Como Montar Uma Cafeteria

Como Montar Uma CafeteriaAssim como qualquer outro negócio, montar uma cafeteria também exige planejamento e dedicação do empreendedor. Veja agora em nosso artigo como montar uma cafeteria,  os detalhes deste tipo de empreendimento e como escolher a localização para sua futura empresa.

Localização Para Montar a Cafeteria

Este será o fator mais importante de seu sucesso ao montar o negócio ou a falta dele. Você pode ter o melhor café do mundo, mas se os clientes potenciais não podem encontrá-lo, ou o seu acesso não é fácil ou conveniente, suas chances de sucesso ao montar uma cafeteria serão muito reduzidas.

O ideal e que este tipo de empreendimento, cafeteria, esteja localizado em local de grande movimento.

Os locais com a melhor probabilidade de sucesso para montar uma cafeteria são:

  • Próximo à universidades;
  • Grandes centros comerciais;
  • Prédios de escritórios;
  • Próximo a residenciais com boa concentração de pessoas por metro quadrado; avenidas movimentadas;
  • Áreas de tráfego pesado de turistas;
  • Aeroportos e grandes centros médicos;
  • Shoppings.

Não se esqueça de verificar na prefeitura se é permitido montar uma cafeteria no local pretendido.

Conheça o seu produto!

Ao montar uma cafeteria, também é essencial que o empresário entenda do produto que será oferecido – neste caso, o café. Será necessário estudar sobre o assunto e ficar por dentro da combinação dos aromas e sabores, sobre como preparar e utilizar os grãos.

Para isso, é interessante que você e, na medida do possível, seus futuros funcionários, realizem um curso de barista. Por meio dessa capacitação, será possível compreender quais os passos para a preparação de um bom café, os ingredientes adequados, o que pode ou não ser combinado, as oportunidades de criação de novas bebidas e outros.

Capacitar os funcionários periodicamente, também após a abertura do negócio, é igualmente importante, para que todos fiquem por dentro das novidades e tendências do mercado.

Após se inteirar de todo processo de produção, é chegada a hora de fazer um bom plano de negócios. Assim, você poderá verificar a viabilidade de montar a cafeteria. Um bom plano de negócios precisa estabelecer as seguintes informações:

  • Quais produtos farão parte do cardápio;
  • Fornecedores;
  • Público-alvo;
  • Localização do estabelecimento;
  • Pré-requisitos para a contratação dos funcionários (quais as qualificações e/ou experiências necessárias);
  • Custos do investimento;
  • Previsão de ganhos.

Ademais, é necessário dar atenção a todos os registros necessários para tornar a empresa legal. Geralmente, os cadastros requerem o pagamento de taxas, e esses custos precisam ser inseridos no plano de investimento do negócio. Para abrir a empresa, você deve registrá-la:

  • Na Junta Comercial;
  • Na Secretária da Receita Federal;
  • Na Secretária da Fazenda;
  • Na Prefeitura do Município (para solicitar alvará de funcionamento. Também é necessário obter autorização do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária);
  • No Sindicato Patronal.

O Layout ao Montar a Cafeteria

Além de um design atrativo, a sua estação de café também deve ser projetada para oferecer velocidade e eficiência de serviço. Assim, seus clientes não terão que suportar uma longa espera.

Montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado, pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. A demora também poderá irritar os seus clientes, o que também afetará o seu lucro.

Marketing para uma cafeteria

Ao abrir uma cafeteria, você precisará investir em sua divulgação. Primeiro, com uma bela fachada, para que as pessoas saibam do que o estabelecimento realmente se trata.

Depois, você pode optar pelo uso das redes sociais, com a divulgação de fotos do seu ambiente e produtos. Para esse tipo de negócio, o Instagram costuma ser uma das redes mais vantajosas, pois permite a publicação e visualização facilitada de fotos. É fundamental estabelecer uma identidade visual para o negócio, e destacá-la em cada uma das publicações ou divulgações realizadas.

Além disso, procure promover no espaço eventos ou iniciativas que tenham a ver com a sua marca. Caso o ambiente seja mais “cult”, por exemplo, realize lançamentos de livros, ou encontros de leitores, por exemplo. No caso de um espaço mais jovem e pop, são opções interessantes campeonatos de jogos, exibição periódica de episódios de séries, ou filmes, ou atividades semelhantes. Eventos são ótimos modos de atrair público.

