Como Abrir uma Distribuidora de Bebidas: Passo a Passo

A história da cerveja no Brasil começou em 1853, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A Bohemia, produzida a partir de água da montanha com propriedades específicas está há 147 anos no mercado, mantendo a sua fórmula tradicional.

Após, a Antárctica foi lançada e a partir daí as diversas marcas de cervejas começaram a surgir para disputar com as primeiras, atendendo ao gosto dos consumidores que se confunde há anos. Será então uma boa ideia abrir uma distribuidora de bebidas?

A primeira cerveja em lata foi produzida pela Skol, sendo posteriormente a garrafa na cor âmbar utilizada para conter cervejas. Com isso, as inovações da cerveja dispararam e os valores calóricos foram sendo modificadas, assim como a fermentação, a criação da cerveja light e as adaptações do sabor.

Hoje em dia, a AmBev é a principal empresa de bebidas da América Latina e lidera a produção nacional de cerveja. Confira como abrir uma distribuidora de bebidas e entrar neste mercado.

Mercado de distribuidora de bebidas

como abrir uma distribuidora de bebidas

A Companhia Antárctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma foram as que se juntaram para a formação da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). Seu objetivo era ultrapassar as fronteiras do país e fazer uma divulgação destas marcas para todo o mundo.

É responsável pela sétima posição no ranking mundial de bebidas e este cenário é realmente indispensável de ser conhecido pelo empreendedor de uma distribuidora de bebidas.

Para começar um negócio de distribuidora de bebidas, o empreendedor pode contar com a especialização no comércio de apenas uma bebida ou variar na sua oferta para conseguir um público maior. Ambas as escolhas trazem benefícios e pontos mais complexos que devem ser estudados para posterior decisão de que forma trabalhar.

Geralmente, uma bebida é o que a distribuidora de bebidas mais vende e isso deve ser observado para comandar mais especificamente o rumo das negociações e vendas de bebidas.

Você pode gostar:

Localização da distribuidora de bebidas

Para o sucesso do empreendimento, uma série de detalhes deve ser estudada. O local e espaço devem ter características importantes para a distribuidora de bebidas fazer sucesso e facilitar suas vendas, tais como facilidade de acesso pela clientela, condições que possibilitem o aumento da área numa possível expansão, opção de estacionamento para os clientes e de entrega para quem prefere receber suas mercadorias diretamente no seu estabelecimento.

O PDU (Plano Diretor Urbano) determina o tipo de atividade que pode estar instalado em determinado local. A Prefeitura é o primeiro acesso para solucionar esta questão e, antes mesmo de ser locado ou comprado o espaço, é dever do empreendedor correr atrás destas resoluções.

Se você tem interesse em saber os documentos necessários para abrir uma empresa, pode clicar aqui.

Estrutura e equipamentos da distribuidora de bebidas

A estrutura básica para começar um negócio de distribuidora de bebidas deve ter, no mínimo, 600 m² de área para ser distribuída entre escritório e um espaço para posterior divisão. Este será dividido em recepção, estoque, banheiros e vestiários para funcionários e uma área livre.

Vai dar lucro?

Pode parecer uma área grande demais, mas deve-se pensar nos veículos que transportam bebidas. Estes precisam de espaço para carga e descarga. Os equipamentos darão a estrutura e o jeito do negócio. Estão incluídos: prateleiras, empilhadeiras, carrinhos manuais, computador, emissor de notas fiscais e veículo para entregas.

As prateleiras devem suportar bastante peso e o computador é necessário para controle de entrada e saída de produtos do estoque da distribuidora de bebidas. É necessário que um funcionário fique responsável pela organização desta parte, que quando se confunde acaba gerando dores de cabeça a administração do negócio.

Investimento em uma distribuidora de bebidas

De acordo com o porte do empreendimento, temos uma quantia média para representar os custos iniciais do começo de uma distribuidora de bebidas.

A empresa de pequeno porte, com uma área de 600 m², precisa de um investimento mínimo de R$ 215.000,00 reais. Este valor serve de base para o empreendedor definir se realmente vale a pena investir capital neste tipo de produto.

