Assessoria de Imprensa: Uma Ótima Ferramenta de Marketing Empresarial

Assessoria de Imprensa: Uma Ótima Ferramenta de Marketing EmpresarialEstar no mundo corporativo hoje em dia é obrigatoriamente investir em marketing. Para a sobrevivência de uma empresa na era capitalista é imprescindível que se invista em visibilidade e uma das formas de isso acontecer é investindo em marketing empresarial. Para isso, uma assessoria de imprensa se faz necessário. Mas o que seria este tipo de marketing?

Marketing é basicamente o cuidado com a imagem, seja de uma empresa, de um produto, serviço ou marca. O marketing trata apenas da forma como sua empresa é vista no mercado e este departamento cuida para que as pessoas pensem sempre e visualizem o lado positivo de um empreendimento e assim pensem nele na hora de fazer as suas compras. Desta forma, uma assessoria de imprensa poderá te ajudar.

Marketing x publicidade e a assessoria de imprensa

A principal dúvida que se pode ter ao ler a definição acima é: mas a propaganda não cuida da imagem? Não, a propaganda apenas divulga um produto por meio de anúncios em diferentes formatos com o intuito de vender. É o marketing que irá fazer com que as pessoas pensem bem de sua empresa criando e cultivando uma imagem positiva no mercado.

O processo de criação de imagem positiva não acontece do dia para a noite. Ela envolve diversas ações que podem acontecer em diferentes formatos, mas o intuito é sempre o mesmo: fazer com que as pessoas pensem bem de você. O marketing pessoal tem a mesma finalidade.

Para entender a diferença, podemos explicar de uma forma simples: uma propaganda de uma fábrica de refrigerantes informando que ela ganhou um prêmio de qualidade de produto. O meio usado foi a propaganda, mas a ação é puramente marketing, com a finalidade de cativar no consumidor a ideia de que o produto da marca é bom e merece a sua confiança.

Assessoria de imprensa como ferramentas de marketing

A ideia de uma boa imagem da empresa pode ser propagada de diversas formas para o público e uma delas é uma assessoria de imprensa. Esta tem sido uma ferramenta bem usada hoje em dia porque tem mostrado um resultado bem mais positivo que anúncios, já que o espaço é pago e isso diminui a credibilidade da marca um pouco. Afinal, ela pagou para mostrar que é uma fabricante, no caso do exemplo acima, e pode suscitar dúvidas. Com a assessoria de imprensa isso não acontece.

O que é assessoria de imprensa?

Já ligou para uma empresa sobre uma notícia em jornal e te pediram para falar com o departamento de comunicação? Bom, este é o departamento de assessoria de imprensa, que tem como finalidade cuidar da imagem da empresa como um todo, seja em momentos bons ou ruins.

Este departamento é coordenado por um jornalista e age atuando em veículos da mídia como jornais, revistas, televisão e internet, implantando noticias em tais locais. Ele não paga pelo espaço, apenas sugere notícias que sejam interessantes ao público em geral e age como um canal entre a empresa e a imprensa.

Podemos citar como exemplo prático a abertura da primeira loja de móveis de uma cidade. O assessor de imprensa da empresa irá contatar o jornal e informar que a loja está sendo aberta.

De fato, para a cidade em questão é uma boa notícia e no material para ajudar a imprensa a dar a noticia. Chamado de release, o assessor da empresa pode levantar dados como o tempo de espera para trazer móveis de outra cidade antes da loja, quantos cidadãos a cidade possui que estavam sem o produto em nível local, entre outros. O resultado da ação é: uma loja sendo divulgada como notícia, não pagou por espaço publicitário, as pessoas vão saber do lançamento e vão dar mais atenção porque não é uma propaganda, é uma noticia da assessoria de imprensa.

Ações de marketing de uma assessoria de imprensa

O departamento de assessoria de imprensa é geralmente coordenado por um jornalista, mas nada impede que um profissional de relações público ou publicitário auxilie ou até coordenem o setor. O ideal é que seja um jornalista porque este tem formação e conhecimento dos veículos midiáticos e sabe responder às informações em caso de problemas com a empresa e os consumidores.

As principais ações de marketing que uma assessoria de imprensa pode promover é implantar as ações da empresa na mídia de forma indireta, como descrevemos acima. Isso pode ser em matérias de televisão, em notas de colunas sociais, em veículos online e outras formas de divulgação.

Outra ação que tal departamento vai fazer e que é de suma importância: responder a críticas e reclamações divulgadas em jornais e revistas. Eventualmente, um cliente pode ir reclamar à imprensa que foi mal atendido e isso é importante que seja respondido. Caso contrário, as reclamações podem se amontoar e causar uma crise de imagem na empresa.

Vai dar lucro?

Há ainda outro problema, que é o descrédito da marca. Muitas pessoas reclamando sobre um produto ou serviço criam uma imagem negativa que pode fazer despencar as vendas. Nesses casos, a assessoria de imprensa irá sanar o problema, respondendo ao cliente por meio de jornal, outra forma na qual a nota ou matéria foi publicada usando o direito de resposta obrigatório da imprensa de fornecer e assim cuidando para que mais danos nas vendas não sejam causados.

Assessoria de imprensa e departamento de vendas e diretoria precisam andar juntos e podem ser uma grande aliança. A melhor forma de divulgar boas ações é por meio de matérias em jornais, revistas, online e televisão, e esse é o trabalho do assessor.

Bem como em caso de crises e questionamento da imprensa, a assessoria de imprensa será a porta voz da empresa e irá se limitar a responder apenas o que a diretoria desejar, mas de forma adequada e controlar tudo o que sai sobre a empresa na mídia.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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