Como montar uma lavanderia – Guia completo 2019 [ATUALIZADO]

Como Montar Uma Lavanderia

Aprenda como montar uma lavanderia com este guia completo. Neste texto falamos sobre o custo e investimento para ter uma lavanderia, plano de negócios, faturamento, dicas e muito mais.

Esse segmento tem apresentado constante crescimento nos últimos anos e merece atenção.

Investir em uma lavanderia é um empreendimento que pode ser bem lucrativo, pois, hoje em dia, este serviço é bem visto e possui alta demanda.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Com a rotina corrida, muitas pessoas dão preferência por contratar uma empresa para cuidar de suas roupas.

Sendo assim, montar uma lavanderia pode ser um excelente negócio.

Entender como montar uma lavanderia passo a passo pode reduzir os riscos de erros e, claro, aumentar as chances de sucesso para atingir um alto faturamento com a lavanderia.

Quer saber mais? Veja a seguir alguns pontos que são importantes saber antes de investir neste tipo de novo negócio e ser um empresário bem sucedido.

Mercado de Lavanderias no Brasil

Lavanderias deixaram de ser um serviço buscado apenas por pessoas de alto padrão aquisitivo.

Pelo contrário, hoje o público-alvo é o consumidor que busca economizar.

Devido ao alto custo dos produtos de limpeza, luz e água, fazer uso de um serviço de lavanderia pode significar uma excelente economia no final do mês.

Segundo pesquisa da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL), existem cerca de 9.500 lavanderias no país, divididas entre domésticas e industriais.

Importante chamar a atenção para o número irrisório quando comparado à população brasileira.

De acordo com levantamento da Sindilav, apenas em São Paulo são mais de 5 mil lavanderias, sendo 80% delas de pequeno porte e com até 10 funcionários.

O setor gera mais de 99.000 empregos no território nacional.

A ideia é enfatizar a mudança do mercado.

Lavanderia
Conheça o mercado de lavanderias no Brasil e descubra se é um bom negócio abrir uma lavanderia.

Em 2014, outro estudo da ANEL apontou que as lavanderias eram responsáveis por um faturamento de 7 bilhões de reais, com uma expectativa de crescimento de 20% até o ano de 2020.

No ano de 2010, o Sindilav encomendou uma pesquisa de mercado feita com 200 empresas, das quais 88% terceirizavam as lavagens de roupas.

Outra situação que colabora para o investimento no mercado de lavanderias é a obrigatoriedade em alguns estados das empresas terceirizarem a lavagem de roupas e Epi’s, não onerando assim os próprios funcionários.

Confira dados do mercado

Outros dados interessantes sobre esse mercado estão listados a seguir:

  • Estima-se que apenas 4% da população considerada economicamente ativa usufrua dos serviços de uma lavanderia;
  • Acredita-se que 20% da população considerada economicamente ativa deve ser considerada como clientes em potencial;
  • Projeta-se um crescimento de 5%, tanto em faturamento quanto em oferta de serviços, para os próximos 5 anos;
  • O aumento das mulheres ativas no mercado de trabalho continua a colaborar com o sucesso do nicho de lavanderias;
  • A maior parte dos clientes pertencem a classe A e B;
  • 70% dos consumidores são mulheres;
  • A idade média dos clientes é de 43 anos;
  • Grande parte dos clientes prefere lugares próximos à residência e pagam em dinheiro.

Dentre as vantagens de contratar o serviço de lavanderias estão a melhor qualidade da lavagem, cuidados específicos com as roupas, além de um custo menor quando comparado aos gastos com máquinas domésticas, as quais consomem quase o dobro de água do que o necessário em uma lavanderia.

Vale lembrar que o custo com produtos de limpeza de roupas e a energia elétrica subiram muito nos últimos anos, por isso, ao colocar no papel, o consumidor pode ver real economia.

Público-alvo e localização da sua lavanderia

Este tipo de empreendimento precisa estar na rota diária do seu cliente ou próximo a ele.

Há algum tempo, lavanderias não eram um modelo de negócio que funcionava bem em bairros populares.

O ideal era se concentrar em bairros de classe média-alta e alta, pois eram os clientes que costumavam usar o serviço de lavagem de roupas.

Contudo, hoje a realidade mudou um pouco, e pessoas de classe média baixa já estão fazendo uso desse serviço, justamente por perceberem a potencial economia mencionada anteriormente.

Por isso, esse público está em crescimento e, talvez, focar neste perfil de consumidor possa ser uma boa oportunidade para se destacar e conseguir uma significativa fatia de mercado.

Mesmo que o público que busca economizar esteja crescendo e buscando lavanderias, é preciso lembrar que apenas 8% da população no Brasil faz uso do serviço de uma lavanderia, e esta camada é, sem sombra de dúvidas, da classe média-alta e alta.

Existem grandes lavanderias que se deram bem estando próximas a edifícios residenciais de luxo, principalmente quando situadas em uma rua bem localizada e com estacionamento perto.

Por isso, a dica para encontrar uma boa localização é estar próximo a pessoas de classe média-alta e alta, preferencialmente dos locais de serviço, bem como conseguir trabalhar com busca e entrega das roupas/edredons/etc.

Isso permite criar um diferencial de conforto para o público de maior poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, abranger a classe média-baixa, a qual está começando a usufruir do serviço de lavanderia.

Aquele que deseja investir nesse ramo, deve compreender que os que podem pagar pelo serviço tendem a fazê-lo ou pelo menos pensar sobre o assunto.

Com a vida cotidiana extremamente corrida, as pessoas buscam mais tempo para passar com amigos e familiares, ou praticando alguns hobbies.

Sendo assim, estar em bairros que não sejam frequentados por pessoas das classes mais altas não será uma boa escolha.

