Creperia – Guia Completo Abertura [Custo, Equipamentos, Documentos]

Creperia - Dicas de Negócio e InvestimentoO seguimento de alimentação, para sustento básico ou não, é sempre uma forma de investimento rentável no Brasil. De acordo com o Instituto Data Popular, 54,6% dos brasileiros comem fora de casa.

O consumo de alimentos de forma supérflua é crescente e por isso que lanchonetes, restaurantes, docerias, sorveterias e demais pontos comerciais são uma boa forma de investir dinheiro. E uma das formas é montando uma creperia.

Creperia é uma loja que vende crepe. São muitos os admiradores desta iguaria de origem europeia. O alimento é consumido há anos no Brasil e ao redor do mundo e não se sabe exatamente de onde surgiu, em qual nacionalidade, mas há admiradores do prato em todo mundo, inclusive no Brasil.

O crepe pode ser feito de grãos como arroz, trigo, milho e diversas combinações de massas, doces e salgados. Como é uma massa com recheio não é um produto que exija uma determinada estação do ano para ser mais consumido, vende bem o ano todo.

Uma creperia pode ainda servir a seus clientes misturas variadas do alimento, podendo ser doce ou salgado, frio ou quente, em diferentes tamanhos, enrolados ou dobrados, colocados no palito, com recheios pastosos, cremosos, picados, cremosos ou demais que preferir.

Mercado de creperia no Brasil

Este modelo de empreendimento se encaixa no setor de bares e restaurantes e por isso possui um horário de funcionamento tradicional entre as 16h e 1h da manhã. Tudo vai depender de como será instalada, em que local e qual o foco dos crepes e se há demais pratos a serem servidos na creperia.

Uma grande vantagem do crepe é que ele pode ser consumido de manhã, à tarde ou à noite e isso só depende mesmo do empreendedor.

Podemos ver uma creperia em vários locais do Brasil e com ambientes voltados para diversão, como um ponto comercial com parques para crianças, servindo doces e sobremesas, mesmo servindo crepe doce e com mesas e televisão para quem quiser até ver jogo em grande tela.

Concorrência do mercado de creperia

Creperias são até ausentes em algumas cidades, mas são seus concorrentes também bares e restaurantes por oferecerem uma refeição fora de casa.

Alguns bons restaurantes já possuem em seu cardápio crepe como prato e por isso o mercado é tão concorrido. Entretanto, caso seja montada uma boa estrutura, o negócio pode driblar qualquer número de lista de restaurantes de uma cidade.

Em algumas cidades, a creperia existe aos montes, por isso é preciso avaliar o mercado antes de pensar se é mesmo a melhor opção.

Caso a cidade seja repleta também de bons restaurantes que já tenham o prato em seu menu, talvez não seja a melhor pedida investir em tal localidade ou mesmo em tal modelo de negócio.

A dica é avaliar junto à Prefeitura, guias, IBGE e outros tipos de entidades qual a quantificação do público-alvo.

Vai dar lucro?

Verificar em guias especializados quais restaurantes e lanchonetes estão presentes na área também é uma dica importante, assim como visitar estes concorrentes para verificar os pontos positivos e negativos dos estabelecimentos.

Por último, participar de seminários especializados é outra dica bacana para que se conheça melhor o mercado em que se está inserindo.

Público-alvo de uma creperia

Como todo bar e restaurante, seu público é bem diversificado. Podem ser desde crianças a idosos, desde que tenham pratos que estimulem a visita de todos os citados.

O ideal é que se façam combinações diversas com massas e recheios e assim estimule a visita de clientes dos mais diversos tipos, gostos e classes sociais à creperia.

O que vai definir o público-alvo da creperia também será o valor do item e estrutura física. Caso tenha uma creperia com decoração sofisticada, serviços de guarda carros, pratos requintados e carta de vinhos, com certeza seu foco não é o popular da cidade.

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Para definir isso é preciso fazer um estudo da cidade e saber se há demanda para o público-alvo escolhido pelo empresário.

