Como montar uma escolinha de futebol infantil [Passos Completos]

Para montar uma escolinha de futebol infantil, os empreendedores devem antes de tudo lembrar que a escolinha de futebol infantil é um projeto educativo e social e, portanto busca a integração das crianças com um grupo que não seja a sua escola e sua família. Deve ser um local em que a criança desenvolva disciplina, força de vontade e o sentimento de time.

As crianças começam a praticar bem cedo o futebol, aprendem a gostar do esporte e querem aprender mais sobre de futebol, de forma mais séria e os pais em decorrência disso procuram uma escolinha especializada.

Já pensou em montar uma escola infantil? Clique aqui e saiba mais.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Mercado

Como Montar Uma Escolinha de Futebol Infantil

A maioria dos pais que procuram uma escolinha de futebol para que os filhos desenvolvam uma atividade física e ocupe o tempo ocioso.

Como o futebol é um esporte que está sempre na moda e as crianças tem certa admiração pelos ídolos do futebol, o mercado para escolinha de futebol representa um nicho constante.

O que muda na forma de atuação nas escolinhas de futebol é quanto ao nível de  profissionalização em que ela atua.  As escolinhas de futebol podem se organizar para exercer suas atividades de forma individual, mas sempre contarão com o apoio da comunidade para adesão às atividades e compreensão quanto ao uso de locais públicos como campinhos ou quadras.

Outras escolinhas são particulares e cobram mensalidade. Com isso, possuem sua própria estrutura como campo de futebol e equipe de treinadores.

Como a natureza do negócio é em sua maioria uma natureza social e comunitária, o projeto da escolinha de futebol deverá ser aprovado pela prefeitura e em alguns casos até pela câmara municipal, principalmente se a opção para as escolinhas de futebol é funcionar como ONGS.

Dessa forma, o funcionamento estando de acordo e respeitando sua natureza socioeducativa poderá receber verbas públicas e de particulares para o seu funcionamento. Mas para isso, é necessário provar a sua eficiência no atendimento a jovens e crianças e apresentar resultados.

As escolinhas podem funcionar também como escolinhas de futebol de salão e ocuparem apenas locais cobertos, podendo exercer suas atividades físicas em parques públicos ao ar livre.

Investimentos e receitas da escolinha de futebol infantil

A escolinha deverá então contabilizar seus custos com locações, equipamentos, divulgação, pessoal e sua receita provém de mensalidades, de incentivos governamentais ou financiamentos da iniciativa privada no caso de ONGS.

Os uniformes devem ser comprados pelos alunos por rateio com a contratação de uma empresa de confecção que venda a um custo mais baixo para um grande volume.

Localização de uma escolinha de futebol

A escolinha de futebol pode ser instalada em quadras públicas, mas para exercer suas atividades,  deve obter a licença na prefeitura e respeitar os horários disponíveis. Já, se a escolinha de futebol optar por exercer suas atividades em clubes sociais, a vantagem é que no clube já tem toda uma estrutura voltada para o exercício da atividade com banheiros, vestuários, bebedouros, lanchonetes e outros.

A escolinha poderá negociar com os clubes acordos de uso estabelecidos em um contrato, que preveja horários, número de alunos, atividades e até condições de trabalho, pois é do interesse do clube que as atividades sejam exercidas com segurança, responsabilidade e num espaço e horários restritos que não atrapalhem outras atividades.

As escolinhas de futsal têm como vantagem exercer suas atividades em uma quadra coberta que pode ser locada a um custo mínimo e realizar suas atividades físicas ao ar livre apenas quando estiver no plano de aula.

Organização do processo produtivo

Para um bom funcionamento uma escolinha de futebol, o empresário deverá prever a realização das atividades em um local espaçoso, que tenha área gramada e área coberta para aulas em dias de chuva, com vestuários, equipamentos e materiais de qualidade.

Além do espaço físico e materiais, a escolinha deverá também organizar suas atividades conforme a idade dos alunos, exigir assinatura dos pais, exame médico para atestar a participação nas atividades físicas, além de normas de segurança como primeiros socorros.

Organize uniformes, chuteiras padronizadas com o nome da escolinha, organize partidas com outras escolinhas e convide pais e a comunidade para prestigiarem as crianças e o trabalho que está sendo realizado.

Comemore sempre todas as datas como dia das crianças, aniversários e outros,  lembre-se que a escolinha também é um projeto social que deve incentivar o convívio saudável e a integração das famílias no projeto.

Convide olheiros, quem sabe um novo craque de futebol não irá sair logo de sua escolinha? Continue trabalhando e incentivando pais e crianças e comemorando todo o bom desempenho da equipe de jogadores. Isso ajudar a garantir o sucesso do negócio.

Normas de segurança

Para uma escolinha de futebol, as normas de segurança serão aquelas voltadas à saúde física dos participantes e são iniciativas simples que previnem problemas futuros. Como por exemplo, a escolinha deverá ter em sua equipe pelo menos um profissional que saiba realizar primeiros socorros.