Porém, nem sempre é possível montar uma lavanderia na localização “perfeita” e, ao mesmo tempo, não pagar valores absurdos em aluguel.

Então, o que fazer nessas situações?

Através de uma boa campanha de divulgação e de estabelecimento de contato direto com empresas, é possível conseguir uma clientela fixa.

Então, caso não consiga um bom ponto comercial sem comprometer os custos do negócio, busque soluções que tornem seu novo negócio viável, como um bom estudo de concorrência e público-alvo.

Tipos de Lavanderias: Doméstica e Industrial

Qual é o seu objetivo ao montar uma lavanderia?

Quanto busca ganhar?

Deseja trabalhar com pessoas físicas ou jurídicas?

Dois tipos de lavanderias podem ser montadas e é importante escolher antes de iniciar, porque toda a sua visão de negócio – planejamento, estrutura e funcionários – levará isso em consideração.

Lavadoras
Lavanderia doméstica e industrial: qual montar?

A lavanderia doméstica possui uma estrutura mais simples, com foco em atendimento de pessoas físicas, donas de casas.

O volume de roupas e demais tecidos é menor.

Por atender preferencialmente domicílios, dá-se a nomenclatura de lavanderia doméstica.

No Brasil, a maior parte das lavanderias é dessa modalidade, em torno de 7 mil unidades.

Já as lavanderias industriais têm como objetivo atender empresas com alto volume de demanda, como hotéis, hospitais, flats, motéis, indústrias e empresas com muitos funcionários (por conta do número de uniformes), entre outras.

É claro que para atender com qualidade negócios com alto volume de lavagens é necessária uma estrutura diferenciada, a qual exige um investimento muito maior.

Existem, no Brasil, em média 2.000 lavanderias industriais, o que pode ser considerado pouco para o setor.

Ter sucesso com uma lavanderia industrial exige conseguir bons clientes (empresas grandes), ter um custo baixo e um serviço de qualidade.

Além disso, o investimento de negócio será maior, podendo atingir patamares superiores a R$ 300.000,00.

Também costuma ser necessário contratar uma empresa para montar o projeto estrutural.

A dica é: se você possui um alto valor para investir e bons relacionamentos empresariais, uma lavanderia industrial pode render ótimo faturamento; contudo, caso contrário, a melhor opção é uma lavanderia doméstica.

É importante destacar o fato de que possuir uma lavanderia doméstica não impede de suportar uma alta demanda, mas é preciso tomar cuidado para atender as demandas dos clientes e garantir a qualidade da lavagem.

Você pode entrar em contato com hospitais e hotéis, pois costumam contratar lavanderias e ter um alto fluxo de pedidos.

No início, o preço que irá cobrar terá que ser menor, tanto pela demanda quanto pela concorrência.

Estrutura para montar uma lavanderia

É na montagem da estrutura de uma lavanderia que é despendida a maior parte do capital inicial do empreendimento, motivo pelo qual se deve batalhar para ter lucros.

Afinal, uma empresa que não consegue cobrir os seus gastos do investimento inicial está fadada à falência.

Claro que o retorno tem um período estimado, e no caso da lavanderia pode ser de seis meses a um ano.

Lavadoras

A estrutura deve ser bem ampla para oferecer o melhor conforto ao cliente e aos funcionários para que executem as suas atividades.

O ideal é que se tenha uma área de 100 m², a qual será dividida entre os seguintes ambientes:

  • Recepção e atendimento;
  • Espaço para separação das roupas recebidas;
  • Local para as mesas de passar roupa;
  • Espaço com Máquinas de lavar;
  • Espaço com Centrifugadora;
  • Secadores;
  • Cestos para retirada de roupas limpas, cabides para roupas lavadas e embalador.

Falando em quantidade, o ideal para começar com uma lavanderia de médio porte é fazer a compra de seis máquinas de lavar, dois tanquinhos, uma centrifugadora, dois ferros elétricos, duas máquinas de passar roupa, seis secadoras a gás, um computador completo, um telefone e móveis de escritório.

Os equipamentos básicos são as máquinas de lavar roupa e a centrifugadora, mas lembrando que não são necessárias em nível doméstico, mas industrial, ou seja, devem ser compradas em lojas específicas para montagem de uma lavanderia.

Estes modelos vendidos usados para montar uma lavanderia variam entre R$ 11.000,00 e R$ 50.000,00, dependendo do tamanho.

Por isso, uma lavanderia industrial pode custar mais de R$ 300.000,00, já que uma máquina de lavar pode atingir valores superiores a R$ 40.000,00.

Existem três tipos de lavadoras de roupas que podem ser compradas:

  • Lavadoras convencionais, que apenas lavam;
  • Pré-extratoras, que lavam e fazem parte da centrifugagem;
  • Lavadoras extratoras, que lavam e centrifugam as roupas.

O ideal é ter os três modelos em seu empreendimento.

Atualmente, existem máquinas industriais capazes de fazer praticamente todo o trabalho em menor proporção.

Com isso você pode deixar de lado a centrífuga e até mesmo os secadores industriais.

É o caso da máquina de lavar e secar industrial.

Um equipamento desses custa, em média, R$ 8.000,00.

Se você está decidido a montar uma lavanderia, outra excelente opção para evitar dor de cabeça e garantir a compra de equipamentos de qualidade é contratar uma empresa especializada.

Ela desenvolve o projeto e disponibiliza todos os equipamentos para compra, muitas vezes, com preços até mais acessíveis do que ao adquirir de forma  separada.

Estas empresas de projetos para lavanderias costumam oferecer opções específicas, como:

  • Lavanderia Hoteleira;
  • Lavanderia Hospitalar;
  • Lavanderia Self-Service;
  • Lavanderia em Condomínios;
  • Lavanderia Industrial;
  • Lavanderia Doméstica;
  • Lavanderia para Cias de Serviços Gerais;
  • Lavanderia In Loco.

