Como abrir uma empresa de revisão de textos

Como abrir uma empresa de revisão de textosA revisão de textos é um trabalho que exige muita atenção, cuidado e, principalmente, o conhecimento por parte do revisor em relação às normas ortográficas e de concordância. Trata-se de um trabalho que deve ser feito por jornalistas, mas muitas empresas contratam universitários e pessoas que tenham uma boa escrita para desempenharem este papel.

Os textos que pedem revisões são feitos para jornais, revistas, Internet e até mesmo propagandas nas ruas. Quem revisa textos precisa de clientes fiéis que mandem seus trabalhos para que haja um trabalho de leitura e correção das palavras e frases que compõem o texto.

Questões sobre prazos e definição de preços também devem ser tratadas logo no início de cada contratação e o empreendedor deve estar sempre atento para fechar acordos que possam ser cumpridos dentro do possível. Muitas empresas contratam revisores em cima da hora para a entrega de certa quantidade de textos lidos e corrigidos, dando mais trabalho à empresa de revisão de textos que precisa, além da preocupação com os prazos, zelar pela qualidade do trabalho.

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Pessoal de revisão de textos

Para contratar revisores para atuarem em seu empreendimento de revisão de textos, o empreendedor deve exigir alguns parâmetros, como o domínio da língua portuguesa, principalmente. Além disso, os funcionários de revisão de textos devem ser pessoas antenadas com as notícias do dia a dia, estarem por dentro do novo acordo ortográfico e terem um bom histórico de empregos em seu currículo.

A entrevista com os candidatos a revisores de textos deve ser bastante abrangente para escolher entre os perfis o que mais tem a ver com o esperado para o cargo. Universitários e recém-formados em Jornalismo estão geralmente à procura de trabalho e são um bom público a se propor a ideia. Além disso, outras pessoas que não tenham curso superior, mas tenham habilidade na escrita podem se candidatar e, a partir de um teste, serem contratadas.

Perfil do empreendedor de revisão de textos

O empreendedor de revisão de textos deve ter o hábito de ler, saber fazer pesquisas em livros, Internet e revistas. Quase todas as especificidades dos revisores também deverão ser dominadas pelo empreendedor, já que este deve monitorar e saber como anda o trabalho, dar dicas sobre as melhoras que podem ser feitas, etc.

Geralmente o empreendedor de revisão de textos já tem contato com a área e isso é de imensa valia, já que a experiência conta muito na abertura de algum negócio. Se não for o caso, o empreendedor deve procurar outras empresas de revisão de textos para saber mais sobre o assunto, passar-se por consumidor e avaliar sob outro ponto de vista o trabalho realizado pela revisão de textos. O propósito é entender como tudo funciona e criar métodos de melhorias que podem ser aplicados em seu próprio empreendimento.

Jornalistas, escritores, redatores e publicitários são as pessoas que mais se interessam por abrirem negócios sobre revisão de textos.

Revisão de textos – Investimento Inicial

Não é preciso comprar muitos equipamentos para montar uma empresa de revisão de textos. Na verdade, o empreendedor precisa apenas de um computador com impressora para fazer seu trabalho. Dependendo do pessoal contratado, a impressora pode ser a mesma, mas os computadores são individuais, sendo então um gasto extra a partir da entrada de mais pessoas para o trabalho.

Além disso, o empreendimento exige um telefone, fax, espaço de 6 m². O capital de giro é de R$300,00 e o faturamento médio mensal é de R$800,00. Apenas o dono pode começar o negócio e a partir do aumento da procura dos consumidores por revisão de textos é aconselhável a expansão com a contratação de novos funcionários, compra de novos objetos e equipamentos.

Localização da revisão de textos

A localização, neste caso, não é tão importante como a localização de uma loja de roupas ou lanchonete, por exemplo. Um empreendimento como o de revisão de textos pode firmar-se praticamente em qualquer lugar, até mesmo dentro de casa.

O contato com o consumidor pode ainda ser feito sem a necessidade de um contato ao vivo. Internet e telefone são dois grandes aliados que a atualidade concedeu ao trabalho e que dão a oportunidade das pessoas trabalharem sem saírem de suas próprias residências.

No caso da revisão de textos, os pedidos podem ser feitos via e-mail ou via telefone celular ou fixo, e a entrega via Correios. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou até mesmo nas mãos do revisor, dependendo da forma que cada um avalia os benefícios.

