Como Fazer Propaganda Eficiente em 8 Passos que Funcionam

Como Fazer Propaganda
A propaganda é a alma do negócio e fazer corretamente traz benefícios incríveis, como o aumento do faturamento e fortalecimento da marca. Aprenda como fazer propaganda passo a passo de maneira eficiente e com resultados práticos.

Algo terrível acontece com as empresas que não fazem propaganda – Nada. Saiba agora no nosso artigo como fazer propaganda e melhorar os resultados do seu negócio.

“A propaganda é a alma do negócio”, frase corriqueira, comum, dita como jargão popular e a mais pura verdade. Todo mundo conhece essa afirmação e os que pagaram para ver, viram que ela é totalmente verdadeira.

Mas apesar de todo o empreendedor do mundo já ter ouvido tal frase, nem todos sabem o que deve ser feito para fazer uma propaganda funcionar e dar retorno ao empreendimento, principalmente quando a empresa não é grande e a possibilidade de investimentos é limitada.

Então, o que fazer? Como fazer propaganda de forma eficiente e dentro das possibilidades financeiras de cada empresa? É isso que veremos neste conteúdo completo e atualizado para 2019.


Sua empresa precisa de propaganda?

O pensamento sobre criar ou não uma propaganda é bem simples e prático. O empreendedor precisa responder a seguinte pergunta: eu preciso que minha empresa / produto sejam vistos?

Se a resposta é sim, com certeza você precisa de uma propaganda.

Dificilmente a resposta é não, afinal, 98% dos negócios precisam de clientes e estes só vão aparecer se eles souberem que a empresa existe, e é aí que entra a propaganda.

E quando não precisará de propaganda? Normalmente, DIMINUI-SE o foco na divulgação quando a empresa não tem mais estrutura para atender novos clientes e também não está preparada para a expansão.

700 Ideias de Negócios

Antes de entender como fazer a propaganda, é importante ter ciência de que fazer divulgação não é sinônimo de ter bons resultados e nem tão rápido como se espera.

Isso acontece porque outras variáveis como: preço, produto, localização e promoção também influenciam cada situação.

Como exemplo, se o produto for sem qualidade ou inadequado para o publico alvo não há promoção que o fará ter boas vendas. Caso tudo tenha sido feito de forma correta, é possível que haja um retorno rápido, mas é preciso avaliar com calma todos os aspectos relacionados.

Tipos de propaganda

Basicamente existem dois tipos de propaganda, a institucional e a propaganda de produto.

  • Propaganda Institucional: faz referência ao negócio, a marca, é focada no branding. Não há um retorno imediato.
  • Propaganda de Produto ou Serviço: faz referência direta ao produto ou serviço e deve provocar um aumento no lucro da empresa no mínimo igual ao valor gasto com a propaganda.

O ponto mais importante de uma propaganda

Se daqui a algumas horas você não se lembrar de mais nada deste artigo, guarde apenas esta frase: Uma propaganda deve gerar lucro.

Especialmente nas pequenas empresas, que não contam com um grande orçamento e não podem se dar ao luxo de fazer campanhas milionárias de propaganda institucional.

Não justifica gastar 10 mil em propaganda se ela trouxer apenas 9 mil de aumento no lucro, concorda?

Neste cenário o pequeno empresário deveria encontrar uma maneira de tornar o retorno do investimento em propaganda mais eficiente, alternando o canal, a propaganda, o valor investido, ou até mesmo encontrar maneiras de aumentar o ticket médio por cliente (vender mais para o mesmo cliente) quando este chega ao estabelecimento.

7 Passos práticos para Fazer Propaganda

Para estruturar um planejamento ou implementação de propaganda é preciso fazer 7 perguntas simples:

  • Para quem fazer?
  • O que fazer?
  • Quando fazer?
  • Onde fazer?
  • Quem fará?
  • Quanto gastar?
  • Qual é o retorno?

