Como Abrir Uma Empresa de Terceirização de Mão de Obra Para Eventos

como abrir uma empresa de terceirizacao de mao de obra para eventosO ramo de festas é um ramo bastante promissor e composto por várias vertentes: organização de eventos, buffets, locação de artigos para festas, locação de roupas e até terceirização de pessoal. A terceirização de mão de obra para eventos em geral é uma possibilidade atraente de negócios, pois a empresa que terceiriza poderá fazê-lo de várias formas, disponibilizando pessoal qualificado para festas particulares e para empresas de eventos.

Mercado de terceirização de mão de obra para eventos

Cabe às empresas de terceirização de mão de obra para eventos disseminar as vantagens de custos e qualidade em serviços prestados quando decidem terceirizar a mão de obra.

As empresas que locam serviços de terceirização de mão de obra para eventos, se preferirem e se houver viabilidade técnica e financeira, poderão também realizar serviços de locação para artigos em geral para festas e ainda promover buffet.

Mas se a opção de realizar apenas os serviços de terceirização de mão de obra para eventos for uma decisão que, alinhada com a estrutura existente e com o objetivo da empresa em crescer focando apenas a prestação de serviços de mão de obra, não significará que a empresa não obterá sucesso.

Dicas do negócio para terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos terão a vantagem de que os serviços prestados não terão os mesmos custos e despesas que têm as empresas que locam artigos para festas ou organizam buffet.

Portanto, como possuem uma estrutura mais enxuta, se preocupando apenas com a manutenção da qualificação da mão de obra e  com os custos de contratação de pessoal, suas atividades operacionais gerarão menos custos e despesas, possibilitando que, futuramente, essas empresas possam expandir seus serviços e estrutura diante da receita que conseguirá gerar.

Para ter sucesso no ramo, as empresas de terceirização de mão de obra para eventos deverão investir na qualidade dos serviços prestados orientando o pessoal que atenderá os eventos, e ainda deverá investir em um uniforme interessante e que tenha uma boa presença, esteja sempre limpo e bem passado, afinal, a imagem é muito importante no ramo de eventos.

Aspectos Legais para terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos serão as responsáveis pela qualidade do serviço prestado e pela administração e remuneração do pessoal, sendo que o vínculo empregatício é estabelecido entre funcionário e empresa terceirizadora. A empresa que se beneficiará com os serviços de terceirização de mão de obra para eventos pagará pelo contrato firmado e assim cumprirá os termos do acordo, pelo menos no que tange a questão financeira.

Isso não quer dizer que a empresa está impedida de firmar contrato temporário de serviços com os colaboradores que serão intermediados, tendo, portanto, a preferência de contrato temporário como vantagem tanto para empresas terceirizadoras quanto para os colaboradores.

Contratos de terceirização de mão de obra para eventos

Estas organizações realizam contrato de serviços temporários entre funcionário e empresa intermediadora.

Isso quer dizer que basta que a empresa de terceirização de mão de obra para eventos realize contratos temporários com os trabalhadores que serão intermediados, até porque os trabalhadores poderão preferir a liberdade de não criar o vínculo empregatício, uma vez que poderão rescindir o contrato ao término de três meses.

O que existe, portanto, é a prestação de serviços e não o vínculo obrigatório entre as partes.

Os contratos entre funcionários terceirizados e empresa intermediadora estão descritas na Lei 6.019 de 1974 que disciplina o ISS:

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Art 11-o contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à disposição de uma empresa tomadora ou cliente será, obrigatoriamente, escrito e dele deverão constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta lei.

O outro contrato exigido pela Fiscalização do Trabalho é o Contrato de:

Art 15-A Fiscalização do Trabalho poderá exigir da empresa tomadora ou cliente a apresentação do contrato firmado com a empresa de trabalho temporário, e, desta última o

Contrato firmado com o trabalhador, bem como a comprovação do respectivo recolhimento das contribuições previdenciárias.

Contribuições tributárias e previdenciárias da terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos que intermedeiam serviços de caráter temporário prestam serviços e são consideradas empresas prestadoras de serviços. Isso quer dizer que serão também contribuintes do imposto de ISS (imposto sobre serviços).

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Como forma de não haver fraude é necessário que a empresa recolha todos os contratos de prestação de serviços para a declaração do imposto. Para este serviço, conte com um profissional contador com experiência na área fiscal ou experiência em atividades fiscais gerais.

No que tange as obrigações previdenciárias, sabe-se que quando se trata das empresas de terceirização de mão de obra para eventos, aos temporários não é devido imposto INSS patronal, mas se o trabalhador é contribuinte individual, a empresa deve recolher comprovante de prestação de serviços e informar na GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social).

