Empreendedorismo Digital – Passo a Passo de Como Fazer

Pensando em trabalhar com empreendedorismo digital? Veja aqui todos os passos necessário para seu um empreendedor digital de sucesso!

O empreendedorismo digital está na “boca do povo”, até parece fácil, mas tornar-se um empreendedor online exige muita dedicação, esforço, estudo e persistência.

Além disso, possuir as características de empreendedor ajuda muito. Quer entender o que é realmente empreendedorismo digital e se tornar um empreendedor online? Confira.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


O que antes poderia parecer algo impossível, agora já existe inúmeros casos de empreendedorismo digital que conseguiram obter a sua independência financeira e viver muito bem disso.

Claro, todos fizeram um excelente plano de negócio e planejamento, o que tornou viável o seu trabalho frutífero.

Um empreendedor digital goza de vantagens que não se tem em outros ramos, como é o caso da flexibilidade de horários, possibilidade de automatizar o negócio e render sem trabalhar e, principalmente, uma independência territorial, ou seja, pode-se trabalhar na praia, fora do país, em qualquer lugar! Você se sentirá “dono” de uma agência de turismo (rsrs).

Mas afinal, o que é empreendedorismo digital? É simplesmente criar um site? Confira os 7 passos importantes para trabalhar com empreendedorismo digital e descubra!

7 Passos Importantes Para Trabalhar Com Empreendedorismo Digital

1- O Que é Empreendedorismo Digital

Antes de entender o que é empreendedorismo digital, necessário se faz desfazer um mito que se criou com o passar dos anos.

Empreendedorismo digital não é apenas comercializar na internet infoprodutos, pelo contrário, você pode montar uma loja de cosméticos ou uma microcervejaria e comercializar estes produtos pela internet.

Por isso, empreendedorismo digital é disponibilizar um produto ou serviço através do meio digital, como é o caso da internet.

Exemplos de empresas de grande porte que estão dentro do empreendedorismo digital são a Lojas Americanas, Submarino e Walmart, entre tantas outras que podemos citar.

Estas, além de possuírem suas lojas físicas, também ingressaram no meio de empreendedorismo digital, comercializando seus produtos pela internet.

2- Como Iniciar no Empreendedorismo Digital

Um empreendedor digital pode trabalhar de duas maneiras, através de uma loja online que comercializa produtos, como por exemplo: móveis. Já a outra forma é através de criação de infoprodutos.

Uma loja virtual que comercializa produtos físicos precisa, tão somente, criar uma página na web e divulgá-la bem, ter bons atrativos como preços e etc.

Contudo, pessoas que tem conhecimento em determinada área específica, tem tido excelentes resultados e encontrado uma nova profissão através do empreendedorismo digital criando infoprodutos e comercializando-os na internet.

3- Empreendedorismo Digital Através de Infoprodutos

Empreendedorismo Digital Através de Infoprodutos
No empreendedorismo digital você pode trabalhar como empreendedor online vendendo com infoprodutos para um determinado público.

O Infoproduto é todo conteúdo não físico, ou seja, que não possui materialidade propriamente dita. Algumas pessoas preferem entender infoproduto como tudo aquilo que é transmitido em BITS, ou seja, que pode ser enviado via internet.

Exemplos de Infoprodutos:

  1. Apostilas
  2. Vídeo Aulas
  3. Áudios
  4. Revistas Digitais
  5. Aplicativos
  6. Softwares
  7. Plugins
  8. Serviços (Consultoria, por exemplo)

O primeiro passo a seguir quando se deseja ganhar dinheiro na internet  é escolher um nicho para se trabalhar. Nicho é uma área, é um segmento, é um grupo de pessoas que são do seu interesse atingir.

4- Identificar um Nicho Para Trabalhar com Empreendedorismo Digital

O nicho talvez seja o critério mais importante a ser analisado antes de abrir seu negócio online e se tornar um empreendedor digital, isso porque, caso escolha uma opção errada, você estará fracassado antes mesmo de começar.

Antes de escolher o nicho, observe quais áreas você tem mais conhecimento, ou, pelo menos, que você tem facilidade de aprender e desenvolvê-la, afinal, terá de criar um infoproduto.

