Produção de refeições em marmita: Guia para Montar o Negócio

Produção de Refeições em MarmitaHoje em dia, as pessoas não têm muito tempo para chegar em casa e ainda preparar comida depois de um dia inteiro de trabalho e/ou estudos.

Por conta disso, uma boa oportunidade para quem pretende abrir um negócio é com a produção de refeições em marmita. Cada uma delas é feita individualmente e estocadas em isopores grandes e específicos.

Mercado e clientes de refeições em marmita

A demanda pelas refeições em marmita é bem grande, especialmente nos grandes centros urbanos que abrigam muitas empresas.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Os funcionários delas optam, muitas vezes, por comprar alimento em quentinhas, pois assim pagam muito mais barato do que se fossem a restaurantes.

Outra característica das grandes cidades é a falta de tempo. Muita gente leva horas no percurso de ida e volta entre casa e trabalho, não conseguem chegar em casa e ainda fazer aquele jantar. Tudo isso resulta em compras de refeições já prontas, pois assim facilita e muito a alimentação.

Outros possíveis clientes também são, além das pessoas físicas, instituições, hospitais, escolas e empresas no geral.

Uma particularidade que também deve ser analisada quando o assunto é clientela: restrições alimentares.

As marmitas não são direcionadas apenas aos que estão com fome, mas também àquelas pessoas que não podem comer qualquer alimento, pois têm restrições quanto à quantidade de óleo, de sal, de açúcar, de leite, entre outros.

Isso é mais um leque de opções que é aberto para quem deseja trabalhar com comida.

Localização da empresa de produção de refeições em marmita

A localização de onde funcionará o negócio é fundamental para seu o sucesso e para isso é necessário analisar uma série de detalhes: os clientes em primeiro lugar, o local em si e suas particularidades, fornecedores e concorrentes.

Antes de pegar o jornal, ver os anúncios de imóveis comerciais e assinalá-los, é essencial o conhecimento profundo do público-alvo.

Sem essas informações, fica muito complicado pensar em como atingi-lo se não há dados sobre ele. Por isso, tenha já no planejamento de negócio quem você pretende atender.

Já escolhido isso, é o momento de pensar como estar próximo dessa clientela, onde ela está e quais são as suas características principais que vão nortear todo o plano de localização.

A localidade em si deve ser pensada respondendo às seguintes perguntas: quais são os meios de transporte disponíveis próximos ao imóvel escolhido? Eles atendem os meus clientes? Há estacionamento por perto?

A rua é asfaltada? Tem o risco de ser inundada quando chove? O imóvel tem água disponível, telefone, tratamento de esgoto, internet? É uma área de risco e que, portanto, afasta os interessados a estarem no local?

Os vizinhos aceitam esse tipo de negócio no tal bairro? A prefeitura autoriza esse tipo de atividade no local escolhido? O imóvel está como na planta original? Houve obras nele que não foram comunicadas à prefeitura?

Os fornecedores, por sua vez, também devem estar próximos à produção para que a facilidade de abastecimento de matéria-prima seja eficiente e não gere muitos custos.

A concorrência também merece atenção: será que existem muitas empresas nesse lugar que fazem produção de refeições em marmita? Quantas são? Quem são elas? O que elas oferecem a mais que seja capaz de agregar valor ao produto?

Produção feita na casa do empreendedor

Trabalhar em casa é algo que acontece muito com aqueles que estão dando os primeiros passos no ramo empresarial. Contudo, é necessário buscar o órgão especializado do município para ficar a par da real situação da atividade feita na própria residência.

Legalizar a empresa é fundamental para garantir negociações com fornecedores e não é porque o trabalho será realizado em casa que a inscrição CNPJ não deve existir, ao contrario, ela é obrigatória para quem deseja sucesso.

Estrutura física para a produção de refeições em marmita

O imóvel mais indicado deve ter espaço mínimo de 70 m² e ele deve ser dividido em área administrativa e a outra de produção e armazenagem das marmitas.

O lugar onde haverá estocagem da matéria-prima deve estar livre do calor ou frio excessivo e os estrados onde ela é colocada não podem estar colados nem no chão nem na parede, para que insetos não sejam atraídos.

A luz do dia e a ventilação são essenciais, por conta disso, procurar um lugar que tenha muitas janelas, ventiladores e layout feito para aqueles dois fins são excelentes.

É preciso ter alguns equipamentos: uma balança eletrônica de 20kg, utensílios, marmitas em isopor ou alumínio, caixas isotérmicas para realizar o transporte até o cliente, freezer horizontal, máquina embaladora, prateleiras, estantes, veículos utilitários ou motos.

O que é oferecido em uma refeição em marmita

Como já foi citado, as refeições podem ser almoços ou jantas, conforme a disponibilidade de cada empreendedor, mas o interessante disso tudo é fazer o diferencial e isso pode estar simplesmente no modo de preparar a comida.

Como se sabe, existem diversos alimentos que já vêm prontos ou praticamente assim, mas todos possuem um sabor que as pessoas já conhecem, que chega a ser bem comum ao paladar.

Por conta disso, é interessante fazer as próprias receitas, aplicar “os segredos da vovó”, enfim, fazer com que a comida fique gostosa para que os clientes possam tornar-se fiéis.

Além da comida, é interessante oferecer bebidas e sobremesas, para agregar valor ao produto que está sendo vendido.

Se o empreendedor voltar suas atenções àqueles que precisam de uma alimentação especial (sem colesterol, com produtos dietéticos, por exemplo), é importante também buscar coisas novas para as pessoas conhecerem, ter um cardápio amplo, pois geralmente são os mesmos alimentos para essas pessoas.

Uma observação: a qualidade e a aparência das marmitas é fundamental para o sucesso do trabalho. Para perceber isso, basta colocar-se no lugar do cliente e imaginar como seria desconfortável receber uma quentinha suja, sem embalagem plástica por fora, acompanhada de um refrigerante ou suco com poeira na latinha. Sendo assim, o cuidado com aspectos visuais e com a higiene é muito importante.

Fornecedores e negócios

Estabelecer negócios com fornecedores de alimentos conhecidos é uma boa oportunidade para começar bem, pois já carrega assim a qualidade do alimento publicamente reconhecida, inclusive pelos clientes.

As matérias-primas devem ser, acima de tudo, confiáveis. Tudo o que for comprado deve ter data de fabricação e validade na embalagem.

Dicas de negócio

Trabalhar com alimentação requer muito cuidado, pois isso está diretamente ligado à saúde das pessoas. Por conta disso, é importante cumprir as normas técnicas exigidas pelos órgãos governamentais de vigilância sanitária. Essas regras impostas por eles são boas, porque orientam o empreendedor a fazer a coisa certa.

Uma dica que fica, portanto, é estar a par desse universo e existem diversas instituições públicas que oferecem cursos na área de vigilância sanitária. Procure aquela mais próxima de você.

Não deixe também de comparecer a eventos que envolvam esse ramo de atividade. Há inúmeros congressos, feiras, encontros, tudo com o objetivo de trazer as novidades do mercado aos empreendedores.

Um bom empresário sabe que a informação é essencial para conseguir marcar o seu lugar na área onde deseja atuar.

Então, por que não começar uma produção de refeições em marmita?

★ Dica Importante!

Qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



7 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Quero começar um negócio fazendo Marmitex em casa sendo delivery
    Por onde eu começo…
    Sei que tem que ter planejamento
    Formar idéias etc
    Mas qual o primeiro passo para dar certo?
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here