Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Montar uma loja online hoje é uma exigência para a sobrevivência dos negócios, os quais observam cada vez mais os clientes deixando de ir aos estabelecimentos. Então surge uma dúvida: como vender bem pela internet?
Há muitos que pensam: basta ter uma loja virtual.
Mas não é bem assim!
Uma loja virtual para vender na internet nada mais é do que uma página disponível para todos, agora, o que garante que as pessoas acessem esse site, naveguem, comprem o produto e receba em sua casa, isso é um processo bem mais complicado.
Se você sempre quis trabalhar com venda de produtos pela internet e não tem ideia de como começar, este guia foi feito nos mínimos detalhes.
Aprenda como vender muito pela internet e ganhar dinheiro em 10 passos:
Antes de pensar em vender pela internet é necessário estabelecer qual serviço ou produto oferecerá aos consumidores.
Para estabelecer qual é o melhor produto ou serviço a ser disponibilizado, deve-se observar os seguintes fatores:
Faça uma boa pesquisa de mercado, isso ajudará a escolher o produto e o rumo a seguir, até mesmo sobre a viabilidade ou não do seu negócio.
Tem dúvidas sobre como fazer a análise de viabilidade da sua empresa? Veja mais sobre o assunto.
A análise de custos consiste em observar qual será o valor necessário para adquirir o produto, armazená-lo, disponibilizar para a venda, frete (entrega), valor com hospedagem do site, domínio, webdesigner (fazer o site e manutenção), entre outros.
É importante frisar que o custo não é tão somente o que você vai gastar para fazer o produto ou mão de obra em caso de serviço, mas sim TUDO que será gasto.
Nessa etapa é preciso encontrar bons fornecedores e unir o melhor custo x benefício na criação do site, hospedagem, plataforma, etc.
Em média, o custo inicial para lançar um e-commerce (loja virtual) inicial varia entre R$ 6.000 e R$ 10.000 reais.
Além disso, tem-se o valor médio mensal de R$ 1.000 a R$ 1.400 reais para uma loja pequena, penando já nas estratégias de marketing digital. Em estratégias mais agressivas o valor pode subir muito, em média, R$ 10.000 a R$ 15.000.
Após analisar o custo para manter TODA A ATIVIDADE funcionando deve-se analisar o preço que será vendido seu produto, bem como o LUCRO.
O lucro não pode ser baixo, aconselha-se superior a 100%, lembrando que CUSTO É TUDO QUE IRÁ GASTAR.
Fazer um estudo e um plano de negócios em cima do custo x lucro para ficar sempre com saldo positivo é fundamental.
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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
Vale lembrar, não é apenas “encontrar o preço certo”, mas sim se o cliente estará disposto a pagá-lo. De nada adianta chegar a um valor bom e no final ninguém comprar.
A concorrência talvez seja um dos fatores mais importantes a ser levado em consideração, ainda mais quando se trata de VENDAS PELA INTERNET.
Uma concorrência forte significa:
Por isso, aconselhamos a procurar um produto ou oferecer um serviço que não tenha uma concorrência fora do comum.
Vamos supor que deseje vender calçados de marca pela internet. Disputará mercado com nada menos que Centauro, Netshoes, Paquetá e Dafiti, e muitas outras pequenas empresas.
Assim, para ter chances de ganhar mercado, seu produto terá que ter um DIFERENCIAL, talvez o preço, propaganda, enfim, mas algo terá que se sobressair. Além de investir MUITO em marketing.
Agora, será mais fácil vender um produto que não tenha uma concorrência tão elevada, assim, aumentam-se as chances de sucesso no mercado online.
Ter conhecimento do produto ou serviço é fundamental, é melhor atuar em algo que se tenha conhecimento e ter uma forte concorrência do que buscar um nicho de mercado com baixa concorrência e sem ideia nenhuma de como funciona.
Por isso, aposte em algo que você tenha intimidade no assunto.
Há casos de empreendedores que ingressam em nichos fora da sua área de atuação, contudo, especializam-se, fazem cursos e contratam pessoas capacitadas (com conhecimento no nicho) para ajudá-lo.
