Como Abrir Viveiros de Plantas: Passo a Passo em 6 Dicas

como abrir viveiros de plantasO que são viveiros de plantas? Viveiros florestais são áreas que produzem mudas que posteriormente tornam-se plantas diversas. Os viveiros podem ser divididos em duas categorias: os permanentes e os temporários.

Os primeiros são viveiros que se produzem mudas de forma contínua por tempo indeterminado para comercialização. E os viveiros temporários são aqueles produzidos em tempo limitado e as mudas são produzidas em uma determinada área.

Os viveiros de plantas são uma forma de negócio muito lucrativa, principalmente quando a região está repleta de pessoas que se importem com o meio ambiente. A conservação e ampliação das coberturas vegetais em áreas desmatadas estão intimamente relacionadas a este tipo de negócio, assim como a forma de utilização dos recursos naturais como trabalho e renda.

Visto uma grande possibilidade de acerto na lucratividade principalmente, diversos empreendedores estão buscando negócios voltados para os viveiros de plantas, que estão cada vez se multiplicando pelo Brasil, embora algumas regiões careçam muito destes serviços. É uma excelente forma de pioneirismo nesta área.

Fundamentais para o planeta, os viveiros de plantas fornecem ainda materiais de construções e madeira para a produção de diversos tipos de produto, nutrindo a economia e as necessidades de populações locais ou distantes, sendo fonte de renda e exportação para diversos estados e até países.

Além disso, as pessoas ainda utilizam as plantas como uma forma decorativa, que é justamente o propósito de muitos empreendedores que começam um negócio como este. Diante deste fato, é fundamental saber coordenar um viveiro de plantas e aqui você descobre com algumas dicas o segredo para o sucesso.

Mercado

Os produtos de origem florestal têm o Brasil como seu principal consumidor e um dos maiores produtores, sendo então uma vantagem a mais para aqueles que pensam em começar um negócio de viveiro de plantas. Para a construção civil vemos uma grande mobilização de madeira e isto é bem notável para a maioria. A indústria de embalagens também carece de recursos naturais, assim como a siderurgia e a produção de papéis.

Público-alvo

Moveleiras, indústrias de papel e embalagens, lojas de artigos de decoração, fábricas diversas são o principal alvo do viveiro de plantas. É necessário que haja uma oferta para aqueles que chegam querendo adquirir os produtos, e para isso é necessário conhecer e configurar um pouco mais sobre este público.

Isso pode ser feito através da observação e pesquisas, que se modificam a partir do local escolhido para um viveiro de plantas. Talvez o público que faz compras num viveiro de plantas no Norte não tenha as mesmas necessidades e expectativas das pessoas que procuram um viveiro de plantas no Sul, por exemplo.

É necessário estabelecer vínculos com o público alvo, e para isso nada melhor do que traçar seu perfil para haver aproximação das partes e constituição de bons negócios.

Além disso, o público alvo deve ser conhecido para traçar estratégias de propaganda de seus serviços. Um bom viveiro de plantas tem que saber vender seu peixe, e entrar com tudo no mercado.

Estrutura

Todo estabelecimento comercial deve ter sua estrutura ideal, e não é diferente com o viveiro de plantas. Embora sejam simples, as plantas devem estar num espaço amplo e ensolarado. Cada planta tem a sua característica de reprodução e preparação para ser comercializada, por isso pode ser necessário que o terreno seja subdividido.

Este terreno deve apresentar declividade de até 2%, para diminuírem as chances de erosão do solo, e, além disso, terem canteiros e estrados. Uma parte dele será “perdida” para a criação de um galpão para guardar equipamentos, produtos químicos, ferramentas, adubos e preparo dos sacos plásticos e tubetes.

Vai dar lucro?

A instalação da água deve ser de primeira qualidade, de forma a não ocorrerem falhas. O sentido é construir um sistema de irrigação por aspersão, gotejamento ou até esguicho com mangueira de forma a atender às necessidades hídricas das plantas do viveiro de plantas.

Pessoal de viveiro de plantas

O empreendimento pode determinar a quantidade de colaboradores pelo tamanho do negócio em questão. Um viveiro de plantas de pequeno porte pode começar com dois empregados para a parte de transporte de mudas, preparo do solo, plantio e combate às pragas.

Estes profissionais devem ter experiência no cultivo de plantas, serem responsáveis e conseguirem lidar com os principais problemas que podem atingir sua área de atuação.