Dentre os equipamentos que podem ser adquiridos para montar uma lavanderia estão:

  • Mesa de passar automática;
  • Embaladora;
  • Tira manchas;
  • Gerador de vapor para ferros de passar;
  • Linha Wet Cleaning Electrolux (lava, seca e tábua de passar);
  • Calandras: para secar as roupas;
  • Lavadoras com barreiras;
  • Secadoras;
  • Entre outros.

É preciso ainda ter um sistema de encanamento específico para as máquinas e um sistema de caixas d’água à parte.

Caso o serviço de água do local seja considerado de bom a excelente, pode-se utilizar o existente.

Isso deve ser avaliado antes da compra ou aluguel do ponto comercial.

Capital inicial a ser investido na lavanderia

O capital inicial a ser investido na montagem de uma lavanderia varia bastante conforme o porte do empreendimento e sua localização.

Logicamente, um empreendimento localizado no shopping vai custar bem mais caro que em uma loja comercial na rua.

Estima-se que o valor a ser investido inicialmente para montar uma lavanderia doméstica esteja entre R$ 60 mil e R$ 100 mil.

Este é o investimento inicial, ou seja, para montar uma lavanderia de pequeno/médio porte.

Somamos a este valor as compras dos equipamentos, montagem da estrutura, documentação necessária, aluguel do ponto e contratação de funcionários, que são extremamente necessários para este modelo de negócio.

Lembre-se do capital de giro

Ainda, é sugerível separar um capital de giro de aproximadamente 5% do valor investido, em média R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00, mas pode chegar a R$ 10 mil, caso se tenha grande estoque e um prazo dilatado para recebimento do pagamento dos clientes.

Para esse tipo de investimento, acredita-se que o retorno do capital empregado deve girar entre 18 e 24 meses.

Agora, se o objetivo é abrir uma lavanderia industrial, o valor de investimento aumenta bastante, sendo a partir de R$ 180 mil, justamente pelo alto custo dos equipamentos industriais.

Mas vale lembrar que, com o maquinário industrial, é possível lavar uma grande quantidade de roupas e tecidos, o que, quando se tem uma boa quantidade de clientes, pode gerar um excelente faturamento.

É importante manter a mesma proporção de capital de giro mínimo, ou seja, 5% sobre o valor do investimento.

Neste caso, entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00.

Para conferir os valores dos equipamentos, pode-se usar como referência os produtos no Mercado Livre, ou também de lojas especializadas na venda de equipamentos para lavanderia:

Custos fixos mensais da Lavanderia

Ao montar uma lavanderia é preciso estar consciente dos custos mensais fixos, afinal, eles serão responsáveis diretos pela lucratividade do negócio.

Custos fixos muito altos podem impedir o sucesso do negócio, mesmo com um bom faturamento bruto, já que os ganhos líquidos podem ser pequenos ao retirar os custos.

Vocês conhece os custos fixos para montar uma lavanderia?

Abaixo selecionamos os principais:

  • Telefone;
  • Internet;
  • Aluguel;
  • Assessoria contábil;
  • Marketing;
  • Manutenção e limpeza do local;
  • Salários;
  • Encargos sociais;
  • Luz;
  • Água;
  • Detergentes;
  • Amaciantes;
  • Tintas;
  • Embalagens.

Para uma lavanderia de pequeno/médio porte, com capacidade para lavar cerca de 400kg de tecido por dia, o custo fixo médio é de R$ 15.000,00 por mês.

Vale lembrar que outros custos extras e variáveis existirão, por isso, estima-se que ao montar uma lavanderia os gastos mensais serão em média de R$25.000,00.

Algumas medidas de sustentabilidade podem reduzir significativamente os gastos mensais que podem sofrer redução entre 15% a 25%, porém, o investimento em tecnologia para esse padrão de prestação de serviço exige maior gasto com estrutura.

Ganhos e faturamento de uma lavanderia

Os ganhos mensais de uma lavanderia podem variar significativamente, principalmente em razão de 4 fatores:

  • Quantidade de clientes;
  • Preço;
  • Tamanho da lavanderia;
  • Custos.

Por isso, apenas podemos informar um valor aproximado de faturamento mensal que, em média, para uma lavanderia de pequeno/médio porte, varia entre R$40.000,00 e R$ 55.000,00, tendo assim o faturamento bruto.

Após retirar as despesas variáveis e fixas, tem-se um lucro líquido médio entre R$ 15.000,00 e R$ 25.000,00.

A fórmula para um bom faturamento é:

  • Acertar a precificação ao ponto de conseguir uma boa lucratividade e, ao mesmo tempo, estar dentro da expectativa de preço do consumidor;
  • Investir na divulgação para manter uma boa carteira de clientes;
  • Manter os custos dentro do patamar fixado no plano de negócios e previamente estudado.

Observando isso, as chances de ganhos são ótimas e é provável que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso.

Documentos necessários para montar uma lavanderia

Os documentos necessários para montar uma lavanderia são:

  • Alvará de funcionamento;
  • Registro da empresa no cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Secretaria da Receita Federal;
  • Licença dos Bombeiros local, alvará de Licença e Funcionamento da Prefeitura;
  • Cadastro na junta comercial da cidade.

Funcionários necessários para montar uma lavanderia

Você pode conseguir mão de obra qualificada ou treiná-la na própria empresa.

A satisfação do cliente da lavanderia vai depender da qualidade dos serviços prestados, do atendimento e do cumprimento dos prazos.

Assim, é imprescindível ter colaboradores motivados e capacitados para lidar com o público.

