Como montar uma fábrica de prendedores de roupa

Como montar uma fábrica de prendedores de roupaPresente em toda e qualquer casa, o prendedor de roupas está lá marcando presença no varal. Além da sua utilidade principal, ainda serve para fechar embalagens na cozinha e isso é uma prática bem difundida por diversas donas de casa e secretárias do lar. Como é uma mercadoria com bastante demanda, já que muita gente usa, que tal transformar essa necessidade em uma oportunidade de negócio? Veja então como abrir uma fábrica de prendedores de roupa.

Mercado

O mercado de fábricas de prendedores de roupa já está atualmente ocupado por diversas empresas. Por conta desse fator, o empreendedor terá de ter muita criatividade e tentar inovar e agregar valor ao seu produto. Deverá não somente vender a mercadoria, mas principalmente anexar ideias que fazem com que os consumidores tenham vontade de adquiri-lo, por mais que seja um utensílio bem comum.

Como funciona uma fábrica de prendedores de roupa

Os prendedores de roupa podem ser feitos de plástico ou de madeira, ficando a critério de cada um. Mas antes de escolher qual será a matéria-prima usada, é preciso considerar alguns detalhes, respondendo às seguintes questões: Qual é a proposta do negócio? Quem ele pretende atender? O público escolhido tem condições de pagar por tal mercadoria? Qual é o material mais barato? Qual é o mais bem visto pela sociedade, especialmente em tempos de valorização do meio ambiente? É possível ter o insumo reciclado, por exemplo? Há abundância de fornecedores? Os equipamentos são de fácil manuseio? Os fabricantes deles dão treinamentos? Há assistência técnica? Essas e outras questões podem ajudar bastante o proprietário da fábrica a chegar a uma conclusão.

Uma fábrica de prendedores de roupas feitos de plástico requer alto investimento, porque é necessário um desenvolvimento de moldes. O dono do negócio precisa entender muito sobre o processo de injeção de plástico e fazer com que os empregados operem corretamente todo o maquinário para não haver acidentes de trabalho. Isso, porque os equipamentos funcionam com altas temperaturas. Por outro lado, se o proprietário definir que o seu negócio fabricará prendedores feitos de madeira, terá de ter um espaço em torno de 500 m² para a estocagem da matéria-prima e maquinário, bem diferente dos 100 m² necessários à produção de plástico.

Estrutura do negócio

Se a fábrica for de prendedores de roupa feitos de plástico, a estrutura física é bem menor do que a daqueles feitos com madeira. Como já foi citado, nada mais do que 100 m² é necessário para abrigar todos os equipamentos, como moinho de plástico, molde do prendedor, molde da mola, injetora de plástico e seladora. Nisso tudo, ainda há a necessidade de incluir todo o material de escritório, tais como fax, impressora, telefone, computador e tudo o que um escritório precisa para funcionar plenamente.

A quantidade de funcionários é de cinco pessoas: o empreendedor, três empregados nas máquinas e um auxiliar administrativo.

Já a fábrica de prendedores de madeira exige espaço bem maior, portanto, os custos também serão bem altos. O local onde o maquinário vai ficar, especialmente a máquina de mola, deve estar em local isento de pó. A madeira deve ser branca, essa é a mais indicada, pois não mancha a roupa.

Como fazer a sua fábrica ser conhecida

O primeiro passo para fazer com que a fábrica de prendedores de roupa seja conhecida dos clientes é ir até eles. Se a proposta é ser um fornecedor e comercializar esses produtos para parceiros, o ideal é fazer reuniões com os responsáveis por outros estabelecimentos para mostrar o produto de perto.

Donos de grandes marcas hoje conhecidas no mercado, tiveram a mesma atitude em seu começo. Um exemplo ocorreu, com a Boston Beer Company, fabricante da cerveja Samuel Adams, uma das marcas que mais vendem cervejas artesanais, de acordo com o livro de Phillip Kotler, “Administração de Marketing”. Seu fundador, Jim Koch, batia de bar em bar levando uma amostra do produto aos donos dos estabelecimentos e assim permaneceu por dez anos, sem contar com dinheiro para propaganda durante esse período. Atualmente, as vendas já ultrapassaram mais de U$200 milhões e a conseqüência foi a empresa investir milhões de dólares em propaganda na TV, a empregar dezenas de vendedores e fazer pesquisa de marketing sofisticada. O sucesso continuado requer estabelecer e gerenciar um departamento de marketing eficiente.

A publicidade em si, nesses casos, depende muito mais do esforço do empreendedor do que qualquer anúncio feito em jornal ou revista, por exemplo.

Dicas de negócio

Em tempos onde o discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social das empresas está em alta, nada mais adequado do que montar um negócio que esteja de acordo com essa temática. Por conta disso, embora a fábrica de prendedores de roupa tenha algumas características diferentes daquela que produz os de plástico e que tais aspectos afetam diretamente os custos, existem vantagens que podem se encaixar perfeitamente na demanda social atual.