Antes de iniciar nas vendas pela internet, ou seja, montar uma loja virtual e hospedá-la, é necessário criar um plano de planejamento.
Nesse plano constará o passo a passo que será feito, pelo menos no início.
Dentre as informações constantes no planejamento de vendas online deve estar:
Caso você não consiga fazer tudo sozinho, principalmente quanto a manutenção da contabilidade, poderá contratar um escritório de contabilidade, o preço é bem em conta.
O planejamento deve ser seguido e mantido, podendo ser acrescentado ou até mesmo alterado, mas sempre faça um plano de planejamento para seu negócio.
Montar a loja virtual ou o site é imprescindível para começar a vender pela internet, tanto um serviço quanto um produto.
Antes de falarmos da criação da loja virtual em si, vale lembrar que em todas as opções é preciso adquirir um domínio.
O domínio é o nome do seu site, por exemplo: seudominio.com.br. O custo médio para adquirir um domínio varia entre R$ 40,00 e R$ 55,00 reais ao ano (.com e .com.br).
Para comprar o seu domínio pode usar sites como Godady, Hostgator, LocaWeb, Hostinger e o próprio RegistroBr.
Criar um site para vender na internet pode ser feito de três maneiras:
Vamos analisar mais a fundo as duas opções principais:
As plataformas de e-commerce entregam a loja virtual “pronta”, com uma plataforma gerenciável interativa e fácil de cadastrar novos produtos, alterar preços, inserir promoções etc.
Juntamente, dependendo a plataforma, pode estar inserida a integração de pagamento e frete.
Assim, o pagamento mensal está inclusa a hospedagem (ambiente em que armazena o site para ficar disponível na internet e acessível a todos).
Veja algumas das opções:
O WordPress é um CMS (plataforma) em que é possível adicionar uma “extensão” chamada Wocommerce.
Através desse plugin é criada toda uma estrutura de loja virtual, podendo-se cadastrar produtos, integrar meios de pagamento, frete, etc.
Contudo, deve-se ter conhecimentos intermediários/avançados em wordpress e programação.
Diferente da primeira opção, o Wocommerce exige a contratação separada de uma hospedagem. Para rodar uma loja virtual, o ideal é contratar uma hospedagem gerenciada.
Uma boa opção é a CloudWays, uma das mais baratas e rápidas. Mas se deseja algo no Brasil, há muitas outras, mas o valor é, em média, 10x mais caro (literalmente).
O pagamento pelo produto vendido pela internet é feito através de sistemas ou plataformas, por isso será necessário cadastrar-se e inserir alguma em seu site.
Para fins de auxílio, iremos mencionar algumas das principais plataformas de pagamento e-commerce utilizadas:
Através da utilização de alguma dessas plataformas será possível receber o pagamentos online de forma muito prática e segura.
Importante: Todas as plataformas cobram uma TAXA sobre o valor transferido/venda, sendo assim, leve em consideração no momento de formar o CUSTO e PREÇO do produto.
Veja um pouco mais sobre sistemas de loja virtual.
A publicidade deve ser uma constante preocupação do empresário quando se trata de vendas pela internet.
Para isso existe o marketing digital. Este abrange uma vasta quantidade de estratégias, que podem ir desde anúncios patrocinados até verdadeiras técnicas de PNL aplicadas em sistemas complexos de automação de e-mail marketing.
Dentre as estratégias de marketing digital, uma em especial tem de ser levada AINDA MAIS A SÉRIO, pois é responsável por alavancar o negócio e, futuramente, sem custos. Estamos falando de SEO.
Ao pensar e pesquisar para montar uma empresa para vender pela internet com certeza se deparará inúmeras vezes com o termo SEO.
A expressão SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, adaptar o site para mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing.
Otimizar a loja virtual para os mecanismos de busca é o ponto chave para obter sucesso nas vendas pela internet, já que 90% dos usuários que efetuam a compra na internet “chegam” através do direcionamento dos motores de buscas.
E o que isso significa?