Funcionários na lavanderia
Funcionários são fundamentais para oferecer um serviço de qualidade na lavanderia

Para um bom funcionamento da lavanderia são necessários, no mínimo, 4 funcionários:

  • 1 funcionário na recepção;
  • 2 funcionário na lavagem de roupas;
  • 1 funcionário colocando as roupas na embalagem.

Perceba que esta é a quantidade mínima.

Futuramente, com o aumento da demanda, será necessário aumentar a equipe.

Serviços de conveniência oferecidos

Os serviços que agregam valor à lavanderia, apesar de comuns, são a retirada e entrega de roupas para o cliente.

Como em vários outros negócios, a criatividade pode ajudar no sucesso do empreendimento.

Serviços como pequenos reparos, costura de barras, conserto e coloração de roupas podem ser um diferencial na atividade de lavanderia, facilitando a fidelização do cliente.

Divulgação ao montar uma lavanderia

O Marketing de um negócio é fator decisivo para o sucesso porque é responsável pela construção da carteira de clientes e, acima de tudo, por manter o fluxo de novos clientes, consequentemente, garantindo uma estabilização e crescimento da busca pelo serviço.

E como fazer a divulgação inicial de uma lavanderia, o famoso lançamento?

As técnicas de publicidade utilizadas há alguns anos não possuem mais a mesma eficácia, como é o caso dos anúncios em rádios.

Pelo contrário, são custosas e apresentam poucos resultados.

Para um bom lançamento, o ideal é apostar em redes sociais como o Facebook, que permite segmentar o público-alvo e, ao mesmo tempo, gastar poucos centavos por uma vasta visualização.

Além disso, a panfletagem permanece fornecendo bons resultados.

Como forma de marketing recorrente, sorteios de lavagem grátis e os anúncios nas redes sociais costumam ser suficientes para manter um bom tráfego de clientes.

Utilize essas estratégias de marketing e, caso julgue necessário, implemente outras em conjunto.

Elaboração de um plano de negócios para montar uma lavanderia

Uma boa ideia de tornar o negócio mais seguro é começar montando um plano de negócios, que será o roteiro para abrir a sua lavanderia.

No planejamento, você não terá condições de prever todas as situações futuras que sua empresa enfrentará.

Assim, após montar a empresa, é muito importante continuar revendo e atualizando seu plano de negócios, com o objetivo de antecipar tendências de mercado e se prevenir de adversidades do ambiente empresarial.

Um dos itens devem ser tratados no seu plano de negócios é o potencial do mercado.

Descubra o tamanho do mercado consumidor e participação de cada concorrente nele.

Quem seriam seus futuros clientes?

Qual a quantidade de serviços de lavanderia eles consomem por mês ou poderiam consumir?

Há concorrentes? Quantos são?

Faça um levantamento prévio da quantidade de clientes e volume de serviços (em reais) do mercado atual.

Como fazer uma pesquisa de mercado

Se precisar, você pode recorrer a uma pesquisa de mercado com os clientes potenciais, para descobrir quanto, em média, por mês, eles usam de serviços de lavanderia.

Exemplo:

  • Pizzaria A lava 100 toalhas de mesa por mês;
  • Clínica B lava 200 cobertores e 500 toalhas de banho;
  • Motel C lava 300 lençóis, 100 edredons e 300 toalhas.

Vamos supor que cada toalha custe R$ 2,00 a lavagem.

Multiplique a quantidade de toalhas da pizzaria (100) vezes o preço (R$ 2,00) e você terá o valor total deste serviço.

Faça o mesmo com os demais serviços prestados para as outras empresas.

Se você tem o volume total estimado do consumo dos consumidores potenciais, agora basta levantar a quantidade de concorrentes que competem entre si por estes clientes, e depois dividir o volume de serviços em reais pelo número de concorrentes.

Assim, você terá uma participação de mercado média para cada empresa, e terá como estimar quanto o seu negócio poderá vender por mês.

Vamos supor que o volume de serviços estimado para o mercado pretendido seja de 200 mil reais.

Se houve 4 empresas concorrendo (3 concorrentes + sua futura empresa), o volume de vendas médio de cada uma seria de 50 mil reais.

Neste caso, verifique se o mercado comporta a entrada de mais uma empresa, ou seja, é possível ter lucro e quanto, vendendo 50 mil de serviços em uma lavanderia?

Para responder objetivamente a esta pergunta, você deverá ter todos os custos da lavanderia.

Para tanto, levante uma estimativa dos custos para começar o negócio.

Tenha em mente: faturamento menos custos é igual ao lucro!

Esta é uma análise simplória, mas já serve para avaliar o potencial da sua ideia de negócio.

O intuito aqui não é ensinar você a fazer todos os cálculos detalhadamente, mas mostrar a importância de se fazer um bom planejamento para montar uma lavanderia.

Dicas gerais para montar uma lavanderia

O serviço que vai ser prestado na lavanderia precisa ser feito com zelo para que os clientes sejam mantidos.

Aquele que leva suas roupas, espera que elas retornem em condições melhores que quando foram deixadas, além do capricho sempre somar pontos para empresa.

Para que consiga prestar um trabalho de qualidade fique atento as dicas finais abaixo:

  • Preste atenção no que diz a etiqueta das peças de roupa sobre a forma de executar a lavagem;
  • Opte por detergentes neutros, com ph7, pois assim diminui o risco de manchar os tecidos;
  • Em roupas com etiqueta Raion, faça uso de ácido paracético na lavagem;
  • Antes de pegar as roupas, alinhe com o cliente quais defeitos existem no material e peça-o que assine um documento sobre o conhecimento de possíveis defeitos;
  • Para evitar manchas, opte pelo sabão líquido ao invés do sabão em pó;
  • Saiba quais materiais necessitam de cuidados especiais, como pele e couro, e como deve tratá-los.

Ao montar uma lavanderia é preciso muito cuidado para fazer com que o negócio funcione e os clientes se mantenham fiéis.

