Montar uma oficina de roupas poderá ser uma opção rentável e de crescimento profissional para pessoas que já têm o talento para o ramo têxtil, já que para lidar com este ramo são necessários certos conhecimentos.
É necessário que o empresário conheça os diversos insumos que farão parte do processo produtivo como no caso de tecidos: saber o que é tendência de acordo com a demanda, identificar os diferentes tipos de tecidos e seus usos.
Você vai descobrir aqui ↓↓↓
Produtos
Os produtos produzidos pela oficina de roupas deverão refletir a tendência de mercado, pois o empresário deverá produzir de acordo com a oportunidade de mercado encontrada através de pesquisas e análises dentro do que a oficina poderá produzir e conforme a localidade em que estiver instalada.
Mercado
Antes de ingressar no ramo têxtil, o empresário deverá considerar o que será uma oportunidade de lucro. Por exemplo, às vezes o conhecimento ou talento profissional dos estilistas está no ramo de tricô, mas existe uma necessidade e possibilidade de atender um mercado de moda praia, então o que pode ocorrer é uma mudança de foco para obtenção de sucesso mercadológico.
Essa mudança se justifica se o empresário tiver que mudar a especialidade do seu negócio a fim de obter um sucesso que ainda não aconteceu no setor em que está, o que exigirá neste momento visão de mercado para mudar e flexibilidade tanto técnico-profissional quanto pessoal.
Tendências de Mercado
A criatividade e visão necessárias para enxergar as tendências da moda e oportunidades de negócios são características essenciais para aqueles que desejam ingressar no ramo da moda, como também a qualidade dos produtos oferecidos.
Há oportunidade de mercado para todos os setores do ramo têxtil: algodão, roupas íntimas, praia, roupas sociais, uniformes e etc.
A análise do mercado de roupas têxteis é animadora. No Brasil, o setor é responsável por 10% do PIB, dados da Fundação Getúlio Vargas, o que significa que a indústria têxtil é responsável por empregar milhões de pessoas e detém uma fatia de exportações significativa.
Exportações
O atual mercado têxtil está sendo impulsionado em sua maioria pelas exportações de pequenos empresários e estilistas que produzem sozinhos. A opção de exportar se dá pelos seguintes fatores:
- No mundo da moda quando um artigo é de qualidade e representa uma tendência para consumidores e lojistas, o produto não cabe dentro de um país. Isso ocorre porque há qualidade, demanda e globalização interativa.
- Outro fator para exportação se deve à concorrência interna que dá ao empresário a opção de exportar seus produtos a fim de expandir seu mercado e este vê no exterior um mercado potencial, uma vez que não pode depender apenas do mercado interno para obter sucesso.
Para saber mais sobre exportações e incentivos para a pequena empresa acesse o site: . A Apex-Brasil tem como objetivo incentivar Empresários Individuais e Pequenas Empresas no processo de internacionalização de seus produtos.
Concorrência
Essa tendência se explica pelo fato de que para vencer a concorrência mesmo com um bom produto, as estratégias são de comercialização e algumas oficinas de roupas regionalizam a venda, especializam i tipo de produto e até exportam. Portanto, para obter continuidade no ramo é preciso ser flexível e mudar quando necessário a forma de vender.
Assim, se faz necessário uma análise da concorrência de acordo com nichos de mercado, regiões atendidas e não atendidas e possibilidade de exportação. E depois da análise, a oficina poderá estabelecer onde terá uma maior fatia de mercado, ou seja, um maior número de clientes. As opções são diversas: o empresário poderá vender para outras lojas, produzir e vender em loja própria, trabalhar com Prêt-a-porter e outros.
Qualificação
Qualifique-se sempre, pois o ramo da moda é um dos mais concorridos e os consumidores só usam e compram o que lhe agrada e o que está na moda. Além de entender sobre produção e estilos atuais de confecções, os empresários também deverão saber noções básicas sobre a gestão de negócios.
Para qualificação, os empresários e funcionários poderão participar de workshops, cursos, palestras ou mesmo mantendo informando lendo conteúdo literário sobre o ramo.
Produtos oferecidos
O empresário poderá exercer suas atividades produzindo malharia, roupas íntimas, uniformes e outros.
Um ramo crescente no mercado das oficinas de roupas é concentrado na produção de uniformes para empresas, escolas, roupas personalizadas e outros. Para atender esse mercado crescente, o empresário poderá escolher uma localização estratégica próxima às empresas ou escolas, para que os clientes saibam exatamente onde poderão encomendar os uniformes.
Para ingressar neste negócio, pesquise a necessidade de atendimento na região escolhida ou escolha uma região com essa demanda e divulgue seus serviços, invistindo na qualidade e padronização de processos e treinando o pessoal. Com certeza você obterá sucesso no ramo de uniformes ou roupas personalizadas.
Localização
A localização escolhida para a oficina de roupas será influenciada pelo processo produtivo e estratégia de vendas, pois se o propósito da oficina é atender um mercado prêt-a-porter, ela deverá se localizar estrategicamente próxima ao público-alvo ou em avenidas em que tenham outras opções de lojas comerciais para confecções, o que dá ao consumidor mais uma opção de compra.
A oficina poderá se localizar ainda em centros comerciais mantendo o seu negócio bem visível se a produção é voltada para confecção de uniformes.
Para a oficina que produz para fornecer para lojistas, uma opção é o meio-termo, ou seja, não é necessário uma grande visibilidade dos clientes para encontrar a oficina, que pode se instalar em pólos industriais e outras opções.
Porém, as oficinas de roupas que fornecem para outras lojas podem estrategicamente se localizar próxima a alguns de seus maiores compradores, constituindo assim um diferencial para oficina que se posiciona como fornecedora.
Pessoal
A equipe da Oficina de Roupas deverá ser composta de no mínimo quatro funcionários específicos para cada função, ou seja, o pessoal do atendimento e vendas só exercerá esta função e deverão conhecer bem os produtos oferecidos.
Já os costureiros ou estilistas constituem o cerne do negócio e deverão ser valorizados, receber benefícios além da remuneração e participar de cursos, workshops, treinamentos e todo o incentivo para incentivar a criatividade, qualidade e qualificação.
Investimentos
Para montar uma Oficina de Roupas, o empresário gastará com instalação, insumos, divulgação do negócio e outros itens.
Começaremos a falar sobre o investimento com instalação. A instalação necessária poderá constituir um espaço com 20m² a 80m² com sala de produção, sala de espera decorada agradavelmente para os clientes com revistas de moda.
A estrutura contará também com equipamentos como máquinas e insumos necessários para costura como tecidos diversos, botões, zíperes, embalagens.
Fará parte da estrutura também o escritório com computador, impressora, fax e telefones.
A oficina que vende prêt-a-porter poderá contar também com um balcão para pagamento com impulso de compras com acessórios como cintos, bolsas, enfeites para cabelos, lenços, echarpes e outros.
Portanto, os empresários deverão calcular todos os custos possíveis e despesas administrativas e para formalização, lembrando que o maior investimento para o início das atividades será com imóvel e máquinas, sendo que o imóvel poderá necessitar de adequações e de móveis para decoração do espaço de espera dos clientes.
O que achou das nossas dicas para montar uma oficina de roupas? Comente:
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros,
contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada,
apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Olha amei as instruções, boas propostas e várias ideias motivadoras.
Estou desejosa de empreender, mas sou muito insegura, creio que vou conseguir, depois de amenizar meus medos seguindo suas sugestões, muito obrigada