Como montar um buffet de festas – Dicas para Abrir um de Sucesso

como montar um buffet de festasQuando se trata de eventos, um dos serviços que não pode faltar é um buffet de festas. É um setor concorrido e em algumas cidades são tantos nomes que até assusta, mas ainda é um bom empreendimento para investir, principalmente para quem tem conhecimento em culinária para festas. Claro que não é simplesmente saber cozinhar, mas pode ser uma boa forma de investimento, pois festas e eventos empresariais são um dos setores mais aquecidos no país.

Montar um buffet exige que se tenha uma estrutura pessoal também. É preciso saber que o horário de trabalho em sua maioria é à noite, pois é nestes horários que os eventos acontecem em grande parte. Além disso, é importante estar antenado nos modismos de organizações de eventos para incrementar oferta de serviços da sua empresa.

Entretanto, é possível ter um lucro mensal alto se souber como investir e tiver um bom serviço. Com a fama no mercado local, os clientes irão comentar a sua atuação, te indicar e o sucesso é garantido.

Caso esteja pensando em investir neste empreendimento, veja a seguir alguns passos que devem ser feitos para se ter sucesso. O modelo que estamos fazendo aqui é de apenas um Buffet que entrega as encomendas para festas e não uma casa de festas.

Estrutura e localização para montar um buffet de festas

Existem muitos empreendedores que começam investindo em montar um buffet de festas em sua própria casa. Desde que tenha um espaço reservado para isso, pode ser feito. Outra boa ideia é alugar uma casa.

A localização não é tão importante, pois a maioria dos clientes conta com serviço de entrega para a festa, então pode funcionar tranquilamente em um bairro residencial ou simplesmente em bairros comerciais.

Como em muitos casos, pode ser preciso trabalhar até tarde da noite, então o ideal é escolher um endereço com segurança e vigilância pública, bem como com estacionamento para seu serviço de entrega e funcionários.

O espaço para montar um buffet é simples, envolvendo basicamente uma grande cozinha, pois é isso que o seu novo negócio irá fazer: pratos para festas. Uma cozinha de 15 metros quadrados é de bom tamanho, mas quanto mais, melhor.

É preciso ter uma mesa ampla, bem como alguns utensílios de cozinha simples como chapeira, batedeiras, talheres, centrífuga para legumes, jogos de pratos, liquidificadores, fôrmas diversas, cilindros de macarrão, tachos, espumadeiras, panelas, fogão industrial, espremedor de frutas, micro-ondas para alimentos congelados, vasilhas para comidas e sacos plásticos para geladeira.

Quanto aos alimentos, eles devem estar em uma dispensa para alimentos com proteção anti-mofo ou luz do sol para que os alimentos não estraguem. No mais, você vai precisar de um pia grande, com torneiras altas para a limpeza de panelas em tamanhos industriais.

Quanto à limpeza do ambiente, é muito importante cuidar do espaço. Paredes brancas são importantes para a visita de clientes, pois transparece limpeza. É preciso ainda que todos os atuantes na área usem tocas de cabelo, uniformes ou roupas pessoais com mangas longas, sapatos fechados e unhas limpas. Neste tipo de negócio é exigido o máximo de higiene pessoal pelos colaboradores, com unhas limpas e uniformes impecáveis.

É importante que a empresa de buffet tenha parcerias com promotores de eventos para conseguir indicações.

Serviços de um buffet

Ao montar um buffet de festas, você deve saber o que ele faz. Esta é uma empresa de venda de produtos e seu produto são as comidas servidas em uma festa. Esta empresa atua no segmento de alimentação e é especializada em servir variados tipos de comida: da mais básica à iguarias finas como doces, salgados, bolo e jantares. Algumas se voltam para servir bebidas também, mas não é obrigação.

Vai dar lucro?

As vendas são feitas por pessoa ou unidade. Ou seja: você irá cobrar por uma coxinha, um brigadeiro e um bem casado. Entretanto, quanto maior a quantidade, menor deve ser o preço, para estimular o seu cliente a comprar cada vez mais. Para estipular preços, o melhor é avaliar a concorrência e estar na média.

Você está entrando em um mercado concorrido e por isso, é preciso fazer uma visita e quem saber investir um pouco em compras de doces e salgados para experimentação de serviços concorrentes. É uma forma de aprender e grandes empresários o fazem.

Muitas empresas deste setor começam investindo em kit festa. O kit é uma maneira de fazer pacotes para festas com quantidades pré-determinadas e preços específicos, mas nada impede que você faça um pouco mais que isso.