O mercado está aquecido, mas a qualidade do trabalho é o que traz como consequência o sucesso.

O que achou das dicas de como montar uma lavanderia? Conte para a gente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



143 COMENTÁRIOS

  1. Pretendo abrir uma lavanderia só para locaçao de toalhas para petshop e cabelereiros. Quais os produtos para higienização e onde comprá-los?

    • Boa noite eu já tenho uma Lavaderia industrial e estou montando outra para atender outros para fazer Jans Infantiu si você quiser conhecer venha mim fazer uma visita 11983953736

  2. Quero montar uma lavanderia ecologicamente correta sera que o valor desse tipo de lavanderia é muito mais alto que as convencionais? se puder ajudar lhe agradeço

    • O CUSTO SEM DÚVIDA É MUITO MAIOR, VAI DOS PRODUTOS AO APROVEITAMENTO DE ÁGUA, SEU INTERESSE É LOUVÁVEL, CONTUDO DEVE TER UMA BOA ASSESSORIA E GESTÃO, O CUSTO É TÃO ALTO QUANTO AO RESULTADO DE BENEFÍCIOS, SEMPRE É BOM SER ECOLOGICAMENTE CORRETO. 🙂

  3. Quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiencias.
    Aonde encontrar as maquinas:
    – Máquina de lavar industrial
    – Centrifugas
    – secadoras
    Se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.

    ficarei muito grato.

  4. Gostaria de abrir uma lavanderia e queria saber onde encontro as maquinas e os fornecedores:
    ◦Máquinas de lavar;
    ◦Centrífugas;
    ◦Secadoras;
    ◦Mesas para passar;
    ◦Ferros de passar;
    Se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.
    Att.

    • Essa é a parte mais fácil do negócio, porque você antes não começa estudando todo processo de uma boa lavagem de roupa? isto, que tecido pode ser lavado a seco ou na água. Como medir a qualidade da água para que eu tenha uma roupa limpa. Enfim, existem muitas coisas para você aprender nesse processo, para depois sim, você pensar no maquinário.

  5. Gostaria de saber onde encontrar os materiais para montar uma lavanderia,e quanto custa para montar uma lavenderia?
    Agradeço desde já. Aguardo contato.

    • Prezada Senhora,
      Hoje em dia tudo se torna difícil quando não temos 2 princípios básicos para começar um novo negócio, a 1ª é o conhecimento e a 2ª é recurso financeiro, Se a sra. tem conhecimento, sabe como tratar uma roupa, conhece as tramas e produtos adequados, então ótimo, não importa onde você vai abrir se é em casa ou em um ponto específico, mas saiba que seria melhor se houvesse um lugar adequado, pois hoje as pessoas são muito exigente, em questão de aparência, qualidade, atendimento e preço.

      Se a senhora quiser aprender mais um pouco procure se informa na ANEL – Associação Nacional das Lavanderia do Brasil, foi assim que comecei a adquirir mais conhecimento, através de treinamento e cursos que eles promovem. Abraços, espero que eu tenha lhe ajudado, Sucesso. Cristina Costa

    • Até onde você conhece essa nova profissão? Você quer ser lavadeira, passadeira, ou atendente?
      Posso te ajudar te dando algumas dicas, meu facebook é lavanderia wash white na cidade de Marabá-PA. Terei o maior prazer em contribuir com seu sucesso.
      Abraços,
      Cristina Costa

  6. Quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiência.
    Aonde encontrar as máquinas:
    – máquina de lavar industrial
    – centrifugas
    – secadoras
    Se possível indicar a capacidade de cada uma e preço.
    Att. Mara Barbosa

    • Entre em contato com a ANEL.

      Durante todo ano a Anel ministra vários cursos desde a gestão do negócio até a parte operacional.
      A Anel fica em SP.

      • GLAUCIA NA MINHA CIDADE NÃO TEM ESSE TIPO DE SERVIÇO, ENTÃO ANDEI PESQUISANDO E ME INTERESSEI BASTANTE ACHO QUE SERIA UM OTIMO NEGOCIO PRA MINHA CIDADE, NÃO TENHO NENHUMA EXPERIENCIA COM LAVANDERIA, SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME DAR ALGUMAS DICAS.

  7. Boa tarde, Tenho uma lavanderia doméstica, e gostaria de saber como atender também na parte industrial, como por exemplo, o valor a ser cobrado, por número de peças ou kilo?

  8. Boa tarde.
    Quero abrir uma lavanderia, mas não tenho experiência, onde posso fazer curso de especialização e onde comprar o maquinário necessário? Se puder ajudar entre em contato através do email cadastrado.

  9. Estou interessado em abrir uma empresa de lavar roupas, gostei do perfil desta empresa, portanto quero receber maiores detalhes deste ramo.

    Obrigado
    Galvao

  10. boa tarde, gostaria de saber a diferença de uma maquina de lavar industrial das maquinas domésticas, que hoje em dia dia estão eficientes e grandes, como as da GE de 15 kgs.
    Obrigado

  11. estou com vontade de montar uma lavanderia pois minha cidade esta crescendo, polo pesqueiro, portuario e turistico, fica em Itajai. Por isso pergunto: é rentavel? qual custo? devo arriscar e onde encontro os maquinarios para faver orçamento?

    obrigado pela atenção

    ednilson

  12. quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiência.
    aonde encontrar as máquinas:
    – máquina de lavar industrial
    – centrifugas
    – secadoras
    se possível indicar a capacidade de cada uma e preço.
    Há possibilidade de ser ecologicamente correto?

  13. Vivo em Angola e quero a vossa ajuda para montar uma lavandaria industrial e com equipamento de alta qualidade, valores e como posso adquirir.

