Loja de Brindes Ecológicos

Loja de Brindes EcológicosOs brindes corporativos constituem um negócio bem estabelecido no mercado, mas que se diversificou ao longo do tempo, seguindo as tendências de consumo, como os brindes ecológicos. Os brindes são produtos que acompanham as tendências de outros mercados, com objetos diversos e estilos variados para arte e design.

Os brindes ecológicos assim como outros brindes, podem ser: sacolas em tecido, camisetas, bonés, cadernos, agendas, chaveiros, lápis e outros.

Mercado de brindes ecológicos

Os brindes têm uma função única a de promover marcas e empresas, fazendo com que os consumidores se lembrem da marca com maior facilidade. O brinde funciona também como um reforço para maior satisfação e fidelização do cliente.

Os brindes são produtos personalizados para chamar a atenção dos consumidores sobre marcas e empresas. Por isso, um brinde ecológico tem a função de mostrar para consumidores como a empresa se preocupa com o meio ambiente.

E como os brindes têm a função de divulgar a imagem da empresa, é importante que divulgue a consciência ecológica da empresa.

Na verdade, os brindes ecológicos acompanham a tendência de mercado que é a preocupação com a preservação do planeta. Dessa forma, os brindes ecológicos representam metade do mercado de brindes com um potencial significativo para aumento de vendas.

Localização

Antes de escolher uma localização para a loja de brindes ecológicos, é necessário que o ponto comercial seja analisado de forma estratégica e se situe em um local bem visível.

A localização escolhida deve levar em consideração da existência de um mercado potencial. A vizinhança deve ser composta de empresas variadas, em um local que seja tranquilo e possua infraestrutura.

Estrutura da loja de brindes ecológicos

Se a empresa funcionar como fábrica e mais um espaço reservado para a loja, a estrutura deverá contar com um espaço de 20 m².

A estrutura da loja de brindes ecológicos deve conter show-room, escritório para atendimento dos clientes, escritório interno e depósito.

O espaço deve ser confortável, climatizado, oferecendo uma estrutura para atendimento e demonstração de produtos. Além disso, a empresa pode contar também com um espaço destinado às vendas por telemarketing.

Investimentos

A empresa investirá no espaço para vendas, na contratação de pessoal, em divulgação e sistema logístico para entregas.

Vai dar lucro?

Os custos com entregas podem ser um dos mais representativos para a empresa. Por isso, os empresários devem analisar qual o custo-benefício de possuir veículo próprio ou de contratar transportadora ou intermediários.

Assim, antes de tomar uma decisão é necessário realizar cálculos sobre custos totais com transporte próprio ou uso de transportadora, ou ainda custos com rotas.

O investimento com informatização é outro item indispensável para as empresas. Para o gerenciamento de contas, de estoques, administração de pessoal, fornecedores, fluxo de caixa e outros.

Logística da loja de brindes ecológicos

O planejamento de logística deve acompanhar o planejamento de vendas, pois a empresa deve analisar quais as rotas viáveis, quais os produtos serão entregues com maior agilidade e economia.

As rotas de entregas que estejam alinhadas com a capacidade e viabilidade de entrega do sistema logístico da empresa.

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Uma das medidas para solucionar custos com logística é optar por rotas que atendam mais de um cliente e a quantidade a ser transportada deve ser planejada de forma econômica e eficiente.

Outra estratégia é delimitar as entregas, pois se os clientes que ficam distantes não podem receber preços baixos por motivos de entrega, dificilmente os clientes terão interesse em comprar da loja de brindes ecológicos.

Vai dar lucro?

Produtos oferecidos

A loja de brindes ecológicos pode revender produtos como: pen-drive ecológico com capa produzida com fibra de madeira reflorestada, agenda ecológica, papel, régua, caneta, caneca, chinelo, camiseta e outros.

O diferencial oferecido pela empresa será a variedade de produtos, os preços em conta, condições de pagamento flexíveis, oferecimento de lançamentos do mercado em produtos inovadores.

Organização do processo produtivo

Os brindes ecológicos são formados por produtos que foram produzidos com matéria-prima a partir de produtos reciclados.

Dessa forma, o material da loja de produtos ecológicos vem de produtores que trabalham em oficinas de reciclagem e artesanato, cooperativas de reciclados e artesanato, dentre outros.

Entre os processos produtivos das lojas de brindes, estão a pesquisa de mercado para identificação das oportunidades de negócio.

As outras atividades do processo produtivo são a aquisição das mercadorias e o planejamento de vendas. Dentre as questões para o planejamento de vendas, tem-se decisões sobre a escolha de canais de vendas, fornecedores, mix de produtos, marketing e nichos de mercado.

Outras etapas do processo produtivo são a divulgação dos produtos e a avaliação de contratos e clientes potenciais.

Dicas do negócio

As vendas de brindes ecológicos exigem dos empreendedores dedicação para vendas personalizadas. Com isso, é necessário que a empresa ofereça amostras e mantenha comunicação constante com os clientes para divulgação das novidades.

É importante também que o empresário exija amostras de produtos de fornecedores e fabricantes, verificando questões como qualidade, padronização, estilo e outros.

Sempre que possível, divulgue ideias e projetos para a preservação do meio ambiente, pois dessa forma, a empresa poderá encontrar parcerias em diversos segmentos.

A empresa poderá vender produtos de escolha própria ou revender produtos como Representante Comercial.

Como vender

As empresas de brindes ecológicos devem ter a capacidade de vender em grande quantidade e por preços baixos, sem que comprometa a rentabilidade e o reinvestimento.

O canal de vendas para os brindes ecológicos podem ser presencial e virtual, vendendo de forma virtual ou presencial é importante que a empresa disponha de catálogos com produtos, preços, vantagens, condições de pagamentos e de compras.

A vantagem do espaço na internet é poder atingir um maior número de pessoas ao mesmo tempo.

Os empresários de brindes vendem em grande escala para empresas de todos os portes e oferecem grandes quantidades, bom preço e condições de pagamento para fidelizar os clientes.

Neste ramo é importante aumentar a carteira de clientes e para aumentar o número de clientes, é necessário aumentar também a capacidade e canais de vendas, trabalhando com sistemas de entregas mais eficientes, dentre outras providências como o posicionamento da empresa.

Antes de vender para empresas, tenha um planejamento estratégico de vendas que identifique na empresa-cliente quem são os tomadores de decisão, preparando uma apresentação exemplar de vendas.

Para saber onde encontrar os funcionários que decidem compras de uma empresa, acesse o LinkedIn e procure por cargos, tenha um caderno com vários nomes estratégicos nas empresas e divulgue o produto com sucesso.

O importante é criar um vínculo com produtos e serviços de ótima qualidade, credibilidade, confiança e atendimento das necessidades dos clientes, sempre inovando e criando diferencial.

Metas e Objetivos

Dificilmente, as empresas conseguem avançar sem que tenham metas e objetivos concretos e que compartilhem essas metas e objetivos com os membros da empresa.

Por isso, a loja de brindes ecológicos deve possuir visão, missão e objetivos, divulgando-os de forma clara.

Dentre os objetivos da loja podem estar: carteira de clientes com grandes empresas, expansão de mercados atendendo clientes de várias regiões, franchising, atendimento de diversos nichos de mercado, dentre outros.

Pronto para abrir uma loja de brindes ecológicos? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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