Como Montar Uma Gráfica

Como Montar Uma Gráfica

Pensando em montar uma gráfica? Se sim, você deve ver esse artigo antes de começar a investir. Fazendo isso, suas chances de sucesso serão muito maiores.

Montar uma gráfica, assim como qualquer tipo de negócio, tem seus riscos inerentes à atividade empresarial, no entanto, os empreendedores que conseguem se estabelecer são muito bem recompensados.

De modo geral, montar uma gráfica pode trazer bons retornos financeiros, mas é preciso contar com um bom capital inicial para investir. Isso faz do ramo de gráficas, um mercado um tanto fechado.

Neste artigo, você saberá como montar uma gráfica passo a passo, para que seu novo negócio tenha maiores chances de sucesso e você não corra riscos.

Análise de Mercado ao Montar Uma Gráfica

O primeiro passo importante para montar uma gráfica é realizar uma boa análise de mercado. Este é o momento em que o empreendedor deverá levantar informações dos clientes, seu perfil, localização, hábitos de compras, dentre outros itens.

É preciso também obter informações dos concorrentes, pesquisando quais são seus principais produtos e serviços oferecidos, preços praticados, além dos pontos fortes e fracos.

Uma boa maneira de começar é conseguindo um mapa da região em que pretende atuar, basta sinalizar nele a quantidade de concorrentes e começar daí sua pesquisa, assim, poderá ter uma visão geral do cenário.

Dica: digite no Google mapas o CEP da região onde você pretende montar a gráfica e você terá um mapa para trabalhar.

Não se esqueça de mensurar se o volume de serviços atual da região escolhida comporta mais uma empresa para competir pelos mesmos clientes. Procure conhecer exatamente a demanda da região, assim você poderá direcionar melhor os investimentos na hora de comprar o maquinário.

Uma gráfica pode confeccionar uma infinidade de produtos, convites de aniversário, casamento, cardápios para restaurantes e lanchonetes, cartazes, folders guias turísticos, cartões de visita, livros, revistas e mais. Mas alguns produtos dependem de equipamentos específicos. Por isso, é importante pesquisar qual será seu segmento agora.

A qualidade dos produtos, o prazo de entrega e o preço são fatores determinantes da decisão de compra e satisfação dos clientes.

Conhecendo o perfil do cliente de uma gráfica

Os clientes de uma gráfica são bem diversificados. Os produtos podem ser direcionados diretamente para consumidores finais, ou intermediários como empresas. Pessoas físicas de ambos os sexos, de várias faixas etárias, diferentes classes sociais, empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e outras entidades.

Ou seja, qualquer pessoa que precise imprimir algo em uma boa qualidade procura uma gráfica. Esteja ela procurando por cartões de visita, convites de uma festa, sacolas para distribuir brindes, plantas de apartamento ou qualquer outro tipo de produto.

Análise Financeira para Montar Uma Gráfica

A análise financeira para montar uma gráfica, também conhecida como plano de negócios, vai se basear na análise de mercado e estrutura física desejada. Nela será preciso determinar qual o valor que poderá ser investido para montar a gráfica.

Faça orçamentos de maquinários e fornecedores e inclua neste plano de negócios, gastos como aluguel do estabelecimento, contas de energia elétrica, água, telefone, internet, material de escritório, mobiliário, pagamento dos funcionários etc.

Com base na pesquisa de mercado, calcule uma previsão de vendas, assim você poderá saber com mais assertividade qual o tempo necessário para este investimento retorne para o seu bolso. Você pode pensar também em montar uma gráfica online, fazendo vendas pela internet.

O mercado gráfico no país atualmente emprega mais de 200 mil pessoas, distribuídas em quase 20 mil gráficas. O faturamento deste segmento gira por ano mais de R$ 23 bilhões. Isso representa cerca de 1% do PIB nacional e quase 6% do total na indústria nacional de transformação.

Análise Operacional

O planejamento operacional da empresa deve conter os detalhes de como funcionará a gráfica. Este processo deverá dizer o quê, quando, porquê e quem fará cada atividade da gráfica, com fluxogramas, rotinas de trabalho, layout e mais.

Produzir um bom planejamento operacional pode reduzir os custos e aumentar a produtividade, melhorando a competitividade da gráfica. É nesta fase do planejamento que precisa ser definido o número de funcionários e seus respectivos cargos. Procure começar apenas com o necessário, e conforme sua empresa for crescendo, vá contratando mais pessoas de acordo com a necessidade.

Equipamentos necessários para montar uma gráfica

Conheça alguns equipamentos necessários para montar uma gráfica de pequeno porte:

  • Impressora tipográfica
  • Gravadora de chapas
  • Impressora offset nos tamanhos 4 ou 8
  • Dobradeira
  • Refiladora
  • Guilhotina automática ou semiautomática, com no mínimo 0,8 cm de abertura
  • Grampeador, preferencialmente elétrico
  • Serrilhadeira
  • Picotadeira
  • Scanner de mesa
  • Sistema de numeração
  • Computador
  • Impressora a laser
  • Gráfica rápida
  • Encadernadora, perfuradora e envelopadora
  • Toner e tintas de várias cores

Além destes equipamentos, será preciso investir em produtos químicos como pó revelador, produto restaurador de blaqueta, para limpeza de chapas, entre outros que serão necessários.

É preciso considerar também a compra de programas especializados em produção gráfica como o InDesign, Corel Draw, Photoshop, Quark, entre outros. E não se esqueça do mobiliário e maquinário voltado para o setor administrativo como:

  • Mesas e cadeiras
  • Computadores
  • Impressoras
  • Telefones
  • Materiais de escritório e mais.