  14. Preciso saber quem sao os melhores fornecedores de equipamentos(máquinas de lavar, máquina de secar e passar roupas)? Existe modalidade de financiamento destes equipamentos?

  15. Boa tarde, gostaria de saber como montar uma lavanderia industrial, meu capital e de R$200.000,00, e gostaria de saber com quantas maquinas daria para comecar e com quantos funcionarios tambem…

    Att;
    Ronaldo.

  16. Ola bom dia quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiencias! mais tenho vontade de trabalhar.
    Aonde encontro as maquinas?
    – Máquina de lavar industrial
    – Centrifugas
    – secadoras
    Se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.
    PS… e verdade que em Sao paulo nao se pode mais abrir uma lavanderia?

    ficarei muito grata Luciana Shimabukuro.

  17. quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiencias.
    aonde encontrar as maquinas:
    – máquina de lavar industrial
    – centrifugas
    – secadoras
    se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.
    desde ja agradeço,e aguardo sua resposta!!

  18. Sou do interior de São Paulo e aqui não conheço ninguem q faça esse tipo de prestação de serviço.
    Pretendo abrir uma lavanderia só para locaçao de toalhas para petshop e cabelereiros. Quais os produtos para higienização e onde comprá-los?

    • gostaria de abrir uma lavanderia e queria sabe encontro as maquinas e os fornecedores: ◦ máquinas de lavar; ◦ centrífugas; ◦ secadoras; ◦ mesas para passar; ◦ ferros de passar; se possivel indicar a capacidade decada uma e agradeco desde ja aguardo uma resporta.

  19. Estou montando um plano de negócio e gostaria de saber quais os equipamentos necessários para uma lavanderia empresarial e doméstica de médio porte, se possível, indicar um site do fabricante das máquinas.

  20. Gostaria de mais informações sobre como montar uma lavanderia, faz-se necessário uma franquia? Minha cidade tem em torno de 20 mil habitantes, mas é uma cidade turística e possui bastante hotéis e não tem nenhuma lavanderia todos procuram esse serviço em cidades vizinhas. Eu, minha mãe e minha irmã estamos pensando em investir neste ramo, porém não sabemos por onde começar. Se puder nos ajudar..
    Agradeço desde já, GABRIELA.

  21. Tenho intenção de montar uma lavanderia e gostaria de ter algumas informações de como adquirir maquinas e um curso de trabalho e se franquia é melhor. grato.

  22. Gostaria de abrir uma lavanderia e queria saber onde encontro as maquinas e os fornecedores:
    ◦ Máquinas de lavar;
    ◦ Centrífugas;
    ◦ Secadoras;
    ◦ Mesas para passar;
    ◦ Ferros de passar;
    Se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.
    Agradeco desde ja.

  23. Boa noite, gostaria de montar uma lavanderia para lavar toalhas para pet shop, existe algum curso, onde encontro as maquinas e produtos, consigo fazer um planejamento de custos com energia e agua?

  24. Olá, meu nome é Denise e estou com interesse em montar uma lavanderia para tolhas de salão de beleza, qual o maquinário necessário? Onde encontrar? Qual o meu investimento?

    Aguardo resposta.

  25. Boa tarde, em relação a como montar uma lavanderia, é possível vcs enviarem informações a respeito de como montar lavanderia para roupas animais, inclusive com dicas de uso e onde comprar os insumos para lavagem?

    • olá Carmem,gostaria de saber qual foi o 1º passo que tomou,não tenho experiência no assunto apenas lavo minhas roupas de casa mas gostaria de abrir uma lavanderia aqui mesmo em minha residência.Agradeço desde já.

  26. Olá! Sou da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, 190 km do Recife-PE. Gostaria de obter mais informações, pois tenho a idéia de abrir uma lavanderia aqui em minha cidade. Por favor, mande-me ajuda. Agradeço pela atenção e tenham um bom dia.
    “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro” PROVÉRBIOS 27:17

  27. Bom dia, tenho uma loja e em um shopping, não muito movimentado, porém por a loja ser minha e a taxa de água ja estar embutida no condominio, estou querendo montar uma lavanderia, diferenciada,queria alguma idéia, penso em algo como cestos, e não por peças, quanto ao maquinário já tenho algumas ideias, aguardo comentário.

  28. Atualmente moro em Campinas SP, pretendo mudar para o nordeste, e la pretendo trabalhar com lavanderia, mas gostaria de saber se existe algum curso de lavanderia em campinas.

  29. Pessoal, para vc’s que querem Abrir uma Lavanderia Industrial e estão procurando fornecedores de Equipamentos para Lavanderia entre em nosso Site: grupositec.com.br ,ok. Eu sou o Representante de PE, Qualquer dúvida entre em contato conosco,ok. 81 8837.8911; 7812.2027; ID: 97*7279.

  30. Abri uma loja de serviços de Passandoria e a minha maior dificuldade foi a mão de obra, apos 3 meses já tenho uma carteira de clientes com 35 usuários.

  31. Quero montar uma lavanderia, mas primeiro queria fazer um curso para me familiarizar e saber quais as maquinas e produtos que serão utilizados. tenho uma casa fechada e pretendo fazer esta lavanderia lá. Agradeço se alguém puder me dar informações. Boa noite fique com Deus.