Simples assim. Claro, dentro de cada parte de planejamento (pergunta) existirão os demais fatores, como estudo de persona, metas, retorno de investimento, pessoas responsáveis, etc.

Então agora vamos conhecer o passo a passo para fazer propaganda através da técnica das 7 perguntas.

Passo 1: Para quem fazer propaganda?

para quem fazer propaganda
Acertar o público alvo da campanha é fundamental para o sucesso da campanha e aumentar a taxa de conversão

A eficiência de uma campanha de publicidade ou marketing está atrelada a acertar o público-alvo.

Se você errar nessa etapa, por maior que seja o investimento empregado, a taxa de conversão será pequena, pois estará tentando “vender” para quem não quer comprar.

Faça um estudo de personas, conheça as dores e dificuldades, entenda como esperam a solução.

Temos um conteúdo completo aqui no blog ensinando como definir a persona, clique e aprenda.

Passo 2: O que fazer de propaganda?

Com foco na sua persona é o momento de escolher as estratégias utilizadas para atingir o seu público alvo. Serão digitais ou físicas? Terão foco em branding ou venda? É para aumentar ticket médio e fidelizar ou conquistar novos clientes?

Com essas perguntas respondidas analise as opções voltadas para cada opção.

Por exemplo:

  • Campanha de branding: utilização de mídia televisiva falando sobre os valores da marca, como ajuda ambiental, doações etc;
  • Campanha de vendas: anúncios patrocinados em redes sociais de um dia de promoções imperdíveis na loja;
  • Aumento de ticket médio e fidelização: fazer propaganda de um desconto para quem já é cliente da loja ou até um programa de fidelidade;
  • Conquistar novos clientes: fazer propaganda com carro de som nos bairros falando sobre a empresa e produtos.

Procurei usar exemplos de estratégias para fazer propaganda bem “diferentes”, mas há diversas.

Passo 3: Onde será veiculada as campanhas?

Os veículos de comunicação que sua propaganda pode ser transmitida são:

Jornais, televisão, rádio, Internet, outdoors, busdoors, lista telefônica, revista local e ainda panfletos e cartões de visita, mídias mais baratas e igualmente eficientes para alguns segmentos.

Há ainda na internet a criação de sites, página do Google places, Facebook, Twitter e o email marketing, nem tão eficiente hoje em dia porque é visto como spam já que muitas empresas abusaram do modelo.

Cada caso é um caso, mas como exemplo, em um trabalho recente uma empresa de consultoria com apenas uma página no Google places conseguiu alavancar em 20 mil reais seu faturamento mensal.

Passo 4: Quando fazer a propaganda?

Nem todos os momentos do dia é a hora certa para fazer a propaganda, pelo contrário, encontrará períodos e até horários com um maior potencial de efetividade.

Por exemplo, no Facebook, durante um determinado horário do dia (é possível analisar ao fazer as campanhas) há um índice maior de pessoas que acessam.

Outro ponto importante a observar é se o seu segmento não sofre com sazonalidade. É o caso de uma loja de roupas.

Durante as mudanças de estação e lançamento de novas coleções, tem-se um alto volume de vendas e ai se concentram a maior parte das campanhas publicitárias.

Por fim, tem um terceiro fator para observar: quando seu potencial cliente está mais receptível?

Se realizou o estudo do perfil do cliente saberá quais os momentos do dia que o consumidor estará “disponível” para as estratégias de publicidade e quando terá maior receptividade.

Por exemplo, quem sabe chegue a conclusão de que o seu público alvo entra no Facebook as 16:00h durante o trabalho e às 20:00h ao chegar em casa.

É provável que uma campanha veiculada às 20:00h traga maior conversão, pois o consumidor terá mais tempo para analisar, não possui outra “distração”, estará em seu computador, entre outros fatores.

Passo 5: Quem fará o gerenciamento das propagandas?

Alguém será responsável por fazer todo o gerenciamento das propagandas, concorda? Seja contratar pessoas especializadas ou fazer ela mesma.

