Como Abrir Uma Loja de Equipamentos Para Segurança no Trabalho

Como Abrir Uma Loja de Equipamentos Para Segurança no TrabalhoHoje em dia, muitos assuntos relacionados à segurança no trabalho devem ter especial atenção como segurança, higiene e medicina do trabalho. Os trabalhadores necessitam de equipamentos para segurança e proteção à saúde cada vez mais, e as legislações trabalhistas e previdenciárias são responsáveis por muitos aspectos desta área.

A própria população começou a investir em sua própria segurança a partir da violência que vem acontecendo nas grandes cidades, como o aumento dos assaltos e sequestros. Os equipamentos de segurança e proteção podem ser muito custosos, mas com alguma pesquisa podemos consegui-los por preços mais baixos de acordo com a necessidade.

Então, no contexto conturbado de tantos problemas que vem atingindo as populações atuais, surgiu a loja de equipamentos para segurança no trabalho. Específica, tem a capacidade de atender as necessidades dos consumidores deixando produtos disponíveis para a proteção individual e coletiva, dentro do espaço comercial ou não. Os produtos podem ser vistos como grandes utilidades, voltados para a segurança patrimonial e pessoal incluindo circuitos de TV internos, cofres, trituradores de documentos, os famosos alarmes que vem desempenhando cada vez mais soluções no caso de furtos, uniformes profissionais e uma série de outros produtos.

Para saber um pouco mais sobre o assunto e dar início a um negócio de loja de equipamentos para segurança no trabalho deixaremos aqui alguns aspectos e dicas principais para este começo que é muito importante de ser avaliado antes mesmo da abertura do estabelecimento. Confira!

Mercado de loja de equipamentos para segurança no trabalho

O país como um todo movimenta cerca de 700 milhões de euros crescendo 20% a cada ano e os valores tão exorbitantes só reforçam as preocupações atuais dos estabelecimentos e pessoas que prezam a segurança individual, coletiva e patrimonial. A violência nas ruas também desperta medo e investimento das pessoas em equipamentos para protegê-las e o mercado hoje traz uma série de equipamentos e adaptações que geralmente funcionam de maneira satisfatória.

A consequência de tanta violência aponta o Brasil como primeiro colocado no mundo em blindagem de automóveis de passeio, sendo em 2003 contados cerca de 4 mil veículos possuindo blindagem. As casas e apartamentos cada vez mais estão sendo construídas com células de sobrevivência ou quartos do pânico, assim como os consumidores adotam circuitos internos de televisão.

Loja de equipamentos para segurança no trabalho – Setor de Equipamentos de Segurança para a Indústria

Para a indústria, o fator predominante que determina a compra de equipamentos para segurança no trabalho são as constantes normas e fiscalizações do Ministério do Trabalho, que vem desempenhando um papel fundamental na valorização da integridade dos trabalhadores no Brasil, o que faz as empresas gastarem verdadeiras fortunas dependendo de sua atividade.

Especializar-se em um setor pode ser muito bom para o empreendedor que esteja confiante nos produtos que irá comercializar. Por outro lado, vender de tudo um pouco pode ser a forma mais rápida de conseguir resgatar os valores do investimento inicial. Deve-se pesquisar entre as principais Lojas de equipamentos para segurança no trabalho para saber que itens estão faltando na região, as expectativas do consumidor, a maneira com que a concorrência trabalha e alguns detalhes. A gestão não deve ser descuidada de maneira alguma, pois é de lá que chegam os comandos para pôr em prática os conceitos estudados e observados, bem como a solução de problemas.

Loja de equipamentos para segurança no trabalho – Segmentos Específicos

Dentro do processo produtivo, cada área da segurança possui segmentos. Estes são: segurança e saúde no trabalho, segurança patrimonial e pessoal, segurança no trânsito, prevenção e combate a incêndios, programas educacionais. As melhores opções para atender estes segmentos dentro de uma loja de epis são protetores auditivos, proteção ocular (óculos em Policarbonato, nulon, lentes específicas incolores ou coloridas). Além disso, luvas para a proteção das mãos, jaquetas, calças, tênis específicos como vestimentas e protetores respiratórios que são muito utilizados a partir de empreendimentos de alto risco, como respiradores contra gases.