Estrutura necessária para uma creperia

Pense em uma creperia como um restaurante que você deve escolher se o ambiente vai ser mais sofisticado ou simples, mais jovem ou mais casual para definir o que vai querer como espaço, grande, pequeno ou mediano.

Vai dar lucro?

A estrutura do estabelecimento precisa ter ao menos 50 m², com espaço que possibilite uma ampliação futura.

Neste local, deve haver uma cozinha para a fabricação dos crepes, ampla e ventilada, disporem de um salão com mesas para clientes grandes e menores para grupos ou individuais, banheiros masculinos, femininos e, se possível, infantis, e uma sala administrativa.

Uma dica é montar um espaço menor, como uma lanchonete, mais jovial e livre e bem mais barato também.

Para tal é preciso um balcão de atendimento com bancos, um local para fazer os crepes trás do balcão e sem acesso dos clientes, uma pia para lavar os alimentos e um local destinado ao caixa (que pode ser na lateral), câmaras frias e estoque.

Uma dica importante em qualquer tipo de estabelecimento é deixar a produção de crepes visível ao público, mostrando higiene no estabelecimento.

O maior gasto ao montar uma creperia vai ser mesmo com equipamentos. É preciso fazer a compra de uma chapa para crepe, que pode ser elétrica ou a gás, e o valor não varia muito entre ambas, balcão de vídeo para expor os produtos, que é semelhante ao balcão de padaria, balcão copa com ou sem refrigerador, vitrines geladas (semelhantes ao balcão de vidro que podem ser usadas para sobremesas e bebidas), um freezer horizontal, geladeira, multiprocessador de alimentos, extrator de sucos industrial, liquidificador industrial, batedeira, cortador de frios, micro-ondas e fogão industrial de boa qualidade para suportar o uso constante.

O gasto maior depois de comprar o material será em produtos para fazer o crepe. Os crepes básicos utilizam em sua massa farinha de trigo, leite e ovos.

No entanto, a massa pode trazer também outros ingredientes, como sal, açúcar e baunilha. Para o estoque de frutas, verduras e legumes, observar a sazonalidade é uma das dicas mais importantes.

Quanto aos itens da matéria-prima, restaurantes costumam atuar com fornecedores diretos que vão lhe entregar por uma porta lateral e trazem pedidos em quantidades já predeterminadas.

A compra para o estoque deve ser diária no caso de folhosos, em dias alternados com frutas e legumes, e semanal para bebidas em garrafas e latas.

Documentação necessária para uma creperia

Para fazer o registro da empresa, a melhor forma é fazer contato com um contador que é o profissional, mais capacitado para tal conhecimento.

Será preciso fazer um registro na Junta Comercial, seguido da Secretaria da Receita Federal, Prefeitura e também uma licença especial da Vigilância Sanitária, por se tratar de um estabelecimento que lida com comida.

O negócio deve ser limpo, organizado e possuir telas nas janelas, para evitar a entrada de insetos e outros tipos de animais. Quanto ao número de funcionários, o indicado é avaliar o tamanho da creperia.

Capital inicial para investimento em uma creperia

O investimento necessário como capital inicial para montar uma creperia pode variar entre R$30.000,00 e R$180.000,00, dependendo do porte da empresa.

Funcionários necessários para uma creperia

Como estamos falando de um restaurante, saiba que é preciso de ao menos dois garçons para no caso de dez mesas e o dobro proporcional a quantidade de mesas do espaço.

No mais é preciso um cozinheiro, dois ajudantes de cozinha e um caixa, além de funcionários para o departamento financeiro.

Claro que estamos falando aqui de uma creperia de médio porte, podendo precisar de menos gente se o porte da empresa for menor.

De maneira geral, o melhor é ter um gerente. Se o horário de trabalho ser dia e noite, será necessário contratar duas equipes, mas esta medida só deve ser tomada se o faturamento da creperia for condizente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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