Como Abrir Uma Loja de Persianas/Cortina

Como Abrir Uma Loja de Persianas/CortinaLoja de persianas/cortina é um bom modelo de negócio, saiba por quais motivos: as cortinas são artigos decorativos, que oferecem conforto, privacidade e muita beleza aos ambientes, tanto residenciais como comerciais. A falta de privacidade pode ser resolvida facilmente a partir da introdução de uma cortina e, além disso, o excesso de sol é restringido, ajudando a esconder as janelas que não se encaixam nos padrões de beleza, podendo estar velhas ou danificadas. A composição de interiores quase nunca abre mão da introdução das cortinas, junto com outras peças que usam tecidos como tapetes, colchas, sofás, almofadas e carpetes. A cortina é muito bem conceituada como tecido, e é suspensa por argolas ou trilhos, instalada a frente de uma janela ou porta de um local na intenção de proteger contra raios solares, resguardar a visibilidade. O material da cortina e sua espessura definem a quantidade de luz que poderá ser passada de fora para dentro.

As cortinas podem ainda serem introduzidas num determinado ambiente apenas para deixá-lo mais bonito, e isto geralmente acontece quando um cômodo apresenta-se muito simples. As cortinas e as persianas são diferentes, embora tenham as mesmas finalidades. A persiana é feita com placas fixas que vão se movimentando a partir de cordões. As empresas de grande porte fabricam milhares todos os anos, e instalam os produtos em lojas especializadas. Já as cortinas têm um ar mais artesanal de decoração de ambiente, e o empresário deve procurar vender a cortina ou persiana que mais tem a ver com a procura na região escolhida para a loja.

Mercado de loja de persianas/cortina

Os artigos de decoração ganharam um conceito de qualidade de vida e ultimamente não é mais considerado objeto para poucos. As cortinas, antigamente, eram usadas apenas nas casas de pessoas que tinham poder aquisitivo mais alto, mas hoje em dia a realidade do setor é a venda de cortinas para todas as classes sociais.

A internet e as revistas que falam sobre o tema geraram certa expectativa de novos consumidores, que estão cada vez mais bem informados e interessados nas novidades em loja de persianas/cortina. A fabricação nacional foi então estimulada.

Com os últimos acontecimentos relacionados ao trânsito e a violência das grandes cidades, o lar está tomando novas proporções, sendo um local para recepção de amigos próximos. Então, tudo que estiver a disposição das pessoas para valorizarem o conforto e o luxo de seus lares estará viável de ser modificado, e as tendências e modas de design de interiores são exemplos disso. Em cerca de dez anos, o número de decoradores aumentou em 120%.

Pesquisas para a abertura de uma loja de persianas/cortina

É necessário que o empresário tenha em mente que um negócio não deve ser aberto do nada, por uma inexperiente. Devidas pesquisas devem ser feitas para assegurar o sucesso do empreendimento, incluindo:

– Pesquisas para a contagem do público-alvo, podendo ser interessante a procura em fontes como guias, IBGE, prefeitura e associações de bairro.

– Pesquisa a guias em lojas de decoração: É a forma ideal para saber lidar com a concorrência. Estudar o trabalho do outro só torna o empresário mais capaz de perceber seus erros e começar a prosperar. Os fatores a serem investigados são a faixa de preço das cortinas e persianas e as especialidades da concorrência. Deve-se visitar os concorrentes e estabelecer seus pontos fortes e fracos para trabalhar em cima disso.

– Pesquisar os principais seminários especializados.

Localização de loja de persianas/cortina

A densidade populacional da região pode ser necessária de ser avaliada para a entrada do empreendedor num ponto para fixar sua loja de persianas/cortina, principalmente caso a ideia seja abrir um ponto comercial com produtos de demonstração e stand de vendas. O poder aquisitivo das pessoas da região também deve ser estudado, e caso o empreendedor queira começar um negócio de cortinas e persianas exclusivas, cheias de tecnologias e detalhes, deve ir para um ponto comercial mais próximo de pessoas com condição financeira maior.

