Como Abrir Uma Assistência de Eletroeletrônicos

Como Abrir Uma Assistência de EletroeletrônicosCom o avanço da tecnologia e bons preços, quem não tem um eletrônico em casa hoje em dia? Assim, aparece aí uma boa oportunidade de negócio, pois com tanto equipamento, é preciso de uma assistência de eletroeletrônicos para realizar manutenções e reparos, sendo uma opção lucrativa de empreendimento.

Atuar com eletrônicos pode ser uma boa forma de entrar no mercado com seu próprio negócio. Este modelo de empreendimento não exige uma estrutura de grande porte, não exige investimentos elevadíssimos e pode ser uma boa pedida, dado que a tecnologia apenas aumenta mais a cada dia. Caso esteja interessado, veja a seguir algumas informações que lhe podem ser úteis para abrir uma assistência de eletroeletrônicos.

Para abrir uma assistência técnica de eletroeletrônicos, o empreendedor deve ter consciência de que haverá necessidade de constante reciclagem, pois a tecnologia e sua evolução estão interligadas em todos os pontos. Por isso, saiba que é preciso investir constantemente na qualificação dos funcionários. Isso é um dos pontos importantes deste tipo de negócio e de qualquer outro que envolva eletrônicos hoje em dia.

O que é uma assistência de eletroeletrônicos?

Antes de qualquer coisa você precisa saber do que vai tratar seu negócio. E o que seria uma assistência de eletrônicos? É um local que realiza o conserto ou manutenção de aparelhos eletrônicos em geral.

Você pode escolher trabalhar com um tipo de equipamento ou com diferentes tipos, mas em geral, são televisões, DVD’s e aparelhos de áudio os mais comuns.

Algumas empresas mais especializadas lidam com tudo voltado para a cozinha, como refrigeradores, batedeiras e liquidificadores, micro-ondas, lava-roupas e lava-louças, entre outros. Quanto mais serviços você oferecer obviamente mais receita terá na empresa.

Seu público alvo

O público alvo de uma empresa de assistência técnica de eletroeletrônicos é, na sua maioria, clientes “residenciais”. Entretanto, também é preciso se especializar para atender clientes empresarias que podem vir a procurar o serviço em sua empresa. Caso você queira, também há possibilidade de montar uma empresa de assistência técnica de eletroeletrônicos na forma de assistência autorizada.

A boa noticia é que não há uma faixa de renda bem definida de seus clientes, já que comprar eletroeletrônicos é comum em qualquer residência de baixa, média e alta classe. O que vai definir o seu publico alvo é a localização, ou seja, se é perto ou longe de empresas e de bairros residenciais.

Estrutura e localização ideal

O empresário precisa estudar bem a região em que pretende investir seu empreendimento e tudo vai depender do local onde vai se instalar: se em bairros de classe média alta ou mediana e isso vai depender de sua disponibilidade para pagar o aluguel.

Mas antes de encontrar o ponto comercial para montar a sua estrutura, não se esqueça de procurar saber sobre a concorrência. Informe-se por meio de observação, se existe uma concorrência na região, quanto de distância ela se encontra do ponto pretendido, quais as especialidades atendidas, dentre outros fatores.

É importante manter a aparência organizada e nada de consertar e atender os clientes no mesmo ambiente, pois isso não passa uma boa impressão para os mesmos. Lembre-se que a limpeza é essencial para deixar qualquer lugar agradável.

Além da limpeza coloque ordem em sua empresa, ou seja, torne sua equipe organizada e arrume local certo para tudo. Além de manter a empresa mais bonita, isso evita qualquer tipo de acidente que possa acontecer.

Para uma estrutura simples você vai precisar de ao menos 50 metros quadrados para que possa dividir entre a parte para o atendimento dos clientes ficam e local onde o material para conserto deve ser disposto. Quanto maior o espaço, maior a quantidade de clientes que podem ser aceitos e serviços prestados.

Vai dar lucro?