  32. Pretendo abrir uma lavanderia em uma cidade pequena no estado do mato groso do sul qual seria a empresa indicada para pesquisar preço das maquinas pois não vivo no brasil e um meio de investir ai Obrigada por ler minha email bom ano a vcs

  33. Olá, meu marido trabalha numa grande empresa de infraestruturas onde há trabalhadores de diversas partes do país. A dificuldade na manutenção dos uniformes levou meu marido a pensar em lavar os uniformes dos operarios aqui em casa. Tenho espaço para por 2 maquinas e um quintal enorme para poder secar. Não queremos gastar muito dinheiro no investimento com receio de não dar certo. Quanto poderia gastar inicialmente? E que preço cobrar por calças e camisas apenas para lavar e secar? Um abraço

  34. bom dia … eu adq um terreno para montar uma industrial como ja tive 1 e atendia fogo de ch piolla .e outros ai vendi agora gostaria de saber se alguem que entra como socio o logal que comprei e bem grande e tem agua de nascente e luz baixa agrardo resposta

  35. Minha cidade está crescendo bastante e tem só uma lavanderia estou pensando em abrir uma, mas gostaria de começar devagar. Nada de máquina industrial ou a vapor, somente 2 máquinas de 11kg e 3 ferros de passar; em casa mesmo pra estudar a clientela, o movimento e as despesas. Conforme as expectativas profissionalizamos a empresa. Será que dá certo? Alguém aí começou assim? Grato

  36. pretendo abrir uma lavanderia de pequeno porte, de inicio tenho dois tanquinho, duas maquinas que lava e centrifuga sendo uma de onze quilos e outra de nove.quero algumas ideias,preciso muito do negocio mais estou meio perdida. Aguardo resposta.obrigada!

  37. A Meridional Com e Rep. Ltda pode sanar todas as suas dúvidas e acessorar você no momento de montar sua lavanderia.
    Consultoria total, Dimensionamento de equipamentos, Business Plan, Layout, Manual de processos, Orçamento de Equipamentos, etc…
    Fone: (79) 3255-2740
    Odorico P. Bettoni

  38. Uau, que dicas incríveis! Estou fazendo curso técnico de adm e preciso montar um plano de negócios. Com as suas dicas ficou tudo muito mais claro! Obrigada pelas dicas!

  39. pretendo montar uma lavanderia qual o primeiro passo que eu tenho que fazer.não tenho uma menor ideia por onde começar gostaria que voces me dessem uma dica.

    • Prezada Senhora,
      Como é FATO, milhares de pessoas vem buscando uma maneira para abrir o seu próprio negócio, ser dona de um estabelecimento comercial rentável é o sonho de muita gente. O seu sonho está tão pertinho de você. Como? basta correr atrás, 1º de conhecimento, depois de maquinário. Pois se você tem conhecimento e não tem capital, não vai funcionar. E, se você tiver capital e não tiver conhecimento, vai falir. Agora se você tiver conhecimento e capital, tem grande chance de dar certo. Mas, só ter isso não é suficiente tem ser antes de tudo profissional e humilde. Pois pra todo bom negócio tem que haver estratégia, e pra esse negócio dar certo tem que haver treinamento pessoal. não basta só vc saber a sua equipe tem que estar preparada. É Márcia, vai ser luta, mas quem quer vence. Procure o SEBRAE, existe apostilhas para você conhecer qualquer negócio que queira colocar em prática, procure também a ANEL (Associação Nacional das Lavanderias do Brasil) lá tem cursos, pode se aprimorar e quanto a questão de maquinário existem vários sites disponíveis é só pesquisar. Antes é preciso saber qual é o segmento que deseja? Lavanderia Doméstica ou Industrial. Roupas Finas, Festas e Glamour ou casuais e informais. E assim por diante. Abraços e Sucesso Cristina Costa.

  40. Então alguém pode me ajudar, na minha cidade tem 4 hotéis, 4 restaurantes, e algumas empresas, um total de 25 mil habitantes, e não tem lavandeira, sera que compensa montar uma, vendo que esse serviço é realizado por uma lavanderia em uma cidade a 60 km de distancia?

  41. Muito bom por que me abril muitas ideias para pensar se devo ou não abria uma lavanderia muito grato pelas informações prestadas a mim obrigada.

  42. Quero montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiência.
    Onde e como conseguir?
    por favor me ajude.
    Moro no interior de Sergipe, existe este curso por aqui?

  43. Pretendo abri uma lavanderia em minha cidade com 35mil habitantes, e nao tem concorencia
    tem como entra em contato comigo, para melhor esclarecimento?

  44. OLA MORO EM UMA CIDADE DA BAHIA BRUMADO COM 65.000 HABITANTES MAIS OU MENOS E GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O CUSTO PARA COLOCAR UMA LAVANDERIA DE ROUPAS PEQUENAS COM O MINIMO DE MAQUINAS POSSIVEIS .
    GRATO.
    PEDRO LIMA
    BRUMADO-BAHIA

  45. olá pessoal estou procurando urgente emprego ,sou professora mais já trabalhei muito em lavanderia então estou fazendo apelo se alguem estiver precisando d euma funcionaria competente e preocupada com o crescimento da sua empresa estou aqui a disposição,meu celular é 11 9810-36994

  46. amigo to tentando montar uma lavaderia gotaria de algumas dicas suas.onde faço o curso para lavanderia? moro em santa catarina.

  47. Pretendo montar uma lavanderia, gostaria de fazer um curso, não tenho experiencias.
    Aonde encontrar as maquinas:
    – Máquina de lavar industrial
    – Centrifugas
    – secadoras
    Se possivel indicar a capacidade decada uma e preço.

    ficarei muito grato.

  48. Gostaria de abrir uma lavanderia para lavagem de toalhas para Pety Shop e Salão de cabelereiro.
    Quais os equipamentos necessarios.

    obgada .
    ,Elis,

  49. moro em uma cidade pequena onde nao existe nenhuma lavaderia,as pessoas ultilizam esse serviço numa cidade maior a cerca de 20 km, penso em colocar em pratica essa ideia,mais nao sei onde comprar os equipamentos,sera que da pra começar com essas maquinas que agente compra em loja de eletrodomesticos

  50. boa noite , moro ao redor de muitas pousadas e hotéis e também tenho muito espaço em minha residência ,portanto gostaria de saber se existe a possibilidade de montar uma lavanderia na minha casa para atender apenas as pousadas. já pesquisei e só existe uma lavanderia na região porem a mesma é bem forte , mas conforme já falei com alguns donos de pousadas e os mesmos dizem que o atendimento é ruim .