O ramo de franquias têm se tornado um bom negócio, e tem como uma das vantagens o “marketing embutido”. Afinal, a marca famosa atrairá os clientes apenas por já possuir um valor agregado. Contudo, é fundamental também que o franqueador mantenha o padrão de qualidade do seu cardápio. Veja algumas opções de franquia disponíveis no mercado:

Como Escolher o Público-alvo ao Montar Uma Cafeteria

Ao montar uma cafeteria, você perceberá que pessoas de diferentes idades, estilos e sexo irão frequentar o seu estabelecimento. Em todo o caso, porém, você terá um público-alvo, aquele que irá lhe render mais, e que se tornará mais frequente. Consequentemente, é necessário preparar toda a sua estrutura, marketing e atendimento para estas pessoas em especial.

O grande problema é que, normalmente, apenas descobrimos o público-alvo depois do negócio já estar em funcionamento, o que torna tudo muito mais difícil. Por isso, fazer um plano de negócio e um estudo de mercado se torna fundamental.

Para a sua sorte, existem algumas técnicas para descobrir o seu público antes de começar o investimento. Para defini-lo:

  1. Leve em consideração quem transita próximo ao local que pretende montar a cafeteria;
  2. Seus cafés são de “luxo”? O custo é alto? Se a resposta for sim, seu público-alvo compreenderá indivíduos com idade igual ou superior a 28 anos. Afinal, normalmente os jovens não têm como característica a “apreciação” de sabores diferentes e caros.
  3. Supondo que seu foco principal seja os jovens, tenha cafés mais baratos.Seu objetivo principal será criar um ponto de encontro para este público.

Independentemente do público-alvo, invista em um bom acesso Wi-Fi. Hoje, pessoas de todas as idades gostam de ficar conectadas o tempo todo. Se você permitir isso a elas, e de forma gratuita, poderá fidelizá-las pelo “cuidado a mais” oferecido.

Dificilmente você conseguirá criar um ambiente que consiga agradar a todos os públicos. Por isso, tenha como objetivo agradar o seu público-alvo. Os outros serão acessórios!

Aparência ao Montar a Cafeteria de Acordo Com o Público-alvo

Você deseja que sua cafeteria seja a mais buscada em toda a região ou estou enganado? Você precisa focar nos detalhes, tudo precisa estar impecável.

Se o seu objetivo for alcançar um público jovem, cores mais alegres e vivas precisam ser utilizadas, tanto na parte externa, quanto interna. O uniforme dos funcionários devem ser mais chamativos, e os cafés precisam ter  algo diferente e que chame atenção.

Uma música “quase ambiente” e, de preferência, moderna, são indispensáveis. Não se esqueça da maquininha de cartão de crédito.

Agora, se você quer pessoas mais “experientes” em seu estabelecimento,  e que tenham dinheiro para gastar, invista na harmonia de cores internas no ambiente.

Nestes casos, ao montar uma cafeteria, prefira cores neutras, luzes mais “fracas” e um estilo mais “rústico”. O bom atendimento é algo tratado como crucial para esse público, então evite demorar muito para servi-los.

Caso deseje optar pela música ambiente,  disponibilize-a em uma volume bastante baixo, algo quase difícil de escutar. Quando pessoas mais velhas vão a algum lugar, estão interessadas em conversar, descansar, relaxar, e não em serem distraídas por “barulhos”.

Também é uma boa ideia investir em um espaço temático. Você pode, por exemplo, aderir ao estilo dos anos 80, e decorar o ambiente deste modo. Para um público mais jovem, pode ser mais vantajoso escolher uma decoração que remeta à cultura pop, seja da música ou de filmes, séries e games. Ao conseguir inserir seu cliente em uma “nova realidade”, você se diferencia da concorrência e atrai a atenção dos consumidores.

Ao optar por uma temática, lembre-se ainda de inseri-la no uniforme dos seus funcionários e, principalmente, no cardápio. Nomes que remetam à temática se tornam emblemáticos e uma marca registrada do seu negócio.

Ao montar uma cafeteria, tenha um Cardápio de Dar Inveja

Não basta ter um cardápio com cafés comuns, possíveis de se encontrar em todas as cafeterias, ou pior, que podemos fazer em casa!

Você precisa ter algo diferente! Apenas isso fará do seu negócio um sucesso.

Deste modo, tenha um cardápio com  inúmeras opções de cafés. Crie novos sabores, e importe os grãos de outros países. Enfim, faça o que precisar fazer para que o cliente olhe seu cardápio e diga para si mesmo:

“Não sei nem qual escolher!”.