Estabelecer as funções de cada funcionário é importante, assim saberá de quem cobrar determinado assunto e ao mesmo tempo terá tudo organizado.

Geralmente isso é feito pela equipe de marketing da empresa, mas, se for uma pequena ou média empresa, pode não ter uma equipe especializada, recaindo o gerenciamento sobre o proprietário.

Assim, estabeleça que será o responsável por gerenciar e por realizar as respectivas etapas/fases da propaganda.

Passo 6: Quanto de capital financeiro investir?

Essa é outra dúvida frequente. Quanto investir em propaganda no seu negócio?

quanto investir em propaganda
O investimento em propaganda varia de empresa para empresa, mas muitos trabalham com uma margem de 4% a 8% sobre o faturamento líquido do negócio.

É claro que não se tem como fixar um valor ideal para investir em propaganda, pois fatores como: porte do negócio, ticket do produto, público alvo, capital financeiro da empresa, faturamento, entre tantos outros irão influenciar.

Contudo, podemos trazer alguns pontos a serem observados para encontrar o valor ideal do investimento para a SUA empresa em particular, além de uma média (percentual) do quanto investir.

Mas que fique registrado, analise A SUA EMPRESA em especial para chegar ao valor ideal no seu negócio.

  • Qual é o valor do seu produto?
  • Qual é a dificuldade de convencimento do seu comprador?
  • Quais são as estratégias de propaganda utilizadas? Quais os custos?
  • Qual é a expectativa de retorno de investimento?
  • Quanto a empresa tem disponível em caixa que não comprometerá o operacional?
  • Como está o gráfico de crescimento do negócio? Em alta ou em baixa?
  • De zero a dez, como vê a necessidade de investir em propaganda no seu negócio?

A resposta de todas essas perguntas impacta no quanto você DEVE e quanto PODE investir. Na verdade, muitas vezes, pode acontecer de que deveria investir um valor mais alto, mas apenas pode investir 60% desse valor.

Então, em média, o valor sugerido de investimento em propaganda, publicidade e marketing é de 4% a 7% do lucro líquido de uma empresa.

Assim, se a empresa tem um faturamento líquido de R$ 100.000 reais, o investimento varia (normalmente) entre R$ 4.000 a R$ 7.000 reais.

Mas como dissemos, deve-se avalar cada caso concreto.

Veja, supondo que venda máquinas agrícolas em que 1 único veículo custe R$ 1,3 milhões e o retorno financeiro para a empresa seja de R$ 400.000 reais.

É óbvio que será necessário investir mais para conseguir fazer com que o cliente compre.

Passo 7: Qual é a expectativa de retorno com a propaganda?

A expectativa de retorno é o quanto almeja ou acredita receber de LUCRATIVIDADE a mais após fazer propaganda.

Essa expectativa não pode ser baseada em “achismos” e sim em estudos do seu plano de marketing, outras campanhas, taxa de conversão, entre outros fatores.

Assim, ao saber a média ROI e conversão de campanha é mais “fácil” decidir pelo quanto investir, se compensa ou não expor um valor maior do capital e com que periodicidade serão lançadas as campanhas.

Passo Extra: Reanálise da campanha publicitária!

Após o lançamento da propaganda é preciso fazer reanalises. Estas podem ser semanais, quinzenais, mensais ou trimestrais. É comum fazer o estudo sobre a campanha e suas métricas semanais, mensais e trimestrais.

Acompanhe o resultado de cada propaganda

Complementando o passo extra, é o acompanhamento do resultado.

Medir o retorno da propaganda é essencial para obter sucesso. Uma campanha deve ter um retorno sobre o investimento positivo, assim como o negócio como um todo.

Ou seja, se você investiu 5 mil em uma propaganda, ela deveria trazer no mínimo 5 mil de retorno em lucro adicional para ficar no zero a zero.

Crie uma linha específica para cada campanha, anote quantos clientes procuram sobre determinada promoção, encontre maneiras de mensurar cada campanha. Com o retorno de cada campanha em mãos fica fácil decidir em como investir nas próximas propagandas.

