Perceba uma tendência no mercado atual: a área de Customer Success nunca foi tão bem explorada e desenvolvida, e nunca recebeu tanta atenção quanto hoje. Até aí tudo bem, pois é vital tratar com cuidado todo e qualquer cliente.
Mas há um ponto de melhoria nessa prática: em algum momento o atendimento ao cliente online, antes da compra, foi esquecido. Há uma frase icônica de Sam Walton, fundador do Wal-Mart:
“Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me novamente à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deveriam ter feito era a gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de cortesia.”
Outro empreendedor que sabe como criar uma empresa focada em atendimento ao cliente online é Tony Hsieh, CEO da Zappos.
O maior e-commerce de sapatos do mundo investe MUITO do montante para o marketing na área de atendimento online ao cliente, antes mesmo de ele se tornar um consumidor ativo. Se você testar vai perceber que será tratado de forma única e sua experiência será fantástica.
O motivo disso tudo é simples! Atender online bem gera fidelização e todo cliente satisfeito retorna e gasta mais no seu site.
Vamos citar 3 formas de atendimento online que estão por aí mas deveriam ter sumido do mapa:
Formulário de contato: essa é a mais defasada e ineficiente possível. Se você já experimentou algo nesse sentido perceberá que o retorno é NULO.
Seus clientes demandam atenção imediata no atendimento online. Um formulário de contato é quase como dizer para ele: “deixa suas informações aí que eu te retorno outra hora”.
Skype: esse programa é ótimo para falar com amigos e familiares. Só! Se você tem um site não pode se dar ao luxo de esperar o tempo do cliente baixar o programa, instala-lo, trocar login com seu atendente e iniciar a conversa.
Isso quando o cliente não possui um login no Skype e precisa preencher o formulário de cadastro. Essa forma de atendimento online a novos clientes ainda é muito amadora.
Chat online: essa foi a primeira opção que quebra a barreira do tempo de contato. É prático, e entra na página do cliente está navegando. Hoje já é possível abordar ativamente o cliente com frases prontas, estilo “Olá, senhor João, em que posso ajudá-lo?”.
Você certamente já precisou resolver um problema e se deparou com esse atendimento online frio e distante, certo? A probabilidade da experiência ter sido boa é muito pequena, pois leva muito tempo (e quando não, mais de uma tentativa)!
Uma forma alternativa que vem ganhando mercado é com uma ferramenta de atendimento online para site, direto do navegador. Isso aproxima seu cliente pelo contato cara a cara e quebra a impessoalidade
3 Pilares de Benefícios Que um Atendimento Atencioso e Personalizado Oferece
Disponibilidade: a videoconferência mostra que você está mais do que disponível para o atendimento online, ansioso para que isso aconteça.
Abertura: ouça seu cliente, preste atenção aos detalhes do problema no atendimento online, na linguagem corporal que ele usa e explore isso durante a venda;
Persuasão: use os argumentos de venda com voz, entonação no atendimento online. Esqueça as palavras em negrito, elas não vão vender seu produto por você.
E custa muito atender individualmente cada cliente, certo? Não mesmo! Há pesquisas que indicam que menos de 3% dos visitantes de um seu site estão prontos para a compra. Você certamente não convencerá os outros 97% com um atendimento distante e impessoal.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
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★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!