas pessoas, a equipe estará completa.

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Clínica de audiometria – Atendimento ao cliente

O paciente é o cliente no caso de uma clínica de audiometria. Para fazer um bom serviço é bom que haja uma boa relação deste com o empreendedor que também será quem vai avaliá-lo. Mal humor e stress podem ser reflexos de alguns problemas de saúde adjuntos que o paciente pode ter e isto deve ser levado em conta pelo avaliador para não levar a mal certas atitudes que os pacientes possam tomar.

A clínica de audiometria deve dispor de um sistema de água potável e oferecer um ambiente sem riscos ao paciente (estamos falando de um ambiente terapêutico). Por isso, nada de fios espalhados pelo chão, nem paredes e banheiros sujos: estrutura ideal da clínica de audiometria.

Pela grande quantidade de idosos que procuram atendimento, é bom que não hajam escadas que dificultem seu acesso e portas compatíveis com a entrada e saída de cadeiras de rodas.

Clínica de audiometria – Autorização

A autorização para exercer qualquer negócio é indispensável e ainda mais em um serviço de saúde. Junto a Prefeitura da cidade é possível saber os documentos e requisitos que a clínica de audiometria deve apresentar para estar legalmente registrada e com todos os documentos em dia para começarem seus serviços.

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É importante que, caso haja a contratação de algum outro profissional que tenha contato com os pacientes, que este esteja devidamente formado numa instituição de ensino que legalize suas competências. É de grande valia que as pessoas saibam que a maioria dos erros que possam comprometer um negócio é vinculado ao proprietário.

Dicas para uma clínica de audiometria

O telefone para contato é indispensável para a comunicação dos pacientes com o profissional de audiometria. Assim, as desistências e marcações do exame poderão ser feitas rapidamente e facilmente. Quando colocados na lista telefônica e na internet, facilitam ainda mais o contato e a divulgação se torna mais notável.

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Um site mostrando um pouco mais sobre os serviços da clínica de audiometria pode ser um diferencial que aproxima o consumidor da empresa, e isto pode ser feito sem problemas e com custos mínimos a partir de um profissional de informática que tenha conhecimento no meio.

Para começar um negócio, muitas vezes, o empreendedor não dispõe de todo o dinheiro que necessita para tal. Por isso, os bancos possuem serviços de empréstimos para abertura de empresas e pode ser uma opção a mais em relação ao investimento inicial que muitas vezes pode ultrapassar o esperado dependendo de inúmeros fatores em abrir uma clínica de audiometria.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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