Outro setor que deve ser pesquisado é sobre jantares. A maioria dos buffets possui uma ampla carta de pratos, já que em eventos empresariais, festas de casamento, bem como bodas e festas de debutantes, é preciso servir um jantar aos convidados. Uma dica é elaborar um cardápio com valores e quantidades determinadas, pois os buffets também podem trabalhar com cobrança por pessoa, que varia de acordo com o porte da festa.

O cardápio e os tipos de doces e salgados, entretanto, variam conforme o porte de sua empresa e quais clientes pretende atender. Se seu foco é casamentos, é preciso investir em um cardápio refinado que deve ser elaborado conjuntamente com seus cozinheiros, o profissional que vai elaborar os pratos e que precisa saber fazer tudo o que está em seu sua carta de apresentação.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Investimento inicial para montar um buffet

O valor vai depender do seu público alvo. Se você quer fazer apenas kits festas, com menos de R$ 1 mil já vai poder começar o seu empreendimento em casa.

Para montar um Buffet para atender à empresas e eventos de médio a grande porte, é indicado ter guardado o capital inicial a ser investido de R$ 15 mil, para comprar equipamento de qualidade, investir em contratação, serviço de entrega, utensílios de cozinha e também embalagens para entrega, se possível com a sua logomarca.

Vai dar lucro?

O que achou do nosso passo a passo para montar um buffet de festas? Comente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorFranquia De Milk Shake – 6 Opções de Investimento em 2023
Próximo artigoQuiosque de caldo de cana: Guia completo para Montar o Seu
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. estou no ramo de centro automotivo a 19 anos. contrui um barracao de 300 mt para alugar mas mudei de ideia apos a obra ficar pronta pois e em otima localizaçao e decidi montar um buffet.
    busco informaçoes e dicas de como começa, obrigada.

  2. GOSTEI MUITO E REFORÇOU O Q EU JA TINHA EM MENTE AGORA A IDEIA DO KIT FESTA VEIO DO CEU E MUITO INOVADOR PARA O INTERIOR ONDE MORO ESPERO OBTER UM GRANDE EXITO.

  3. ola adorei as dicas elas mim tiraram muintas duvidas eu ja trabalho c bolos e salgados e conzinho tambem amo culinaria e minha paixao e gostaria de receber informaçao sobre o kit festas e como organizar um evento por favor mim ajude de ja muinto agradecida.

  4. ola, adorei as dicas e trabalho c bolos e salgados e doces, comidas em geral etc… mais é aqui em Portugal, e temos vontade de voltar p o brasil e estou por fora do mercado de festas do brasil, e achei muito interessante a dica do kit festas, acha que tenho que fazer um contrato com o cliente?? e em termos de valores? e degustação? acha que é necessário? me ajude nessas dúvidas por favor… muito obrigada… atenciosamente: Sandra Silva

  5. MUITO BOM, MEU SONHO É MONTAR UM BUFFET, AGRADEÇO DEMAIS PELAS DICAS, JÁ FAÇO KITS TODOS GOSTAM DOS MEUS SALGADOS SÃO BEM SEQUINHOS, MAS PARA UM EVENTO MAIOR PRECISARIA DE UMA MAQUINA DE FABRICAR SALGADOS, 1000 POR HORA.

  6. Então..sou cozinheira profissional e quero montar meu buffet em até 4 meses. Gostaria de receber dicas, pq nem tudo sabemos….nome do meu buffet (EMANUELLA BUFFET).
    Muito obrigada.

  7. Os Assuntos abordados são muito bem elaborados,as questões são exauridas de forma sucinta e a única dúvida que fica é:”quando eu vou começar o meu negócio”.
    Parabéns a toda equipe.

  8. NÃO SEI EM OUTRAS CIDADES, MAS AQUI EM CAMPINAS TEM UMA EMPRESA QUE TRABALHA COM KITS FESTAS DELIVERY NÃO É CHAMADO DE BUFFET. GOSTARIA DO PASSO A PASSO DE UM BUFFET QUE TRABALHE COM CASAMENTOS, FESTAS DE DEBUTANTES, DICAS DE ONDE ENCONTRAMOS OS FORNECEDORES DE PRATO, TALHERES ETC.

    • Boa noite Sol,sou de S.P e gostaria de saber se vc obteve respostas sobre suas duvidas que possa partilhar comigo, estou começando agora e ainda me sinto meia perdida,fiz cartoes de visita,placa de anuncio, fiz uma pagina no Face Doce Denise,mas o negocio nao anda…estou um tanto desanimada e gostaria do apoio de quem ja esta no ramo e sabe das dificuldades desse começo,obrigada…

      Denise

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here