Planejamento empresarial – Swot, Tático e Operacional

Planejamento EmpresarialPensando em fazer um planejamento empresarial? Veja aqui todos os passos necessário para um ótimo planejamento empresarial e comece já a fazer o seu!

O planejamento empresarial é um processo essencial nas empresas e há muito tempo é matéria de estudo e discussão.

É um processo constante na rotina das empresas e nos vários departamentos que envolvem o dia a dia empresarial, departamentos de finanças, desenvolvimento de produto, marketing e outros.

A importância do planejamento empresarial está em todos os processos e passos que as empresas pretendem em direção ao crescimento, expansão e objetivos gerais.

Ele tem duplo comportamento, pois pode ser uma ciência, devido ser matéria de estudo; pode ser uma técnica, pois depende de estrutura.

Estruturas do  Planejamento Empresarial

Entre as estruturas do planejamento empresarial estão as questões relativas: dimensões e benefícios.

As questões a serem discutidas no planejamento empresarial têm como natureza produtos, serviços, resultados e outras iniciativas empresariais das quais se discutirão o que a empresa fará.

Ou seja, quais as etapas que a empresa enfrentará para realizar ou concretizar objetivos, quais as iniciativas que vale a pena ser empreendidas pela empresa, quais serão os atores das ações, ou seja, quais os membros escalados para determinadas etapas de empreendimento, como devem ser feitas cada etapa de execução e como fazer para que as ações funcionem.

Dessa forma, percebemos que o planejamento empresarial é necessário em todas as etapas da empresa, em busca da concretização de objetivos.

Planejamento Empresarial e Objetivos

Nada adiantará se a empresa tiver estruturado um planejamento eficiente se os objetivos, que são a razão de ser do mesmo, não tiverem antes de tudo bem estruturados, claros e descritos de forma correta a todos os envolvidos no processo de planejamento.

Além de claros, os objetivos devem ser coerentes com a realidade interna da empresa e cenários externos, serem realistas, atuais e mensuráveis, ou seja, devem se tornar metas.

Dimensões do Planejamento Empresarial

Um planejamento empresarial pode diferir de outro pelo tamanho, natureza e importância de longo ou curto prazo, por isso o planejamento deve ser estruturado de acordo com o tamanho que será devido ao número de etapas e de acordo com o tempo disponível para a realização do planejamento.

Por exemplo, um planejamento sobre marketing poderá ser estruturado com início, meio e fim com as etapas de lançamento de ideias e objetivos, verificação das ideias e realização de relatórios com as principais decisões.

Vai dar lucro?

O planejamento deve ser estruturado para que as ideias não fiquem soltas e para que todas as decisões sejam analisadas e escolhidas as melhores, quando feito isso é o momento de começar a agir. 

Benefícios do Planejamento Empresarial

Saber planejar só traz benefícios para a empresa, sendo que até a vida pessoal e financeira precisa ser planejada. Isto quer dizer que a empresa necessitará muito mais de planejamento, pois o ambiente empresarial é muito complexo, o que exige planejamento empresarial formal e estruturado.

O planejamento empresarial é importante para vários fatores: estruturação da resolução de problemas, busca de soluções com eliminação de retrabalhos e desperdícios, o que resulta na economia de recursos, direcionamento e alocação de recursos de forma correta e sem desperdícios, dentre outros fatores.

Além disso, as empresas que criam a cultura de planejamento empresarial são empresas de sucesso, voltadas para negócios e para o melhoramento da qualidade e maior controle de processos. Enfim, planejar traz diversos benefícios. 

Técnicas Para o  Planejamento Empresarial 

Existem diversas técnicas capazes de tornar um planejamento empresarial mais eficaz e uma dessas técnicas é o uso de fichas. Podem ser usadas a técnica de fichas com várias perguntas para que a participação do grupo seja mais efetiva.

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Para essa técnica ser útil é necessário que se escreva todas as ideias em uma cartela e depois descarte as ideias ruins ficando somente as ideias principais.

As técnicas de perguntas e respostas podem ser utilizadas para avaliar quais os problemas da instituição e quais as prováveis soluções apontadas algumas questões críticas como: fornecedores, vendas, atendimento e outras questões que fazem parte do dia a dia da empresa.

Vai dar lucro?

Essa técnica é bastante útil para que o grupo esteja integrado e participante. Outra técnica bastante utilizada para o planejamento empresarial são as reuniões de ideias, o brainstorming, tempestade de ideais, com problemas e soluções propostas. Confira a seguir os tipos de planejamento empresarial.

Os 3 Melhores Tipos de Planejamento Empresarial

1 – Planejamento Estratégico

Os 3 Melhores Tipos de Planejamento Empresarial
O planejamento estratégico é um dos mais complexos, porém é também um plano empresarial muito efetivo.