É igualmente importante que cardápio seja simples e faça sentido para os novos clientes. Caso o nome de algum produto seja diferente ou pouco conhecido, tenha o cuidado de inserir uma breve explicação sobre ele. Caso contrário, o cliente acabará pedindo o item mais conhecido, “café comum”, e você não será capaz de desenvolver uma base de clientes que apreciam vários tipos de bebidas de café.

Lembre-se ainda de inserir bons acompanhamentos ao café em seu cardápio. Bolos, salgados, tortas, ou seja, produtos que combinem com a bebida principal. Também ofereça opções para aqueles que não são fãs do produto com cafeína, mas que gostariam de frequentar o espaço. Sucos naturais e chás costumam ser uma boa pedida.

Dica de ouro: Jamais deixe faltar os ingredientes para um café. Não existe nada mais desagradável do que ter um café no cardápio e não possuir os ingredientes para fazê-lo quando é solicitado.

Ofereça Café Para Viagem

Com certeza, você já viu filmes e séries em que as cafeterias e lanchonetes oferecem cafés para viagem. Deve ter percebido, também, que isso faz o maior sucesso e todo mundo compra. Por isso, é fundamental também contar com essa alternativa no seu negócio.

Veja nosso artigo sobre equipamentos para lanchonete.

Quanto Investir Para Montar Uma Cafeteria?

O valor necessário de investimento para o negócio varia, conforme ao tamanho da empresa, os tipos de cafés oferecidos, os produtos agregados e mais. Uma cafeteria mediana pode exigir um investimento inicial de R$ 11 mil  a R$ 40 mil, isso tanto para a compra do maquinário, quanto para a ambientação do espaço.

Falando do maquinário, uma cafeteria geralmente precisa contar com

  • Moedor de café;
  • Máquina de café (própria ou alugada);
  • Estufa fria;
  • Estufa quente;
  • Balcão refrigerado;
  • Micro-ondas e bancos, ou mesas com cadeiras.

Pessoal necessário para montar uma Cafeteria

O número e tipo de funcionários necessários par uma cafeteria depende muito da estrutura e demanda. Para um local mediano, contudo, é interessante contar com  cerca de 3 funcionários,  mais o dono. Especialmente porque, além do café, o local também deverá oferece acompanhamentos,  como salgados, bolo e sucos. É preciso contar com pessoas capazes de gerenciar todos estes produtos.

Entender como montar um negócio parece simples, mas não é! É preciso estudo, compreensão, análise de mercado e os pés no chão. Quer saber mais? Veja nosso guia “Como Abrir Um Negócio“.

Veja outras opções no ramo alimentício:

E Você, Pretende Montar Uma Cafeteria? Deixe um Comentário!

4.50 avg. rating (87% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

59 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria que você me desse algumas dicas para montar uma loja de roupas FEM MAS INF de pequeno porte em um cidade pequena do Piaui – Barras. Obrigado, um Abraço

  2. Olá a todos, fiquei feliz com o valor, eu vi o artigo da montagem da lanchonete, achei em torno de 30 mil um valor bom. Mas quero mesmo é uma cafeteria, já que meu produto será “pastéis de Belém” (pastéis portugueses).

    Gostaria de saber uma coisa, quero abrir em um shopping de preferência no centro ou arredores de Belo Horizonte, devido ser em um shopping encarece mais? Abraço a todos e obrigado pela resposta.

  3. Olá, gostaria de algumas dicas para me ajudar a abrir uma cafeteria rustica com conveniência e padaria junto.
    Desde já agradeço!

  4. Eu e meu marido temos uma cafeteria em Monte Sião, Minas Gerais, já faz 2 anos, ainda não vimos lucro, só investimento, pois a cidade é turística.
    Nossa cafeteria fica em uma rua que é entrada da cidade, com muito movimento de carros e de pouca gente, pois elas ficam mais no centro de compras.
    Já fizemos de tudo para aumentar o movimento, como panfletos, anúncios em jornais, rádio, carro de som, boca a boca, mas está difícil de atrair o povo.
    Temos o café como principal produto, mas tbm os derivados. Ainda temos um pouco mais de clientes pelas nossas diversificações, diferentes produtos que o pessoal não tem.
    Como fazer para mudar essa situação e ser mais visto?
    Obrigado e aguardo uma resposta.

