Trabalhar como correspondente bancário: Como Funciona e Ganhos

Trabalhar Como Correspondente BancárioO surgimento de vários estabelecimentos que trabalham como correspondente bancário está relacionado à crescente demanda de clientes nos bancos, o que aumenta a fila das agências por serviços como pagamentos de boletos, abertura de contas e até contrato de empréstimos.

Com isso, os serviços e responsabilidades dos correspondentes bancários aumentaram. Mas, o surgimento de novos serviços no ambiente de correspondência bancária está submetido aos critérios da Legislação Bancária. Entretanto, trabalhar como correspondente bancário é uma ótima oportunidade de ganhos.

A maior dificuldade para se tornar um correspondente bancário são os critérios dos bancos que estão mais seletivos, com uma lista mais extensa de exigências burocráticas.

Quem pretende trabalhar como correspondente bancário deve se atentar às exigências dos bancos que são: a estrutura, a documentação necessária e até a região que se pretende abrir o correspondente.

Documentos exigidos

A documentação exigida pelos bancos continua a mesma, são eles: contrato social, CNPJ com cópia, Cópia CPF, comprovante de residência da empresa e dos sócios, comprovante de conta bancária e outros.

Nestes documentos será avaliado se há alguma restrição comercial, fiscal ou criminal.

Estrutura para trabalhar como correspondente bancário

Para trabalhar como correspondente bancário é necessário que a estrutura também esteja de acordo com as exigências do banco.

Essa estrutura é formada por sala, balcão, equipamentos, área de espera e outros. A sala deve possuir espaço para o atendimento direto ou de balcão, além de estar bem localizado e com um fácil acesso.

Equipamentos – os equipamentos necessários para o estabelecimento de correspondente bancário são: computadores, aparelho de fax, impressora, telefone e outros.

Segurança – a segurança é um fator crítico de sucesso em correspondentes bancários, pois a rotina do correspondente bancário consiste em receber uma intensa movimentação de dinheiro. Como também um alto volume de pessoas, sendo necessário ter um sistema de monitoramento e cofre.

Tecnologia – a maioria dos investimentos do correspondente bancário é direcionada á tecnologia, pois a tecnologia é imprescindível para a organização do volume de informações, dos sistemas de gerenciamento, segurança dos dados, investimentos em banda larga e outros.

Fluxo de caixa – o correspondente bancário se mantém com comissões dos bancos. Por isso, no início das operações talvez demore um pouco para se obter receita.

Planejamento

Para planejar um negócio e trabalhar como correspondente bancário é necessário o estudo e avaliação da região, potencial consumidor e concorrência.

Vai dar lucro?

Para isso, avalie o número de bancos existentes na região, o número de outros correspondentes bancários e a proximidade entre um correspondente e outro.

Uma pesquisa de mercado é uma dica para quem pretende montar uma agência de correspondência bancária, pois o levantamento de alguns dados são bastante úteis, dados como: população, número de funcionários, de aposentados, nível de endividamento e outros.

Outro estudo é o da localização do correspondente bancário, pois se na região já existem dois correspondentes bancários com uma boa movimentação, é indício que outro correspondente talvez não consiga essa mesma movimentação.

Todos os dados e informações obtidos na pesquisa de mercado são uteis para avaliar a adesão do estabelecimento por parte da população.

Sendo que os dados também poderão dar uma ideia de se decidir ou não por montar um estabelecimento em determinada região.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Outras informações úteis para decisão quanto à abertura ou não de um correspondente bancário, são a possibilidade de trabalhar com serviços variados como empréstimos, financiamentos e outros. Além de informações como proximidade aos bancos e agências do correio, sendo essa característica fundamental.

E quanto à tecnologia é necessário verificar se o serviço local oferece banda larga de qualidade e serviço telefônico.

Vai dar lucro?

Parceria de bancos

Um estabelecimento pode ser correspondente bancário de mais de um banco ou atuar como agente financeiro de outras agências.