O planejamento estratégico busca soluções e implantações de longo prazo e por isso é o planejamento mais complexo que existe.

Na maioria das vezes esse planejamento é realizado para um prazo de 5 a 10 anos. No entanto, mesmo que seja por um prazo longo, este planejamento precisa ser revisto constantemente, pois se esta revisão não ocorrer é possível que todo o planejamento seja perdido em vista de uma mudança não esperada.

O planejamento empresarial estratégico é essencialmente empreendedor, pois avalia as oportunidades da empresa e diversos cenários, além de verificar qual a situação real da empresa através da análise interna e quais as possibilidades da empresa de competir externamente.

Para isso, é necessário que a mesma se concentre em um planejamento que discuta análise ambiental de mercado, definição da missão da empresa e de políticas de vendas e compras, objetivos estratégicos e planos de ações.

Técnicas do Planejamento Estratégico

As principais questões a serem discutidas no planejamento empresarial estratégico de uma empresa estão relacionadas à segmentação de produtos e serviços e posicionamento e ao tipo de estratégias ideais para a empresa como: estratégia de liderança por custos; estratégia por  diferenciação e estratégia por  enfoque.

Análise Swot

Antes de planejar estrategicamente o sucesso de vendas ou de distribuição de uma empresa, é necessário que a empresa avalie onde está e onde pretende chegar.

Por isso se faz necessário a análise swot que avalia qual a força da empresa, os seus pontos fracos, as oportunidades que a empresa possui no mercado de acordo com o setor em que atua e quais as ameaças existentes no ambiente.

Esta análise também recebe o nome de FOFA ou PFOA (Potencialidade, fraqueza, oportunidade e ameaças).

Ainda que ela seja uma ferramenta costumeiramente utilizada para ambientes empresariais, por ser consideravelmente simples pode ser empregada nos diversos setores econômicos, como por exemplo na administração de um site.

Para realizar este tipo de análise você deve dividir o cenário empresarial em duas partes. Analisando a palavra em inglês poderemos ter uma ideia melhor de como se dá essa divisão.

Basta prestar atenção nas letras que formam a palavra “Swot” S(strength – força), W(weakness – fraquezas), O (opportunity – oportunidade) e T(Theat – Ameaça).

No ambiente interno da empresa deve ser analisadas as forças e fraquezas em relação as empresas que trabalham no mesmo seguimento.Depois de averiguados os pontos negativos os mesmos devem ser sanados.

Quanto a oportunidade e as ameaças elas estão inseridas no chamado “ambiente externo” e têm variação a depender de onde o empreendimento está inserido. Recomenda-se fazer um diagrama e assim fazer a melhor visualização de cada qualidade.

2 – Planejamento Tático

O planejamento tático tem esse nome devido às antigas táticas de guerra e desde então era bastante utilizado pelas forças aramadas, foi também implantado pela sociedade civil. Ele faz possível as ações que unem o estratégico ao operacional.

É no planejamento empresarial tático que são levantados os recursos necessários, recursos humanos, de capital e de investimentos em maquinários e outros.

O planejamento empresarial tático é de médio prazo e tem atividades constantes voltadas para o departamento financeiro, de compras e de seleção de pessoal. Sua otimização é elevada porque ele é planejado de ano a ano, sempre em busca do melhor resultado.

3 – Planejamento Operacional

Como o planejamento estratégico e tático são a longo e médio prazo, o planejamento operacional é a curto ou curtíssimo prazo e visa a estruturação das ações de produção ou vendas com uso de procedimentos, métodos, realização de orçamento e recursos, cronograma e documentação para realização de análise dos dados.

Sua função é colocar em prática um dos planejamentos táticos em uma empresa e está inserida em cada planejamento empresarial. O planejamento empresarial operacional obedece às políticas e procedimentos, orçamento, planejamento estratégico e tático.

Podemos perceber, portanto, que há uma ordem hierárquica e interativa entre os vários tipos de planejamento:

  1. Estratégia
  2. Tático
  3. Operacional

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Escrevo de São Luís (MA).

    Sou filiado ao sindicato dos funcionários da secretaria de Fazenda do Estado do MA e pensamos em fazer um planejamento estratégico para nossa instituição.

    Gostaria de saber se a vossa empresa oferece este serviço em seu portfólio, pois faremos uma pesquisa de preço pra saber com qual empresa faremos o nosso planejamento estratégico.

    Em caso positivo, contate-nos porque não temos ideia de um valor para orçarmos.

  2. Sucinto, porém, de grande ajuda para os iniciantes na área dos negócios. Claro que é necessário um aprofundamento em cada um desses tópicos para que se possa realizar uma verdadeira análise/planejamento empresarial.

  3. Amigo, para melhorar sua postagem e evitar plágios, coloque sua referência bibliográfica, além das que você consultou.
    Seu trabalho é muito bom, mas não posso citá-lo. 🙁

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