    Rosaria

    • BOM DIA ,GOSTARIA DE RESALTAR EU SOU TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL E TÉCNICA DE DESIGNER DE INTERIORES,A MINHA SUGESTÃO É,O PONTO QUE SE ENCONTRA A CAFETERIA VC TEM QUE MUDAR O PONTO DE VENDA,ANTES DE MONTAR QUALQUE NEGÓCIO VC TEM QUE FAZER UMA PESQUISA DE CAMPO PRA SABER DA POPULAÇÃO QUE COMERCIO ESTA FALTANDO NAQUELE LOCAL,SÓ ASSIM PARA A SUA CAFETERIA VAI PRA FRENTE QUAL DUVIDA ENTRE EM CONTATO,ESPERO TER AJUDADO.

    • O café é gostoso? preço acessível? atendimento e ambientes adequados? gerencia de custos e benefícios sob controle?… vc optou por diversificar um pouco mais para mudar essa situação?
      Coloque um lanchinho rápido! Coloque um pão com carne acessível e gostoso! inove!! (=

    • Bom dia sou empresaria e concordo com a Elaine! Assim como o comentário o Cesar é relevante, antes de uma mudança drástica de ponto tente inovar, colocar um produto novo com custo baixo e reveja seu caixa.

  5. Oi Pessoal. Vi que a dúvida principal de vocês é quanto ao espaço e ao investimento. Como em qualquer negócio o planejamento é fundamental, nele deve conter um estudo de caso para ver se o negócio é viável para você. Falando assim pode parecer algo complicado, mas não. O planejamento passa por visitar o lugar onde você quer se instalar, conhecer outras cafeterias, entender a dinâmica sócio-econômica da região e os preços dos seus insumos. Aqui no Novo Negócio tem um guia sobre máquinas de café, recomendo dar uma olhada e no começo alugar uma máquina, pois sai mais em conta. Pensem também no preço agregado dos produtos. Invistam em bons cafés (na cooperativa de Guaxupé você encontra bons grãos por R$ 40 o quilo) e na qualidade do atendimento. Sucesso garantido.
    Boa sorte para todos!
    Parabéns pelo artigo!

  6. tenho um posto de gasolina e gostaria de saber quais os pros e contras de se montar uma mini padaria com mini cafeteria. Estou em uma avenida logo na entrada do bairro, a padaria mais próxima fica a 2 quarteirões, qual o gasto estimado?… o que me dizem

  7. Ola boas,
    sou proprietario de uma famosa Cafetaria em Madrid, no Mercado de San Miguel
    Estou ao dispor de todos os que quieram montar uma cafetaria de sucesso.
    Um abraço

  8. oi eu sou novo no mercado de trabalho e uma das minhas paixões é o café gostaria de saber c eu deveria antes conhecer o publico alvo trabalhando em alguma cafeteria por algum tempo ou deveria arriscar tentando a sorte abrindo uma cafeteria sem conhecer muita gente? obg pela atenção

  9. Olá! Adorei as dicas, e estou estudando a possibilidade de um novo empreendimento.
    Ainda tenho muitas dúvidas, quanto a valor do investimento,e como iniciar!!!!

  10. óla oessoal, gostei muito da tica que como fazer franco assado para vender…gostaria de mais digas. gostaria também de exclarecimento como montar uma loja de balas material p. festas .curso de bonboms etc. obrida

  11. Gostaria de abrir uma loja de conveniência em um posto de combustível. Vou pagar aluguel da sala e preciso saber em média quanto vou gastar para equipar a loja. É uma loja pequena. Obrigada.

  12. Olá gostaria de saber quanto custa (valor de investimento)para montar uma cafeteria, com parte de lanches também, poderiam me ajudar???

    • Vendo uma excelente maquina de café expressomaq de 03 grupos em ótimo estado.
      Com moinho, e com o endereço da assistencia técnica que a acompanhou durante todo o seu uso.
      Niteroi RJ
      5000,00

  13. Pretendo montar uma cafeteria,mais minha maior dificuldade é a localização do ponto, pois tem que ser muito bom, para poder pagar de imediato as despesas fixas:Aluguel do ponto,funcionários,aluguel da máquina e energia.E tenho dúvida se é melhor alugar à máquina ou comprar.Como devo obter as respostas destas perguntas.

  14. Boa tarde …Quero montar uma cafeteria no mesmo lugar uma loja de flores… gostaria de saber onde posso ter informações dos equipamentos para a montagem da cafeteria…

  15. Se possível me informar como montar uma cafeteria e no mesmo lugar um espaço para bater agua com cera de carnaúba em veículos enquanto se toma café…

  16. Tenho um projeto antigo para montar uma cafeteria, mais tenho medo de não da certo e perder tudo, quero abrir em um pequeno espaço de 18 m² quanto posso gastar, também não tenho muito.