Capital inicial de investimento

O ideal é que se comece o empreendimento, ao menos, com R$ 5 mil para conseguir conjunto de peças para o conserto, telefone, computador, entre outros pequenos acessórios necessários.

É preciso investir inicialmente também em máquinas, equipamentos e até em móveis de escritório como mesas e cadeiras e um balcão de atendimento ao público. É importante também fazer o investimento em matérias de uso laboratorial, como luvas, chaves de fenda, alicates, pinças dentre outras ferramentas.

Isso, sem contar os gastos com a formalização do negócio, aluguel do espaço e contratação de mão de obra. Estima-se que o retorno do valor inicial investido aconteça em 12 meses.

Funcionários para trabalhar em uma assistência de eletrônicos

Para abrir uma assistência de eletroeletrônicos é preciso contratar mão de obra especializada, como técnicos que conheçam as peças e entendam dos circuitos internos dos aparelhos. Além disso, é necessário investir na contratação de um atendente de balcão e o próprio empresário pode se encarregar da parte administrativa.

Um diferencial para o negócio é oferecer atendimento na casa do cliente. É preciso investir bastante no atendimento para se diferenciar de qualquer concorrência. O atendimento e a capacidade de produção de forma adequada e satisfatória deve ser lei para a empresa, pois esses podem ser o diferencial do seu empreendimento que vão garantir uma receita alta mensal.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Como conseguir clientes em uma assistência de eletrônicos

Para esse ramo de serviço é primordial uma boa divulgação, porém, a melhor forma de divulgar a sua assistência técnica é oferecer um serviço de qualidade. Além dessa forma de divulgação, como em todo o negócio, é preciso investir um pouco em marketing para tornar a nova loja conhecida.

É bom investir em propagandas como anúncios, panfletos e até mesmo colocar slogan da empresa em veículos. Esse marketing é fundamental para atrair clientes a sua empresa de assistência técnica de eletroeletrônicos.

Vai dar lucro?

Garantia oferecida ao cliente

Segundo o código do consumidor toda e qualquer prestadora de serviços deve oferecer uma garantia pelo serviço prestado de ao menos um mês. É preciso que se emita uma nota fiscal e para isso, o CNPJ é de extrema importância. A empresa deve ser formalizada junto à junta comercial, além da prefeitura, Corpo de Bombeiros em sua cidade, Secretaria da Fazenda e demais órgãos.

Veja também:

Gostou da ideia de montar uma assistência de eletroeletrônicos? Conte para a gente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    Sou Técnico em eletrônica e eletrodomésticos
    Pretendo Montar uma Loja de Consertos,mas preciso de Sócio { a }
    Quer ser meu Sócio? então entre em contato comigo
    no tel. 5611.4074 ou no cel. 9953304309 tim
    Grato. Wagner

  2. Na verdade o ramo já foi lucrativo!a anos atrás mas atualmente com a facilidade em adquirir aparelhos novos e modernos com várias parcelas, e a garantia estendida de dois,três anos deixa o mercado de assistência técnica cada vez mais defasado! veja porque:”comprei um aparelho novo,paguei a mais pela garantia estendida,se ele apresentar um defeito a garantia fará o reparo,após dois ou três anos se ele apresentar um novo defeito será mais viável adquirir um novo,mais moderno e arrojado! entende?além do mais com a micro eletrônica se torna cada vez mais difícil peças p/ reposição,pois todos aparelhos vem da china,porém peças de reposição não vem, e na micro eletrônica poucas peças são possíveis de troca-las,nesses casos troca-se a placa inteira,e ai aumente demasiadamente o custo e por ai vai…OBS:sou técnico desde 1994 e de lá pra cá vivenciei isso no dia-a-dia!

    • Se o Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo produto/bem durável tem que ter garantia de no mínimo 90 dias, que se sofrer danos dentro desse período, terá que prestar serviço de forma a deixar esse produto novamente em condições de uso sem cobrar pelo serviço, significa então que, não é uma questão de compensar ou não, mas de um direito! Se torna obrigatório pra um fabricante ter assistências técnicas!

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