  51. gostaria de fazer um curso para montar uma lavanderia e lavagem de tapetes e carpetes. Montar uma lavanderia pequena e saber onde posso comprar o maquinário.obrigado

  52. TEMOS EQUIPAMENTOS NOVOS E USADOS PARA SUA LAVANDERIA, ALÉM DE UM SERVIÇO DIFERENCIADO PARA ATENDÊ-LOS.
    BARUCH MÁQUINAS CURITIBA
    CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA DIAS DIÁRIAS.
    41 32692113

  53. Boa noite, queremos adquirir nosso próprio negócio, montar e abrir uma lavanderia. Moramos numa cidade pequena onde não temos esse tipo de serviço, pois a lavanderia mais próxima fica uns 60Km daki de nossa cidade. Porém aki os moradores ultizam o serviço de lavadeiras particulares, queremos uma lavanderia a princípio de pequeno porte voltada a lavagem de roupas de couro, ternos, cobertores, kits de colchas, cortinas de tecido, tapetes, roupa de cama mesa e banho, inclusive toalhas de salão de beleza, etc… Voltada mais para o comércio. Onde podemos adquirir cursos, maquinário e produtos adequados, gratos desde já.

  54. Boa noite, moramos em uma cidade de +ou – 30 mil habitantes onde tem 3 hotéis, 4 restaurantes, 4 empresas contando com umas das redondesas, e eu e meu esposo queremos abrir uma lavanderia? Já que a mais próxima fica há uns 60KM de distância. Qual seria o porte inicial?

  55. querro abrir uma lavanderia endustrial com serviço d alugel de uniformes para grandes empresas todos tipos de uniformes emlcusive anti chamas.preciso de ideias tipos de serviços ou ate franquias

  56. Ola meu nome e Falk Rocha, sou brasileiro mas estou morando na China, trabalho com Importacao de Maquinarios, inclusive para lavanderias se você estiver interessado em comprar direto da China, maquinarios para lavandeira podemos atende-lo.
    Falk Rocha

  57. tb pretendo abrir uma…. há quase dez anos trabalho nesse ramo. tenho noção de preço, máquinas, processamento de roupas domestica e industrial no setor hoteleiro e hospitalar…agora so me falta o mais importante … o dinheiro kk

  58. bom; dia quero abrir uma lavanderia mas não tenho experiencia nenhuma,queria saber ser tem algum curso de lavagem e passagem de roupa………

  59. Achei ótimo o conteúdo e dicas do site. Estou estudando montar uma lavanderia industrial para as proximidades de V. Mariana. Espero um sócio para compor o negócio. O site foi muito esclarecedor. Bianchi 11-971619793

  60. Gostaria de saber como faço para atender lavanderias hospitalares, atendendo na manutenção(costura e reformas) de roupas e tecidos em geral de hospitais, tenho uma loja de decorações e sou habilitado para atender como prestador de serviços, obrigado.

  61. gostaria de saber se com maquinas de lavar domestica eu consigo montar uma lavanderia só pra começar e depois comprar umas maquinas industrias.

    aguardo resposta desde já grato.

    att: Luiz Andrade

  62. Boa tarde,

    Gostaria de saber onde posso encontrar maquinas para lavanderias self-service(aquelas que que o cliente tem que colocar a moeda dentro)?

  63. Olá equipe do site Novo Negócio, gostaria de parabenizá-los pelo ótimo conteúdo compartilhado por aqui e as incríveis matérias e artigos.

    São Ótimos!
    Abraços,
    Andréia

  64. quiero siendo uruguaio esperando ter documentos rng brasileños Para poder tener cuenta bancaria Quyero entrevista personal 952418392 es mi numero de cel

  65. Boa tarde
    Tenho acompanhado suas informações de como abrir um negócio próprio. Vejo que suas idéias são ótimas.
    O problema ainda é que não me decidi qual negócio abrir. O que você me diz em abrir uma loja de brinquedos?
    No aguardo de uma orientação desde já agradeço.

    Jorge Nicolau

  66. Olá Vinicius,

    Parabéns pela publicação!!!

    E eu tenho muito interesse em montar uma loja de roupas e acessórios femininos. Você pode fazer essa mesma publicação com esse tipo de negócio ?

    Aguardo sua resposta. Obrigada.

  67. Bom dia, caros empreendedores de novos negócios.
    Gostei muito de sua apresentação/explanação;
    Sua metodologia e ferramentas, me parecem ser bastante interessantes e práticas.
    No entanto para mim propriamente dito, não tenho mais idade para empreender ou investir num negócio próprio. Não quero dizer que esteja velho, mas com 73 anos de idade e 49 anos de vida profissional na iniciativa privada,(gerenciando processos industriais: nos segmentos –
    Plasticos/Metalurgico/Petroleo/Farmaceutico/Cosméticos/Saneantes; etc.), , não me s sinto capaz para empreender.
    No entanto, me permita lhe pedir uma orientação: Sou professor de Ensino Superior em Duas Instituições privadas, Juntas: ( mais de 200 alunos). Minhas Disciplinas são transversais, abrangendo todas as áreas de gestão de empreendedorismo empresarial), incluindo geração de novos negócios.
    Seu material didático/técnico se aplica corretamente na metodologia de ensino aprendizado dos futuros empreendedores. E tem bastantes:
    Pergunto: Com sua experiencia de mercado, teria alguma forma de interagir e usar algum do seu material didático/metodologia academicamente par motivar e incentivar os novos empreendedores. Fico na expectativa: (Aguardo seu retorno).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here