Como Abrir uma Fábrica de Alimentos Chips: vale a pena?

Os alimentos Chips têm demanda constante, sendo que pouco oscilante de acordo com as influências externas como condições macroeconômicas, preços de insumos e outros variantes. Por esses motivos tornam-se vantajosos para produção e comercialização e abrir uma fábrica de alimentos Chips pode ser uma oportunidade para diversos empresários.

Mercado para uma fábrica de alimentos Chips

O mercado para uma fábrica de alimentos Chips é o mercado de alimentos extrusados, sendo que a produção é totalmente dependente de a assistência técnica de profissionais capacitados. É importante contar com conhecimentos técnicos, pois os desenvolvimentos dos produtos dependem de requisitos de qualidade final que só são obtidos a partir de uso de todos os métodos e técnicas corretamente empregados.

Outro motivo que faz com que a produção adquira maturidade técnica é o fato de que as operações demandam controles de higiene e supervisão em todas as etapas.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Localização da fábrica de alimentos Chips

A produção de alimentos chips utiliza basicamente como matéria-prima o milho, e por isso,a localização próxima à produção e fornecimento contínuo desse artigo é bem estratégica.

Visando a localização como forma de eficiência no fornecimento de matéria-prima e de infraestrutura, lembramos que os artigos de matéria-prima e equipamentos para produção dos alimentos chips são encontrados no próprio mercado nacional, agilizando a cadeia de produção e reduzindo custos.

Outro fator importante no momento de se escolher a localização para a fábrica de alimentos Chips é a possibilidade de manter a produção com infraestrutura, fornecimento constante e distribuição dos produtos com agilidade e velocidade.

Público-alvo da fábrica de alimentos Chips

O público-alvo da fábrica de alimentos Chips são adolescentes e crianças, por isso o alimento deve ser fabricado e embalado com requisitos de marketing capazes para de conquistar esse público.

Estrutura da fábrica de alimentos Chips

A estrutura da produção deve atender aos requisitos de infraestrutura básica como água potável, energia elétrica, esgoto, comunicação e acesso a rodovias.

Deve ter um depósito que evite a proliferação de insetos, roedores e climatizado para conservação dos produtos e  contar com a facilidade de higienização do local constituindo um ambiente arejado, seco e que obedeçam todas as normas de boas práticas para uma produção voltada para higiene, saúde e segurança.

O layout de produção contar com os espaços: área de recepção e estocagem de matéria-prima básica, depósito de ingredientes, depósito para embalagens, área de produção e empacotamento, depósito de produtos acabados, expedição; áreas administrativas: vestiários, sanitários, refeitórios e escritório, lembrando que todas as áreas devem manter fluxo, comunicação e movimentação que garanta a produtividade.

Gestão de compras da fábrica de alimentos Chips

As compras e recebimento dos produtos são etapas que constituem fatores críticos para o sucesso da produção na fábrica de alimentos Chips, pois essa fase deve constituir-se de cuidados.

Quando do recebimento de matéria-prima, os produtos devem ser avaliados com os requisitos de data de fabricação e prazo de validade do produto, estado da embalagem, registro no Ministério da Saúde e outros requisitos que faz a diferença no processo de fabricação.

Para recebimento da matéria-prima é imprescindível o uso de balança para pesagem para controle de peso, o que beneficiará as etapas seguintes de produção.

O departamento de compras deve conhecer todos os requisitos de qualidade das matérias-primas para a produção, requisitos como: requisitos de conservação, verificação de danos, formatos, ou seja, verificar se os produtos foram transportados e conservados corretamente, sabendo que os produtos de matéria-prima são alimentos perecíveis.

O bom funcionamento de toda a produção e resultados obtidos dependerá da avaliação e controle do departamento de compras, que deverá ser capaz de escolher, controlar e manter parcerias sólidas com fornecedores, parcerias que garantirão fornecimento constante e qualidade.

Qualidade do produto final na fábrica de alimentos Chips

Os alimentos chips serão competitivos no mercado se atenderem aos requisitos de qualidade que são: a crocância, a cor, o teor de óleo, o sabor e o rendimento.

A crocância dependerá dos métodos de produção, o teor residual de óleo dependerá também dos métodos de produção e medida dos ingredientes, sabendo que quanto maior a quantidade de óleo menor será a crocância e maior os gastos com óleo. A cor dependerá da medida de corantes artificiais, que deve garantir coloração e não prejudicar o sabor.

Os alimentos chips deve conter nos rótulos toda a descrição dos aspectos nutricionais. Todos os pacotes de alimentos chips devem conter os volumes de substâncias nutritivas para cada 100 ou 200g ou mais: Calorias, Proteínas (g),Glicídios (g),Lipídios (g),Cálcio (mg),Fósforo (mg) e Ferro (mg).

Os aspectos nutricionais descritos na embalagem é uma exigência da ANVISA e constitui também as exigências de informações que os consumidores têm direito.

Equipamento e insumos da fábrica de alimentos Chips

Os equipamentos necessários na fábrica de alimentos Chips são: lavador modelo universal, descascador, cortador, fritador e outros equipamentos.

Os insumos necessários para a produção de alimentos chips são: óleo vegetal hidrogenado extraído da soja ou do algodão, glicofita e ingredientes como: sal, aroma, glutamato monossódio, gordura vegetal hidrogenada e corante, que devem ser corretamente armazenado para não haver perda de propriedades, passar do prazo de validade e assim promover desperdícios.

A recepção e seleção de matéria-prima e insumos é a primeira etapa no fluxograma de produção. As outras etapas são: limpeza e lavagem da matéria-prima, descascamento, inspeção e acabamento, corte de produtos como batatas, extrusão e secagem de produtos como milho, secagem, fritura a 185 + 5º, drenagem do óleo, salga, resfriamento, inspeção, empacotamento e, por fim, encaixotamento.

Processos de produção na fábrica de alimentos Chips

Os alimentos a base de milho passam pelas etapas de produção que são a extrusão do Gritz de milho. Essa etapa tem a função de promover o atrito de alta temperatura e pressão, o que possibilitará o aumento do tamanho das moléculas de grão de milho.

Para isso utiliza-se a máquina extrusora e o produto é submetido ao processo de secagem em que será eliminado o excesso de umidade, isso proporciona maior prazo de validade para o produto.

Embalagem da fábrica de alimentos Chips

Os alimentos chips devem ser embalados em pacotes de polipropileno para conservação do produto.

O modelo de embalagem deve seguir o modelo padronizado de acordo com a Portaria n.º39, e deve conter informações como: ingredientes, data de fabricação, prazo de validade, indústria e endereço.

Estratégia da fábrica de alimentos Chips

A fábrica de alimentos Chips pode oferecer uma diversidade de produtos, como salgados a base de milho, cereais, batatas fritas e outros.

Expandir a produção da fábrica de alimentos Chips e oferecer diversos produtos dependerá de competência gerencial nos principais fatores de sucesso que são: gestão de fornecedores, desenvolvimento de produtos, domínio de técnicas, requisitos de qualidade e padronização e marketing voltado para gestão de vendas.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here