O que é factoring: Como funciona, vantagens e legalização

O Que é FactoringVeja dicas sobre factoring para ajudar na gestão da sua empresa e aumentar seus lucros.

Para gerir riscos financeiros e créditos, as empresas necessitam da prestação de serviços, que de forma cumulativa e também contínua, diminuem esse risco evitando prejuízos financeiros. As empresas responsáveis por este tipo de serviço são empresas financeiras que realizam o factory.

Para melhor entendimento temos que o factoring é a atividade que administra créditos gerados pelas vendas a prazo, sabendo que essas vendas representam maior risco financeiro para as empresas. Dessa forma as sociedades de fomento comercial ficam com todo o risco.

A operação de factoring não pode ser entendida como um empréstimo, mas como operação de compra e venda de direitos creditórios.


Nesta operação o que existe é a transferência de riscos e para realizar o factoring, é necessária a existência de duas empresas em que uma entrega à outra o título e em contrapartida, recebe o valor desse título.

Tipos de Factoring

As micro e pequenas empresas também podem realizar operações de factoring. Por isso, as operações de factoring cabíveis às empresas de pequeno porte são as seguintes:

Convencional – esta é a operação mais comum de factoring em que a empresa compra direitos de créditos ou ativos que surgiram de vendas a prazo e assim, se firma um contrato mercantil.

Para oficialização desse acordo, é necessário que haja documentação comprovando a existência de um vendedor e de um comprador.

700 Ideias de Negócios


Maturity – essa operação realiza um factoring tradicional, o que muda é o fato de que existe uma administração das contas a receber pela empresa, eliminando a etapa de cobrança.

Truste – além de realizar compra e venda dos títulos, existe também uma assessoria administrativa e financeira. Essa assessoria compreende análise de crédito, de risco, contas a receber e a pagar e outros serviços financeiros.

Para as empresas de todos os portes, a análise de riscos e crédito é de suma importância, pois muitos dos problemas de gestão financeira das empresas advêm dos riscos de recebimento de contas. Veja como fazer plano de negócio.

Exportação – as atividades de factoring também podem envolver atividades de exportação. Nesta atividade duas empresas, sendo uma de cada país, garantem a operação e liquidação do negócio.

Factoring de matéria-prima – para aquisição de matéria-prima a empresa de factoring funciona como uma intermediária entre a empresa fornecedora de matéria-prima e a empresa fomentada.

Portanto, na operação de factoring o que ocorre é que se compra à vista um direito que é futuro do fornecedor de matéria-prima. A empresa paga o factoring com o faturamento que foi gerado pela transformação dessa matéria-prima.

Importância das Operações de Factoring

A função mais importante das operações de factoring é evitar o endividamento futuro da empresa.

O que ocorre, portanto, é uma antecipação de receita até que a empresa receba seus direitos, é uma maneira da empresa receber à vista pela venda a prazo, todas as vezes que negocia títulos de crédito, duplicatas e outros.

Outra vantagem é que mesmo que a empresa tenha problemas com cadastro no Serasa e com outras empresas de proteção ao crédito, pode realizar operações de factoring, pois para as empresas de factoring o importante é a qualidade do crédito recebível.

Vantagens do Factoring

A maior vantagem para as operações de factoring é que existe a possibilidade de uma parceria, em que a empresa terceiriza diversas atribuições financeiras e administrativas, possibilitando ao empresário atribuir à empresa de factoring as atividades creditícias e ficando a cargo de atividades administrativas e operacionais como: produção, qualidade e vendas. Veja como ser bem sucedido.

Desvantagem do Factoring

Apesar de a importância da operação para evitar o endividamento, as operações de factoring possuem a desvantagem do custo de operação que costuma ser maior do que a operação de crédito, o que torna o factoring pouco vantajoso.

De forma econômica, o factoring é também sazonal, pois quanto maior o risco de crédito maior o custo de sua operação.

Amparo Legal das Operações de Factoring

Inexiste na legislação brasileira uma lei que seja voltada apenas para as matérias de operações de factoring, o que existe, entretanto, são leis que disciplinam as operações mercantis em que o factoring deve ser praticado de forma lícita e sem fraudes.

Para saber mais informações sobre o factoring, os interessados podem acessar o site da Associação Nacional de Factoring: https://anfac.com.br/v3/ ou da Federação Brasileira de Factoring: https://febrac.org.br/

Passos Para Operações de Factoring

A primeira etapa da operação de factoring é a geração de títulos a receber, depois disso em data acertada. Depois disso, a empresa poderá procurar uma empresa de factoring que realize a operação.

Antes de optar por uma empresa de factoring, é necessário, portanto, que a empresa realize uma pesquisa sobre as taxas de desconto praticadas. Veja dicas para ganhar dinheiro.

Escolhida a empresa, o próximo passo é a operação de factoring em que a empresa que contratará os serviços deverá receber todas as informações sobre as operações, transferências e cobranças.

Com a posse do direito de crédito a empresa de factoring informará sobre transferência, forma e condições de pagamento e cobrança. Leia também sobre empreendedorismo digital.

Aprendeu sobre o que é factoring? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Fazer Um Bom Negócio da China
Próximo artigoOportunidades de Negócios na Copa de 2014
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atuou na Algar Telecom, SEBRAE e vários pequenos negócios, aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Como Abrir Um Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here