Como Montar Uma Produção de Cosméticos e Perfumes Orgânicos

Como Montar Uma Produção de Cosméticos e Perfumes OrgânicosO povo brasileiro se preocupa muito com a estética, investindo bastante em produtos de beleza, mas uma moda que vem crescendo muito é o consumo consciente. Com isso, uma boa ideia é montar uma produção de cosméticos e perfumes orgânicos. 

Por conta dessa cultura de cuidados com o corpo, nada melhor do que aproveitar esse gancho e abrir um negócio que tenha alta ligação com a estética.

O mercado abriga muitas pequenas empresas, mas há espaço para inovações. Veja tudo com mais detalhes para investir na produção de cosméticos e perfumes orgânicos.

Mercado de cosméticos e perfumes orgânicos

Diversos fatores têm ajudado bastante esse mercado a crescer, como a participação efetiva do público feminino no mercado de trabalho, o uso da tecnologia avançada, aumento da produção, lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades de mercados segmentados e também uma expectativa de vida cada vez maior.

O mercado de cosméticos e perfumes orgânicos está em crescimento e assim ainda não existem problemas de muita demanda ou falta de produtos nas prateleiras.

Os dados são antigos, mas ainda válidos: em 2006, havia no país 1.596 empresas nesse ramo de atividades, sendo que 89,9% eram de micro, pequeno e médio portes.

O resto do mercado estava nas mãos de 15 corporações de grande porte, com 71% do faturamento total do setor. Dessa maneira, é um setor muito concentrado.

O grupo de despesas que mais têm peso no orçamento familiar brasileiro é o de habitação, seguido de alimentação e transporte. Os outros agrupamentos são assistência à saúde, roupas, educação, recreação e cultura, higiene e cuidados pessoais, serviços e fumo.

A Região Sudeste é onde estão concentradas as famílias que gastam mais, sendo assim, eis a localidade onde pode haver mercado, ou seja, pessoas e poder de compra unidos.

O Brasil é um dos maiores mercados para produtos cosméticos e perfumes, porque tem grande população. Dessa maneira, é uma boa oportunidade para quem pretende abrir um negócio como esse.

Alguns elementos gerais podem também servir como análise do mercado. Em relação ao consumidor, o aumento do poder aquisitivo do brasileiro pode significar compras mais diversificadas; já em relação ao produtor, a criação de produtos específicos para diversas idades também é algo que acontece bastante; hoje em dia há muita preocupação com a saúde, com a aparência e assim, existe interesse por produtos orgânicos e há uma maior conscientização do consumidor em relação à natureza e eles vão buscar as empresas que se preocupam com isso.

Cadeia produtiva de cosméticos e perfumes orgânicos

Uma cadeia produtiva é o canal que une desde os insumos até os clientes finais. No caso dessa cadeia, isso tem ligação com o cultivo e até a extração, que são exatamente os diferenciais desse tipo de produto.

Dessa forma, as matérias primas naturais são as que desempenham papel fundamental em todo o desenvolvimento e deslanche de uma empresa que atue no setor de cosméticos e perfumes. Dessa forma, é importante saber que os insumos no Brasil são diversos, por conta da grande biodiversidade existente aqui.

Vai dar lucro?

Os cosméticos e perfumes orgânicos têm chamado bastante atenção por parte de empresas e ainda de consumidores do mercado interno e externo. Sendo assim, organizações públicas e privadas estão se esforçando em pesquisas para desenvolver produtos que atendam à crescente demanda.

Canais de Distribuição

Há grande possibilidade de distribuir a produção de cosméticos e perfumes orgânicos, mas o o principal é o comércio tradicional, que conta com lojas de atacado e de varejo, farmácias e mercados. Além disso, também há chances de vendas pela internet e com venda tradicional, através de revendedoras de porta a porta.

Legislação sobre cosméticos

A legislação brasileira nesse mercado se refere à validade e à conservação dos produtos. Para conservá-los, é preciso ter uma manipulação feita corretamente e ainda é necessário seguir outras orientações para guardá-los.

Outro ponto também que a lei toca é no que se refere aos ingredientes e isso está incluído na parte que trata de fabricação e embalagem dos cosméticos.

Localização da produção de cosméticos e perfumes orgânicos

Um lugar adequado para a produção de cosméticos e perfumes orgânicos é aquele que esteja dentro de áreas industriais e que tenha área suficiente para fazer o escoamento de produtos acabados. É preciso também que o imóvel esteja perto dos fornecedores, assim como dos clientes.

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Alugar ou comprar um imóvel que seja próximo desses dois é muito importante, porque assim não existirão empecilhos para nenhuma parte, muito menos gastos excessivos com meios de transporte.

A produção precisa estar em um bairro onde há abastecimento eficiente de água, luz, telefone, segurança pública e tratamento de esgoto para não atrapalhar no andamento dos trabalhos dos serviços feitos.

Vai dar lucro?

Conferir a planta do imóvel com prefeitura também é uma atitude que precisa ser feita. Isso, porque se ocorreram mudanças elas devem estar todas esclarecidas no governo da cidade. Os impostos também devem estar todos pagos, dessa maneira, não esqueça de conferir isso.

Como tornar a sua produção conhecida por todos

Para tornar a empresa de produção de cosméticos e perfumes orgânicos conhecida, é preciso fazer propaganda tradicional como por exemplo, anúncios impressos e eletrônicos, um maior cuidado nas embalagens, elaborar logotipos e outdoors.

Nas lojas onde os produtos serão vendidos, também há grandes oportunidades de divulgação e exposição deles, como exposição no ponto de venda, promotores com amostras grátis ou para cuidarem devidamente da disposição dos produtos nas prateleiras e outros.

A indústria do entretenimento também representa ótima chance de divulgação, como exposição da marca em shows, festas, micaretas e muitos outros.

Diversas empresas do ramo de cosméticos têm investido em eventos e personalidades.

Mais uma caminho para divulgação do negócio é a participação em feiras e congressos.

Caso não tenha tanto capital para investir assim em publicidade, use meios criativos para comunicar, desenvolva ações em parceria com outras entidades que visem à responsabilidade social. Não esqueça de datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc, pois elas podem ser uma maneira de você começar a comunicar a sua empresa.

Dicas de negócio

A decisão de comprar ou não um produto tem ligação direta com diversos fatores. Assim, é importante ressaltar que os produtos de cosméticos e perfumes orgânicos envolvem bastante o público feminino no seu lado psicológico e emocional.

Por conta desse grande envolvimento, vale investir em estratégias que tornem essas clientes fiéis. Na busca de referência a respeito dos produtos, é bastante comum ver que as clientes pedem orientação aos vendedores no ponto de venda, portanto, treinar a equipe é fundamental.

Outra ideia interessante para ter sucesso no negócio é segmentá-lo para poder atender de uma forma mais direcionada e ter a possibilidade de conseguir reter os clientes de uma maneira mais fácil. Segmente seu público por estilo de vida, idade, poder de compra ou o fato de homens estarem usando cosméticos.

Em mercados altamente competitivos, como se revela o de cosméticos, a capacidade de agregar atributos de diferenciação é fundamental para obter um posicionamento competitivo

É preciso sempre diferencial, desde que isso sela percebido e valorizado pelo consumidor. A atuação em nichos pode ser bastante favorável, tais como cosméticos étnicos; aqueles feitos somente com plantas do Brasil e muitos outros. 

Gostou da ideia de investir em uma produção de cosméticos e perfumes orgânicos? Conte para a gente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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