Fazer um bom plano de negócios é fundamental, já que, o valor que é alocado para montar uma distribuidora de bebidas é bastante alto, e mensurar riscos é obrigatório!

Automação – Distribuidora de bebidas

A automação é uma tendência que os empreendimentos vêm trazendo para melhorar o dinamismo dos serviço e tem como consequências a diminuição das filas, o tempo de espera, aumento da facilidade dos consumidores a conseguirem fazer suas compras e etc. Além disso, as notas fiscais podem ser emitidas mais facilmente, modificações nas caixas eletrônicas, entre outros benefícios.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


O empreendedor pode investigar qual a contribuição que a automação trará à distribuidora de bebidas para a adoção de equipamentos como esses para aumentar seus lucros.

Pessoal de uma distribuidora de bebidas

O pessoal da distribuidora de bebidas deve ter habilidades específicas para compor suas atividades. Alguns, mais do que outros, precisam de cursos para serem preparados para exercerem suas funções, principalmente os que estão organizados para a área de vendas.

Vai dar lucro?

O bom atendimento ao cliente deve ser preconizado e, além disso, o pessoal de uma distribuidora de bebidas deve saber trabalhar em equipe pelo ideal de conseguir mais lucros para o estabelecimento.

O perfil de um funcionário que trabalha frente ao público deve incluir prestação de serviços adequada, agilidade, criação, receptividade, responsabilidade e respeito.

Para isso, treinamentos podem ser feitos periodicamente, levando em consideração que o dono também deve se manter atualizado para conseguir cada vez mais aumentarem seus lucros.

Saiba também como montar uma adega de bebidas.

Divulgação de uma distribuidora de bebidas

A divulgação é frequentemente associada a alma do negócio e, realmente, este título tem uma certa realidade envolvida. Isso porque um novo estabelecimento não é anunciado a todas as pessoas, precisando ser conhecido por seus melhores pontos.

Para planejar o marketing e conseguir mais vendas na distribuidora de bebidas há a necessidade de fazer uma análise dos custos dos serviços para saber qual das diversas possibilidades de divulgação cabe mais dentro das condições que o empreendedor dispõe para este fim.

A propaganda de boca em boca não tem custo e se faz automaticamente com a experiência do consumidor em comprar os serviços da distribuidora de bebidas.

Porém, este artifício revela-se controverso, pois caso o atendimento não tenha sido feito de maneira satisfatória, a má fama da empresa cai no boca a boca e acaba gerando prejuízos para o estabelecimento, com a diminuição das vendas.

Um profissional de marketing pode ser acionado para analisar a situação atual do empreendimento e bolar novas táticas para atender os desejos dos consumidores e conquistar a preferência em meio aos concorrentes de uma distribuidora de bebidas.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Criar Uma Música: 9 dicas para ajudar na criatividade e criação
Próximo artigoEmpresas de bordados computadorizados vale a pena? Veja Tudo!
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. oi quero abrir uma distribuidora mas nao sei como começar e tb nao tenho muit dinheiro o que vcs me falam tenho o local nao e avenida e rua paralela gostaria que me ajudassem obrigada

  2. Quero abrir uma pequena distribuidora de bebidas, tem como me mandar alguns exemplos. Tenho um próprio lugar de comércio, quero investir seis mil reais, o lugar fica próximo aos comércios, o lugar não é grande e não vou ter funcionários, vai ser uma empresa familiar.

  3. Quero abrir uma distribuidora de bebidas, tem como me mandar uma resposta de vcs, com alguns exemplos. Vou contar minhas vantagens, tenho um próprio lugar de comércio, quero investir cinco mil reais, é bem espaçoso o lugar e bem centralizado na cidade, não vou colocar funcionário.

  4. Estou querendo abrir uma distribuidora de bebidas ,pequena mas nao sei por onde começar?

    Tenho pequeno capital tipo 10 mil é possivel? para abrir documentação e comprar bebidas não sei se o freezer sao disponibilizados por alguem? ou alugam?

  5. Estou querendo abrir uma distribuidora de bebidas ,pequena mas nao sei por onde começar? tem um valor em dinheiro e patrimônio R$40,000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here