Como Montar Uma Gráfica Rápida

Diferente da gráfica convencional, a gráfica rápida exige um menor investimento. Este tipo de empreendimento é caracterizado por entregas rápidas de tiragem maior do que cinco mil.

Quando falamos de uma gráfica rápida, é fundamental considerar a localização do empreendimento. Visto que, você atenderá um maior volume de clientes. Com apenas quatro pilares básicos é possível montar uma gráfica rápida, com um bom plano de negócios. Observe a imagem a seguir e veja quais são esses pilares:

Como montar uma gráfica

Documentação para montar uma gráfica

Existem alguns procedimentos e documentos que são obrigatórios para quem deseja montar uma gráfica. O primeiro passo é fazer o registro da futura empresa nos seguintes órgãos públicos:

  • Cadastro no sistema do INSS/FGTS, junto à Caixa Econômica Federal;
  • Documentos referente à vistoria do corpo de Bombeiros Militar;
  • Cadastro junto a Entidade Sindical responsável do setor;
  • Registro na junta Comercial;
  • Alvará de funcionamento, obtido na prefeitura do município;
  • Registro do CNPJ, realizado junto à Receita Federal;
  • Registro na Secretaria Estadual de Fazenda;

Dificuldades encontradas ao montar uma gráfica

Uma das dificuldades relacionadas a montar uma gráfica é falta de mão de obra qualificada. Outra dificuldade está relacionada a ganhar em preço, prazo e qualidade. Estes riscos podem ser bem reduzidos com um bom plano de negócios, contendo análises de mercado, operacional e financeira.

Leve sempre em consideração aprender como montar uma loja ou Como Montar Empresa, pois, isso será fundamental no seu processo de caminhada ao sucesso! Se quiser saber mais, veja como abrir um negócio.

Aprenda aqui os cuidados ao comprar um ponto comercial.

Caso você ainda não tenha experiência na elaboração de um plano de negócios e não saiba com montar uma gráfica, conheça o kit Como Abrir Um Negócio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

52 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria que me mandase por email dicas de como montar uma mini grafica simples em casa e que equipamentos deverei adiquirir e como deverei fazer porque não tenho noção nenhuma de como inicar o meu própio negócio.obrigado.

  2. Tenho 36 anos, faço o superior em Tecnologia Gráfica pelo Senai e gostaria de receber mais informações de como montar uma gráfica rápida.

    • bom pessoal respondendo as perguntas aqui postada não e fácil montar uma gráfica mesmo ela sendo pequena mas se algum de vocês se interessar estou a procura de sócio empreendedor não precisa de experiência e sim força de vontade para crescer aguardo contato obrigado

  3. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo conteúdo das informações.

    Agora, gostaria de saber quanto de dinheiro preciso para investir em um novo negócio direcionado a abrir uma Gráfica e Copiadora.

    Grato!

  4. Olá, Srs. Tenho interesse em receber um plano de negócios de uma Gráfica Rápida. Também, informações sobre investimento e capital de giro. Muito grata.

  5. Ola me chamo LEONARDO tenho 22 anos e estou cursando 8º semestre de ADM e gostei muito das dicas da gráfica rápida, já estava pensando em por essa ideia no papel, a minha cidade tem hoje 26.000 habitantes e ainda não tem uma gráfica nos temos que ir pra outra cidade para disponibilizar de tipo de serviços , vocês poderia me enviar algumas ideia para o meu e-mail?
    desde ja agradeço a todos.

  6. Gostaria de receber informações sobre quais e valores de máquinas para montar uma gráfica para confecção de envelopes tipo p/ cartas

  7. Olá, gostei da ideia da gráfica, gostaria de incorporá-la ao meu negócio de papelaria. Gostaria de receber mais dicas por e-mail.
    Obrigada.

  8. Boa tarde,
    Gostaria de saber se têm algum plano de negocios para grafica? estou a fazer um projecto em empreendedorismo e necessitava de uma ideia base
    Obrigado

  9. Olá!!! Gostei muito da dica de vocês. Gostaria que me mandassem por email dicas de como montar uma grafica simples em casa, e que equipamentos deverei adquirir, como deverei fazer.Obrigada.

  10. tenho uma otima carteria de cliente e otimos fornecedores, posso iniciar as minhas atividades com um escritorio grafico e depois futuramente ampliar a estrutura certo. Quais são os riscos?

  11. boa noite, tenho uma empresa de transporte de mercadorias, gostaria de montar uma grafica rapida ca no meu pais(Mocambique), esta iria complementar a area de transportes.
    Agradecia que me enviassem um plano de como iniciar e que tipo de investimento se deve fazer
    obrigado

  12. gostaria de saber os equipamentos para trabalhar coma produção de:panfletos, banners, lonas, flyers, folders, cartóes de visitas, pastas, envelopes, convites, diplomas e calendarios.

  13. Olá, gostaria de um plano de negocio para montar uma gráfica para imprimir livros didáticos. Já tenho uma editora e quero imprimir meu próprio material. Não sei qual seria o custo de impressão para eu imprimir meu próprio material por tanto gostaria de ajuda.

  14. Eu e meu pai compramos uma pequena gráfica já montada,meu pai tem mais de 30 anos no ramo e agora não estamos conseguindo ter lucro na gráfica o que devemos fazer????? Já estamos trabalhando a 1 ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here