Como Abrir uma Empresa de Comunicação Visual em 10 Etapas

como abrir uma empresa de comunicacao visualO trabalho de uma empresa de comunicação visual é basicamente todos os serviços de elaboração de mídias usadas pela publicidade, tais como adesivos, banners, faixas, luminosos, painéis e placas.

Não pode ser confundida com uma agência de propaganda, porque não há a criação publicitária como conceito da marca, da campanha e todos esses detalhes. O empreendedor recebe do cliente o conteúdo a ser explorado e a empresa apenas disponibilizará isso em um dos meios citados.

Mercado de Uma Empresa de Comunicação Visual: Veja Como ele Está

O mercado de uma empresa de comunicação visual é uma área muito disputada, especialmente referente ao atendimento das empresas de maior porte.

Mas mesmo assim, as chances no setor são enormes, especialmente no atendimento às micro e pequenas empresas que necessitam de apoio profissional para poderem desenvolver seus materiais usados em propaganda, tais como cartões de visitas, logotipos, etc. Veja como registrar uma marca.

Concorrência de Uma Empresa de Comunicação Visual Precisa ser Analisada

Conheça o maior número possível de estabelecimentos que façam a mesma atividade, estabeleça diálogo com proprietários e empregados, seja amigo de muitos empreendedores, esteja sempre trocando figurinhas com quem já está no mercado de comunicação visual, procure saber sobre as visões que se têm do mercado, sobre ameaças e oportunidades.

Contudo, quem não é do ramo, mas está interessado em participar desse tipo de atividade deverá se informar mais ainda sobre o cenário da comunicação visual.

Geralmente, as pessoas acreditam que criar laços de amizades com empresários do ramo é complicado, porque acham que eles não seriam capazes de dar informações a respeito do negócio, mas é exatamente o contrário: as pessoas trocam ideias inovadoras e falam de suas dificuldades, contudo, para conseguir isso, o empreendedor deve se apresentar e ser bem sincero.

Clientes de Uma Empresa de Comunicação Visual

Os clientes de uma empresa de comunicação visual são empresas que atuam em diversas áreas. É interessante que o perfil da clientela seja traçado para poder conseguir identificar quais são os pontos existentes neles que podem ser mais explorados.

Como o Trabalho Acontece em Uma Empresa de Comunicação Visual

A demanda de trabalho de uma empresa de comunicação visual começa entendendo todas as necessidades do cliente, que são mostradas normalmente por meio de uma conversa, que também está cheia de insegurança.

Passado esse contato inicial e quais as características do que será desenvolvido, uma espécie de rascunho é feito e nele são apontadas as sugestões do que será realizado. O trabalho é concluído quando uma amostra é mostrada ao cliente. Saiba também como escolher o ponto comercial.

Estrutura da Empresa de Comunicação Visual

A estrutura básica de uma empresa de comunicação visual precisa ter um espaço bem grande e subdividido em outros menores para a recepção, o atendimento aos clientes e a administração.

Os equipamentos básicos são computadores, impressoras, telefone, scanners, telefone e fax. Saiba como ganhar dinheiro online.

Investimento a Ser Realizado em Uma Empresa de Comunicação Visual

Os gastos em uma empresa de comunicação visual variam bastante de acordo com o tamanho do empreendimento.

Vai dar lucro?

Contudo, o dinheiro deve ser sempre suficiente para a aquisição de equipamentos, móveis, telefones e o aparato de informática. Além disso, também deve servir para pagar os custos fixos da empresa.

Contratação de Pessoal em Uma Empresa de Comunicação Visual

A quantidade de empregados de uma empresa de comunicação visual varia conforme o porte do empreendimento, mas basicamente deverá ter uma equipe com um responsável da área de publicidade e propaganda, um auxiliar administrativo e o próprio dono.

Localização da Empresa de Comunicação Visual

A empresa de comunicação visual deve estar localizada próxima a outras empresas, pois são essas, basicamente, que formam a clientela de tal empreendimento.