Por exemplo, a matéria-prima, ou seja, a madeira, pode ser aproveitada de tábuas, de lambril ou de forro, dessa forma, seria um caminho que esse negócio teria de ganhar dinheiro e ao mesmo contribuir para o equilíbrio da natureza.

Outro aspecto que também tem ligação especialmente com a responsabilidade social que as empresas devem ter no ambiente no qual estão inseridas, é que a montagem do prendedor pode ser feita por terceiros onde eles estiverem, seja em casa, na residência de moradores que ficam nas comunidades ao redor da fábrica, ou até mesmo em presídios.

Vai dar lucro?

Todas essas ações contribuem para o sucesso da fábrica, que não vai precisar abrigar todos os empregados sob seu teto, eles estão livres para fazerem o trabalho em casa, para aprenderem uma atividade e produzirem o quanto puderem e quiserem; da comunidade que vive no entorno do empreendimento, podendo servir de fonte de renda especialmente para famílias que não possuem escolaridade que estão em busca de emprego e ainda para toda a sociedade que será beneficiada com a ocupação de uma parte da população que estaria fora do mercado de trabalho, podendo ser marginalizada, sendo mais um índice de desigualdade social.

Outra dica de negócio diz respeito à criatividade. Muito se fala sobre isso, mas poucos conseguem efetivamente criar algo novo, que seja completamente diferente. Sendo assim, na esteira de algo que já existe, por que não atender um público que está começando a vida de dona de casa, por exemplo? Explicando melhor, o mercado de festas de casamento está cada mais lucrativo e desenvolvido. Nesse contexto, existem diversos outros pequenos mercados que giram ao redor desse grande.

Um deles, por exemplo, atende a mulheres que estão fazendo chá de panela e que compram todos esses utensílios de área de serviço, como baldes, luvas de plástico para limpeza e também prendedores de roupa. Só que para diferenciar, por que não criar designs diferentes e talvez atender a um determinado público-alvo que está disposto a pagar uma quantia X em tal produto e que quer algo diferente em casa?

Compartilhe nosso artigo de como montar uma fábrica de prendedores de roupa!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Descobrir o Custo de Oportunidade em 6 Passos
Próximo artigoPergunte-se: é o momento certo?
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Eu Osni Piske.gostaria de montar uma fabrica de grampos de roupa de madeira.gostaria de saber onde pouso encontrar a venda das máquinas e o valor de cada uma.contato.(47)996057207 ou (47) 33074095.

  2. Tenho uma empresa que produz três modelos de prendedores de roupa de plástico, com capacidade de produção de três milhões de pças/mês. Quem tiver interesse entre em contato.

  3. Tenho uma empresa que produz três modelos de prendedores de roupa de plástico, com capacidade de produção de produção de 2 milhões de pças/mê quem tiver interesse entre em contato.

  4. Bom dia, tenho uma maquina completa de fabricação de prendedor de roupa de Madeira. Tanto a maquina para fazer o prendedor como também outra maquina da mola do prendedor. Quem tiver interesse pode entrar em contato comigo.

  5. Caro angolano.
    Você necessita produzir algo ou há alguma hipótese de comprar feito?
    Comprar feito é meio caminho andado. Você compra mercadoria e vende.
    Compra aí ou importa.
    Depois entra ou não entra no fabrico disto ou daquilo.

    Fabricar necessita de ter conhecimentos, investe em equipamento, tem de ter pessoal para produzir, pode ganhar mais por unidade mas demora muitos anos a realizar o capital investido.

    Se tem capital, arrisque ser empresário.
    Se não tem, procure um emprego de vendedor. Se você for dinâmico, pro ativo, esperto e sério, você entra primeiro no mercado, vê como ele age e como você pode inter agir com ele e depois passa a trabalhar por sua conta comprando e vendendo ou então descobre como e com que começar a ser industrial.

    Gostou?

    Ao seu dispor
    JVB

  6. Bom dia, sou angolano, vivendo em luanda, como sabem, o meu pais saiu de uma guerra a 10 anos, estando a procura de desenvolvimento, como sabem passa necessariamente a implementação de projectos industriais em varias areas ja que é quase inexistente. ajudem-me a procurar e dar-me ideias sobre montar uma industria.

    tomas dos anjos espero contacto

  7. Boa noite pessoal! – Não conheço nada do seguimento de moda, entretanto preciso ajudar minha filha. ela se formou na ETEC SP (modas), FATEC (Americana – Industria Textil) e SENAI (MODAS). Atualmente ela está fazendo um curso na FMU (modas) em São Paulo, com inglês e espanhol avançado. Comprei algumas máquinas de costura como galoneira, reta, orveloque, maquina de corte mesa para infestar e outros itens. Já temos o espaço físico montado. Selecionei quatro costureira com experiência. Desta forma estou pededindo ajuda a vocês para me indicarem a alguma empresa, que precise de uma confecção profissionais de modelagem em geral!

  8. boa tarde!
    tenho enorme interese em montar uma fabrica ou negocio inovador estou pesquizando muitas opções ,tenho galpao e area para fabrica e deposito busco parceiros para um novo negocio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here