  17. Estou pensando em montar uma cafeteria na ilha de itamaraca em Pernambuco. La falta tudo principalmente cafe pois mtos turistas de fora procuram e nao acham. Local de mto movimento .. Sera que vale a pena pelo calor? Queria montar cafeteria mas com diversidade de produtos tbm para verao

  18. Moro em uma cidade do interior do Pará(Vigia de Nazaré),com média de 50mil habitantes,mas que recebe muitos turistas o ano inteiro,no entanto sem muita opção de lanche e ambiente bacana pra um café..Gostaria de montar um café aconchegante com espaço pra bate papo,leitura..como faço pra saber se vale a pena esse investimento?
    o que devo fazer primeiro?

  19. Boa tarde Prezados.

    Recebi uma proposta para montar um cafeteria em um Hospital de minha cidade.pediram que eu montasse um projeto, só que oque eles estão querendo é uma Cafetria Diferenciada já que a existente no local não superou as espectativas. como devo agir, o que seria diferenciada… podem me ajudar!
    desde já agradeço.

  20. oi boa noite,
    gostaria tem ter informaçao sobre como poosso criar uma empresa de cafe cosplay e pra um trabalho de escola do tcc q agente de q criar uma empresa
    gostaria muitos ajuda de voce poder me ajuda sou muitos grata!

    aguardo a resposta…

  21. Tenho interesse em montar uma cafeteria pequena, já tenho um lugar em mente, boa acessibilidade, bom público, ao redor nada parecido. Já venho pensando nisso há algum tempo e com sua matéria, que por acidente li,reforçou a vontade de abrir um negócio meu. Muito clara e objetiva sua colocação. Obrigada.

  22. Boa noite! Eu, meu namorado e meu irmão pretendemos abrir, um café com salão de beleza o investimento será muito alto? Só que meu irmão ja tem algumas coisas de salão que ele é cabeleireiro.
    E eu queria saber também se as fornecedoras de café como: Santa Clara, São Braz oferecem esses cursos para abrirmos esse negócio que estamos com enfase que der certo.

  23. Olá, quero abrir um café e agregar a ele produtos naturais e integrais, levando em conta também o gosto popular por produtos mais simples. Mas idéia seria divulgar mais produtos que fazem bem a saúde, saudáveis, que sejam diferenciados. O ponto é um centro comercial, no centro da minha cidade, na frente do shopping. É tipo uma galeria nova, do lado tem uma livraria, na frente um espaço ao ar livre, um deck. É uma sala nova, pequena mas que poderia ser feito um mezanino pois é alta. Ficaria muito grata com opiniões de vcs. Forte abraço!

  24. É UM SONHO MEU E DE MINHA FILHA MARIA CEIÇA ABRIRMOS UMA CAFETERIA NO BAIRRO DE BOA VIAGEM. RECIFE PE, OU NO RECIFE ANTIGO E TENHO LIDO ESTE ARTIGO E É MUITO BOM. OBRIGADO.

    ATT.
    GARÇON FRANÇA.
    (81) 9677 7889, 98561 0906.

    • Faça um curso de barista primeiro. O SENAC oferece em algumas cidades e eles têm à distância. Você pode começar trabalhando em cafés preparando bebidas, pegar experiência e juntar um dinheiro para montar um estabelecimento.

    • Quer trabalhar com café espresso do jeito certo? Precisa de treinamento, consultoria,
      equipamento profissional e café em grãos certificado e adequado. Consulte-nos
      Acesse https:bestcoffeexperience.com.br e conheça nosso trabalho.
      Att. Barista Célio Mesquita

  25. Consulte a empresa de Consultoria e Treinamentos (em São Paulo – SP) para futuros empresários do ramo de cafeterias ou que vão trabalhar com café espresso bestcoffeexperience.com.br – Ajudamos você a escolher o café, os equipamentos, acessórios, insumos e ainda treinamos você e sua equipe. Centro de Treinamento próximo do Metro Barra Funda, instalações confortáveis, curso no formato individual personalizado ou em grupos reduzidos (máximo 2 pessoas). Sou barista instrutor desta empresa e estamos ajudando muita gente a trabalhar direito com café. Visite o site para informações. Faça um orçamento sem compromisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here