Dicas e cuidados antes de fazer a propaganda

Cheque quais são os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa para poder colocar em sua propaganda e esta ser um sucesso. Esta informação deve aparecer de forma clara, objetiva e direta, através de um anúncio diferenciado.

Colocar muita propaganda e parecida com as outras não tem efeitos relevantes, o consumidor acaba ignorando.

No entanto, é possível inventar um texto criativo ou trazer uma imagem chamativa, fazendo com que aquilo seja lembrado pelo possível cliente.

Chamada para ação

A sua propaganda também deve instigar a vontade do consumidor de comprar imediatamente.

Como uma pequena empresa não tem condições de fazer uma propaganda para colocar uma ideia na cabeça do cliente em longo prazo, o objetivo é fazer com que o consumidor compre logo o seu produto ou serviço, permitindo que o retorno retorne o quanto antes.

Pense em alternativas de como conseguir isso. Nos comerciais de TV é comum vermos o uso dessa técnica quando é oferecido um desconto para as primeiras X pessoas que ligarem. Que tal oferecer 10% de desconto para quem comprar até determinado dia?

Fazer propaganda na internet

Para quem quer fazer uma propaganda específica para a internet, algumas dicas podem ser de grande valia, por exemplo: ser objetivo.

Não coloque muita informação. Prefira expor apenas o que é necessário sobre o seu produto, fazendo o leitor ficar com vontade de pesquisar mais sobre ele.

Evite textos muito longos ou vídeos com imagens longas. Faça o consumidor em potencial ter acesso à informação rapidamente. A única exceção são os vídeos extremamente bem humorados. Por ultimo, colocque pessoas em anúncios, é uma boa ideia.

Segundo estudos já realizados por agências de publicidade, colocar pessoas nas propagandas faz o consumidor se reconhecer e ter vontade de utilizar o produto para saber se terá o mesmo sucesso que a pessoa da campanha.

E você, como pretende fazer propaganda? Quer compartilhar alguns resultados? Comente!

★ Dica Importante!

Qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



20 COMENTÁRIOS

  1. Caros, temos mais presente do que nunca mídias OOH alternativas as convencionais, as mídias móveis.

    Acho que vale a pena uma materia e análise sobre esta ótica.

    Abracos e parabéns pelo site!

    Saiba mais:

  2. Preciso de uma dica de como convencer os clientes a anunciar suas empresas em painéis de led. Trabalho como vendedora de espaços publicitatrios em paineis de led. Aguardo. Grata.

  3. gostei das ideias, mais quero uma ajuda como devo fazer uma propaganda bem arrojada para meu estabelecimento temnho uma loja do dez e preciso de ideias para criar uma texto para a propaganda,

  4. Bom, dia!

    Preciso de dica para fazer textos para fazer prpaganda de uma loja de presentes (brinquedos,semi-joia,perfumes, bolsas…) e também de uma Papelaria.

    Obrigada!

  5. Parabéns, esta pagina foi muito útil, pois o texto é muito claro e inciso. Gostaria de receber e-mail de outros texto sobre como montar meu próprio negócio.
    Obrigada.

  6. bom dia
    vc recebeu o retorno deles tbm tenho uma papelaria com bolsas presentes e semi-joias.
    e quero fazer propaganda em radio mas não sei como se puder me responda.
    Obrigada
    Diane.

  7. Preciso de uma dica de como convencer os clientes a anunciar suas empresas em painéis de led. Trabalho como vendedora de espaços publicitários em painéis de led. Aguardo. Grata.

  8. Bom Dia!!!

    Preciso de ideias para fazer propaganda em emails, trabalho na empresa de conservação e limpeza de escritórios para atingir o comercio interno.

  9. Bom dia, tenho uma óptica e mudei de endereço gostaria de receber dicas de como aumentar minha vendas.
    E como criar novas propagandas, desde já agradeço.

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