Como montar uma administradora de condomínios em 9 Etapas

Como montar uma administradora de condomíniosPara montar uma empresa administradora de condomínios é necessário analisar o mercado.

A análise que pode ser feita é que a necessidade de se administrar condomínios de forma sistêmica é cada vez mais crescente e isso surgiu da amplitude de fatores e problemas que fazem parte da rotina dos condomínios.

Os condomínios têm uma complexidade de fatores como manutenção, limpeza, contabilidade, mão de obra e outros. Uma solução encontrada pelos condomínios para administrar esses serviços foi terceirizar contando com profissionais e firmas qualificadas.

Mercado de uma administradora de condomínios

Quando o condomínio decide contratar uma empresa ao invés de vários profissionais, ele economiza custos, pois as empresas de administração de condomínios reúnem suporte para contabilidade, administração financeira, mão de obra e gestão.

Outro ponto importante é que a empresa de administração de condomínios deve reunir em um mesmo local todo o suporte necessário para atender os condomínios.

As funções das administradoras de condomínios

É responsabilidade do síndico contratar as empresas de administração de condomínios para exercer funções como contratação pessoal, preparação e previsão de despesas, prestação de contas, elaboração da folha de pagamento, cobrança das contribuições condominiais e pagamento dos encargos do condomínio. Além disso, recolhe os tributos e contribuições fiscais e trabalhistas, entre outras atividades.

Para exercer essas funções as administradoras de condomínios cobram um percentual sobre a arrecadação do condomínio. Síndicos e administradoras devem trabalhar juntos para exercer funções como elaborar orçamento, contratar de empresas de mão de obra para limpeza e manutenção, uma vez que as administradoras não exercem função de prestadoras de serviços.

As administradoras de condomínios são responsáveis por marcar as assembleias para tratar de assuntos que interessam a todos os moradores.

Contratos de serviços das administradoras de condomínios

O empresário deve ficar atento para cobrar custos que não farão parte do orçamento de serviços e poderá causar o ônus do prejuízo para a administradora. Esses custos não estão no contrato e são custos com despesas de escritório (como cópias) e de transporte, certidões para órgãos públicos, homologação de demissão de funcionários, entre outros.

Devem constar também no contrato possíveis erros que a administração pode cometer e assim deverá ressarcir para o condomínio. Se alguma cláusula não for cumprida, o condomínio poderá rescindir o contrato sob a proteção legal.

Portanto, os empresários devem estar atentos aos riscos contratuais a que estão sujeitas as administradoras de condomínios e para isso não se envolver com litígios.

Concorrência de uma administradora de condomínios

Os condomínios procuram administradoras que têm indicações de outros síndicos, que têm experiência na administração de outros condomínios e com estrutura oferecida para atender as demandas dos condomínios. Portanto, para concorrer neste ramo é necessário apresentar um serviço de qualidade e com resultados.

Gestão da Qualidade para condomínios

Para ser considerada uma empresa administradora de condomínios de qualidade, a empresa deve minimizar custos e aumentar receita.

Vai dar lucro?

Possuir departamento jurídico próprio é ótimo. Para isso a empresa pode contratar advogados que têm conhecimento do ramo de condomínios e conhecimentos da gestão contratual de condomínios.  A administradora deverá também executar com eficiência toda gestão contábil.

Serviços oferecidos por uma administradora de condomínios

Além das funções administrativas e contábeis, a administradora de condomínios deverá também convocar assembleias, organizar atas e distribuir cópias entre os moradores. Outra função é manter atualizado o banco de dados dos moradores com todas as informações dos condôminos.

A transparência da gestão deve ser um dos principais objetivos de uma administradora de condomínios, portanto, os administradores devem organizar planilhas em que contenha receitas e despesas e que esteja no formato em que todos os condomínios possam entender.

Também são imprescindíveis reuniões que fazem um balanço dos trabalhos já realizados pela administradora e os resultados que estão por vir.

A administradora de condomínios não é responsável pela terceirização de pessoal, mas é responsável pela gestão de pessoal, no que tange ao atendimento dos condôminos, disciplinas dos funcionários e qualidade dos serviços.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Receitas e custos de uma administradora de condomínios

A administradora recebe um percentual fixo de toda a arrecadação do condomínio que varia entre5 a 10% mensais e têm custos como: conta de luz, água, aluguel da instalação, despesas com materiais de escritório.

Lembrando, que a administradora pode funcionar em um espaço cedido no próprio condomínio em que terá ou não custo de locação, mas com certeza terá os custos com água, luz e telefone.

Vai dar lucro?

Gestão da Administradora de condomínios

As administradoras podem se organizar como uma cogestão, esse sistema funciona de forma cooperativa em que a administradora contrata um contador independente para a parte burocrática ou ainda conta com a participação de condomínios e síndicos para tarefas internas como tiragem de certidões, cópias ou pagamentos em bancos.

A cogestão só proporciona bons resultados se a participação for realizada com comprometimento e responsabilidade.

Outro sistema adotado é a autogestão, que consiste na gestão somente da administradora sem a participação de terceiros.