Dessa maneira, é importante conhecer o perfil desses estabelecimentos para poder ter informações suficientes para poder agir de tal forma que atinja o público-alvo com perfeição.

Como Tornar a Empresa de Comunicação Visual Conhecida

A empresa de comunicação visual precisa ser bem conhecida de todos para que tenha sucesso. Uma boa forma de tornar pública a sua atividade é aproveitar os outros materiais que faz para outras empresas e colocar ali informações básicas sobre o negócio, como telefone ou site.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


O lado positivo disso tudo é que não há a necessidade de gastar muito, aliás, praticamente zero, pois a publicidade feita, na verdade, está sendo paga por outra instituição e aproveitando espaço obrigatório.

Montar um site com informações esclarecedoras também é um ponto positivo para uma empresa de comunicação visual, porque muita gente acaba contratando serviços pela própria rede de computadores.

Vai dar lucro?

Pensando nisso, crie uma página eletrônica que possa fazer transações financeiras, para que todos os clientes possam contratar os serviços por ali mesmo.

Dicas de Negócio Para uma Empresa de Comunicação Visual

Aqueles que usarem a criatividade em uma empresa de comunicação visual vão conseguir ter muitos rendimentos porque os clientes que buscam uma empresa de comunicação visual estão mesmo atrás de profissionais que possam desenvolver o material com um certo grau de diferencial.

Outro ponto também é usar tecnologia, não poupar nesse quesito. Adquirir softwares específicos para o design gráfico é uma obrigação do empreendedor, ele não pode acreditar que aqueles profissionais contratados por ele vão fazer milagre.

Ao contrário, eles precisam de todas as ferramentas disponíveis para poder desenvolver da melhor possível suas atividades.

O bom atendimento é o que conquista e estabelece uma ligação com os clientes da empresa de comunicação visual. Geralmente, a concorrência usa essas informações para se colocar à frente de todos. Dessa maneira, antes que ela fale, como empreendedor, faça.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorDicas Para Corretores – Como Captar um Imóvel
Próximo artigoFranquia Chopp Time vale a pena? Quanto custa? Qual é o Retorno?
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Comunicação visual é o mercado mais promissor no mundo.
    Trabalho em uma empresa faz dois meses, nuca havia trabalhado nesta área. Sou vendedor e componho o setor comercial de uma empresa em Belo Horizonte. Nunca imaginei como era este ramo de trabalho, qualquer pessoa pode ser seu cliente, desde de empresas grandes as pequenas.
    Como todo negócio, pelo que tenho acompanhado na empresa, o pessoal equipe, de trabalho é o primeiro passo. Ter um grupo de profissionais experientes e que falem da empresa como se fosse deles, é começar com o pé direito no negócio.
    Comprar os maquinários adequados, pesquisar o perfil do seu cliente usando as mídias disponíveis é um excelente passo para ter uma linguagem de comunicação e captação.
    Tentar parcerias com grandes empresas nas campanhas, garante verba fixa para os custos com notas, salários.
    Penso em abrir no futuro minha própria empresa pois, a cada dia me surpreendo.

  2. Fiz um orçamento básico aqui pela Internet mesmo em sites confiáveis com produtos de qualidade
    *considerando um produto de cada, os equipamentos ficariam em média
    12 000
    Fora móveis, documentos, etc.

  3. Bom dia Trabalho no ramo de comunicação visual,
    já faz ums 5 anos
    continuo autônomo, mais tenho uma boa clientela,
    preciso crescer o que eu faço..

    O problema e que eu trabalho em casa.
    não sei mais o que fazer por favor preciso de ajuda.