Algumas competências devem estar entre as características dos profissionais que irão trabalhar no viveiro de plantas, para que estejam aptos a conseguirem efetuar suas tarefas, como flexibilidade, responsabilidade, organização, interação com os clientes, bom senso, criatividade e motivação.

Na entrevista de emprego, o entrevistador saberá como discriminar entre as pessoas que mais tem a ver com a vaga oferecida dos que não tem o perfil desejado. Esta parte seletiva é de fundamental importância! E caso haja a desistência de algum colaborador ou a necessidade de contratação de mais pessoal, isto deve ser feito da maneira mais rápida possível para que não haja prejuízos para o viveiro de plantas.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Equipamentos

Muitos equipamentos são necessários para abrir um negócio de viveiro de plantas. Mexer com a natureza pode parecer simples e fácil, mas a prática é exatamente o oposto. Há primeiramente a preocupação com as questões ambientais e depois um sério trabalho para tratar do cultivo.

Os equipamentos são: um microcomputador com acesso a internet, linhas telefônicas e faz um espaço bem decorado e confortável para a recepção dos clientes com sofás e cadeiras cômodas. Armários, móveis e utensílios de escritório vão compor o ambiente, e caso o empreendedor tenha ideias tecnológicas, pode assim realizá-la, sempre pensando no bem estar do cliente.

Vai dar lucro?

Na área de produção é necessária uma caixa d’água de 1000 litros, uma bomba de irrigação, um conjunto de tubulação com aspersores, dois rolos de sombrite tela, 30.000 tubetes pequenos, 200 bandejas planas aproximadamente, um refrigerador para colocar as sementes, um pulverizador costal de 20 litros e dois carrinhos de mão no mínimo. Para transporte de mercadorias, é necessário um veículo utilitário.

As ferramentas básicas de cultivo como pás de corte, pás de concha, enxadas, sachos, facões, alicates, baldes, tesouras e serrotes logicamente devem estar na lista dos equipamentos a serem adquiridos, e tudo pode ser encontrado por um preço em conta se o empreendedor conseguir descontos pela quantidade ou parcerias.

Viveiros de plantas e o design

Muitas pessoas utilizam as plantas para decorarem suas casas, fazerem arranjos, presentearem outras pessoas e para outros fins. Até mesmo para a manutenção das floriculturas os viveiros de plantas podem ser contratados.

Geralmente, para design as plantas são encomendadas em menores quantidades, e o viveiro de plantas acostumado a exportar grandes quantidades pode aproveitar o material e começar a atender também a este público mais restrito, aumentando os ganhos e conseguindo uma clientela fiel.

Geralmente as flores fazem mais sucesso na composição de elementos de design, e o empreendedor de viveiros de plantas pode aproveitar e direcionar seu marketing também para esta vertente, enviando representantes a floriculturas e fábricas.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorRepresentante comercial – Como iniciar na atividade [Dicas e Dúvidas]
Próximo artigoComo Abrir um Negócio de Locação de Vans
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Estou iniciando um viveiro de mudas, mas estou perdidona, não sei onde comprar mudas. Gostaraia de ter contato c algum fonecedor de mudas, se alguem conhecer por favor entre em contato c migo.
    abraç.

  2. Poxa Elias!!!!! Parabéns pelo pensamento, acredito que assim expandimos nossas boas vontades em querer ajudar o próximo e alcançamos de fato nossos objetivos

  3. Achei muito legal, no meu caso gostaria de fazer um trabalho com dependentes químicos. Como labor-terapia e com as mudas fazer trabalhos em escolas e praças. Eu tenho na cabeça a ideia mas não consigo passar para o papel, se alguém puder ajudar eu agradeço.

  4. Gostaria de ter contato com conpradores de mudas, ja produzo em pequenas quantidades,sou agricultor moro no Sitio Carro Quevrado Triunfo PE. Meu celular é 87. 9966. 9996

  5. MEU ESPAÇO E PEQUENO MAS GOSTARIA DE MONTAR VENDAS DE PLANTAS EXOTICAS E RARIDADES EM VASOS PRONTAS PARA VARANDAS JARDINS NAO TENHO CAPITAL GOSTARIA DE TER UM ANJO DE NEGOCIO

  6. ola gostei de tudo oque li e estou interessado em montar um viveiro para produção de flores ornamentais e flores para jardins e vasos menos o cactos. Espero uma resposta e estou disposto a montar uma franquia .

  7. gostei da ideia de viveiros de planta, mas gostaria de fazer viveiros de plantas menores como cactos e outras especies menores, meu espaço é pequeno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here