A autogestão por vezes é organizada por síndicos que instituíram uma administradora de condomínios; assim, todas as funções e responsabilidades ficarão por conta da administradora e como também todo o ônus e condições contratuais.

O importante é que a administradora estabeleça um sistema único de gestão, ou seja, escolha a cogestão ou a autogestão.

Recursos humanos em uma administradora de condomínios

A administradora poderá ter como principal gestor a figura de um síndico profissional, já existe no mercado diversos cursos que profissionalizam síndicos e os interessados em fazer dessa vocação uma profissão devem buscar a qualificação.

Ela poderá contratar também um síndico profissional autônomo ou ainda contar com um profissional terceirizado vindo de uma empresa prestadora de serviços para condomínios.

Para montar uma Administradora de Condomínios, os interessados devem trabalhar com ética, dedicação, transparência e respeito ás reivindicações dos síndicos, moradores e funcionários.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorFranquia Phitofarma
Próximo artigoLoja de Plantas e Flores Artificiais
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo texto, muito bem explicado, minha sugestão é usar um sistema para condomínios online, isso ajuda muito, facilita a gestão enormemente, aqui no meu prédio usamos o Organize meu Condomínio: organizemeucondominio.com.br/

  2. Nós somos da Protec Segurança Eletrônica e trabalhamos com venda, instalação e manutenção de equipamentos de ALARME , CFTV, CERCA ELÉTRICA E INTERFONIA EM GERAL para melhor atender nossos clientes com qualidade e preço.
    Faça já seu orçamento sem compromisso.
    Atendemos em toda bh e região.

    Agradecemos desde já pela sua atenção.

  3. gostaria de saber como montar uma administradora de condomínios para tomar conta de prédios e galerias de lojas obrigado

  4. Gostaria de mais informações sobre abrir uma administradora de condominios, ( custo, programas, etc…)e onde consigo um programa de adm de condominios e imobiliario.

  5. Boa tarde! Gostaria de informações de como montar uma administradora de condomínio e se tem algum curso de administração específico para condomínio.

  6. Sou o Felipe Sampaio, Gerente Comercial e expansão de franquia da franqueadora Portaria Eficiente.

    O material a seguir fala um pouco do produto patenteado, chamado
    Portaria Eficiente, que tem por finalidade reduzir em até 50% o valor
    da taxa dos condomínios residenciais. Levando mais conforto e eficiência para moradores e visitantes. Fazendo a qualidade do seu
    serviço exceder a qualidade esperada pelo seu cliente.

    Temos uma tecnologia inovadora e diferenciada, muito a frente do que existe no mercado, não só em equipamento, mas também em conjunto componentes.

    O nosso produto não só realiza o controle de acesso portaria , como também realiza a gestão completa do condomínio, como; toda a parte elétrica e hidráulica, jardins, bombas de piscina, saunas e comunicação com moradores, sindico e condomínios.

    Temos certeza que este novo produto vai agregar muito valor a sua região,
    pois atendem as novas necessidades e superaram as expectativas dos seus clientes, diferenciando vocês neste mercado de prestação de serviços.

    nossos dados:
    SITE . portariaeficiente.com.br
    fone . 83 40629209

  7. Bom dia, gostaria de saber o seguinte: Atualmente faço graduação em negócios imobiliarios e pretendo também além de corretor de imoveis montar uma administradora de condominio, porém , minha dúvida é: Para isso preciso criar uma micro empresa? preciso ter cnpj?. Gostaria que alguém me tirasse esta duvida. obrigado

  8. Tenho uma imobiliária e estou muito empenhada em abrir uma administradora de Condomínios. A leitura deste artigo foi muito proveitosa e esclarecedora. Para tal é preciso clareza sobre a responsabilidade da administradora para com os condomínios.

    • Oi Marcelo. Boa tarde.
      Sou o Dr. Edimar, advogado especialística em condomínios.
      Caso queira orientações ou parceria para montar uma administradora de condomínios você pode entrar em contato comigo.
      Fone: 061 – 981745083 esse número também é do meu Whastsap. Pode ligar também no meu número fixo: 061-30396699
      Email:rochaevieira.adv@gmail.com

    • Oi Leonardo. Boa tarde.
      Sou o Dr. Edimar, advogado especialística em condomínios.
      Caso queira orientações ou parceria para montar uma administradora de condomínios você pode entrar em contato comigo.
      Fone: 061 – 981745083 esse número também é do meu Whastsap. Pode ligar também no meu número fixo: 061-30396699
      Email:rochaevieira.adv@gmail.com

    • Oi Lúcio. Boa tarde.
      Sou o Dr. Edimar, advogado especialística em condomínios.
      Caso queira orientações ou parceria para montar uma administradora de condomínios você pode entrar em contato comigo.
      Fone: 061 – 981745083 esse número também é do meu Whastsap. Pode ligar também no meu número fixo: 061-30396699
      Email:rochaevieira.adv@gmail.com

  9. Gostaria de obter informações precisas de onde comprar um programa simples e fucional para informatizar uma imobiliária e colocá-la atual, sem mais, obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here