O importante é que na escolha de um correspondente bancário sejam avaliadas não só as propostas de comissão, mas também fatores como: o atendimento, a atenção e o comprometimento do banco com o correspondente bancário, igualdade de condições entre correspondentes bancários e produtos oferecidos.

A questão dos produtos oferecidos é importante, pois, devem estar alinhadas às necessidades do cliente que serão atendidos pelo correspondente bancário.

Vantagens e desvantagens dos bancos

Quando o correspondente bancário é um grande banco, a vantagem é que o banco sempre terá dinheiro para manter a operação, sem a necessidade de anulação do convênio.

Os bancos grandes, portanto, são estáveis e conseguem trabalhar até com pequenas margens, sendo que a estabilidade é garantida mesmo em face de crises econômicas.

As desvantagens oferecidas pelos bancos grandes são a lentidão de respostas e processamento, por possuírem um volume maior de correspondentes.

Já a vantagem de contratar bancos médios é que estes bancos possuem experiência em contratar produtos e oferecem diversas opções de produtos e até uma comissão mais competitiva.

Os pontos contra dos bancos médios são a vulnerabilidade diante das oscilações na economia, como também a possibilidade de serem comprados por bancos maiores.

 Outra desvantagem do banco de médio porte é que muitas vezes tem um nome comercial pouco conhecido pela população, o que pode gerar pouca adesão.

Contar com bancos pequenos proporciona rapidez de atendimento e de processamento. Porém, tem a desvantagem de dependência financeira de bancos grandes, operam em um ambiente instável e por vezes não mantêm seus produtos e serviços e ainda não possuem rede de agências.

Por fim, antes de trabalhar como correspondente bancário é necessário que haja pesquisa e análise quanto aos bancos, a clientela e a localização para garantir o sucesso do negócio.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorLoja de Doces – Como Ganhar Dinheiro Com Esta Ideia
Próximo artigoComo Montar Uma Fábrica de Velas
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. olha, eu sou correspondente Caixa, e digo para quem tiver interesse em trabalhar com isso que este não é o momento. Estamos passando por sérias dificuldades, principalmente na questão de remuneração com a CEF.
    Acreditamos que no próximo ano a situação volte a normalizar.
    quem tem mesmo interesse, é um ramo bom, mas tem que batalhar, tem que correr atras de cliente, fazer parcerias com empresas e imobiliarias.

  2. Gostaria de trabalhar como correspondente bancário na cidade de Garanhuns.
    Não tenho CNPJ cadastrado.
    Tenho apenas muita força de vontade em trabalhar num correspondente que seja meu.
    Tenho experiência nessa área e gosto do q faço.

  3. Boa tarde tenho uma estrutura de um escritorio de contabilidade em santos e estou procurando um correspondente caixa para parceria de financiamentos habitacional.

  4. O negócio de correspondente bancário não admite amadores. Notei no período que estou na área, que muitas empresas duram pouco tempo por puro desconhecimento dos produtos que podem trabalhar. Não diversificam as operações e na mais leve oscilação no setor são obrigados a retirarem-se.
    Posso citar nosso exemplo, trabalhamos uma marca forte, não para o momentâneo, mas para podermos surpreender sempre.

  5. Boa tarde Vinicius, eu sou Beatriz

    Estou afim de abrir uma lojinha na minha cidade de emprestimo consignado, porém inicialmente eu pretendo colocar os contratos com uma pessoa que ja é correspondente .

    A minha duvida é eu posso fazer isso, abrir uma loja ou tenho que trabalhar em um ambiente mais privado, como uma sala ?

  6. Boa noite Ana Paula.

    Qual o motivo da venda da sua agencia de correspondência bancaria?
    Te pergunto p q sou de SC e estou prestes a montar uma estrutura pra essa finalidade.

    Att

    Jarbas

  7. Tenho sido abastecido por informações, mas ainda não encontrei o negocio ideal. Tenho uma pequena propriedade rural e estou pensando em frutas exoticas, tipo: alexia. Penso também em plantio do Pau Rosa para industrias de cosmeticos. De qualquer forma, muito obrigado pela atenção de vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here