Simples, caso o seu site esteja entre os primeiros mostrados no Google para determinadas pesquisas, provavelmente terá muitas visitas em seu site, ocasionando em vendas, desde que possua um bom produto, preço compatível e sistema de relacionamento eficiente.
Aparentemente parece fácil ganhar dinheiro com a venda, “basta” manter a loja virtual bem posicionada nos motores de busca e ter muitas visitas! NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM!!!
Estar bem posicionado depende de uma série de fatores, os quais somam “pontuação”.
Veja, há palavras chaves buscadas que a concorrência extrapola (e muito) a casa do milhão:
Abaixo descrevemos de forma simples os principais fatores que influenciam no posicionamento nos motores de busca:
Tomando um cuidado especial com todos esses tópicos seu site estará bem ranqueado nos motores de buscas, porém, leva-se tempo.
Fizemos uma lista com as estratégias de marketing digital mais utilizadas e, se bem trabalhadas, com ótimos resultados. Confira:
O motivo para cada vez mais as pessoas buscarem montar negócios na internet e vender produtos online é, justamente, a automação. Ela é o ponto chave, o que faz os negócios virtuais serem um verdadeiro sucesso.
Veja, o que se deseja é vender 24 horas por dia, tudo de forma automática, o famoso “ganhar dinheiro dormindo”. Isso só é possível por causa da automação.
Claro, não é “tão simples assim”, ainda é preciso trabalhar, mas a verdade é que o site permanece trabalhando para você enquanto você estiver fora.
A automação para vender pela internet envolverá:
Perceba que mais de 90% do processo de vendas utilizando a internet é realizado de forma automática.
O frete e a entrega do produto ou serviço estão entre as maiores reclamações dos consumidores. Em sites como o Reclame Aqui é possível encontrar milhares de pessoas com problemas.
Normalmente, os erros nessa etapa são:
Esses acontecimentos prejudicam a imagem da marca, reduz a taxa de conversão, acarretam em reviews negativos, reclamações e diminuição no faturamento, cuidado!
Veja algumas dicas importantes para manter essas áreas funcionando corretamente no seu negócio:
Importante: Utilize o sistema integrado dos correios para que o usuário possa “simular” o valor do frete para o envio do produto, bastando que digite o seu CEP e escolha a modalidade do envio (pac / sedex).
Informe em um lugar bem visível e de fácil acesso sobre a garantia do produto vendido, explicando exatamente como proceder caso aconteça algum imprevisto.
Disponibilizar um canal de comunicação exclusivo para reclamações, estornos e trocas (chat ou call center, por exemplo) é uma excelente maneira de aumenta a conversão.
Expor esse tipo de informação traz credibilidade para a empresa, podendo ser um diferencial no momento da compra e reduzir parte das objeções do consumidor.
Informe também em um local BEM VISÍVEL o CNPJ da empresa!
Por experiência própria posso afirmar que a existência de um chat online no site acrescenta em até 40% o percentual de conversão de visitas em vendas bem sucedidas.
Qualquer dúvida que o usuário tenha, desde a entrega até a existência de desconto pode ser retirada através do chat online.
Vou ainda mais longe, melhor se incorporar um Chat Online Automático que abrirá quando o visitante acessar o site, assim você poderá “persuadi-lo” a comprar o produto.
O relacionamento com o cliente, também conhecido como marketing de relacionamento é responsável por fidelizar e criar interações, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio.
Para conseguir um bom relacionamento com o cliente algumas estratégias são utilizadas, são elas:
É possível criar outras estratégias, o importante é conseguir com que os clientes interajam, confiem na marca e melhore o branding.
Todo negócio, seja de vendas pela internet ou uma loja física precisa de planejamento, análise de viabilidade, gestão, entre outros fatores.
Se você tem dúvidas quanto a isso, assista este vídeo e evite perder dinheiro com seu negócio!
Gostou do texto? Comece agora a vender pela internet e lucrar! Deixe suas dúvidas nos comentários.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
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Olá
Gostaria de receber informações de como montar um Site de Vendas pela Internet com pouco investimento ou gratuitamente.
Dilson