  4. Caso realmente queira entrar neste ramo pense bastante, ninguém fala a loucura q é, e prazos apertados ao máximo, e a importância de mão de obra qualificada em todos setores q é extremamente importante pra acha ufaaa. Fora isso q nem falei a fundo oque é exatamente uma loja de comunicação visual, vem os clientes o mais importante de tudo querem muitas das vezes a maioria q vc faça pastel assim pra ontem, e quer pagar preço de fundo de garagem e vc com maquinas de ponta q custarão uma pacoteira de dinheiro muitas das vezes acabara sucumbindo a tal situação ja q vem uma infinidades de boletos e encargos para pagar. Mas se mesmo assim querer se ariscar aqui vai algumas dicas:
    Maquina de impressão no minimo 1,60 mt de boca 720 dpi
    Maquina de recorte com leitor ótico 1,20
    Maquina de solda
    Router (se a grana der)
    Maquina para soldar lona potente e rápida( ex 5 metros por minuto)
    Compressor grande e um pequeno
    Pc no minimo 2 bons I7 com muita memoria
    Furadeira, lixadeira,serra portatil, etc, etc, etc.
    Uma mesa de 1,50 x 5 mt
    E muito mais coisas q vão aparecendo dependendo doque o projeto necessitar. Onde vc ganha dinheiro na serralheria, esqueça impressão de banner e lona não vira só se vc não querer grana e dor de cabeça ae sim e se for só arquivo pronto ótimo.
    Bem, converse com quem ja é do ramo aprofunde-se mais na conversa para ter a real noção do q é uma loja de comunicação visual,tente ser o melhor monte sua equipe e cuide bem dela.Caso queira ver nossos trabalhos extremes.com.br vc vai entender a complexidade do ramo. Nada é fácil seja objetivo e cumpra prazos der retorno aos seus clientes eles vão gostar.
    Boa sorte.

  5. boa noite trabalho no ramo d e comunicação visual desde de 2007, mais até agora não progredi, tenho uma vasto conhecimento agora que investir, preciso fazer uma grande mudança ainda esse mes.
    Preciso da sua ajuda
    Da um a olhada no blog que estou fazendo, caso vc possa min dar mais dica antes de eu termina ele. fico muito grato pela sua ajuda.
    segue o link
    lumideisgn.blogspot.com.br/

  6. Boa noite, tenho empresa de com. visual a mais de 15 anos, não posso reclamar, tenho equipamentos de qualidade e um bom pessoal, mas preciso melhorar no gerenciamento dos serviços. Assim como o serviço entra, passar para a produção, agilizar e treinar pessoal para tanto agilizar a entrega e manter a qualidade. Podem me ajudar???

  7. Gostaria de implantar serviços de instalação de fachadas como deck e ACM. Como são estruturas grandes precisa ser bem feita. Há algum curso para isso?

    • Olá Juliana, tenho empresa de comunicação visual a mais de 15 anos e trabalhamos bastante com ACM, já existe alguns cursos sim, veja no site:
      canaldoserralheiro.com.br
      projetoal.com.br
      Pode me add no skype que estou a disposição para ajudar.
      carlos.homedesign
      Meu site grupohome.com.br

  8. Boa noite Carlos,
    primeiramente parabenizar pela iniciativa em ajudar empresários com duvidas no ramo da comunicação visual.

    Estou muito interessado em abrir uma empresa em minha cidade, porem estou com algumas duvidas.
    E essas duvidas estao me segurando e fazendo eu pensar, refletir e conhecer mais do ramo antes de abrir.

    Voce por acaso tem skype ou outro meio onde possamos conversar, e me ajudar?

    Obrigado

  9. Parabéns pela matéria, trabalho neste ramo a cerca de 23 anos, e a 3 anos, abri minha própria empresa de comunicação visual no litoral catarinense. É um ramo muito desafiador e muito gratificante ao mesmo tempo. O mercado informal e desleal é o maior desafio que vejo, pois acabam prostituindo o mercado. Porém, com profissionalismo, bom atendimento e ética, os bons clientes sempre sabem reconhecer os bons trabalhos. Parabéns pela matéria.

  10. olam trabalho a anos com comunicação visual, pintava a mão letrista, e agora preciso de socio que administre bem , pq nao tenho como produzir e administrar, faço tudo, a maioria dos serviços eu tercerizo. só tenho maquina de recorte mesmo, mais sou serralheiro de letreiro, impressor serigrafico, letrista, arte finalista, projetista, instalador operador de plotter, so não da pra ser administrador .
    moro na zona oeste do rj precisarem de um socio
    estou ai na areia

  11. Quero abrir uma empresa de comunicaçao visual com minimo de investimento possivel pra começar mas tenho duvida no tipo de empressora comprar pois exisem varias no mercado,serah que alguem pode me ajudar???

