Como Montar Uma Clínica de Terapia Oriental

Como Montar Uma Clínica de Terapia OrientalCom o stress do dia a dia nos grandes centros urbanos, muitas pessoas optam por relaxarem em uma clínica de terapia oriental para se sentirem melhor e livres da tensão dos dias mais agitados. O setor das clínicas de terapias orientais está crescendo muito nos últimos meses e principalmente nas maiores cidades, observamos o destaque e crescimento lucrativo deste negócio.

A massagem é uma das atividades mais pedidas neste tipo de clínica e pode ser feita por diversos profissionais, que devem ser cadastrados em suas especialidades mediante os órgãos de fiscalização, assim como formados em instituições de ensino que deem o diploma.

Se a opção do empreendedor é apenas atuar na parte administrativa, é essencial que haja uma fiscalização rigorosa quanto a tudo que acontece dentro do ambiente da clínica de terapia oriental, já que a responsabilidade está vinculada sempre ao dono do negócio, caso haja alguma irregularidade.

Os banhos de ofurô também fazem muito sucesso e quem quer realmente investir pesado para conseguir uma boa clientela pode optar por materiais de alta tecnologia para diferenciar o seu trabalho dos demais concorrentes que aparecem em número considerável.

Estrutura e localização da clínica de terapia oriental

Para começar, a pessoa não precisa contratar os profissionais que vão fazer os serviços de terapia nos clientes. Apenas a administração deve ser contratada e as outras pessoas podem trabalhar de forma autônoma.

Como se trata de um lugar de repouso, é necessário que o empreendedor escolha um local bastante calmo, longe de ruídos de qualquer tipo para proporcionar ao cliente todo o relaxamento que precisa.

O espaço deve ter uma boa localização, com boa disposição de móveis e organização em todos os sentidos. A estética neste ponto conta muito, e é muito mais rentável que a clínica se apresente bem decorada e com layout apropriado, até mesmo para que os acompanhantes dos clientes se sintam confortáveis.

Quanto às instalações, devem ser muito bem adaptadas para todo o tipo de público. Não pode ser esquecido que a população obesa está crescendo mundialmente e que estas pessoas também procuram uma clínica de terapia oriental até mesmo para complementar o seu processo de mudança de hábitos de vida.

Dicas de mercado

É importante que o empresário que está à frente desse projeto tenha afinidade com a área para poder saber administrar e estar dentro da realidade do que será feito. Esteticistas, médicos, fisioterapeutas, massagistas e pessoas ligadas à área da saúde e bem estar são indicados para tomarem frente neste setor, o que não impossibilita outras pessoas encararem novos desafios.

Fazer uma pesquisa de preços para estabelecer quanto é a média que a população total gasta em procedimentos desta natureza é uma boa pedida, já que o negócio depende muito da aceitação do público local.

Se este tiver pouca chance de se interessar por serviços sofisticados, é bom que haja investimento num local mais simples e com maior chance de aprovação.

Buscar parcerias e apoios também faz parte da natureza dos grandes negócios, e isso pode ser feito antes mesmo que o empreendimento esteja acontecendo.

Contatos profissionais, amizades, trocas de interesses e boa comunicação são importantes e vão ser o primeiro passo para a abertura de um bom negócio.

Vai dar lucro?

Investimento inicial para montar uma clínica de terapia oriental

Para começar a investir no setor, é necessário em média o equivalente a R$12.000,00, e neste valor estão inclusos alguns detalhes técnicos como grande quantidade de roupões de banho, toalhas, sistema de aquecimento, salas equipadas com ofurô e box de vidro. Deve-se ainda investir no aluguel e adequação do local para o atendimento do público que vai variar, de acordo com a cidade e a localização.

Depois de aberta a clínica, o esperado é que seja de R$10.000,00 o valor do faturamento mensal. Além disso, a parte administrativa deve ter linhas telefônicas com computador, fax e escritório para no mínimo uma pessoa. Os funcionários também estão num investimento à parte, o que acresce o valor total de início.

Confira também como montar uma clínica médica.

A atitude do novo empreendedor

A dedicação quase que exclusiva a um novo negócio é parte fundamental para que ele comece a dar certo.

O empreendedor deve ser capaz de propor soluções e estabelecer metas de divulgação junto a profissionais da área para atraí-los para a clínica de terapia oriental. O comprometimento e a busca pela perfeição geralmente deixam o ambiente mais propício à melhorias e, consequentemente, à notoriedade e ao sucesso.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


A formalização do seu negócio é essencial para garantir a segurança do empreendimento. Pode ficar um pouco complicado pagar taxas e impostos logo no começo e por isso, que o planejamento é importante, já que deixa todos os gastos organizados para a decisão de abertura ou não. Arriscar-se na informalidade pode gerar danos irreversíveis tanto para a empresa quanto para quem está vinculado a ela.

Dentro de sua área, é bom que o empreendedor esteja visitando outras clínicas deste modelo para verificar qual o diferencial de cada uma para montar um projeto que abrigue os melhores benefícios fugindo dos erros mais frequentes.

Vai dar lucro?

Além disso, as palestras em cada setor podem ser vistas pela internet e em eventos feitos em várias cidades do Brasil. Os custos com viagens deste tipo podem parecer um custo a mais, mas no decorrer do tempo vemos que é uma boa chance de estabelecer melhorias para a clínica de terapia oriental.

Além disso, feiras e outros eventos trazem grande quantidade de informação extra para pensar na parte administrativa do projeto.

Foco no cliente e atenção aos detalhes

As micro, pequenas e médias empresas contam com um grande aparato de estudo para tornarem suas empresas cada vez mais lucrativas e para isso é necessário que haja comprometimento da equipe técnica que esteja a frente da clínica.

O atendimento ao cliente de forma organizada, a qualidade dos produtos e dos serviços e outros aspectos simples devem ser pensados para melhorar as relações com os funcionários. Muitas dicas de como oferecer um serviço de qualidade e focar no cliente podem ser vistas no site do Sebrae.

Arquitetos, engenheiros, médicos e outros profissionais podem ser contratados para enriquecerem os detalhes deste tipo de negócio, visto que cada aspecto tratado com singularidade e atenção aumentam as chances do consumidor voltar para receber os serviços de qualidade que o projeto oferece.

Gostou da ideia de montar uma clínica de terapia oriental? Fale para a gente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here