O exame médico atestando condições físicas para participação das atividades também é uma das normas de segurança e sempre tenha telefones úteis como emergências, bombeiros e outros.

Dicas do negócio

Como falamos acima, as escolinhas de futebol se organizam de forma a atender uma demanda social e por isso, devem ser estabelecidas metas que condizem com sua missão, valores e objetivos.

Se a escolinha é representada por uma ONG, a sua meta poderá ser o número de crianças e jovens matriculados na escolinha, que também estão frequentando uma escola e possui rendimento escolar suficiente para passar de ano, o que prova que a ONG está cumprindo sua missão socioeducativa e não atrapalha os estudos das crianças e adolescentes e ainda trabalha de forma que essas crianças e adolescentes se sintam mais motivados para o estudo.

Outra dica é investir em convênios e parcerias com escolas particulares e clubes para alcançar o seu público alvo.

Pessoal

O pessoal para trabalhar em uma escolinha de futebol infantil devem ter habilidades com crianças, bom ânimo, extroversão, paciência, domínio de turmas e outros requisitos necessários para lidar com crianças.

A equipe poderá ser composta de profissionais como monitores, professores de Educação Física, treinadores e até antigos técnicos de futebol, jogadores profissionais, pedagogos e todos os profissionais que se identificam com uma escolinha de futebol infantil.

Para quem gosta de esporte, o que acha de montar uma escolinha de futebol infantil?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Montar Uma Empresa de Serviços de Motoboys
Próximo artigoComo montar uma funilaria e pintura – Guia Passo a Passo
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Novo Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

37 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostaria de saber como o meu esposo é jogador profissional ele gostaria de abrir uma escolinha de futebol mais juntamente com a prefeitura oque ele precisaria fazer.

  2. Tenho hoje uma escolinha de futebol com 80 crianças em uma praça publica, atendemos 4 comunidades carentes, sem fins lucrativos, muita ajuda vem de amigos e alguns pais de alunos.
    Algumas crianças já envolvidas com drogas, no esporte abriu uma nova visão de vida, voltou a estudar e se integrar na sociedade e com os amigos.
    Sou muito grato a DEUS pelo que venho fazendo.

    Júlio César

  3. Já encontrei tanta gente querendo vender livro pela internet , mas amim ninguém enrola por que , sou do tempo que vendia livro de porta em porta . Na verdade , ninguém ensina na da de graça .

  4. Eu eos meus colegas vomos abrir uma nos somos de menor ainda o mais velho e eu nos ja falamos com pratocinadores so estamos em busca de alguem pra comandar nosso time

  5. BONS ENSINAMENTOS. MAS VESTUÁRIO É UMA COISA E VESTIÁRIO É OUTRA. ALIÁS, ERA ESTA A PALAVRA CERTA PARA DETERMINAR O LOCAL DE TROCA DE ROUPA – VESTIÁRIO.
    ARI

  6. minha intenção é trabalhar com criança de 6 a 10 anos…é uma data em que estão aprendendo…mais fácil de lidar e são mais impolgadas…

  7. Como faço pra desenvolver um projeto pra escolinha de futebol ,sem ajuda de custo ou com patrocino. Eu tambem quero fazer uma planilha de custo .

  8. SOU UMA ONG REGULAMENTADA PELA RESOLUÇÃO FEDERAL 2610, SOU SÓCIO ASSISTENCIALISTA, COM RECIBO PRA DOAÇÃO, LINHA 0800, E PROCURO INVESTIDOR PARA ESCOLA DE FUTEBOL; INCLUSIVE A ONG PODE DAR APOIO POLÍTICO;
    O MÍNIMO PARA INICIAR É DE CEM MIL REAIS.

    BUSCO ESTA PARCERIA COM Á MÁXIMA URGÊNCIA.
    (31) 88888893 OU 96185025

  9. Gostaria de abrir minha propria escolinha de futebol infantil nao sei por onde começar?
    estou pensando em alugar um campo e instalar minha escolinha essa e uma boa opçao?

  10. vou tenta monta uma escolinha de futsal aqui na minha cidade de nova rusas-ce,
    será dificil pois ajuda aqui não tem.
    so a força de vontade da gatotadas.
    preciso de ajuda para envestimento dos equipamentos.

  11. ja estou trabalhando a oito meses com uma escolinha d futebol
    o proposito é social e não financeiro
    a duvida e organizar o projeto e consegir apoio das impresas

  12. Esqueceu do principal, ter um Educador Físico regular com o CREF (CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA), ou um profissional provisionado na respectiva área. Fora isso, a escola poderá ter muitas dores de cabeça com fiscalização.

  13. Vou precisar lutar bastante pra ver minha escolinha bem organizada e botar em prática todos esses requisitos básicos. vou precisar de ajuda eim…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here