Caso o empreendedor queira, além de revisar textos, pode trabalhar com outro tipo de serviço como a produção de textos. Isso pode ser feito sem problemas utilizando o material da atividade primária.

O bom é que os lucros aumentam com uma atividade secundária e, geralmente, os consumidores de revisão de textos continuamente procuram também produtores de textos.

Público-alvo para revisão de textos

O público-alvo de revisão de textos é bem variável, porém todo dentro da Comunicação Social. Publicitários, escritores, editoras e freelancers são exemplos de profissionais que frequentemente precisam de revisão de textos. O negócio tem muito a prosperar, visto que o setor está crescendo muito.

Revisão de textos – Concorrência

Como já foi dito, a revisão de textos pode ser feita dentro de casa e isso confere ainda que os consumidores tenham a facilidade de contratarem revisores de qualquer parte do mundo, via Internet. Isso dificulta o controle da concorrência, mas também intensifica a quantidade de trabalho, que pode ser requisitada por pessoas do mundo todo.

Algumas questões podem separar o negócio de revisão de textos da grande massa, como a fluência no inglês e outras línguas. Frequentemente, os textos em diversos idiomas precisam ser traduzidos e a maioria das empresas de revisão de textos ainda carece de pessoas que tenham conhecimento pleno em inglês, espanhol, francês, alemão, japonês.

Revisão de textos – Dicas

Caso o empreendedor ainda tenha muitas dúvidas sobre o negócio de revisão de textos, ele tem a oportunidade de participar de feiras, eventos e cursos com este tema para conseguir mais informações sobre otimização, administração de empresas, finanças, marketing e outros.

Revisão de textos – Propaganda

Quanto à propaganda, podemos dizer que a Internet é a principal forma de chegar ao consumidor de revisão de textos. Banners e anúncios em redes sociais e sites muito visitados podem ser a forma mais rápida e eficaz de conseguir mais clientes. A propaganda deve ser contínua e eficaz, explicitando as melhores vantagens que a empresa tem a oferecer ao consumidor, como o baixo preço, a oportunidade de receber os textos corrigidos num intervalo de tempo menor e outros benefícios.

Caso haja a necessidade de um apoio profissional, o empreendedor pode contratar um profissional formado em Marketing para ter novas ideias e fazer seu negócio de revisão de textos prosperar mais rapidamente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



7 COMENTÁRIOS

  1. Estranhei que o profissional formado em Letras não tenha sido mencionado como aquele bastante procurado para revisar textos. A carga horária em linguística, gramática e produção textual, nas faculdades de Letras, fazem desse profissional tão qualificado quanto um jornalista para exercer a função.

  2. Para ser revisor é preciso ser formado em Letras. Cada profissional em sua área de atuação. Um enfermeiro não realiza cirurgia e um arquiteto não calcula a estrutura ou risco de um prédio desabar, é trabalho para engenheiro civil.
    Na mesma analogia, ainda que o Jornalista possua formação na área de comunicação não é o profissional que deve revisar textos. Pode ser usado na prática, mas é exercício ilegal da profissão.

  3. Os jornais tem tantos erros pois as revisões são feitas por jornalistas. Me desculpe, mas a revisão deve ser feita por um profissional formado em LETRAS. Não por jornalistas, que seguem modismos da língua, não a língua de fato. “Risco de morte”, como exemplo.

  4. Discordo e concordo com a opinião acima. Há jornalistas ótimos ou não, assim como pessoas formadas em Letras ou Tradução que também têm boas ou más características e conhecimentos profissionais, cada caso é um caso. Tenho formação em tradução e já vi profissional bom dessas formações e até de outras, apesar de alguém com excelente conhecimento da língua vernácula poder fazer (em tese) um melhor trabalho. Ótimas dicas do site!

  5. Concordo plenamente com a Paola. Não gostaria de menosprezar nenhum jornalista, mas quem realmente conhece a Língua Portuguesa são os profissionais formados em Letras.

  6. Parabéns pelo artigo extremamente esclarecedor sobre o profissional da revisão de textos. Trata-se de uma carreira de natureza bastante técnica e de grande importância em diversos campos, sobretudo no editorial e acadêmico, mas ainda assim é bastante desprestigiada. Muitos pensam que é um trabalho simples, sendo suficiente conhecer a gramática. No entanto, há tantos fatores adicionais que somente o profissional treinado e formado em letras ou jornalismo está apto a realizar um trabalho de fato qualificado e coerente.

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