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Gestão de pessoal na terceirização de mão de obra para eventos

As empresas são responsáveis não só pela intermediação de mão de obra, mas também pela qualificação constante de seu pessoal. Dessa forma, tem-se que as empresas de terceirização de mão de obra para eventos devem não somente intermediar mão de obra especializada como também promover a qualificação de seu pessoal através de cursos, treinamentos e outras iniciativas.

É necessário frisar que o pessoal a ser terceirizado é profissional qualificado e deve ser tratado como tal, com ética, respeito, isonomia, motivação necessária para um serviço de qualidade e atendimento às queixas e reclamações, no que for possível a ser atendido pela gerência, além de todos os direitos atendidos no que tange aos direitos trabalhistas e previdenciários.

Serviços prestados na terceirização de mão de obra para eventos

Juntamente com a terceirização de mão de obra para eventos, a empresa deverá disponibilizar também supervisores, a exemplo do que acontece nas empresas de limpeza terceirizadas.

Ela pode ter em seu quadro de mão de obra profissionais que são qualificados tecnicamente para exercer serviços de garçons, recepção, manobristas, churrasqueiros a gaúcha, animadores de festas infantis como palhaços ou profissionais de outras naturezas artísticas, contadores de estórias, dançarinos, barmans e outros.

Contrato de serviços na terceirização de mão de obra para eventos

O contrato de serviços prestados deverá conter a empresa contratante, nome, telefone, CNPJ, os mesmos dados da empresa contratada, valor do serviço, duração do evento, profissionais terceirizados, natureza dos serviços, valor da multa, caso haja erro no valor acordado ou extensão da carga horária.

Lembrando que os termos do contrato valem igualmente para as duas partes, assim também como o valor das multas, caso haja descumprimento de serviços.

Pessoal de atividades internas e externas na terceirização de mão de obra para eventos

A empresa de terceirização de mão de obra para eventos deverá contar com pessoal que realize atividades administrativas, um auxiliar administrativo, secretária, copeira, auxiliar de serviços gerais, contador que realize trabalho de forma constante e tenha conhecimentos tributários e previdenciários.

Os profissionais que prestarão serviços nas festas serão contratados de forma temporária e não precisam estar presentes constantemente na empresa.

É necessário, portanto, que todos os dados do pessoal que trabalhará nas festas estejam atualizados, com currículos, cursos realizados, carteira profissional, fotos, identidade, endereço, estado civil, telefones da família, número na previdência e outros.

As empresas poderão contar com profissionais responsáveis por serviços de divulgação, empresas de entregas e de advocacia para consultorias tributárias e trabalhistas. Poderá necessitar também de serviços de seleção e recrutamento de pessoal por empresas especializadas.

Estrutura da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

A empresa de terceirização de mão de obra para eventos pode contar com uma estrutura que tenha espaço para recepção, espaço para atendimento dos clientes composto por um escritório externo, outro escritório interno é onde funcionará a sala do diretor, arquivo, salas do pessoal administrativo, sala do contador, salas de reunião e sala para atendimento do pessoal a ser terceirizado, copa e banheiros para os colaboradores.

Localização da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

A localização ideal para o funcionamento das empresas terceirização de mão de obra para eventos é uma localização em setores comerciais, onde haja a presença de outras empresas que trabalham com a organização de festas. Dessa forma, a empresa ficará mais visível para o público-alvo.

Público-alvo da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

As empresas que organizam festas e eventos são o principal público-alvo para empresas de terceirização de mão de obra para eventos, portanto se faz necessário conhecer essas organizações, como elas trabalham, quais suas exigências, o que elas buscam quando o assunto é serviço de mão de obra, quais os requisitos de qualidade que essas empresas exigem e quais suas maiores necessidades.

Investimentos para terceirização de mão de obra para eventos

A empresa de terceirização de mão de obra para eventos investirá em estrutura física, em informatização para melhor realização de atividades administrativas e fiscais, veículos para transportar o pessoal, veículo para atividades operacionais e administrativa, contratação de cursos para qualificação do pessoal, custos e despesas administrativas com divulgação, contratos e formalização da empresa.

Divulgação da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

A divulgação é uma etapa super importante para a empresa que pretende dar continuidade aos seus serviços de forma sólida e para as empresas de terceirização de mão de obra para eventos não é diferente. Para isso deverá prestar seus serviços com qualidade, pois dessa forma haverá propaganda boca a boca e, além disso, poderá ser interessante também que invista em uma divulgação que requer baixo investimento e bons resultados, que é a divulgação por meio de recursos como o taxidoor, logomarca nos veículos funcionais, busdoor, parede externa pintada, fachadas, placas de divulgação, etc.

Outra forma de divulgar os serviços de terceirização de mão de obra para eventos é participar de diretórios coletivos na internet que divulgam serviços voltados para festas.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. olá boa tarde !!
    a minha dúvida é eu gostaria muito de abrir uma empresa terceirizada , pois eu tenho uma micro empresa e queria ter uma empresa de limpeza .

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