Como Abrir um Restaurante A La Carte em 4 Etapas Simples

Como Abrir um Restaurante a La CarteMuita gente sabe cozinhar, adora gastronomia, sonha em ter o seu negócio, acredita que o setor de alimentos gera muita renda, sente falta de um lugar que sirva comida gostosa, enxerga os estabelecimentos que servem alimentação um lugar gostoso para bater um papo e muitos outros pontos de vista. Por conta de tais motivos ou até outros não listados, o interesse em abrir um restaurante a la carte é muito grande por parte de empreendedores.

Mercado de restaurante a la carte no Brasil

De acordo com dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor representa atualmente um faturamento bruto anual de R$ 60 bilhões, gerando um milhão de empregos diretos e indiretos. São cerca de 27 milhões de clientes atendidos diariamente e o mercado se expande a uma  taxa três vezes superior ao crescimento do PIB.

De acordo com dados coletados em 2004 pelo Sebrae de São Paulo, o setor de restaurantes possui participação expressiva nas micros e pequenas empresas do Brasil (MPEs), representando 6,6% do total das MPEs espalhadas pelo país, que fazem parte do setor de prestação de serviços.
Por conta disso, o empreendedor precisa perceber as oportunidades existentes, identificar as reais necessidades dos consumidores e ainda estruturar o restaurante a la carte conforme o perfil de consumo do lugar onde pretende atuar.

Clientes de um restaurante a la carte

O empreendedor deve ter em seu planejamento de negócio que tipo de cliente pretende ter para o seu negócio: se pobres, medianos, ricos, adultos ou jovens. O dono do negócio vai chegar a essa conclusão por meio de uma pesquisa de mercado, que vai apontar para aqueles que podem e estão dispostos a gastar dinheiro com seu restaurante a la carte.

Por ser um restaurante a la carte, é preciso ter em mente então que não é um tipo de comida servida tão rapidamente como em fast food ou em estabelecimentos que oferecem comida a quilo. Por conta disso, pode ser um local para as famílias frequentarem nos finais de semana ou quando se têm mais tempo.

Existem ainda outras características desse tipo de restaurante e isso deve ser listado por aquele que vai abrir o negócio para que possa então traçar um perfil de seus consumidores aliado ao serviço oferecido.

Localização do restaurante a la carte

Existem inúmeros tipos de restaurante a la carte. Basta dar uma passada nas ruas e reparar a infinidade de tipos: aqueles que atendem os trabalhadores nos grandes centros comerciais, os que fazem mais o estilo de gente que está passando no local e tem um tempinho a mais para ficar esperando a comida chegar. Há também aqueles luxuosos que estão em locais bem complicados de chegar se não tiver carro.

Então o dono do negócio deve primeiramente saber quem é o seu cliente para poder escolher o ponto exato. Por exemplo, se o restaurante a la carte tem a pretensão de ser muito popular, ele precisa estar perto dos transportes públicos, porque quem não tem carro vai chegar lá indo de ônibus, metrô ou trem.

Se for um local mais refinado, onde não há a pretensão de chamar a atenção de clientes de poder aquisitivo baixo, não há grande preocupação em estar próximo aos transportes públicos, somente pontos de táxi (que pode ser feita uma parceira com pontos que possam atender os clientes por meio de ligações feitas pelo restaurante a la carte) e estacionamento amplo e seguro (com manobrista), para que os consumidores tenham onde colocar seus automóveis.

Seja quem for o cliente, há pontos fundamentais que não devem ser dispensados ao comprar ou alugar um imóvel onde vai funcionar o restaurante, são eles: a rua deve ser pavimentada, sem o risco de alagamento em casos de chuva; água, luz, telefone e segurança devem ser priorizadas; os impostos precisam estar pagos e o Governo Municipal deve conceder o alvará de funcionamento.

Como tornar o restaurante a la carte conhecido

A publicidade a ser feita está diretamente ligada ao cliente que será atendido nesse restaurante a la carte. Por conta disso, é preciso identificar quais são as mídias que essas pessoas consomem, quais são os jornais que leem, os programas que assistem ou escutam e ainda os hábitos, como passeios, por exemplo.

Identificando exatamente essas questões, vai ficar mais fácil produzir uma propaganda, porque assim ela irá atingir diretamente o público-alvo.

Montar um site também é positivo para mostrar mais informações a respeito do que é oferecido no restaurante a la carte. Ele precisa ser bem claro, os dados sobre o estabelecimento devem estar bem fáceis de serem achados, de preferência em, no máximo, três cliques e o nome da página eletrônica precisa ser o mesmo do lugar. Se não for possível isso, é preciso então colocar um bem semelhante, mas que seja sempre de fácil memorização para que os clientes possam sempre acessá-lo.

Vai dar lucro?

→ Veja também: Como montar um pub.

Corpo funcional  e fornecedores de qualidade: um dos segredos do sucesso de um restaurante a la carte

A busca por profissionais qualificados é um dos motivos que fazem com que o novo restaurante a la carte garanta sucesso. Definir um chefe de cozinha com bastante bagagem no tipo de serviço que será oferecido é essencial.

A questão dos fornecedores é outra que merece atenção no restaurante a la carte. Por comodidade, muitos donos de restaurantes buscam somente um fornecedor e acabam ficando a mercê desses. Além disso, a busca por melhores preços e condições de pagamento não deve parar, precisa sempre estar acontecendo, porque se o empreendedor tiver apenas um fornecedor e esse, de repente, interromper o seu serviço, o maior prejudicado será o estabelecimento.

Quando escolher os profissionais, o dono do negócio deve saber aliar o objetivo do seu empreendimento com as características de quem vai trabalhar nele. Presteza, conhecimento sobre o assunto, proatividade, educação e habilidade em lidar com diversas situações devem ser pontos que precisam existir nos candidatos a uma vaga. Esses traços podem não estar por completo em todos os funcionários e podem ser trabalhados por meio de cursos.

Dicas de negócio para o restaurante a la carte

De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um dos motivos pelos quais as empresas que nascem morrem rapidamente é por falta de conhecimento do mercado.

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Os novos e microempresários acabam dispensando um estudo sistemático a respeito da atividade e fica claro que sem esse conhecimento aprofundado o único caminho disponível é o fechamento das portas do negócio. Por conta dessa realidade, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar os clientes por, pelo menos, 3 meses.

Ter em mãos um capital para investimento não é sinônimo de sucesso certo. O empresário deve saber muito a respeito do tipo de empresa que quer abrir. No caso de um restaurante a la carte, é fundamental conhecer todo o processo produtivo.

Vai dar lucro?

A orientação então é conhecer outros restaurantes, conversar com os seus donos e se colocar no lugar dos clientes para poder angariar informações a respeito do negócio.
Tudo nesse sentido é válido: pesquisas em sites especializados, em publicações voltadas para tal público, participação em cursos e em eventos.

Nos primeiros dias de vida do restaurante a la carte, tudo é novidade para os clientes. No fundo, no fundo, a clientela vai para ter ótimo atendimento e pagar por isso de forma que caiba no bolso de cada um e é aqui que o empresário precisa fidelizar seus clientes. Para tal, uma equipe de funcionários capacitada e com grande boa vontade e conhecimento sobre os pratos, por exemplo, são pontos iniciais para um bom restaurante a la carte.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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