Localização de Loja de equipamentos para segurança no trabalho

O local para a abertura do empreendimento e o espaço físico para a instalação de um negócio são decisões muito importantes a serem tomadas, e antes mesmo de fechar qualquer negócio com venda ou aluguel de imóveis é necessário que haja certa sensibilidade para saber se o local é favorável para o empreendimento em questão. A infraestrutura adequada e as condições que deixem o negócio acessível de ser expandido são detalhes a serem pensados, e isto varia de região a região do país.

A clientela deve ter acesso ao local de escolha para a loja de equipamentos para segurança no trabalho, e isso quer dizer que há a necessidade de pontos de ônibus próximos a esta localização, bem como estacionamentos. O PDU significa Plano Diretor Urbano, e é uma lei que determina que tipo de atividade pode ser exercida em determinado espaço. Junto a prefeitura da cidade escolhida o empreendedor deve consultar os responsáveis para verificar a validade da utilização do espaço para a implantação da loja.

Estrutura de Loja de equipamentos para segurança no trabalho

É necessário que haja uma área mínima de 50 m² para começar um negócio como este, sendo distribuída em escritório, estoque e loja. A decoração da loja conta muito, e caso o empreendedor não tenha um bom gosto ou alguma pessoa que possa fazer o trabalho gratuitamente, pode-se contratar um profissional de design de interiores para começar um trabalho visual aproveitando o ambiente da loja, as adaptações necessárias para deficientes físicos, a luminosidade e iluminação e outros.

É necessário que nas vitrines estejam expostos os principais produtos da loja de equipamentos para segurança no trabalho, com o sentido de atrair o consumidor. Bons preços e promoções em cartazes podem chamar a atenção necessária para que as pessoas entrem na loja sem compromisso. Pode ser que esta ação resulte na compra de algum item.

Vai dar lucro?

Loja de equipamentos para segurança no trabalho – Equipamentos

Dependendo substancialmente da estrutura e do tamanho do empreendimento, deve-se analisar separadamente cada estabelecimento, pois o mecanismo de trabalho e todo o processo sofrem variações. Basicamente, o que podemos dizer que é necessário para uma loja de equipamentos para segurança no trabalho é um veículo utilitário, dois telefones fixos, um celular, fax e computador. O computador tem múltiplas funções neste caso, pois pode ser usado para o contato com clientes fornecedores, para divulgação via internet e mais. A empresa deve contar ainda com funcionários qualificados, principalmente com experiência prévia no setor.

Pessoal de Loja de equipamentos para segurança no trabalho

Inicialmente podemos dizer que duas pessoas trabalhando já dão conta do recado numa loja de equipamentos para segurança do trabalho, incluindo o dono. Um atendente deve ser responsável pelo contato direto com o consumidor, e deve estar treinado para exercer bons vínculos com ele.

O dono do estabelecimento deve pesquisar muito a respeito de serviços de engenharia de segurança no trabalho, para estabelecer ainda programas na redução de acidentes e combater alguns problemas que possam envolver o assunto, como os judiciais. Muitas pessoas chegam à loja de equipamentos para segurança no trabalho sem qualquer informação, devendo ser bem atendida e ter suas dúvidas sanadas.

Você pode gostar dos conteúdos abaixo:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorO que é sazonalidade e como manter os lucros em todos os períodos
Próximo artigoComo Abrir um Camping Passo a Passo e Ganhar Dinheiro
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber,como posso ser um instrutor em segurança do trabalho,em dar aula sobre a cipa nas empresas?Como conseguir os programas?seria na verdade um trabalho por conta,sou tecnólogo em segurança do trabalho.
    Gostei do assunto abordado,foi muito proveitoso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here