Depois disso, faça uma listagem com as suas ideias e considere os seguintes fatores:

  • Faixa etária do público alvo
  • Poder aquisitivo
  • Possibilidade financeira de aquisição
  • Qual é o tamanho da necessidade do público pelo seu produto
  • Quais os possíveis produtos que poderá criar
  • Você conseguirá elaborar o infoproduto
  • Terá que gastar com outros profissionais? Quanto?
  • Qual é a média de buscas pelo seu infoproduto (solução)
  • Poderá integrar outros serviços junto?

Um bom nicho tem que, no mínimo, ter a necessidade do seu produto, independência e poder aquisitivo para comprá-lo e ter muita busca.

5- Criar um Infoproduto e se Tornar um Empreendedor Online

Você já sabe o nicho que irá focar, conseguiu descobrir a necessidade e agora chegou a hora de criar um infoproduto que servirá de solução.

O infoproduto precisa seguir uma estrutura, por isso, o melhor é fazer um “esqueleto” antes de começar a desenvolver o produto.

A forma que tem sido mais efetiva é estudar todo o conteúdo, assistir vídeos, cursos, estudar apostilas, livros e etc, e posteriormente montar o esqueleto e depois desenvolver o restante do infoproduto.

6- Divulgar um Infoproduto

Divulgar um serviço ou produto é indispensável, um infoproduto que, embora não seja de tanta qualidade, quando bem divulgado costuma trazer lucros, já o contrário acontece quando, mesmo que de boa qualidade é mal divulgado, sequer cobre osar custos básicos.

Você pode divulgar seu conteúdo através de campanhas publicitárias em meios comunicativos como o Facebook, Twitter, Google+, Orkut, entre outros meios. Também, é possível comprar links patrocinados, o que costuma gerar resultados impressionantes.

Caso você esteja à procura de algo mais “simples”, pode-se fazer uso da plataforma HOTMART. Através da dessa plataforma, você faz o upload do seu curso e os afiliados interessados podem divulgá-lo em suas home pages, recebendo uma comissão pré estabelecida por você.

7- Trabalhar Com Programas de Afiliados e Ser um Empreendedor Digital

7 Passos Importantes Para Trabalhar Com Empreendedorismo Digital
No empreendedorismo digital você pode se afiliar a plataforma da Hotmart como empreendedor online para vender seus infoprodutos.

Além da possibilidade de criar seu produto e lançá-lo no mercado, você ainda pode divulgar o produto de outras pessoas e ganhar uma comissão.

Esta também é uma forma de empreendedorismo digital, já que, você estará lucrando por isso e oferecendo um produto/serviço (que embora não seja seu) reverterá lucro para você.

A plataforma da Hotmart permite que cadastrados (é simples fazer o cadastro) divulguem os conteúdos digitais criados e lançados na plataforma.

Com isso, o cadastrado receberá um código e um login na plataforma, sendo que, todas as vendas realizadas a partir do link de afiliado dele serão computadas e revertida uma comissão.

Existem empreendedores online que estão trabalhando apenas como divulgadores e ganham muito bem, tendo sua independência financeira.

Para poder entrar em meio a esse empreendedorismo digital, será necessária a criação de um site, pois os produtos serão adquiridos através de uma página da internet.

Por isso, não poupe esforços e recursos nesse quesito. Além disso, lembre-se de fazer um marketing de qualidade e, caso preciso, contrate uma agência de publicidade.

Você está pronto para trabalhar com empreendedorismo digital? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anterior10 Revistas de Negócios Que Você Tem Que Ler
Próximo artigoOs 10 Produtos Mais Vendidos na Internet
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atuou na Algar Telecom, SEBRAE e vários pequenos negócios, aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Como Abrir Um Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

4 COMENTÁRIOS

  1. Faço este trabalho desde 2005, e posso dizer que estas 7 dicas são realmente ficas fantásticas, parabéns pelos administrador do site, realmente de grande relevância. Das 7 dicas a 7ª tem me gerado um bom lucro todos os meses. Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here