Como Abrir Uma Empresa de Produção de Cenários

Como Abrir Uma Empresa de Produção de CenáriosA produção de cenários é uma atividade essencial na montagem de shows e espetáculos teatrais e atividades similares, por isso as empresas de produção de cenários encontram nas companhias teatrais e de dança, música, etc. uma oportunidade de parcerias sólidas, tornando o negócio bastante promissor.

Mercado da empresa de produção de cenários

As produções artísticas e lúdicas em geral dependem de investimentos culturais de acordo com o termômetro do mercado para investimentos na cultura, por isso as empresas interessadas em investir no ramo de produção de cenários devem verificar o grau de investimentos no setor cultural, as companhias cênicas existentes, a análise das regiões mais aquecidas com o mercado de artes e outros fatores que dependerão de pesquisas diretas e indiretas do setor.

O mercado para produção de cenários é um ambiente concorrido que exige conhecimentos técnicos e marcado por fortes barreiras de entrada como o “nome no mercado”, que é fator crítico de sucesso para essas empresas.

Desta forma, as empresas interessadas em atuar no ramo devem seguir uma pesquisa de mercado que considere: o conhecimento do ramo, qual o nível de sazonalidade para a atividade, as características técnicas, os fornecedores, concorrentes, como eles trabalham, quais seus requisitos de qualidade, os custos do setor e claro o conhecimento dos clientes, quais suas exigências, quais hábitos de consumo da atividade, qual a frequência de atividades e outros fatores de sucesso.

Localização da empresa de produção de cenários

A escolha da localização dependerá também de uma pesquisa de mercado sobre a localidade, se é aquecida por um mercado cênico e se o local escolhido para ser o ponto comercial estará próximo aos clientes principais, levando em consideração que a empresa de produção de cenários deve ampliar seus serviços para todo o território nacional e, se necessário, ir viajar com as companhias de teatro e de shows.

Uma localização  próxima a fornecedores  poderá ser também estratégica. Todas essas questões devem ser consideradas para melhor atendimento dos serviços prestados.

O imóvel deve possuir os alvarás de funcionamento da Prefeitura e Corpo de bombeiros.

Estrutura da empresa de produção de cenários

Galpão para armazenamento de máquinas e equipamentos, depósitos, escritório para assuntos administrativos…Assim deve ser a estrutura de funcionamento para empresas de produção de cenários.

Uma oficina para reparos e manutenção dos artigos é também essencial.

Investimentos na empresa de produção de cenários

A empresa de produção de cenários investirá em uma estrutura local com galpão e escritório e estrutura móvel para montagem e desmontagem de cenários. Para isso tenha até dois veículos de trabalho, um veículo que funcione como caminhão de mudanças, um veículo médio e veículos pequenos para a equipe ou uso de transporte rodoviário ou aéreo.

O importante é contar com tecnologia como máquinas, equipamentos de apoio para montagem, computadores laptops, GPS, software de desenhos gráficos e outros programas auxiliares.

Rádios de comunicação sem fio para comunicação da equipe interna é também muito importante para o trabalho exercido.

Gestão de contratos da empresa de produção de cenários

A gestão de contratos é essencial nas empresas de cenografia. Os contratos devem especificar a natureza dos serviços, qualidade, produtos e pessoais envolvidos e ainda preços, condições de anulação e multas por cancelamento.

Vai dar lucro?

Para a gestão eficiente de contratos, assim que surgir dúvida conte com a opinião de um advogado do setor empresarial, pois um contrato pode representar uma receita considerável para a empresa.

Divulgação da empresa de produção de cenários

Como falamos acima, a identidade mercadológica de uma  empresa de produção de cenários é essencial para captação de clientes, por isso é importante que a empresa crie um nome sólido no mercado, com uma eficiente propaganda boca a boca.

Para comunicar os serviços prestados, a empresa deverá divulgá-los no meio artístico, junto a organizadoras de eventos, sendo recomendado sites na internet por possuir um alcance maior de comunicação e interatividade.

Serviços oferecidos pela empresa de produção de cenários

A empresa de produção de cenários atua no ramo de grupo de base com equipamentos para sonorização, cenografia e projeção e podem atuar também na montagem de cenários para eventos como festas de aniversários, casamentos, seminários, congressos e outros eventos. Para isso é importante parcerias estratégicas com empresas de eventos.

Atividades operacionais da empresa de produção de cenários

Ela tem como atividades principais a montagem, reparação de cenários, elaboração da planta de cenografia.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Para desenvolvimento das atividades de cenografia é necessário conhecimento técnico e pessoal qualificado com certificações em cursos técnicos e universitários.

Pessoal da empresa de produção de cenários

As empresas de produção de cenários devem contar com pessoal com qualificação técnica e certificação profissional para atuação no ramo.

Vai dar lucro?

Para o bom desenvolvimento das atividades, precisarão de colaboradores como maquinistas de cenários. Esse profissional tem a função de desenvolver atividades como estudo e estilo de cenários, exame de plantas, requisição de materiais de construção civil como portas, pisos, tapumes e outros.

Além do levantamento de peças do cenário, executa serviços que exigem atividades com alvenaria, madeira, gesso, montagens e outros.

O maquinista de cenários é um profissional que deve ser altamente qualificado como técnico e experiente para trabalhar com destreza e rapidez, sabendo que a maioria dos espetáculos tem um prazo curto para montagem e desmontagem de cenários.

Os outros profissionais serão artesãos, pintores, artistas plásticos e um profissional com curso superior que entenda todo o mecanismo das artes cênicas e a montagem de cenários.

Para envolver todo o pessoal nos objetivos da empresa é necessário que haja motivação para transformar o ambiente de trabalho em um local em que todos trabalhem com comprometimento e unidos para alcance das metas e melhores resultados.

Para isso, crie um clima agradável de união, objetivos claros para toda a equipe, informação e feedback sobre erros, acertos, vitórias, pontos que devem ser melhorados na empresa de produção de cenários e outros.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anterior7 Startup Arquitetura de Sucesso no Mercado
Próximo artigoSimpatia para ganhar dinheiro: as 06 que FUNCIONARAM em 2023
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here