Como Abrir Uma Loja de Camping

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O camping é uma atividade que muitas pessoas realizam por lazer e diversão. Nas férias, principalmente, e em fins de semana alongados por conta de feriadões, muitas pessoas costumam fazer acampamentos com a família e amigos realizando, além do camping, outras atividades como a pesca.

É importante que, desde o primeiro momento da escolha do negócio, o empreendedor verifique as principais atividades que as pessoas da região realizam quando saem para acampar, já que alguns produtos e serviços podem ser oferecidos a mais, aumentando os ganhos da loja especializada em camping.

A pescaria é autorizada no Brasil em muitas regiões, favorecendo a ida de pessoas para certos locais e desenvolvendo a prática esportiva. Porém, deve-se prestar atenção nas regiões e épocas do ano em que as espécies de peixes estão em reprodução, pois várias cidades não permitem que haja a pesca.

O camping é ainda influenciado pela quantidade de turistas, que cresce cada vez mais nas regiões do Brasil. Os hotéis são privilégios de alguns que podem arcar com as despesas, mas algumas pessoas preferem se arranjar mesmo pelo campo e conferir de perto as belezas locais, economizando.

Levando em consideração estes parâmetros, é possível que tenhamos ideia de uma grande quantidade de pessoas que todos os dias acampa e pesca, formando um mercado aquecido e com a possibilidade de expansão. Aqui você verá um pouco mais sobre o assunto com nossas dicas para ficar a par dos principais aspectos que permeiam a entrada neste negócio de camping.

Mercado de camping

A Embratur sempre faz pesquisas para saber como anda o mercado de camping, associando muito a atividade à pesca, que é praticamente secundária à. Mais de seis milhões de pessoas praticam camping e pesca, segundo os dados da Empresa Brasileira de Turismo.

Parece que os acampamentos tornaram-se “coisa séria”. Isso porque começaram a surgir entidades representativas brasileiras de camping, que se reúnem periodicamente com alguns governantes com a intenção de influenciar nas melhorias dos acampamentos, principalmente agora que os jogos esportivos que o Brasil sediará encontram-se tão próximos.

É possível que o mercado esteja altamente competitivo em algumas cidades e assim o empreendedor deve pesquisar as principais lojas e fábricas de equipamentos de camping para saber um pouco mais sobre a realidade local e o que poderá fazer para competir e conquistar um lugar na preferência da comunidade.

Clientes de camping

Dividindo os clientes de camping em duas categorias temos: aqueles que fazem pescaria e montam suas barracas de vez em quando e adeptos assíduos da atividade, que estão sempre fazendo viagens e acampamentos.

Os consumidores de camping antigos, geralmente, optam por equipamentos mais básicos, sem muitas tecnologias e levando apenas o que é de extrema necessidade. O consumidor que vai acampar pela primeira vez já quer comprar tudo o que vê pela loja, certificando-se da segurança e da qualidade dos materiais dos equipamentos.

Estes dois tipos de clientes têm comportamentos e escolhas completamente diferentes e isto deve ser levado em conta dentro do planejamento do negócio, afinal, o empreendedor deve conhecer muito bem o seu público para propor as melhores formas de comercializar seu produto.

Por isso, o empreendedor deve ter um bom conhecimento dos objetos comercializados para dar as instruções para aqueles que simplesmente não entendem nada do assunto até aqueles que são mais experientes e procuram produtos específicos.

Você pode aproveitar a similaridade do público alvo para abrir uma fábrica de caiaques e fazer a venda, é um negócio muito lucrativo e de baixa concorrência.

Camping – Localização

Não há uma especificação ideal quanto à vizinhança da localização do empreendimento de camping, podendo o empreendedor optar por regiões comerciais ou residenciais. O importante neste tipo de negócio é que a área escolhida seja bem movimentada e que tenha pontos de ônibus e estacionamento viáveis aos consumidores que vem de mais longe.

O ideal é que o bairro escolhido para sediar a loja de camping tenha metrô perto, serviços públicos eficientes, boa reputação em relação à segurança, ruas asfaltadas e acesso à água, luz e telefone.

O Plano Direcional Urbano deverá ser consultado para o empreendedor poder exercer sua atividade dentro da localidade pretendida, ou seja, trata-se de uma permissão para que possa haver a abertura de um empreendimento em determinado local.

Camping – Estrutura

Podemos dividir a estrutura do camping em três partes: um espaço para que os produtos sejam expostos, uma parte relacionada a vendas e um depósito de mercadorias.

No espaço de vendas, deve haver um caixa, balcão de atendimento, vitrines e uma decoração pertinente para a visibilidade da loja. O balcão será útil para organização e ainda para a decoração e, caso o empreendedor não tenha conhecimentos necessários para planejar esta parte, pode dispor da contratação de um profissional decorador.

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É necessário que saibamos que os consumidores são influenciados por uma série de fatores. Os principais, como o bom preço e as formas de pagamento, são bem assimilados e propostos pelos empreendedores de uma forma geral, porém, alguns acabam se esquecendo que o ponto e a decoração favorecem muito o resultado eficiente nas vendas. Máquinas para os principais cartões de crédito são de fundamental importância no camping, já que as pessoas preferem as facilidades e praticidades desta forma de pagamento.

Pessoal – Camping

De acordo com o porte do empreendimento, podemos estabelecer o número de profissionais adequado para trabalharem no camping. Basicamente, dois vendedores e um gerente são necessários para dar conta das tarefas e é bom que todos saibam profundamente as descrições dos produtos para esclarecer aos clientes suas funcionalidades e particularidades.

Na contratação de pessoal, o empreendedor deve avaliar as características fundamentais para compor seu quadro de funcionários: bom humor, paciência, vontade de trabalhar, agilidade e boa expressão. Caso não haja pessoas qualificadas para os cargos, pode-se trabalhar com a inclusão de cursos e treinamentos para que os candidatos aprendam a melhor forma de atendimento ao cliente.

Camping – Divulgação

Não é a toa que o ditado diz que a propaganda é a alma do negócio. Hoje em dia, com o mundo tão integrado e tudo acontecendo tão rapidamente, fica difícil que um estabelecimento tenha uma clientela específica se não investir em divulgação.

A publicidade deve afetar justamente o público-alvo de camping, que são pessoas que gostam de trocar ideias, fazer novos amigos, praticar esportes diversos.

A Internet é uma excelente escolha para começar uma divulgação simples e barata, principalmente quando o foco são as redes sociais. O empreendedor pode montar ainda um site e disponibilizar um endereço de e-mail para contato.

Estar perto do público é de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento, principalmente quando os concorrentes estão em constante disputa pela confiança do consumidor.

Perfil do empreendedor de camping

Geralmente, o empreendedor que se interessa por uma atividade esportiva é ou já foi praticante dela. Não generalizando, os novos empreendedores, que não tem muito conhecimento sobre o camping, devem procurar cursos e palestras para se atualizarem quanto à atividade e desenvolverem a gestão do negócio de um ponto de vista bem próximo do consumidor.

Conceder descontos e chamar a atenção do público no próprio espaço físico da loja remetendo o melhor preço pode ser uma boa forma de começar a lucrar!

Quanto aos investimentos, o empreendedor deve dispor de uma quantidade significativa de verba para montar um estoque, que dure, em média, seis meses. Os equipamentos não são muitos a serem adquiridos e um item importante de priorizar são os laços com os fornecedores do camping.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Lojas

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