A concorrência também deve ser levada em conta, os tipos de locomoção que poderão ser usados por clientes para chegar ao local, a proximidade com fornecedores, segurança e outros aspectos. A estratégia de localização não é um fator determinante neste caso da loja de persianas/cortina.

Alguns detalhes são importantes na hora da escolha do imóvel, que deve estar com água, luz e esgoto instalados, a possibilidade de expansão, de instalação do negócio como um todo. Além disso, o ponto deve estar num acesso viável para quem chega de transporte coletivo ou não. Por isso, é bom que haja a proximidade com pontos de ônibus e a disponibilidade de um estacionamento próximo para veículos.

Agregação de valor para loja de persianas/cortina

Agregar valor está fortemente relacionado a diferenciação da concorrência e atração do público-alvo. É muito bom que a loja de persianas e cortinas ofereça produtos que o concorrente não ofereça, mas não é só isso. É necessário que o cliente reconheça as vantagens competitivas entre os concorrentes e aumente a sua satisfação com os produtos comprados e com o serviço prestado. Algumas pesquisas podem ser feitas para ajudar nos negócios de valor agregado.

Vai dar lucro?

Numa loja como esta, podemos destacar a prestação de serviços gratuita na instalação das cortinas. Além disso, pode-se fazer convênios com designers de interiores para auxiliarem o cliente na composição do ambiente. Os serviços não param por aí! O empreendedor de loja de cortinas e persianas pode vender produtos relacionados para aumentar seus lucros, como colchas, edredons e almofadas. Algumas revistas de decoração fazem muito sucesso, e os clientes geralmente gostam de consultá-las antes de fazer suas compras, principalmente os mais exigentes de classes sociais mais altas. Geralmente são os que mais gastam, e então pode ser que o empreendedor tenha a disponibilidade de investir em algumas revistas semanais ou mensais para fazer um agrado a mais ao cliente de loja de persianas e cortinas.

Divulgação de loja de persianas/cortina

Para o sucesso de uma loja de persianas/cortina, a divulgação é um componente fundamental. De acordo com o orçamento da empresa, podem se adequar as principais táticas publicitárias para conquistar mais clientes. Uma ideia legal é investir em folders ou flyers, distribuindo-os em escritórios e casas. Decoradores e arquitetos também precisam estar a par da nova loja de cortinas e persianas, já que são os profissionais encarregados de promoverem ambientes residenciais e comerciais utilizando seus produtos. Isso pode ser feito a partir de cartões de visitas, disponibilizados a estes profissionais oferecendo uma comissão por indicação.

Os brindes para clientes que indicam outros clientes também são uma forma ótima de conseguir mais compradores e garantir as vendas. Investir num bom preço e conceder o parcelamento parcelado também é essencial!

Estrutura de loja de persianas/cortina

A estrutura inicial para um empreendimento como este requer pelo menos 65 metros quadrados de área, com flexibilidade para posterior ampliação caso o negócio tome proporções maiores (levando em consideração que a loja de cortinas e persianas fabrique seus produtos). Esta área pode incluir um stand de vendas para atendimento ao cliente e demonstração de produtos. A luz natural poderá ser aproveitada de forma a economizar energia e consequentemente dinheiro. Janelas no teto e um plano de organização podem ser propostos por um arquiteto contratado, caso haja a possibilidade.

Como estamos falando de tecidos, que são materiais frágeis, dentro da loja de persianas e cortinas deve ser proibido comer e fumar por parte da equipe. O local deve estar limpo, organizado, sem goteiras, infiltrações ou mofos.  Para valorizar o ponto, texturas e tintas especiais poderão ser usadas. Caso a loja de persianas/cortina pareça muito pequena, pode-se usar espelhos nas paredes para dar uma sensação de amplitude no espaço.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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