    • Primeiro aprenda a “imprimir”, e a impressora é apenas uma ferramenta na mão do profissional, assim como um serrote na mão do carpinteiro. Existem muitas habilidades que você deverá ter para conseguir um mínimo de resultados trabalhando com comunicação visual. Hoje em dia com a internet só não aprende quem não quer, portanto não espere que alguém vá lhe dar todas as dicas… vá a luta, faça cursos, leia artigos, revistas, livros, blogs, enfim, matérias é que não faltam. Não se iluda, tem muita coisa para aprender, muito além de comprar uma impressora. Boa sorte, e vá a luta, ninguém poderá fazer por você.

  12. Bom dia,

    Estou montando uma empresa de comunicação visual e materiais gráficos, porém a compra de uma impressora de marca como mimaki, roland é muito alto o valor para quem está começando, gostaria de saber onde posso achar impressoras usadas ou até mesmo novas a um preço atraente. Um amigo que trabalha na área sugeriu que eu começasse com uma maquina chinesa, porém eu estou procurando algum revendedor e não acho nada. Alguém possui um contato? Estou pretendo pagar no máximo uns R$ 15.000,00 só para começar, assim que o negócio engrenar eu certamente conseguirei partir para marcas de impressoras mais top’s do mercado de comunicação visual, como mimaki, roland, epson entre outras.

    • Milagre não existe, e nesta área, somente investindo em tecnologia de ponta você estará em condições de competir num mercado que atualmente se mostra tecnológico aos extremos. Pelo que sei, com 15 mil você arriscará na compra de uma máquina ultrapassada cujo desempenho, se houver algum, lha trará mais problemas que lucros. Portanto meu amigo, não se iluda, continue pesquisando e procures conhecer pessoas da área e da sua região, pergunte-lhes sobre o mercado local e qual o investimento mínimo para permanecer no mercado. Desculpe-me se pareço meio rude ou pessimista, mas é que leio muita abobrinha e muita história da carochinha a respeito de como abrir um negócio, assim sinto-me na obrigação de ser sincero e compartilhar o que venho aprendendo nos últimos quarenta anos dentro da área. Boa sorte, e pesquise… pesquise… pesquise…

    • Amigo, faz isso: Visite empresas de impressão digital. Muitos têm máquinas encostadas por terem adquirido outras com mais definição e mais velocidade. Nossa Gráfica é de porte pequeno, mas já vendemos 3 usadas.
      D

  13. Tenho muita vontade de abrir uma empresa de comunicação, mas tenho várias dúvidas ainda sobre os procedimentos que devo tomar com relação a equipamentos.

    • O ramo é bom, muito concorrido, mas com lugar ao sol para todos, tanto para os que são leigos quanto para os profissionais, pois os clientes são em geral muito leigos e não sabem diferenciar um bom produto de um ruim. E para quem é profissional, consegue um lugar mais bem posicionado ao sol, pois tem argumento e sabe exatamente o que está se fazendo. de uma forma ou outra é possível ganhar… Mas se tu quiseres se profissionalizar, será muito melhor, nada melhor doque fazer um trabalho e receber muitos elogios, há, esse é um ponto ótimo para quem gosta de massagear o ego, um trabalho bem feito é sempre muito elogiado. nunca passa em branco! pois o mercado é muito crú ainda. então algo bem feito é fácil de ser reconhecido.

  14. Ola, moro em Ituverava em um bairro e tenho um ponto de comercio já abri um bar mas não deu certo. Eu gostaria de abrir alguma coisa, mas eu não tenho dinheiro, necessito abrir alguma coisa.
    Onde eu moro tem uma rotatória com muito movimento de manha as 5 até a noite. No cômodo tem um bainheiro, uma porta de bar, uma garagem se vocês tiveram alguma idéia me manda e te agradeço desde já. Obrigada deus abençoa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here